/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, novembro 21, 2006

BLOGTUR

INSPIRADO NO SONHO DE DON BOSCO, JUSCELINO CONSTRUIU BRASÍLIA








"Memorial JK" e a" Catedral".
Brasília fica no Distrito Federal, na região central do Brasil - verdadeiro coração do País -, dentro do Estado de Goiás. E não foi formada ao acaso. Destaca-se, em todo o mundo, pela aplicação dos princípios da Carta de Atenas, de 1943 - integrada a uma estratégia de desenvolvimento e auto-afirmação nacional.A capital do Brasil é a única cidade do mundo - construída no século XX –considerada, desde 1987, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, órgão das Nações Unidas. Motivos para esse reconhecimento não faltam: a jovem cidade, inaugurada em 1960, surpreende até os mais experientes viajantes. Brasília é resultado de um moderno projeto urbanístico criado por Lúcio Costa. Visto de cima, o plano-piloto da cidade lembra o formato de um avião – muitos preferem dizer que é um pássaro de asas abertas –, embora a concepção de seu urbanista tenha previsto o formato de uma cruz, que sinaliza posse.O projeto da cidade até hoje é referência quando o assunto é planejamento urbano. Sua idéia de envolver prédios residenciais em grandes áreas urbanas, traçar a cidade a partir de enormes avenidas e dividi-la em setores, tem provocado intensa reflexão e debates sobre a vida nas grandes cidades no século XX.Destacam-se também obras de artistas como Bruno Giorgi, Alfredo Ceschiatti, Athos Bulcão, Marienne Peretti, Volpi, Di Cavalcante, Victor Brecheret e Burle Marx que se integram à arquitetura, conferindo à cidade uma paisagem única.Palco de manifestações políticas, shows de rock e festivais de cinema, Brasília é uma cidade cosmopolita, com cerca de 90 embaixadas, numerosos restaurantes e uma enorme estrutura pronta para abrigar eventos de todos os tipos. Diante disso, um dos destaques da cidade é o turismo de negócios, que cresce a cada dia, lotando as dezenas de hotéis espalhados pela capital federal. Brasília é um pouquinho de cada parte do Brasil. A construção de uma capital federal no coração do País demandou grande mão-de-obra e atraiu gente de todos os cantos do território nacional. O resultado é a rica cultura brasiliense que existe hoje, uma mistura genuína do povo mais alegre e hospitaleiro do mundo. Conheça Brasília você também. Quem vai, vira fã.
Informações úteis: Estado: Distrito Federal - Região: Centro-Oeste; População: 2.189.784 habitantes. DDD (61) Distâncias - Belém, 2130 km; Belo Horizonte: 740 km; Curitiba, 1400 km; Florianópolis: 1700 km; Rio, 1160 km; São Paulo: 1020 km. Como chegar - Via aérea: Aeroporto Internacional de Brasília (a 12 km do centro), recebe vôos internacionais e de todas as capitais do Brasil diáriamente, inclusive Campinas. Via Rodoviária. Há ônibus interestaduais que ligam o DF aos demais estados brasileiros. Principais rodovias de acesso. A partir de São Paulo: BR-050 e SP-300; Rio: BR-040; Belo Horizonte- BR-040 Restaurantes: Visite o site: www.querocomer.com.br Hospedagem: Visite o site http://geocities.com/
- Serviços: "Setur" www.infobrasilia/com.br; www.dicasbrasilia.com/br; e http://www.aboutbrasilia.com - fone: +55(61)3429-7635

segunda-feira, novembro 20, 2006

AS DIVERSAS MANEIRAS DE VOAR

A era dos Zeppelins mararavilhosos
As invenções de Ferdinand Graf von Zeppelin foram consideradas como coisa de maluco; mas elas dominaram os céus e ecantaram o mundo, até o acidente do Hindenburg, que causou 36 mortes, e representou o fim de um sonho ! O Hindenburg no hangar brasileiro em 1936, um ano antes grave do acidente em Nova Jersey, EUA.
Nascido em Constância, em 8 de julho de 1838, Ferdinand Graf von Zeppelin era um rapaz de seu tempo, sonhador e romântico, mas apaixonado pelo progresso. Como todo adolescente de sua linhagem, integrou-se, naturalmente, aos quadros da escola militar. Aos 19 anos, esse lugar-tenente de cavalaria, recém-saído de sua promoção, não era um cientista de formação, mas devorava todas as obras do gênero que lhe caíam nas mãos.
Sua intenção era se instruir sempre, em lugar de se enfastiar nos círculos culturais, certamente brilhantes, mas um pouco aborrecidos, das cortes da Baviera ou da Áustria. Quando da Guerra da Secessão, foi aos Estados Unidos como observador militar e pôde estudar in loco a utilização - e, evidentemente, a utilidade - dos balões esféricos destinados a colher informações militares. Seu batismo do ar foi em 1863. Ali nascia uma vocação; o vírus da conquista dos céus não o deixaria até sua morte.
Com 53 anos, graças a seu conhecimento dos homens, ainda jovem e cheio de energia e de idéias, transformou-se em engenheiro e também num irrequieto homem de negócios, sempre elegantemente vestido. Já em 1887, publicou Mémoire sur les aéronefs (Relatório sobre as aeronaves), verdadeira profissão de fé. Sua idéia principal sobre os dirigíveis: deviam ser estruturas rígidas. Essa sempre foi sua preferência, apoiada pela teoria de Konstantin Tsioklsky, o genial russo que registrou o brevê do dirigível rígido, o qual, entretanto, nunca sairia do papel por falta de meios financeiros. Por outro lado, o alumínio era um metal caro antes da Primeira Guerra Mundial e, apesar de possuir uma sólida fortuna pessoal, Zeppelin freqüentemente se serviu da ajuda amável do rei de Wurtemburg, de quem fora ajudante-de-ordens.
Cercado por uma equipe de elite, a qual sempre liderou até sua morte em 1917, o velho conde finalmente conseguiria produzir seus imensos navios voadores, orgulho das multidões, apesar de alguns fracassos acidentais. Mas a nação alemã, o governo imperial e o próprio kaiser enfim reconheceriam nele o gênio que, com suas "kolossales" máquinas voadoras, encarnaria bem as aspirações alemãs do início do século XX. Todos aderiram às subscrições nacionais para ajudar Zeppelin, que havia empregado inteiramente sua fortuna pessoal em seus investimentos. Sociedades satélites foram criadas, assim como a sociedade de navegação de cidade em cidade, a Delag.
Para esboçar rapidamente a descrição de um dirigível do tipo zepelim, convém precisar as seguintes particularidades: uma armadura rígida em pequenas vigas de alumínio é o esqueleto que dá a forma à nave, a qual é envolta por cobertura. No interior, uma série de pequenos balões autônomos cheios de hidrogênio geram a força ascensional. Os motores são suspensos em barquinhas e alimentam a propulsão a hélices, situadas a um terço da altura da nave.
O balão aerostático funciona conforme o velho princípio de Arquimedes (aplicado igualmente aos gases), segundo o qual a força que permite a ele se elevar é igual à diferença de peso entre o ar atmosférico deslocado e o volume de gás mais leve que o ar contido no interior; ou seja, cerca de 1 kg por metro cúbico de gás. Compreendemos melhor, então, o enorme volume desses engenhos e a desproporção extrema entre sua parte flutuante e a carga útil transportada.
Isso não impede que - uma vez que o balão esteja estável em uma altitude conveniente - uma força propulsora relativamente modesta em relação a seu volume seja suficiente para fazê-lo avançar a uma velocidade apreciável com grande autonomia - sempre superior, no início e ainda hoje, à dos mais modernos aviões comerciais. Testemunhas disso foram as grandes viagens efetuadas durante a Primeira Guerra Mundial, especialmente na África e, em 1929, a famosíssima "Viagem ao redor do mundo". A partir de 1916, pouquíssimas modificações foram incorporadas à concepção geral do dirigível. Uma passagem na quilha permitia ir de uma extremidade à outra da aeronave e servia de corredor permanente de comunicação interna, acesso aos sacos de lastro líquido, aos reservatórios de combustível, às barquinhas dos motores e do comandante e ao local de repouso da tripulação. Esta poderia ter de 25 a 50 pessoas, segundo a importância do dirigível ou do objetivo atribuído ao vôo em questão. A cobertura exterior era constituída por tecidos de algodão entrelaçado envernizados para proteção contra as intempéries. Depois do corredor da quilha, uma chaminé vertical de acesso ao exterior da abóbada do dirigível permitia executar reparos necessários nos flancos da nave em caso de avarias. Em todos os dirigíveis militares, foi instalada uma plataforma superior para observações meteorológicas, na qual se encontravam metralhadoras solidamente fixadas.
Em 1908, o LZ 4 chegou a voar 12 horas seguidas - "Viagem na Suíça" .
Depois, arriscou-se a voar ainda mais longe: cerca de 800 km, ida e volta. Até o final de julho de 1914, cerca de 1.600 vôos realizaram o transporte de 34.038 passageiros, a 75 km por hora, em linhas relativamente regulares, coisa jamais vista em nenhum lugar do mundo até então.
Poucos problemas mecânicos foram detectados; acidentes com pessoas, praticamente nenhum. Ficou demonstrado que os técnicos dos zepelins dominavam seus engenhos. E, se a gestação fora longa, o fruto de seus esforços estava maduro para a ação de guerra que os aeróstatos iriam empreender durante os quatro anos de conflito da Primeira Guerra Mundial.
Um zepelim foi abatido durante a guerra, chocando-se com o telhado de um convento de religiosas; um dos aeróstatas atravessou as telhas, milagrosamente, sem ferimentos e acabou sentado na cama de uma freira, a mulher que o deixara algum tempo antes!
O ensaio geral estava encerrado e o domínio da direção em vôo assim como os testes de motores e das estruturas eram satisfatórios; os zepelins entraram na guerra um ano depois.
O exército e a marinha imperiais não mais torciam o nariz para o conde Ferdinand; ao contrário: com o aval do kaiser, suas fábricas funcionaram em regime pleno para ativar a produção de guerra. Com mais de 20 mil operários trabalhando, 92 dirigíveis foram montados de janeiro de 1914 a julho de 1918. Esse número expressivo de dirigíveis nos mostra bem o emprego massivo que foi feito deles durante a guerra. De fato, de 130 aparelhos construídos desde 1900, Foi a mais conhecida e a mais célebre de todas as máquinas aéreas entre 1928 e 1937. Era o mais regular, o mais seguro - apesar de ser alimentado por hidrogênio. O hélio, gás raro, só podia ser comprado nos Estados Unidos, que não queriam estabelecer relações privilegiadas com o governo revanchista, depois nazista, da Alemanha. A nave era, igualmente, a mais bela de todas.
Com seu aspecto aerodinâmico, fusiforme, de cor prateada, refletindo a luz, o Graf Zeppelin permanece a mais apaixonante embarcação aérea que jamais se viu. Sua passagem pelo céu fazia supor uma reserva de poder inexplorada que lhe dava um ar sereno e pacífico. Ele voava entre 200 e 300 metros de altitude, permitindo que se admirasse, em boa distância, a paisagem terrestre sobrevoada ou as vagas de alto-mar.
O fim de um sonho
Com 245 metros de comprimento e sustentado no ar por 200 mil metros cúbicos de hidrogênio, o dirigível Hindenburg, conhecido como Zepelin, foi a maior aeronave dessa categoria e personagem de uma tragédia que acabou para sempre com esse tipo de transporte. Na noite de 6 de maio de 1937, ele preparava-se para descer na base de Lakenhurst, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, com 97 passageiros a bordo, vindos da Alemanha. Durante o pouso, um incêndio tomou conta da aeronave e o saldo foi 36 mortos. Por um bom tempo discutiu-se a causa do acidente: falava-se que a culpa era do combustível hidrogênio, mas também se pensou em sabotagem. Por fim, descobriu-se que a culpa fora da tinta altamente inflamável que cobria o tecido do Hindenburg. O corpo do dirigível acumulou carga eletrostática na viagem e, quando essa foi descarregada, sobreveio o desastre. O assunto foi tema do filme O dirigível Hindenburg (The Hindenburg), lançado em 1975 e dirigido por Robert Wise.

domingo, novembro 19, 2006

BLOGSERVIÇO

Saiba como viajar barato...
ESTUDANTE
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sábado, novembro 18, 2006

RESENHA DA SEMANA

RESENHA
DA
SEMANA


O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e o venezuelano Hugo Chaves acenam durante a inauguração de uma ponte sobre o rio Orinoco, na cidade de Guayana, Venezuela. Durante o seu discurso Lula deu seu apoio a Chavez que disputa a presidencia da Venezuela no próximo mês.
Gushiken, deixa o governo Lula. Oposição dix que demissão poupa o presidente que precisa de cargos para poder costurar acordos partidos da oposição.
Aldo Rebelo disse que sem o apoio da maioria do PMDB, Lula não terá maioria para governar.
O vice presidente José Alencar passou por uma cirurgia na última 3a.feira em Nova York, para a retirada de um tumor malígno.
Lula pede a PT que não crie problemas em 2º mandato. Enquanto isso,
tenta ampliar "coalizão" com PDT e PV. Alckmin: Assembléia paulista instala duas CPIs para investigar o seu governo
Desvio de recursos: PF prende três prefeitos e um deputado em operação em Pernambuco
A atriz Nair Belo permanece em coma induzido depois de sofrer três paradas cardíacas no início da semana. Seu estado se agravou nas últimas horas.
Laudos mostram que passageiros não morreram antes da queda. As 154 vítimas, morreram ao cair do avião e chocarem-se com o solo a uma velocidade vertiginosa, é o que dizem os laudos finais do IML de Brasília.

Delegado da Polícia Federal quer mais 90 dias para concluir investigações do acidente.
tentaram contato,aponta relatório.

Queda do avião da GOL durou um minuto após o choque.
PF recusa devolver passaportes a pilotos do Legacy.
Para Anac, passageiro deve procurar a justiça contra os atrasos de vôos
FAB deve confirmar que Legacy não seguia plano de vôo.
Violência: Brasil é o terceiro país do mundo com mais assassinatos de jovens no mundo
No meio da semana a seleçãode Dunga realizou mais um amistoso, desta fita na Basiléia contra a Suiça. Resultado: Brasil 2 x Suiça 1
São Paulo com a m
ão no Caneco. Se vencer seu compromisso amanhã às 16h, no Morumbi contra o Atlético (PR) o São se sagrará campeão a duas rodadas do final do Brasileirão.
da 36a. rodada serão realizados amanhã às 16h: Flamengo x Figueirense; Corinthians x Fluminense; Fortaleza x P.Preta; Paraná x Internacional; Grêmio x Santa Cruz; Botafogo x Goiás; São Caetano x Vasco; Juventude x Palmeiras e Cruzeiro x Santos.
Kia deixa MSI e acerta sua ida para o Flamengo.

sexta-feira, novembro 17, 2006

MUNDO DIGITAL

MUNDO DIGITAL
No dia 6 de agosto último, o "Google Earth" flagra através de satélite um dirigível entre os cartões postais de São Paulo:

Na foto do satélite, o dirigível aparece sobre a avenida Ipiranga, entre os edifícios Copan e o antigo Hotel Hilton.
Navegar pela ferramenta Google Earth, que permite visualizar localidades de todo o mundo através de fotos de satélite, pode resultar em algumas surpresas. Uma delas é a da imagem acima, que mostra um dirigível entre dois dos mais famosos edifícios do centro de São Paulo: o Copan e o antigo Hilton Hotel, ambos na avenida Ipiranga.
Na foto do satélite, a forma ogival do dirigível - que sobrevoa a cidade fazendo propaganda da marca de pneus Goodyear e gera algumas imagens para transmissões de TVs - aparece exatamente sobre a avenida, compondo um quadro de formas geométricas com o sinuoso edifício projetado por Oscar Niemeyer e a torre cilíndrica que já foi sede de um dos mais importantes hotéis da cidade atualmente vazio.
Nesta imagem, é possível ver por outro ângulo o mesmo dirigível se aproximando dos edifícios da grande metróle paulistana.

Colaboração: Roberto Júnior (EUA)

Amanhã acompanhe em resumo, a Resenha da Semana.

quarta-feira, novembro 15, 2006

ASTRONOMIA

ESTADOS UNIDOS GANHAM A CORRIDA E CHEGAM À LUA
A Lua vista do espaço (distante), quando a Apollo 11 já se afastava do nosso planeta
A disputa entre Estados Unidos e União Soviética (URSS) pela conquista do espaço foi o grande impulso para exploração espacial e resultou em grandes avanços científicos e tecnológicos, além de descobertas importantes. Em 1957, a URSS saiu na frente, lançando o Sputnik 1, o primeiro satélite artificial a entrar em órbita. Uma semana depois, foi lançado o Sputnik 2, com a cadela Laika, o primeiro ser vivo a ir para o espaço.
Em 1958, os EUA reagiram com a criação da
Nasa (National Aeronautics & Space Administration), reponsável pelo programa espacial do país. Nesse mesmo ano foi lançado o primeiro satélite artificial americano, o Explorer 1.
A partir de 1960, o principal objetivo das viagens espaciais passou a ser o envio do homem ao espaço. Novamente a União Soviética sai na frente, em 1961, com a viagem tripulada por Iuri Gagarin na cápsula espacial Vostok 1. A viagem durou uma hora e 48 minutos e percorreu cerca de 40 mil quilômetros em volta da Terra numa única órbita. Em 62, os americanos enviaram John Glenn para o espaço.
O projeto soviético para enviar o homem à Lua começou com a nave Soyuz 1, mas foram os americanos os primeiros a chegarem na superfície lunar em 20 de julho de 1969, quando o módulo lunar Eagle, da nave Apollo 11, pousou no solo lunar...

E o primeiro homem a pisar na Lua, foi Neil Armstrong (foto) que deu fim à corrida espacial. A famosa fala do astronauta tornou-se célebre na História do século XX: "Um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a Humanidade".
As viagens à Lua começaram bem antes das viagens à Marte e foram símbolo do domínio mundial americano, já que o contexto era o da Guerra Fria, na qual EUA e União Soviética disputavam o poder político e econômico.
A principal missão do Projeto Apollo era levar homens à Lua e trazê-los de volta à salvo, mas a possibilidade de não dar certo era tão grande que o presidente dos EUA, Richard Nixon, já tinha um discurso pronto para cada uma das situações: o sucesso ou o fracasso da operação. Os astronautas também já estavam preparados para o pior e levavam consigo cápsulas de cianureto para serem ingeridas caso ficassem presos no espaço. Ao total, foram 17 naves do Projeto Apollo. As naves números 11, 12, 14, 15, 16 e 17 tiveram sucesso e cumpriram a missão de pousar em solo lunar. A Apollo 13 teve problemas no abastecimento de oxigênio do módulo de comando ao entrar na órbita lunar e não conseguiu fazer a aterrissagem. As missões das outras naves também chegaram à órbita da Lua, mas não realizaram o pouso, já que faziam parte de testes. Mais de 400 kg de materiais foram coletados nas seis viagens em que as naves pousaram na superfície do satélite. ...... Amanhã no BLOGTUR conheça a fascinante "Serra do Cipó"

segunda-feira, novembro 13, 2006

AVIAÇÃO

Pelé e seus companheiros desembarcam. Depois avião decola e cai!
Uma forte explosão, labaredas subindo para o céu, gritos apavorados dos moradores das casas do bairro da Cidade Universitária, atingidas por este aparelho Viscount da Vasp, prefixo PP-SER, numa noite de domingo, 15 de setembro de 1968, às 21h05. Fez um vôo do Rio para São Paulo trazendo a delegação do Santos. Logo após, decolou para fazer um vôo de treinamento, cair, matar e produzir histórias incríveis, como nos filmes de ficção.
Nem os melhores escitores de ficção, escreveriam uma história que se aproximasse dos fatos reais que envolveram este acidente: 1- Depois de chegar do Rio de Janeiro, o comandante Neutel de Santa Fé Filho, era um homem aposentado.
Nem desceu do avião para receber os cumprimentos dos colegas. Movido pela paixão pela aviação, preferiu permanecer na cabine, sem nenhuma obigação, para após três minutos, decolar para acompanhar o vôo de treinamento do comandante Freire. O Viscount decolou, e o vôo extra do aposentado Neutel, acabou na verdade se transformando em mais uma aposentadoria, a do plano terreno. Morreu ao lado do seu companheiro Freire. 2- Mais uma revelação desse acidente. Depois de me dirigir na manhã de 2a. feira ao local da tragédia os corpos dos pilotos já haviam sido retirados. Fiquei sabendo por um sargento da FAB que o Santos havia chegado naquele avião, embarcando depois do jogo com o Vasco. Nesse momento não mais um avião, mas montão de ferros retorcios e chamuscados. Ao me dirigir a um restaurante da rua Alvarenga o acaso me pôs em contato com dona Maria Aparecida de Lacerda Monteiro, cuja a edícula de seu sobrado à rua Gaspar Moreira, 511 havia sido a mais atingida. Momentos depois, ela me fez esta emocionada narrativa:
“Minha família estava reunida na edícula onde morava nossa empregada Etelvina, uma pessoa que, por estar conosco havia muitos anos já fazia parte da família. A certa altura, resolvemos ir para casa, um sobrado na parte da frente. O meu filho caçula assistia a um programa na televisão. Pedi para ele ir conosco, mas ele insistiu em ficar, porque estava gostando de um programa e queria ver o seu desfecho. Eu e meu marido fomos para casa, cedendo à insistência dele. Já em casa, sentia alguma coisa que me dizia: Tira o seu filho de lá!’. Essa sensação foi aumentando, e me empurrou a ir buscá-lo. Determinada, consegui arrastá-lo para casa. Minutos depois, o avião caiu, provocando terror e violentos estrondos. Através das janelas, podíamos ver nosso sobrado cercado por labaredas e fortes explosões. Num segundo, tudo se transformou num verdadeiro inferno! Tenho a lamentar a perda de nossa empregada; porém, não posso esconder a felicidade de ter salvado meu filho.” 3- Quanto valem aparentes e insignificantes 3 minutos? Foi o tempo em que o avião ficou no solo para desembarcar vidas preciosas, e iniciar um otro vôo de aproximadamente 3 minutos, quando ele caiu e explodiu, levando à morte 3 vidas preciosas.
3 minutos se passaram desde que dona Maria teve a intuição de tirar o filho da edícula, e levá-lo quase arratado para o sobrado. Fatos como estes são sempre enigmáticos e polêmicos, e são rotulados de destino, sorte, azar, coincidência, circunstâncias.. . (?)

domingo, novembro 12, 2006

SAÚDE

Os efeitos da nicotina no cérebro humano

De acordo com estudos da Organização Mundial de Saúde, a cada dia, morrem mais de 10 mil pessoas por causa do tabagismo: o nome que se dá à dependência física e psicológica de tabaco. A soma ultrapassa 4 milhões de mortos por ano. E esses números tendem a aumentar, já que a quantidade de fumantes continua crescendo com o passar do tempo. Estima-se que ele estará dobrado por volta do ano 2020, ou seja, serão cerca de 8 milhões de mortes anuais causadas pelo fumo. Isso sem falar que o cigarro já provoca mais mortes do que a cocaína, a heroína, os incêndios, e a aids, juntos. O tabagismo, encarado como doença há alguns anos, transformou-se num dos maiores problemas de saúde pública. No Brasil, as enfermidades provocadas pelo fumo matam anualmente mais de 200 mil pessoas de idades entre 35 e 60 anos. Diversos tipos de câncer (de pulmão, boca, laringe), derrames cerebrais, doenças do coração (angina, infarto), bronquite e enfisema são algumas das doenças ligado ao uso do cigarro.
As causas do vício. Nosso sistema nervoso possui células especiais chamadas transportadoras, que levam substâncias como os hormônios e os neurotransmissores para locais específicos no cérebro. Esses elementos têm o poder de nos excitar ou relaxar e constituem as respostas naturais que damos aos estímulos do meio ambiente. Numa situação de perigo, por exemplo, as células transportadoras carregam noradrenalina (a popular adrenalina) para o cérebro. Isso causa irritação e estado de alerta. Nesse momento, todas as células do corpo "despertam" e o o organismo fica preparado para lutar ou fugir, conforme a necessidade da situação. Mas onde entra o cigarro nessa história? Bem, o tabaco é rico em uma substância chamada nicotina, que estimula a produção de dopamina, um dos maiores mediadores químicos das células, que atua nos centros de prazer do cérebro. Sem a nicotina, o cérebro do dependente recebe menos dopamina. Para compensar, o organismo produz mais noradrenalina. Por isso, quando alguém pára de fumar, fica nervoso ou irritado. Parar é dificílimo "A irritabilidade pode durar semanas e o fumante acaba não agüentando", diz o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, coordenador da clínica antitabagista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Já se sabe que é a nicotina que causa a dependência. Ela faz a pessoa sentir necessidade de fumar, numa intensidade que varia de acordo com fatores psicológicos e o grau de dependência bioquímica. Por isso, a dificuldade para largar o cigarro é enorme. Além do estímulo à produção de dopamina, a nicotina também provoca vasoconstrição (os vasos sanguíneos "apertam-se" diminuindo seu diâmetro) e aumento da pressão arterial. Ela faz mais ainda: causa mutações no DNA das células, que passam a se reproduzir de forma deficiente - isso constitui precisamente o câncer. Desse modo, enquanto a nicotina dá uma falsa sensação de bem-estar, mascarados por ela milhares de ingredientes venenosos entram no organismo de quem fuma, como bandidos.

sábado, novembro 11, 2006

RESENHA

Resenha
da
Semana (De 5 a 11)

Noticiário Nacional
A foto da Semana:
Lula- aproveitou o fim da luta pela releição, para curtir um merecido descanso numa praia deserta da Bahia. Logo que chegou, foi dar uma passseio com dna. Marisa, que como o seu maiô demonstra é petista até debaixo d´gua! Depois de merecido descanso, Lula só anda falando em coalizão, e já está costurando algumas alianças com o PTB (já confirmada), e com o PMDB que deve ganhar espaço de petistas no Ministério. Enquanto Lula curte a sua Sereia, mas não deixa de namorar os Partidos de oposição, o seu vice José de Alencar está vendo outras estrelas nos EUA por conta de uma cirurgia para extirpar um tumor. Desejamos a ele uma bem sucedida cirurgia. Sanguessugas: CPI investiga ligações entre Berzoini e empresa de Freud.
Acusado de incendiar ônibus no Rio é condenado a 444 anos.
Acidente da Gol - (1) Justiça dos EUA recebe primeiras ações indenizatórias sobre o vôo 1907.
Acidente da Gol - (2) Polícia Federal vai pedir a Justiça degravação de caixa preta do Boeing da Gol. PF foi a Campo Grande ouvir piloto do Legacy.
Acidente da Gol - (3) Pilotos do Legacy estão sendo apontados como negligentes. Preços em alta: Em outubro os preços em São Paulo subiram 0,33%.
Governo, prepara medidas fiscais para alcançar crescimento de 5%. "Só se chover na horta", diz CNI.
Médicos - aprovam suspensão de tratamento a doente terminal. Cartão oficial da presidência pagou lanches em comício de Lula em Jacareí.
Depois da vitória da última 5a.feira contra o Botafogo, o São Paulo poderá se sagrar campeão neste fim de semana , embora tenha um jogo difícil contra o Goiás, em Goiania. Demais jogos: Hoje - 18h10: Inter x Fortaleza; Santos x Paraná e Vasco x Juventude. Amanhã - 16h: Figueirense x Corinthians; P.Preta x Flamengo. 18h10: Fluminense x Cruzeiro; Atlético (PR) x Grêmio; S.Cruz x S.Caetano e Palmeiras x Botafogo.
Noticiário Internacional
Bagdá- Segue o toque de recolher depois de anunciada a sentença de Saddan Hussein condenando-o à forca. Na Índia, manifestantes protestam contra o presidente dos EUA, George Bush e a sentença de morte imposta ao ex-ditador iraquiano Saddan Hussein.
The New York Times : Medo de germes e bactérias assusta norte-americanos.
Sandinista Ortega, é eleito presidente na Nicarágua. Mais uma para Bush!
Herald Tribune: A polêmica Rede Al Jazira completa 10 anos no ar. Aquela que a qualquer
momento afirma que tá tudo bem, mesmo debaixo de bombas.
Voto limpo: Eleitor americano vota em uma lavanderia em Chicago
Após derrota, George Bush, pede sugestões sobre o Iraque. O presidente se disse disposto a ouvir sugestões da oposição democrata, vitoriosa na eleição legislativa de terça-feira, para uma mudança na política em relação ao Iraque. A vitória total dos democratas foi confirmada após o senador republicano George Allen admitir a derrota na Virgínia, dando o controle do Senado à oposição.

sexta-feira, novembro 10, 2006

ESPORTE

Fui o 1º locutor a narrar na TV, o mundial vencido pelo Santos!
Um grande momento de muita saudade na minha feliz passagem pela TV Record, foi o de ter sido o primeiro locutor a narrar pela TV, um filme de cerca de 20 minutos mostrando toda a magia, daquela que foi a mais perfeita atuação do Santos de Pelé & Cia. em todos os tempos! Naquela época, não havia transmissão, por satélite, nem videoteipe. Tudo era filmado e depois levado ao ar. O jogo do Santos foi realizado em 10 de outubro de 1962, no Estádio da Luz, em Lisboa, numa noite de quarta-feira. Não só os torcedores do Benfica queriam assistir à grande decisão, mas todos os esportistas portugueses que conheciam aquela máquina de jogar futebol, que era base da própria seleção brasileira. Ianny Júnior, diretor do programa que eu apresentava, era santista e grande amigo do pessoal. Por isso, acompanhava sempre a delegação do Santos em suas viagens pelo mundo. Foi ele mesmo quem realizou o filme, que só chegou dois dias depois da sua realização, trazido por avião.
Tão logo chegou a TV Record, foi colocado no ar, em primeira mão para o Brasil, no dia 15. (Com a inauguração do vídeo-fone, na recente Guerra no Iraque, avalie o que era primeira mão naquele tempo): O tele-cine rodava o filme e pelo monitor do estúdio (foto) eu acompanhava os lances e os narrava na raça, tudo que o filme tinha de importante, principalmente os belos gols. Nos prrimeiros instantes, o Benfica até que pressionou, mas o Peixe estava numa jornada impecável. O primeiro gol do Santos saiu aos 17` do primeiro tempo assinalado por Pelé, numa co-produção com Coutinho.
Pelé, tabela com Coutinho, da dois dribles em velocidade em Raul e Humberto, e faz este golaço (no gráfico), classificado por ele, como um dos dez gols mais bonitos de sua carreira, pelo Santos e Seleção brasileira, e incluído em 2004, no filme “Pelé Eterno Eterno”. Dez minutos depois, ele já estava dando outro soco no ar, e o primeiro tempo terminou 2 a 0. Os torcedores do Benfica já haviam se conformado e até batiam palmas para as jogadas do Santos. Nos últimos 45 minutos, o time jogou ainda melhor: Zito lançou Pelé, que driblou e passou para Coutinho que, sem vacilar, mandou a bola para dentro do gol. Depois, Pelé fez o quarto, e Pepe, o quinto. O Santos, com 5 a 0 no placar, acalmou-se, e o Benfica fez dois gols nos últimos cinco minutos. Placar: Santos 5 x Benfica 2. E o Santos era o primeiro clube brasileiro a se tornar campeão mundial! Ainda hoje, quando assisto ao filme fico muito emocionado.
Esta foto foi cedida pela edição especial: “Santos um time dos céus“ (abril-98).
Ao alcançar o primeiro titulo mundial, em 16/12/62, o Santos foi classificado pela crônica mundial, o melhor time de todos os tempos, graças a esta autênctica seleção formada por: Gilmar; Mauro e Dalmo; Calvet, Lima e Zito; Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé, e Pepe. Para se avaliar a potencialidade desse time, basta lembrar que sete desses jogadores (com os nomes em azul), já tinham conquistado naquele mesmo ano o bicampenato da seleção no Chile.

quinta-feira, novembro 09, 2006

BLOGTUR

MACHU PICHU PODE DESAPARECER DOS ANDES
Hoje o BLOGTUR lança um S.O.S.: As ruínas incas de Machu Pichu no Peru, poderão ser destruídas a qualquer momento por deslizamentos de terra. O alerta foi feito recentemente pela revista científica "New Scientist". De acordo com geólogos japoneses que tem monitorado o local, o declive na parte posterior do sítio arqueológico está recuando cerca de 1 cm por mês." É bastante rápido. Trata-se de um estágio que antecede a um deslizamento ou a um desabamento", afirmou Kyoji Sassa, do Instituto de Pesquisas sobre a Prevenção de Desastres da Universidade de Kyoto. "Não é possível dizer quando ocorreria o deslizamento, mas esse será o próximo foco de nossa pesquisa". Os japoneses dizem acreditar que o deslocamento de terra e rochas poderia destruir Machu Pichu totalmente. Os pesquisadores calculam que poderá haver uma movimentação de terra de até 100 m de profundidade, e estão procurando um meio de preservar as ruínas, que atraem cerca de mil turistas por dia. Algumas edificações já foram danificadas por desabamentos. Sassa verificou que pequenos deslizamentos e distorções no solo já causaram danos às antigas estruturas incas. "Ele explicou ainda que os deslizamentos são comuns no local." Vilarejo de áreas montanhosas são construídos usualmente em áreas de deslizamentos. Somente essas áreas podem oferecer água e solo adequado para cultivo e criações.", disse Sassa.O sítio arqueológico de Machu Pichu situado a 2.500 metros acima do nível do mar, nos Andes peruanos, foi abandonado no século XVI, na época da conquista espanhola, por razões e em circunstâncias ainda ignoradas.
Em 1911, o arqueólogo norte-americano Hiran Binghan "descobriu" o local, tombado em 1983 pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação Ciência e Cultura). Não há consenso sobre a finalidade das edificações da área, mas alguns historiadores afirmam que ali existiu um importante centro religioso do império inca. ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE MACHU PICHU: 1- Machu Pichu fica 2.500 metros acima do nível do mar, localizando-se no interior Sudeste do Peru. 2- Acredita-se que suas construções - existem no sítio cerca de 300 habitações
incas e mais de 50 outros tipos de edificações - tenham sido erigidas e habitadas entre os séculos XV e XVI. A área não foi vista pelos colonizadores espanhóis e só foi "descoberta" em 1911, por um arqueólogo da Universidade de Yale (EUA) 3- Ainda se ignora se Machu Pichu foi uma cidade, uma fortaleza ou um palácio. O que levou sua população a deixar o local também é uma incógnita. Escassez de água é uma das hipóteses. 4- As ruínas recebem cerca de mil turistas por dia. O texto acima foi extraído das agências internacionais.
Há um provérbio que diz: "Miséria pouca é bobagem". Se a força da natureza pode acabar com o que restou dessa misteriosa civiliação Inca, temos de respeitá-la, porém, o que nos causa espécie é acabarmos de receber esse tipo de noticia que nos chocou: Machu Picchu corre o risco de perder o status de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, outorgado em 1981, pela Unesco, devido à construção ilegal de uma ponte sobre a via que conduz à cidadela inca, alertou no último dia 7, a ministra de Comércio Exterior e Turismo do Peru, Mercedes Aráoz. A ministra criticou a prefeita da cidade, Fedia Castro, a quem acusou de "não respeitar as ordens judiciais". O Poder Judiciário ordenou em julho que o projeto fosse interrompido, pois violava as leis de áreas protegidas e de patrimônio cultural. A perda do status de Patrimônio da Humanidade causaria um dano enorme a nosso principal ponto turístico", assinalou Aráoz, afirmando que funcionários da Unesco visitarão o Peru em fevereiro próximo para observar o estado de conservação do lugar. Este ano, Machu Picchu já recebeu 500 mil turistas, 75% deles estrangeiros. "Se não cuidarmos de nosso patrimônio, corremos o risco de perder divisas importantíssimas e o Peru será visto aos olhos do mundo, como um país incapaz de conservar seu patrimônio".

quarta-feira, novembro 08, 2006

ASTRONOMIA

No século XX desvendou-se o mistério dos BURACOS NEGROS
O Buraco Negro distorce o espaço ao redor, agindo como uma lente gravitacional.
As estrelas não duram para sempre. Embora não sejam seres vivos, cada uma tem um ciclo que vai do seu nascimento, envolta numa nuvem de gás como um recém-nascido ainda molhado pela placenta da mãe; passa pela maturidade, que na Astronomia recebe o nome de “seqüência principal”, e por fim chega à morte, a extinção de seu brilho. Cada estrela tem um ciclo parecido, mas a duração e o modo como morrem pode variar bastante (assim como os seres vivos!). Diz-se que uma entre cada cem estrelas que chegam ao seu último momento de existência faz de seu “canto de cisne” um evento formidável. Elas explodem violentamente difundindo de uma só vez energia equivalente a um bilhão de sóis e se fazem notar entre as estrelas de toda a galáxia. São as supernovas. Após a explosão das supernovas de grande massa, pensa-se que o núcleo da estrela original seria capaz de se contrair, sob ação da força de gravidade, até se transformar num buraco negro. No interior de um buraco negro a concentração de matéria é tão grande que nada pode escapar. Nem mesmo a luz (daí porque é chamado “negro”) que é um tipo de radiação, formada por partículas chamadas fótons. Os buracos negros são uma das mais importantes descobertas científicas de todo o século XX. Em seu interior as leis que regem o universo parecem desmoronar-se, junto com nossos conceitos sobre tempo e espaço. O inexplicável, o desconhecido reside nas entranhas desse monstro, capaz de alimentar-se de outras estrelas e, para alguns, acabar por engolir todo o universo.Como nascem as estrelas?
QUANDO O SOL EXTINGUIR SUA LUZ, daqui a cerca de cinco bilhões de anos, o destino da Terra e de todo o sistema solar interior será bastante cruel. Nossa estrela mãe não tem massa suficiente para terminar seus dias explodindo como uma supernova, mas seu desequilíbrio final vai transformá-la numa estrela gigantesca, que engolirá os planetas mais próximos, calcinando-os. Mas pelo menos eles não serão derretidos por uma supernova. Não haverá um buraco negro no lugar do Sol. Buracos negros são o último estágio na evolução de uma estrela com muita massa, em média 10 vezes mais que o Sol. As estrelas surgem de imensas nuvens compostas de pequenas partículas de matéria – comumente chamadas simplesmente de poeira – e de gás hidrogênio, que existe em abundância no universo. Muitas vezes essas nebulosas permanecem em equilíbrio, tranqüilas como as nuvens em nosso céu. Mas é preciso pouco para lhes tirar deste estado, fazendo com que a própria atração gravitacional produza uma contração incessante em certos pontos, ou nódulos da nuvem de gás e poeira. A nebulosa também começa a girar e à medida que aumentam a temperatura e a pressão em seu interior forma-se um ou mais corpos, tão quentes e massivos, que em dado momento passam a acontecer reações termonucleres em seu interior, produzindo muita luz e energia. Assim nasce uma estrela.
Surge um buraco negro, DEPOIS DE PERMANECER UM LONGO TEMPO BRILHANDO FORTE e convertendo o seu hidrogênio em hélio, as estrelas entram em colapso. É aí que seus destinos dependem de quão grandes elas são. As muito massivas, como já vimos, explodem. No lugar das supernovas o núcleo original da estrela, que serviu de “apoio” para a explosão, se contraí. Às vezes surge em seu lugar uma pequena estrela que gira como um farol: é o pulsar.
Outras vezes o núcleo não pára mais de se contrair e nasce um buraco negro. Mesmo sendo invisível, sua presença é palpável. A matéria adicionada em um disco ao redor de um buraco negro emite raios X – e foi assim que sua existência foi confirmada. Uma fonte denominada Cygnus X-1, na constelação de Cisne, foi provavelmente o primeiro buraco negro descoberto pelos astrônomos, em 1971. Hoje, há fortes suspeitas que o centro da Via Láctea, a galáxia onde vivemos, abrigue mais de um deles.

terça-feira, novembro 07, 2006

MUNDO ANIMAL

Animais em extinção
Da América à Ásia, de Norte a Sul, o tráfico ilegal de animais vivos, floresce. O mercado consumidor são os colecionadores privados, laboratórios de pesquisa, lojas de animais, zoológicos, circos e até curandeiros da Ásia. É o terceiro maior negócio em contrabando depois de drogas e armas. Os traficantes combinam ingenuidade com desumanidade nos métodos de disfarce da bagagem/animal. A maioria dos especialistas em desvendar o tráfico animal concorda que a melhor estratégia é conscientizar os compradores e não os vendedores (pois este tráfico é extremamente lucrativo para eles).
Conheça alguns animais em risco de extinção: Tigre (foto), Chimpanzé, Pássaro Preto, Cavalo da Mongólia, Pássaros em geral, Elefante Africano, Répteis, Gorila, Rinoceronte, Insetos, Tartaruga Marinha, Leão Africano, Papagaio, Tucano, Panda, etc,


Existem hoje, no mundo, em torno de 7500 tigres; 60% deles estão em território indiano, divididos em 21 reservas. A India tem sido o pais que mais se dedica à preservação, mas seus esforços têm sido fortemente ameaçado por traficantes ligados ao rico mercado do tigre: vendem seus ossos (famosos na medicina chinesa), sua pele, sua carne e até mesmo seus olhos. Os curandeiros chineses acreditam que o pó de seus ossos cura reumatismo e garante longevidade, pílulas feitas dos olhos acabam com as convulsões, e trazem virilidade ao pênis (um prato de sopa desta parte do corpo do tigre pode custar $320 US na Tailândia). Sua pele pode chegar à $15000 US no mercado Árabe. Além do tráfico, o aumento da população que disputa a caça com os tigres, destrói seu "habitat" natural e finalmente investe contra eles próprios, são sua maior ameaça. Os tigres sempre exerceram fascínio sobre os homens: os registros remontam até 6000 anos atrás, onde desenhos de tigres foram encontrados próximo ao rio Amur na Rússia. Segundo os arqueólogos, os habitantes da região os reverenciavam como seus ancestrais e como Deuses. Na mitologia seu crescimento populacional é tremendo e ameaçador. Homens e tigres coexistiram por milhares de anos. Neste século o desafio está lançado. Hindu o tigre, é o veículo da Deusa Durga; na China do Patriarca Chang Tao-ling. Na região do Mar Cáspio, eles se extingüiram em 1970. Na Ilha de Java em 1980, e em Bali em 1940. A India é hoje o lugar onde a batalha pela sobrevivência dos tigres vai ser ganha ou perdida. O país tem uma cultura na qual as pessoas genuinamente respeitam a natureza, mas a grande preocupação fica por conta da explosão demográfica da India.

domingo, novembro 05, 2006

ARTES PLÁSTICAS

Um pouco do talento da artista plástica Maria Gilka



Auto-retrato, e dois dos seus inúmeros trabalhos.

Maria Gilka é professora formada pela Escola Normal Nossa Senhora de Sion. Formou-se Bacharel em Direito pelo Mackenzie. É casada, tem 5 filhos e 11 netos. Sua profissão: artista plástica. Desde pequena gostava de desenhar e freqüentemente era repreendida na escola, porque desenhava durante as aulas. No entanto, o primeiro contato com a pintura foi quando ingressou no Estudio de Armando Sendín, onde estudou cerâmica e pintura em porcelana, dando continuidade aos seus estudos com Mário Watanabe. Havia um forte desejo de Maria Gilka em possuir um retrato do seu Pai que não se parecesse com uma fotografia e assim na busca de um bom retratista, conheceu o atelier de Jane Blumberg. Na ocasião, foi presenteada por sua mãe com o retrato que tanto desejava, assinado por Tony Koegh, e freqüentou o atelier de Jane como aluna.

Além do prazer em freqüentar o ambiente do atelier, repleto de intelectuais, dentre eles Judas Iscorogota que declamava suas poesias em meio as telas, tintas e pincéis, Maria Gilka destacava-se como artista, contagiando o ambiente com sua alegria. Os elogios à sua Arte eram inevitáveis e assim resolveu estudar com Salvador Rodrigues Júnior, onde permaneceu por cinco anos, colecionando alguns de seus melhores amigos, e os prêmios mais cobiçados dos salões de arte. Costellane foi para Maria Gilka um mestre especial, que dispensa apresentação. Infelizmente, após 2 anos o convívio entre eles foi interrompido pelo falecimento do grande artista. Freqüentou vários cursos, inclusive vanguardistas com Fajardo, Dalton de Luca e Ermelindo Nardin no Paço das Artes, acumulando quadros e conhecimento. Começaram as exposições e convites para lecionar. Como os verdadeiros artistas, Maria Gilka criou seu próprio método de ensinar e inovando sempre, produziu 2 vídeos, onde qualquer mortal pode apreciar suas pinceladas. O resultado é no mínimo estarrecedor, tal é a simplicidade e humildade da artista em dividir seus conhecimentos. Artista Plástica Maria Gilka - Tel/fax: (11) 3082.4600 E-mail: mariagilka@mariagilka.com.br

Leia amanhã, tudo sobre segurança de vôo.

sábado, novembro 04, 2006

RESENHA DA SEMANA

RESENHA
DA
SEMANA
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Ao derrotar Geraldo Alckmin, por diferença de 20,752 milhões de votos, Luiz Inácio Lula da Silva, tornou-se o 37° presidente do Brasil, prometendo consertar as falhas do primeiro mandato e iniciar o novo, com muito mais experiência para beneficiar 190 milhões de brasileiros, com prioridade para às classes mais humildes, bem como procurar se unir aos bons valores, independente da legenda a que possam pertencer.
Em nove estados houve eleições de 2° turno para governador. Três mulheres foram eleitas: Rio Grande do Sul - Yeda Crusius (PSDB). Essa paulista é a primeira governadora eleita pelo povo gaucho; Pará - Ana Júlia Carepa (PT) foi a eleita, e no Rio Grande do Norte- venceu Vilma Faria (PSB). Maranhão - Roseana Sarney (PFL) deveria ser a 4a. mulher eleita, mas parece que a dinastia Sarney foi posta em cheque e a vitória foi de Jackson Lago (PDT); Rio de Janeiro, elegeu Sérgio Cabral (PMDB); Paraíba - Cássio Cunha (PMDB); Pernambuco - o eleito é Eduardo Campos (PSB) neto de um dos maoires líderes do Nordeste, Miguel Arraes (falecido); Santa Catarina - Luiz Henrique (PMDB); Goiás - Alcides Rodrigues (PP) e no Paraná - vitória de Roberto Requião nas últimas urnas, com 51% dos votos, contra Osmar Dias: 49,9%Se juntarmos os 17 governadores que já venceram no 1º turno o novo mapa político do Brasil passa a ser este:
Noticias nacionais:
Horário de Verão: Relógios devem ser adiantados uma horaà 0 hora deste domingo.
1- Efeito Gol - Aeroportos brasileiros tiveram atrasos em decolagens ao longo da semana, agravados com o feriado de Finados. Ontem, segundo informações, o movimento já teria voltado ao normal, o que não garante m nada porque muitos vôos foram cancelados e alguns aeroportos na 5a., 6a. e hoje, ainda apresentam baixo movimento, que motivou a divulgação de que os vôos já teriam voltado à normalidade . Entretanto, é cedo para uma avaliação, antes do teste de amanhã, domingo, quando as pessoas estarão retornando do fim de semana prolongado. Devido aos últimos atrasos, o Procon, tem informado, que o governo pode ser processado pelos passageiros e pelas empresas aéreas.
Em cima da hora: FAB e Defesa entram em crise.
2- Lula é convidado de Bush para visitar os EUA, e ensinar o seu "know-hou".
3- Jogos do Brasileirão marcados para este fim de semana:
Mesmo com o São Paulo mais líder do que nunca, o Campeonato Brasileiro marca grandes jogos para este fim de semana: Hoje - 18h10: Figueirense x Juventude; Flamengo x Atlético (PR). Amanhã -16h: Santos x São Paulo; Grêmio x Internacional; Ponte Preta x São Caetano; Cruzeiro x Vasco; Fortaleza x Goiás. 18h10: Botafogo x Fluminense; Corinthians x Santa Cruz.
4- Duda Mendonça faz operação cardíaca na 5a.feira em SP.
5- A censura vai continuar?: Jornalistas da "Veja", dizem ter sido intimados a depor na PF, sobre matéria publicada na revista sobre dossiê dos sanguessugas de 1,7 milhão, que tentava incriminar Alckmin e Serra.
6- Sem focinheira pit bull ataca e mata mulher na Grande São Paulo.
Notícias do exterior:
1-Aponte rápido: Qual das duas é andróide?
2- India - Choque entre trem e triciclo deixa pelo menos 18 mortos, 14 dos quais mulheres.
3- Questão Nuclear - Coréia do Norte aceita recomeçar o diálogo, diz China
4- Bomba em reduto xiita em Bagdá deixa 29 mortos. 5- Acidente com Boeing,na Nigéria, no início da semana, matou 98 pessoas...............
6- Em coma desde janeiro, Ariel Sharon piorou e voltou para a UTI.
7- Pesquisa indica vitória de Hugo Chavez a um mês das eleições na Venezuela.
8- EUA afirmam que Lula venceu apesar dos escândalos.
Resposta: Acertou quem indicou a "moça" da esquerda.
A estudante japonesa Motoko Noma (à direita) posa ao lado de uma andróide em mostra na Feira de Tecnologia Cove, em Tóquio; desenvolvida pela Universidade de Osaka. A andróide é programada para imitar o comportamento humano.
Amanhã no Blog, um pouco da carreira vitoriosa da artista plástica Maria Gilka.

sexta-feira, novembro 03, 2006

ARQUIVOS DA POLÍTICA

Ulysses Guimarães e as pérolas que ouviu em Amparo
Na sede da municipalidade amparense, sentados, além do ilustre visitante, o prefeito José Carlos de Oliveira. Ironia: Ambos tiveram mortes trágicas. De pé, a partir da esq.: Eu, Walter Símaro e Daniel Lippi.
Contar quem foi o paulista de Rio Claro, Ulysses Guimarães ou, como era respeitosamente chamado de dr. Ulysses, além de desnecessário, não haveria espaço neste livro para tanto. Se ainda estivesse vivo, certamente estaria se lembrando das muitas pérolas que ouviu durante a sua curta e desamparada passagem por Amparo, no dia 20 de outubro de 1986, quase dois anos antes da promulgação da nova Constituição que ele presidiu, e ajudou a elaborar.
Eu estava na Rádio Cultura, quando o telefone tocou. Era o prefeito José Carlos de Oliveira,pedindo-me para anunciar, mas sem muito estardalhaço, a visita de Ulysses Guimarães à cidade de Amparo, naquela tarde. Achei sem lógica a recomendação do prefeito, que também era do PMDB, partido do ilustre visitante. Aos poucos, fui entendendo que as maiores diferenças entre os políticos ocorrem mesmo dentro de seus próprios partidos. Às 17 horas, alguns rojões começaram a espocar. Nas pequenas cidades do interior, rojão é considerado veículo de comunicação. É usado para tudo, exceto para anúncio de morte, mas se for de bicheiro, quem sabe? Às 17 horas, chegava a Amparo o Senhor Constituinte, como alguns puxa-saco de plantão o tratavam naqueles anos dourados de sua carreira política! De microfone em punho, eu já estava preparado para entrevistá-lo na sede da municipalidade, onde alguns correligionários, curiosos, jornalistas e ate supostos jornalistas o aguardavam. O prefeito José Carlos de Oliveira, como maior autoridade da cidade de Amparo, fez uma saudação ao ilustre visitante: “Caro dr. Ulysses, Amparo está honrada com a visita de V.Sa. O senhor pela luta constante que vem travando em prol da democracia, acabou se transformando num patrimônio historico da Nação". Ulysses (pela cara que fez, não absorveu essa história de patrimônio histórico, mas não esperava pela derradeira. Educadamente Ulysses Guimarães, agradeceu as palavras de boas-vindas do chefe do executivo amparense, e em seguida colocou-se a disposição de todos os presentes. Várias perguntas lhe foram feitas, algumas pertinentes, outras não, até que o momento em que surgiu um conhecido estudante de direito, que disparou uma pérola ao lhe dirigir esta insólita pergunta: "Dr. Ulysses, a nova Constituição será sintética ou analítica?" Nesse momento, Ulysses olhou para mim, e com a expressão de quem já estava com o saco cheio respondeu: “A Constituição não é sintética nem analítica, ela é uma Constituição do cidadão!”
Depois dessa, o dr. Ulysses que interinamente exerceu por diversas vezes a Presidência da República, deixou Amparo rumando para outras cidades da região, mas com uma grande “dúvida”: Como deveria ser a nova Constituição: Analítica ou sintética ?
BRASIL TEM NOVA CONSTITUIÇÃO
No dia 5 se outubro de 1988, o deputado Ulysses Guimarães, presidente da Assembléia Nacional Constituinte, promulgou a sétima Constituição do Brasil, com um emocionado discurso no qual mereceu destaque este trecho final: “Traidor da Constituição é traidor da Pátria (...). Quando promulgamos o Estatuto do Homem, da Liberdade e da Democracia, bradamos por imposição de sua honra: temos ódio à ditadura. Ódio e nojo”.
ULYSSES MORRE EM ACIDENTE AÉREO
1- No dia 12 de outubro de 1992, Ulysses voava com sua mulher Mora, o senador Severo Gomes, e sua esposa Henriqueta, além do piloto Jorge Camerato, quando o helicóptero em que viajavam caiu no mar próximo de Parati (RJ), devido ao mau tempo. Todos os ocupantes pereceram e o corpo de Ulysses Guimarães nunca mais foi encontrado.
2- No dia 25 de fevereiro de 2005, o ex-prefeito José Carlos de Oliveira, o mais jovem prefeito da história de Amparo (23 anos), também teve um destino trágico. Perdeu a vida em acidente de carro.
Amanhã é dia da "Resenha Semanal"

quinta-feira, novembro 02, 2006

BLOGTUR - Viagem & Aventura

A Aventura dos Morais pelo Cone Sul
Quando alguém fala que vai a Santiago de avião (uma viagem que leva em média quatro horas), merece aplauso pela escolha de um local "point do nosso Cone Sul". Mas a viagem que vamos narrar, tem ares de aventura. Quem são esses Morais tão audaciosos? Eles formam uma família simples, formada por três pessoas: João Moraes e Silvia, o casal, e um filho, o Gabriel. Se, só o casal realizasse uma viagem como essa, já seria um ato de coragem, mas se dissermos que levaram também, o filho de apenas sete anos, ai a aventura ganha novos contornos: de coragem, pedagogia e de bom exemplo para um filho, em tenra idade. O nosso blog têm limitações de espaço, por isso, ele vai apresentar esta aventura de forma resumida. Os três Morais andaram de tudo menos de avião, não por medo, pois já fizeram algumas viagens aéreas. Essa viagem-aventura, começou na realidade no dia 8 de novembro de 2004, no Terminal Tietê em São Paulo, quando os três embarcaram num ônibus para realizar uma viagem de 3.500 km, com algumas paradas, apenas para às refeições. Depois de quase três dias, um dos quais, só para cruzar as Cordilheiras dos Andes, sob baixas temperaturas, culminando quando passaram ao lado do Pico Aconcágua (o teto das Américas com 7 mil metros de altitude). Cansados mas deslumbrados, chegaram a Santiago, a capital do Chile! Quem leu até aqui, pode achar que esse seria o ponto final da viagem. Ao contrário, quando puseram os pés em Santiago, tinham cumprido apenas uma décima parte dessa grande aventura, como demonstra o mapa (que assinala todo o percurso em azul):
Ao todo, os Morais percorreram 10 mil quilometros, passaram por 50, e visitaram 13 cidades, em três países do Cone Sul. No Chile, além de Santiago, Valparaíso; Vinã del Mar (no Pacífico); Valle Nevado (onde puderam sentir toda a grandiosidade e beleza exótica da Cordilheira dos Andes); e Termas de Chillan, onde os Morais tiveram um contato íntimo e descontraído, com as neves eternas. Viajando de trem, puderam visitar às cidades de Villa Rica, Pucón, Osorno e Temuco, maior reseva da tribo índigena "Mapuches".
Depois de mais uma viagem de ônibus, chegaram a um dos mais lindos lugares do mundo: Barilhoche, na Argentina, onde, ao longo de quatro dias, puderam conhecer lugares encantadores. João, narra um final de tarde inesquecível: "Eu, ao lado de minha esposa e filho, sob um forte frio cortante, pudemos contemplar um quadro do qual jamais esqueceremos. As estrelas já começavam a cintilar sobre as águas azuis do Lago "Nahuel Huapi", tendo como cenário, as cordilheiras com suas neves eternas, que com o aproximação da noite, foram ganhando novos matizes. Um verdadeiro altar, propício para se pensar em Deus". O fascínio de Bariloche foi tão grande que a família Morais optou por ficar mais um dia, deixando de fora o Uruguai. De volta ao ônibus, com direito a jantar a bordo, eles, já estavam a caminho de Buenos Aires, onde ralizaram vários passeios. Quando já estavam na Rodoviária para mais uma etapa da viagem com destino a Foz do Iguaçu, ocorreu o único fato lamentável em toda essa longa viagem: Vários de seus pertences foram roubados, inclusive câmera, e imagens da viagem até aquele momento. Como o degê-lo dos Andes, os Morais choraram muito essa perda irreparável. Depois de algumas horas, estavam reentrando em nosso território. Mais algum tempo, e lá estavam eles diante de todo o explendor das Cataratas do Iguaçu. Agora, após quase 30 dias, retorno ao local do qual partiram: o Terminal do Tietê em São Paulo. João, a esposa Silvia e o filho, moram em Amparo-SP, e mesmo trabalhando muito, levam uma vida modesta. Como bons pais se esforçam muito para dar um futuro promissor para o filho Gabriel. Se você pensa que eles podem viajar a hora que quiserem, está enganado. Toda a viagem que eles realizam, é à custa de planejamento e economia. O que eles buscam na verdade, é conhecer um pouco deste mundo maravilhoso. Não se contentam em vê-lo apenas numa telinha de televisão. Trocam a comodidade do lar, pela busca constante das obras grandiosas construidas por DEUS !

Amanhã, leia todas as pérolas que Ulysses Guimarães ouviu em Amparo!

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