/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, novembro 19, 2014

"Crescimento populacional e seus dilemas"


Mundo chega a 7 bilhões de pessoas e atinge a metade da sua capacidade
Para especialistas, planeta só aguenta 14 bilhões de habitantes
A água é o principal desafio do crescimento populacional, depois os alimentos ---A população mundial chegou a marca de 7 bilhões de pessoas no (31) de outubro último, de acordo com estimativas da ONU (Organização das Nações Unidas). Apesar de o ritmo de crescimento ter desacelerado nos últimos anos, a população ainda vai crescer muito nas próximas décadas - a expectativa é que o mundo chegue a 10 bilhões em 2083. Hoje, o mundo está na metade da sua capacidade de abrigar gente, de acordo com especialistas
ONU aponta crescimento desenfreado
Para o professor coordenador de pós-graduação em Geografia da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Gustavo Coelho de Souza, é tradição nos meios acadêmicos considerar a marca simbólica de 14 bilhões como o limite da capacidade do planeta.-É um número um pouco cabalístico, mas é o que os demógrafos e analistas estabelecem como uma marca simbólica. A partir daí a gente entraria em um colapso.
Desde começo dos anos 90, a ONU afirma que essa marca de 14 bilhões seria o teto da estabilidade da população mundial. Esse limite, que em princípio pode parecer distante, pode ser alcançado em breve. Um artigo de David E. Bloom, professor de demografia e economia na universidade de Harvard, EUA, publicado na revista Science, calcula que o mundo deve ganhar de 2 bilhões a 4,5 bilhões de pessoas até 2050. Ele alerta que esse crescimento se daria em maior parte (97%) em países pobres, sendo que metade (48%) na África.
Em 2100, a marca poderia ser ultrapassada. Como previsões demográficas envolvem variáveis muito sensíveis e difíceis de prever, Bloom diz que a população do próximo século pode ficar entre 6,2 bilhões até 15,8 bilhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */