/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sábado, julho 12, 2014

---FS---MARAVILHAS DO BRASIL (4)

Um verdadeiro labirinto de pedra, com grutas, lagoas coloridas, paredões rochosos,  um emaranhado de rios e cachoeiras compõem um cenário majestoso. É Imperdível
Estas duas fotos são os principais postais da Chapada Diamantina, a 425 km de Salvador
Há 2 bilhões de anos, quando o planeta ainda era jovem e os continentes formavam uma mesma placa de terra firme, a chapada ficava no fundo de um oceano. O que se pode observar na paisagem hoje é o efeito desse passado geológico produzido pela erosão e pelas acomodações das rochas. São camadas e camadas finíssimas de areia que se sedimentaram. A água dos rios e lagoas da região é absolutamente cristalina, porque o calcário funciona como um filtro natural das impurezas. Presente nas rochas, ele serve como um catalisador para os materiais orgânicos em suspensão na agua.
 
A História e a sua natureza exuberante, formam uma estranha parceria na Chapada Diamantina, no sertão da Bahia. A história está viva no casario em estilo colonial da cidade de Lençóis, capital da região. Há até um pequeno sobrado que servia de consulado francês no final do século passado, no auge do rico período da exploração de diamantes, razão do nome Chapada Diamantina,
Esculpida numa espantosa cadeia de montanhas, a chapada oferece um rico cenário composto por cânions e morros, entre os quais, se formaram rios e cachoeiras, plantadas na majestosa melancolia das terras sem fim.
Pode-se caminhar quinze dias pelas trilhas da Chapada Diamantina e sempre haverá algo diferente para ver. A paisagem merece um olhar de 360 graus. "Aqui se redescobre que a terra é redonda", dizem os turistas que a visitam, ao contemplarem  uma beleza sem fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */