/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, abril 30, 2019

AR>>>"HONROSA APOSENTADORIA"

A LONGA MISSÃO DO ÔNIBUS ESPACIAL
(de Bruno Kirsten, de Houston - TX)
(Foto espetacular, do ônibus Columbia cumprindo mais uma missão ao redor da Terra.)
CONCEITO DE FOGUETE-AVIÃO
O conceito de uma espaçonave reutilizável similar a um avião foi proposto em 1933, quando o cientista de foguetes alemão Dr. Eugen Sänger publicou um livro chamado 'Raketenflugtechnik' (Tecnologia de Voo em Foguetes). Sänger utilizou uma combinação entre a tecnologia de um foguete e de um avião para desenvolver seu conceito "Silverbird", um bombardeiro supersônico sub-orbital, "um veículo com asas impulsionado pelo motor de um foguete …”
PRECURSORES DO ÔNIBUS ESPACIAL

Quando as missões tripuladas Apollo terminaram em 1972, o Presidente Nixon deu o sinal verde à NASA para executar o próximo estágio da exploração tripulada do espaço. Numerosos projetos foram iniciados, mas o objetivo de desenvolver uma espaçonave reutilizável para transportar os astronautas para as estações espaciais e trazê-los de volta, posicionar e consertar satélites, transportar amostras da Lua ou veículos de Marte até a órbita baixa da Terra era extremamente caro. Apesar disso, durante os nove anos seguintes, o Sistema de Transporte do Ônibus Espacial foi desenvolvido e cumpriu seus objetivos com sucesso. O ônibus foi projetado para ser lançado em órbita como um foguete, de forma rotineira e segura, e retornar à terra como um planador. O projeto provou ser capaz de executar o relançamento e o retorno do orbitador e de sua tripulação em segurança. O desempenho combinado da espaçonave, foguetes auxiliares potentes e tanques externos mostrou-se totalmente bem-sucedido. Tive o privilégio de entrar na nave Endouver, bem antes da sua aposentadoria.
A MERECIDA APOSENTADORIA
O ônibus espacial norte americano Endouver realizou sua última viagem, na carona de um Boeing 747 que partiu da Flórida com destino a Califórnia onde ficará exposto no Califórnia Science Center. No voo com destino ao seu último ninho, foram feitas várias paradas técnicas (Nesta bela foto, ele aparece preso ao Boeing, no momento que cruzava o lindo edifício do Congresso de Austin, capital do estado do Texas). Esta viagem da Columbia é quase uma volta para casa. Este ônibus espacial foi construído para substituir o Challenger, que se desintegrou depois de de sua decolagem em 1986.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */