/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, março 04, 2019

"ARQUIVOS DE UM REPÓRTER CAI NA FOLIA" (Recife)

RECIFE E OLINDA, O MELHOR CARNAVAL DE RUA      
O carnaval de Pernambuco é um dos mais conhecidos de todo o Brasil, graças aos famosos carnavais de Recife e Olinda, acostumados a atrair multidões de turistas, que vêm de várias partes do  mundo para aproveitar os dias de folia. A diversidade de ritmos é a marca registrada dos dois carnavais, com a presença de ritmos como maracatu, samba, afoxé e ciranda, mas a estrela principal sem dúvida alguma é o frevo. Pode-se afirmar que em Recife, ocorre o maior carnaval do planeta, entre a festa popular o famoso Galo da Madrugada, que ao longo do seu desfile chega a reunir mais de um milhão de foliões pelo centro da cidade. Diferentemente do carnaval do Rio de Janeiro e de Salvador, o de Recife caracteriza-se pela sua popularidade, onde se pode assistir a quase todos os desfiles e grandes nomes da MPB, e pelo fato de ocorrerem na rua e em diversos bairros ao mesmo tempo, não há monopolização da festa carnaval por certo tipo de música ou desfile. Além de assistir aos artistas, os foliões ainda podem curtir mais de 500 artistas e agremiações.  
Em Olinda (foto), também há multidões de foliões em suas ruas, pois o carnaval também é realizado para que todos possam participar. Além dos ritmos típicos da região, como o frevo, a ciranda, o maracatu e coco-de-roda, um dos grandes destaques da festa é o desfile dos famosos bonecos de Olinda, com mais de três metros de altura, que podem representar celebridades, políticos, pessoas que obtiveram destaque na mídia, presidentes, políticos e alguns personagens regionais. Inclusive há blocos especializados na confecção destes bonecos. Olinda realiza  um dos maiores e mais empolgantes carnavais de todo o mundo, marcado por sua alegria, sua diversidade cultural e rítmica.

Um comentário:

  1. Acompanho seu blog com assiduídade.
    Reconheço que a sequência carnavalesca forçou-o a sair das suas características habituias, porém, cabe aqui uma resssalva: Mesmo esse tema: folia foi tratado mais pelo aspecto cultural e histórico do que pelo lado da banalidade do tipo:"Tem samba no pé?", e vai por ai...
    Agostinho Gomes
    Santos - SP

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */