
...UM CASO ENIGMÁTICO HÁ QUASE 40 ANOS
Há muitos casos interessantes envolvendo aviões comerciais e OVNIs - (Objetos Voadores Não Identificados) Alguns destes acontecimentos tornaram-se clássicos na Ufologia Brasileira e até mundial, ocorrido com um avião da extinta VASP, no dia 8 de fevereiro de 1982, o famoso Voo 169
Era alta
madrugada quando a tripulação do Boeing 727 que fazia a rota Fortaleza (CE) para
São Paulo deparou-se com um objeto brilhante do lado esquerdo as aeronave. O comandante
Gerson Maciel de Britto, um experiente piloto que acumulava 26 mil horas de voo
à época, logo contatou o Controle de trafego Aéreo (Cindacta), para informar o
fato e pedir sua confirmação. O OVNI seguiu o avião da extinta empresa paulista
desde de Petrolina (PE) até o Rio de Janeiro. Apesar de o mesmo ter feito uma
escala em Belo Horizonte (MG), Britto não obteve do Cindacta em sua primeira
tentativa, confirmação da presença daquele intruso na área de sua rota–apesar
de outros Boeings voando próximos estarem observando o mesmo fenômeno.No
entanto, após alguns minutos, foi o Cindacta que contatou o avião da VASP para
informar o comandante que finalmente estava detectando o UFO em suas telas de radar. Ainda assim, Britto não recebeu qualquer informação de como haveria de proceder diante daquela situação.
Segundo ele a cabine de comando foi tomada por uma luz azulada, instante em que a tripulação pode ver bem de perto o perfil do OVNI. O notável neste episódio (caso inédito na casuística ufológica), é que o comandante tentou estabelecer contato telepático com os eventuais tripulantes do estranho objeto. "Quando mentalizava alguma forma de contato, o OVNI aproximava-se e até passava à frente do 727" declarou Britto. "Sem, no entanto, colocar em risco a segurança do voo,"completou.
O comandante também tomou outra atitude inédita num caso deste gênero: acordou e convocou todos os passageiros a bordo - em torno de cem- a observarem a enigmática nave e testemunharem junto à tripulação o que se passava. O caso teve enorme repercussão nacional e mundial. Um mês depois, o comandante viu ainda outros dois objetos enquanto percorria a mesma rota, porém, em sentido contrário
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