/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, novembro 05, 2014

Um símbolo Mundial"

POUCOS CONHECEM A HISTÓRIA DESTA ESTÁTUA Poucos conhecem a história de um dos maiores cartões postais do mundo: A Estátua da Liberdade. Em 4 de julho, os norte americanos comemoram o dia de as Independência da Inglaterra, conquistada no ano de 1776. A França na época era considerada como uma dos maiores incentivadores desta revolução e como forma de homenagem pela liberdade conquistada encaminhou o monumento que só seria “inaugurada” quase 100 anos depois.
As peças, feitas em Paris, foram enviadas de navio em 1865 e demoraram quase um ano para chegar. Os responsáveis pela ideia do projeto foram o historiador francês Edouard de Laboulaye e o artista Fredéric-Auguste que em 1874 foram aos EUA para procurar um local para a escultura, ao visualizar de seu navio a Ilha Bedloe (hoje chamada de Ilha da Liberdade) no Rio Hudson escolher o local como o ideal. Para isso recrutaram o engenheiro francês Alexandre Gustave Eiffel, também autor da famosa torre francesa, que leva seu nome para desenhar o esqueleto da estátua, porém, ela deveria ser flexível para aguentar os ventos fortes que a região enfrentava.
A conclusão da estátua aconteceu apenas em 1884. Ela foi desmontada e embarcou para os EUA para ser montada no lugar definitivo. Em 28 de Outubro de 1886, milhares de pessoas assistiram à cerimônia de inauguração do monumento.
AS CURIOSIDADES SOBRE A ESTÁTUA:
>O monumento veio em partes da França e montado nos EUA. Sua inauguração aconteceu quase 100 anos após a ideia de sua homenagem.
>Em sua construção foram utilizados mais de 125 toneladas de aço, 31 toneladas de cobre e mais de 27 mil toneladas de concreto fundido.
>Em sua coroa constam mais de 25 janelas que representam os raios que brilham no sol.
> Ela mede 92,99m de altura. A cabeça 5,36m e o nariz 1,37 m
>Os setes raios de sua coroa representam os sete mares e sete continentes. Já a tocha significa a luz e a luminosidade e foi substituída em 1986.
<E por último, um acontecimento de triste memória: No dia 11/11/11, dois aviões comerciais  passaram pelo Rio Hudson, contornaram a Estátua (como mostra a foto) e foram se chocar contra As Torres Gêmeas. no mais ousado  ato terrorista da história. (Por coincidência, à esq. da estátua, a imagem de um voo de rotina
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */