/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, maio 17, 2021

AR>>>" Desafio para o ser Humano"

       QUEM OUSA DESFIAR A FACE NORTE DO EIGER?     O livro do jornalista norte-americano Jon Krakauer fala sobre homens e montanhas e traz, no título do primeiro capítulo, uma referência à montanha mais temida dos Alpes. “Sonhando com o Eiger” trata do pico suíço que é a quintessência da aventura em encostas geladas e in loco.
                       OBSERVE ESTA FOTO COM BASTANTE ATENÇÃO:                       Logo no início, Krakauer traduz o tamanho do Eiger no inconsciente coletivo ao mencionar o filme Escalado para morrer, com Clint Eastwood (que faz um agente secreto atrás de um escalador). Nessa obra, o ator usa uma frase que define bem a hostilidade do gigante. Ao falar da Nordwand, a face norte da montanha – sua via mais sinistra , e diz: “Duas vezes tentei subi-la, duas vezes ela tentou matar-me (...) se nosso alvo vai tentar escalar o Eiger, todas as probabilidades são de que não precise de mim para morrer”.

A aura soturna ligada ao Eiger é assustadora. Para vencer sua face norte é necessário superar, além dos 2 mil metros na vertical compostos de calcário quebradiço e gelo negro, o peso de mais de 2 mil artigos que lhe imputam os detalhes mais traiçoeiros. Títulos como Eiger: a parede da morte ou Desafiando o impossível. Desafiando o Eiger. A verdade é a seguinte: pedras e avalanches se precipitam continuamente dessa montanha; nela, o mau tempo é frequente; na Nordwand, quase sempre, a neve é instável. Por causa de tantas dificuldades, a vertente norte do Eiger é uma das escaladas mais cobiçadas do planeta. Os nomes dos marcos ao longo da via – a Travessia de Hinterstoisser, a Mangueira de Gelo, o Bivaque da Morte, a Chaminé da Cascata – são familiares aos alpinistas na ativa ou aposentados dos Alpes aos Andes. Vencida, pela primeira vez, em 1938, desde então, tornou-se palco de mais de 150 ascensões – mas permanece longe de ser uma atração turística.                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */