/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sábado, janeiro 11, 2020

CORAGEM A SERVIÇO DA VIDA"

    
AVIÃO X FURACÃO
Pilotos: Suicidas ou Heróis?
Qual desses adjetivos você usaria para classificar um piloto (como o da foto superior),
capaz de rumar o seu  avião para entrar no olho de um furacão. (foto).  Seja qual for a resposta, ela é refutada pelos membros do 53° Esquadrão de Reconhecimento Meteorológico (Unidade Especial da Força Aérea dos Estados Unidos), conhecidos há décadas, como Os Caçadores de Furacões. Os aviadores parecem fazer pouco dos riscos: “Não é grande coisa”, diz o capitão Joseph Roche   (foto), que só no ano passado encarou nada menos que quatro furacões. Os Hurricane Hunters são uma esquadrilha inusitada. Sua missão é penetrar nos ciclones tropicais que se formam no Oceano Atlântico, sobretudo no Caribe e Golfo do México. Uma vez na tempestade, os aviões recolhem dados e repassam aos cientistas em terra.
A unidade enfrenta inimigos cada vez mais poderosos. Pesquisas da Universidade do Colorado e da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos,  mostram que um aquecimento anormal do oceano, ocorrido nos últimos anos, tende a fortalecer e tornar mais frequentes os furacões do Atlântico.

Nesta década, quatro furacões  se formaram. Felizmente, a maioria perdeu a força, mas mesmo assim causaram grandes estragos em New Orleans, Haiti e República Dominicana. Os tufões não chegaram tão devastadores, no entanto cientistas e autoridades estavam preparados. A previsão de rota e velocidade dessas tempestades destruidoras ficou 25% mais precisa depois que os aviões começaram a invadi-las em busca de dados meteorológicos. “Nem as mais modernas imagens de satélite substituem os aviões de reconhecimento” afirma o especialista James Franklin, que também tem uma esquadrilha especializada. "Além da grande economia que esse trabalho representa para o país, esses heróis se preocupam mesmo é o de salvar milhares de vidas preciosas". 

quarta-feira, janeiro 08, 2020

RESSURGEM OS MORTOS DO HIMALAIA...

...MASA FILA ANDA!!!
Operadores de expedições na montanha mais alta do mundo estão preocupados com o número de corpos de alpinistas mortos que estão aparecendo com o derretimento de geleiras no Everest.                                                                                                              Quase 300 aventureiros já morreram no local desde a primeira tentativa de subida, e dois terços dos corpos ainda estão sob neve e gelo. A maior parte dos óbitos acontece por avalanches, quedas, mas também problemas fisiológicos agudos, como tontura e dor de cabeça.Corpos começam a ser removidos no lado chinês da montanha, conforme se aproxima a temporada de escalada da primavera.Mais de 4,8 mil alpinistas já escalaram o pico mais alto da Terra.                                                                                                     "Por causa do aquecimento global, o manto de gelo e os glaciares estão derretendo rapidamente. Os cadáveres que permaneceram enterrados durante todos esses anos estão agora sendo expostos", explica Ang Tshering Sherpa, ex-presidente da Associação de Montanhismo do Nepal.

segunda-feira, janeiro 06, 2020

TAMANHO NÃO É DOCUMENTO

 o menor AVIÃO DO MUNDO
Menores aviões do mundo são mais leves e mais curtos que um carro
Nos Estados Unidos, esta novidade e para você tem medo de turbulência ou sente uma certa claustrofobia em voos comerciais, imagine como deve ser viajar nos menores aviões tripulados que já foram construídos no mundo? Para se ter uma ideia, algumas dessas pequenas aeronaves podem ser até um décimo do tamanho de um Boeing 737, pesar menos de 100 kg (um carro popular tem de 900 a 1.000 kg) e terem um comprimento menor que um utilitário esportivo (que chega a 5m).
Geralmente, os pequenos aviões foram (e ainda são) construídos para fins militares, como o McDonnell XF-85,  ou para lazer, como o Cri-cri. Em alguns casos, eles são fruto de disputas para simplesmente mostrar quem consegue criar o menor avião do mundo, como este chamado de Pássaro Bebê (da foto) 
O resultado são modelos com velocidade e autonomia de voo reduzidos, mas com aparência bem “diferente'' da que estamos acostumados.

quinta-feira, janeiro 02, 2020

AR-DIÁRIO: "Matando Curiosidade"

 
Como são produzidos os desenhos nos gramados dos
 estádios?
Depende do desenho. Aquelas faixas transversais, presentes em quase todos os grandes estádios, são feitas com máquinas que cortam e penteiam a grama em duas direções diferentes, criando o contraste entre uma faixa de verde mais claro e outra mais escuro. Já para formar figuras menores ou mais detalhadas, a tática empregada é outra. Normalmente, aplica-se no campo uma tinta feita à base de água, que não danifica a grama e permite um acabamento mais preciso na hora de desenhar imagens complexas, como uma bandeira. As linhas divisórias, por sua vez, usadas para delimitar as áreas e as laterais, por exemplo, são feitas com tinta branca ou cal. Seja qual for o método aplicado, o fato é que deixar o gramado bonito dá um trabalhão.
Além da área ser enorme – em média, 8 mil metros quadrados -, é preciso manter o campo com uma altura adequada para o deslocamento dos jogadores. “A grama deve ficar entre 23 e 25 milímetros “, diz o engenheiro Ricardo Afonso Raso, responsável pelo gramado do Mineirão, em Belo Horizonte. Os grandes estádios garantem essa precisão aparando a grama uma ou duas vezes por semana – exceto no inverno, quando as folhas crescem mais devagar. Vale dizer que os desenhos nos campos muitas vezes não têm finalidade só estética. “Faixas paralelas à linha de fundo servem como pontos de referência e ajudam o juiz e os auxiliares a marcar corretamente o impedimento”, diz o comentarista esportivo e ex-árbitro José Roberto Wright.
Maquiagem de placa 
Carrinho que “penteia” a grama, cortes e pintura ajudam a criar o visual diferente
1. Os tipos mais comuns de desenho, incluindo as faixas transversais no campo, são feitos com um cortador de grama especial. Ele tem lâminas helicoidais, como as de um barbeador elétrico, para aparar a grama. Atrás delas há um cilindro rotatório que amassa as folhas no sentido do corte. Ao chegar na extremidade do gramado, o cortador volta no sentido oposto
2. Essa espécie de “penteado” faz com que as folhas amassadas para um lado reflitam a luz do sol (ou dos refletores) com mais intensidade do que a grama da faixa aparada no outro sentido. É isso que cria o efeito das faixas paralelas. O problema é que o pisoteio dos jogadores estraga o desenho, que precisa ser refeito antes dos jogos
Craque do pincel
3- Neste estádio de Orlando, nos EUA, é aplicada uma tinta especial para grama também pode ser usada para fazer desenhos. O corante é diluído em diferentes proporções – quanto mais concentrado, mais escuro ele fica – e aplicado no gramado com rolos ou pincéis. Após 30 minutos, a tinta seca. A pintura deve ser repetida sempre antes dos jogos, pois o corte e a irrigação apagam os desenhos

segunda-feira, dezembro 30, 2019

AR-ESPECIAL- "FELIZ ANO NOVO..."

 ...COM O ENSINAMENTO DESTA ÁGUIA
A águia é a ave que possui maior longevidade da espécie. Chega a viver setenta anos. Mas para chegar a essa idade, aos quarenta anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão. Aos quarenta ela está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar suas presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva. Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já é tão difícil! Então a águia só tem duas alternativas: Morrer, ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar cento e cinquenta dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar. Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo. Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai vai arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E só cinco meses depois sai o formoso voo de renovação e para viver então mais trinta anos.

Em nossas vidas, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação, para que continuemos a realizar muitos voos de vitória. De que maneira? Nos desprendendo de lembranças, costumes, velhos hábitos que nos causam dor. Este exemplo da águia, serve para todos nós. A Equipe do ARQUIVOS DE UM REPÓRTER, deseja  a todos, os mais sinceros votos de um FELIZ E PROSPERO ANO NOVO, E QUE ELE RENOVE AS NOSSAS ESPERANÇAS !

quinta-feira, dezembro 26, 2019

DICAS PARA O SEU REVEILLON..


ESTE PARAÍSO EXISTE MESMO!!!

Quem não ouviu já falar do Tahiti ou de Bora Bora? São destinos que fazem parte do imaginário do comum dos mortais e para onde qualquer um gostaria de ir rumo a umas férias inesquecíveis. Escolhidos por casais em lua-de-mel ou como alternativa muito romântica ao casamento tradicional, estes pedaços de terra perdidos no Pacífico Sul são, sobretudo, incontornáveis. Pelo menos, uma vez na vida.Uma deslocação até à Polinésia Francesa não é exatamente o que se pode apelidar de "pechincha", mas o esforço financeiro é amplamente compensado pela sua beleza extasiante. Os cinco arquipélagos que a constituem - Sociedade, Tuamotu, Marquesas, Gambier e Austrais - , estendem-se ao longo de 4,5 milhões de quilômetros quadrados de oceano e são formados por ilhas e atóis de origem vulcânica ou coralígena (formadas por corais)

Como chegar ao Tahiti, a ilha de todos os sonhosChega-se de avião e aterra-se na ilhota de Motu Ute. Aqui, os coqueiros e palmeiras ficam à beira da pista de aterragem. Uma pequena construção em madeira faz as vezes de terminal e um passadiço de madeira acolhe as embarcações dos hotéis de luxo que vêm buscar os turistas que, com colares de flores colocados ao pescoço, mal contêm os sorrisos de encantamento, certamente refletindo a natureza que os cerca.
A melhor rota, a partir do Brasil é via Santiago do Chile . O tempo de voo de São Paulo a Santiago é de 4 horas e de Santiago Papeete é de aproximadamente 12 hs. (com escala na ilha de Páscoa).

segunda-feira, dezembro 23, 2019

"AR DESEJA FELICIDADES A TODOS"



Que o Cristo Redentor, da cidade de Amparo, possa trazer a todos em especial ao Brasil, mais tolerância, honestidade e menos desigualdade
entre todos que estamos de passagem por este Mundo maravilhoso
                          São os desejos de ROBERTO IANELLI KIRSTEN
e dos colaboradores:
 ROBERTO JR., LINCOLN  KIRSTENBRUNO ANTONIO  (EUA) MARIA ALICE (Brasil) 

sábado, dezembro 21, 2019

"Revanche da Natureza"

  AQUECIMENTO NO TETO

 DAS AMÉRICAS
Rei numa terra de gigantes, seu cume se ergue acima das nuvens. É o teto das Américas e de todo o Hemisfério Sul (foto ao lado), já que nenhuma montanha ultrapassa o Aconcágua, na Argentina, junto à fronteira com o Chile. Com 6.962 metros, ele se destaca numa região em que se acha facilmente cumes acima de 5.500 metros. Ainda assim, o Aconcágua não está imune a um dos efeitos mais imediatos e visíveis do aquecimento global, o derretimento das geleiras dos Andes. As geleiras do Aconcágua (foto 1) se estendem da província de Valparaíso, no Chile, a Mendoza, na Argentina. Antigos conhecedores da região acompanham ano a ano um declínio que cientistas medem em metros.— É muito triste, mas a cada ano as geleiras estão menores — diz o esquiador austríaco radicado no Chile Hans Podlipnik, integrante da primeira expedição que esquiou nas geleiras do Aconcágua, em 1974. Podlipnik conhece bem as geleiras e vales glaciais profundos na região fronteiriça de Chile e Argentina, uma das paisagens mais belas da América andina. Paraíso de aventureiros, esquiadores e montanhistas, a região do Aconcágua também é um cenário dos efeitos do aquecimento global. E não só o Aconcágua. As grandes montanhas perto dele perdem geleiras. Menos ameaçados pelo degelo andino do que seus vizinhos tropicais, Chile e Argentina também registram perda de geleiras. O recuo de neves que antes se julgava eternas — ameaça o fornecimento de água, a produção de energia hidrelétrica e a indústria do turismo e do vinho, tanto no Chile quanto na Argentina. 

quinta-feira, dezembro 19, 2019


Matera: uma cidade diferente
Matera, em Basilicata (Itália), é uma vila formada por cavernas da era pré-histórica. Gerações posteriores acabaram ocupando essas habitações primitivas, que foram ampliadas com paredes novas e cobertas com telhas; 15.000 pesoas chegaram a morar no lugar. Classificada pela UNESCO como patrimônio da humanidade a ser transmitido às futuras gerações.
Matera do "Sassi" (foto acima), é uma cidade, que apesar de aparentente mais moderna, na verdade foi totalmente calcada fora das pedras. Procure observar no confronto das imagens tomando por base a igreja, que lhe assegura o titulo de a mais rara cidade ambiente do mundo! Fixada na encosta de um vale profundo, com cavernosos meandros e labirintos subterrâneos, Matera, esconde relíquias de um passado remoto, mas muito rico em cultura e história. Cavernas subterrâneas e arquiteturas estão ligadas por etapas esculpidas fora das falésias, rodeadas pelas muralhas delimitadoras, pequenas hortas e jardins cultivados sobre rochas, onde fecunda a força do mundo vegetal, revelando a sua potência máxima. Passeando pelas ruas da cidade subterrânea, as pessoas encontram antigos lugares de culto, usados para celebrações nas profundezas da terra sob a força do sol e da pedra. Para esta cidade medieval a monarquia trouxe nova seiva: Incontáveis eremitérios (lugares onde vivem pessoas solitárias), igrejas, como a da Madonna delle Croci (na foto ao lado) e basílicas. Algumas criptas estão decoradas com afrescos ainda bem conservados, muitos dos quais em estilo bizantino, construídos com a pedra branca da vizinha cidade de Vaglia. 

segunda-feira, dezembro 16, 2019

DÚVIDA CRUEL ..

  
A TERRÍVEL FERIDA DA CALIFÓRNIA Esta rara imagem da península de S. Francisco, com a cidade e a baía à direita, foi obtida por radar no ano de 1970, e mostra claramente a falha chamada de Santo André, uma linha negra reta. A falha prolonga-se por 1.290 km, através da Califórnia, paralela à costa do Pacífico.
No dia 18 de abril de 1906, um pouco antes do nascer do sol, a cidade de S.Francisco, no estado da Califórnia (EUA), foi sacudida por fortes terremotos, que causaram desmoronamentos e condutores de água foram arrebentados para debelar os incêndios que aconteceram pelos quatro cantos da cidade, causando a devastação em uma área de 10 km2. Morreram na catástrofe cerca de 700 pessoas. Número elevado para época. Aos poucos a cidade foi reconstruída, e hoje, passados mais de um século, sua população é de quase 1.200.000 milhão de habitantes.  
S.Francisco, é considerada a cidade número um dos Estados Unidos!
Todavia, a cidade nunca se livrou de ver se repetir a tragédia de 1906, quando foi destruída, mas que desta feita seria de enormes proporções. Isto, porque ainda não se encontrou uma forma eficaz de por fim a esses sismos (tsunamis). São Francisco está assentada exatamente sobre a falha de Santo André (foto ao lado), local de encontro de placas do Pacífico e americana. A falha dirige-se de sudeste para noroeste, a alguns quilômetros da costa. A placa pacífica passa pela placa americana cerca de 25mm por ano, afastando uma grande área da Califórnia, do continente para o Pacífico. Mas o que ameniza o prognóstico sombrio dos cientistas é que o movimento das placas não é regular. Por vezes, os grandes blocos prendem-se uns aos outros, embora as enormes pressões que os impelem, acabam se mantendo, sem o que acabaria eventualmente provocar uma convulsão que resultaria num sismo, como o que aconteceu em 1906. A partir de então, a terra não voltou a ser abalada nesse local com tanta intensidade, como os tsunamis que abalaram vários países asiáticos, como, a China, antes dos Jogos Olímpicos.

terça-feira, dezembro 10, 2019

AR-DIÁRIO- "SEX-JET"

 Sexo no avião é difícil, mas rola. Comissários contam histórias picantes
Fazer sexo nas alturas é um fetiche bastante popular, visto que a dificuldade de transar no avião e a possibilidade de ser pego tornam a ideia excitante no imaginário de muita gente. Os voos noturnos longos são os mais propícios para esse tipo de situação.
"Como regra de segurança, fazemos rondas obrigatórias pelo avião e acabamos flagrando algumas coisas", conta Beatriz*, que trabalhou como comissária de bordo durante 15 anos. 
  Cobertura suspeita:
 O uso de manta pode ser bem menos inocente do que você imagina...
Apertado, mas popular
Mandy Smith (foto ao lado), escreveu um livro sobre seu trabalho como aeromoça.
Apesar de bem pequenos, os banheiros da aeronave acabam sendo bastante procurado por casais aventureiros para consumar o ato. Contudo, muitos não sabem a dificuldade que é entrar  acompanhado no lavatório sem ser notado.
"Lembro de uma moça jovem, entre 19 e 20 anos, viajando com seus pais para Los Angeles. Ela foi pega três vezes no toalete, com três parceiros diferentes, em um voo de 11 horas", conta Mandy Smith, autora do livro "Cabin Fever" "Febre na Cabine", Editora Plume, sem edição em português, em que relata os bastidores de seu trabalho por 12 anos como aeromoça da Virgin Atlantic.
"Como era muito persistente, a tripulação precisou ficar de olho na moça porque era um voo diurno e havia muitas crianças a bordo".

sexta-feira, dezembro 06, 2019

"ROMISETTA, 1º CARRO FABRICADO NO BRASIL"



Apesar de ter sido criado na Itália, a Romisetta– ou Romi Isetta – (fotos), foi o primeiro veículo  a ser fabricado no Brasil. De certa forma o veiculo marcou a presidência de Juscelino Kubitschek, o presidente que fez o Brasil ingressar na modernidade.A Romisetta é, de longe, o carro mais exótico já fabricado no Brasil, com o eixo traseiro bem mais estreito que o dianteiro. Estranho mesmo. Porém, era porta localizada à frente do veículo, quando se abria, parecia uma porta de geladeira. 
Em 5 de setembro de 1956, começava a produção em série da Romiseta – assim apelidada pelo povo brasileiro – Apesar do sucesso do veículo a sua fabricação foi interrompida em 1959, dois meses antes do lançamento da Vemaguette (que funcionava com gasolina e óleo diesel). No total foram produzidas 3 mil Romisettas no Brasil entre 1956 e 1961, quando foram montados os últimos modelos com peças remanescentes.

sexta-feira, novembro 29, 2019

"OUSADIA e CRIATIVIDADE"

  CASCATAS DE GELO NA NORUEGA...
 ...E OUSADIA DE FOTOGRAFO AS ILUMINA  
O cenário escolhido pelo fotógrafo de escaladas Thomas Senf para o ensaio "Ice Fall" foram as cascatas de gelo da cidade de Eidfjord, na Noruega. Em colaboração com o artista suíço David Hediger e a equipe de escaladores Mamute, ele iluminou e escalou as fascinantes cavernas da região: “Fazia muito tempo que pensava em como trabalhar com a luz artificial, algo que só é possível em um estúdio fotográfico ou em montanhas com muito espaço interno”, conta Senf.

A equipe realizou uma perigosa escalada noturna, já que, além do frio quase invencível, a rota de escalada dos cânions de Eidsfjord é uma das maiores e mais complicadas do mundo. Foi preciso um sistema de cordas e mais de 500 metros de cabos de força para atravessar os obstáculos naturais: “Fotografar e filmar à noite é um grande desafio. A iluminação correta é determinante para o sucesso da expedição”, explica.

Apesar das dificuldades, o resultado é um primor visual destas  imagens.
/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */