/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, maio 26, 2021

PREVISÕES CATASTRÓFICAS


LUG ARES QUE PODEM SUMIR DO MAPA

Ao longo dos últimos 20 anos, o nível dos mares subiu em média 8 centímetros como resultado do aquecimento das águas e do derretimento das geleiras. Até o final deste século, ele pode aumentar em um metro ou mais, segundo previsões do último Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), principal referência científica no assunto. Essa alta reserva um futuro sombrio para muitas cidades costeiras e nações insulares no mundo e coloca mais de 40 milhões de pessoas em situação de risco. 

A sentença severa já ameaça a existência de micronações, como as Maldivas (foto) , o país mais baixo e plano da Terra, e Kiribati, um pequeno país no Pacífico que estuda a ideia radical de mudar toda a sua população para uma nova ilha. Não por acaso os líderes destes pequenos Estados insulares representam algumas das vozes mais apaixonadas, firmes e exigentes nas discussões da COP 21, a conferência mais importante sobre clima da ONU, que aconteceu ano passado em Paris. Afinal, se o mundo não chegar a um acordo capaz de frear o ritmo das mudanças climáticas, estes micropaíses serão os primeiros a sofrer as piores consequências.
Além das Maldivas, as Ilhas Salomão, Marshall, Kiribati e Tuvalu (no Pacífico); Seicheles (no Índico) ; e os deltas de Mekong e Ganges (na Ásia).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */