10 ESTADOS TÊM MAIS MOTO DO QUE AUTOMÓVEIS
Das 27 unidades federativas do Brasil, 10 têm frota de motocicletas
maior que a de automóveis. O grupo de Estados onde veículos de duas
rodas superam os de quatro ganhou este ano a adesão da Paraíba, que, até
julho, contabilizava 403,6 mil motos ante 394,4 mil carros. No ano
passado, os dois tipos de veículos estavam empatados na preferência dos
consumidores. Em 2003, as motos representavam 32% da frota local.
As motos também superam a frota de automóveis nos Estados do Acre,
Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins (na Região Norte), Ceará, Maranhão e
Piauí (no Nordeste) e Mato Grosso (no Centro-Oeste), segundo dados da
Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo), com
base em registros de licenciamentos do Departamento Nacional de Trânsito
(Denatran).
Para a Honda, que sozinha detém 80% das vendas de motos no País, as
Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste passaram a responder, neste ano,
por metade dos negócios da marca. "No Sul e no Sudeste já há uma certa
saturação do mercado", diz Alexandre Cury, gerente-geral comercial da
Moto Honda.
A maior participação de motos é no Maranhão, onde 67% da frota (677,6
mil unidades) é desse tipo de veículo (veja quadro). Em segundo lugar
está o Piauí, com 65% (462,7 mil). São Paulo tem a maior frota em
números absolutos - 4,6 milhões de motos, mas equivalente a 23% quando
confrontada ao número de automóveis.
Os números do Denatran foram atualizados em julho, mas a frota
divulgada pelo órgão não leva em conta a "taxa de mortalidade" (veículos
que deixam de circular por vários motivos, como acidentes com perda
total).
NOTA: Para acabar com certos abusos, que tal se as motos continuassem a circular como já acontece, sem restrição, e os carros só em dias alternados. O proprietários de carros acabariam também, optando por uma moto e o problema do transito caótico estaria resolvido nas grandes cidades. E tem mais: as colisões seriam mais equilibradas, ou seja Peso pena x peso pena. E salve-se quem puder! Não acha?