Chineses constroem avião que voa a meio metro de altitude
Cientistas chineses desenvolveram o avião (foto), do tipo asa em efeito solo (WIG: "wing-in-ground") capaz de voar longas distâncias a apenas alguns poucos metros da superfície do mar
Asa em efeito solo
Aviões do tipo WIG exploram um fenômeno conhecido como "efeito
solo", que ocorre quando um avião voa muito próximo ao chão. O
precursor dos aviões com asa em efeito solo é o Ekranoplan, desenvolvido
pela extinta União Soviética durante a guerra fria, que media 100
metros de comprimento e conseguia voar a 400 km/h carregando mais de 400 toneladas de carga.
A uma altura aproximadamente equivalente ao dobro da envergadura de
asas, os vórtices existentes na parte posterior das asas, que
normalmente causam arrasto, são destruídos. Isto permite que a aeronave
viaje muito mais rapidamente através do ar. Graças ao aumento na
sustentação, o consumo de combustível é também bastante reduzido. Rápido como avião, seguro como navio
A
versão chinesa do WIG, cujo nome não foi divulgado, consegue voar a
altitudes entre 0,5 e 5 metros da superfície do mar, alcançando
velocidades de até 300 quilômetros por hora e levando 4 toneladas de
carga.
"Ele é tão seguro quanto um navio, embora seja seis ou sete vezes
mais rápido," afirmou Xu Zhengyu, da equipe de pesquisadores que
desenvolveu o avião na Universidade Tongji, em Shangai. "E ele consegue
carregar muito mais peso do que os aviões normais, além de custar no
máximo a metade e usar metade do combustível."
O pesquisador afirmou que o cronograma da equipe é construir uma versão capaz de carregar
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