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terça-feira, fevereiro 12, 2008
UMA RODA-GIGANTE QUE FAZ JUS AO NOME...
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sábado, fevereiro 09, 2008
--FS--RELIQUIAS DA HUMANIDADE
quinta-feira, fevereiro 07, 2008
NOSSOS AEROPORTOS SÃO SEGUROS?
FATO 1 - No dia 31 de janeiro de 2002, um Boeing 737-300 da VASP, quando decolava do Aeroporto Santos Dumont (RJ), a turbulência da sua decolagem , causou a capotagem de um táxi (foto), que passava pela rua Almirante Silvio de Noronha, a cinco metros apenas da cabeceira da pista 02, e que dá acesso a Escola Naval. situada exatamente a cinco metros da cabeceira da pista 02 do Aeroporto Santos Dumont. O acidente ocorreu por volta das 8h58 quando o táxi Santana, placa LCA 9478, seguia com destino à Escola Naval. O seu motorista, Antonio de Almeida Macedo, foi retirado com vida, mas não resistiu aos ferimentos vindo a falecer no hospital.
FATO 2 - Decorridos cerca de 20 dias do acidente anterior, mais precisamente no dia 21 de fevereiro de 2002, mais um acidente ocorreu com um veículo que transitava na mesma rua, cuja a deslocação de ar provocada pelo Boeing 737-300 da RIO-SUL, no momento em que decolava para Brasília, acabou projetando no ar, por duas vezes, um veículo Golf - com duas senhoras - provocando escoriações graves em suas duas ocupantes (foto). As informações são contraditórias se o veículo obedeceu ou não a sinalização sonora existente no local que é acionada pela Torre do Aeroporto Santos Dumont.
quarta-feira, fevereiro 06, 2008
CINE-AVIÃO...
Quem viaja pela Castello Branco e passa por Araçariguama, interior de São Paulo, avista no alto da montanha um avião pronto pra decolar. Não, não é uma ilusão de ótica e nem um aeroporto encravado num local inusitado. É o Cine Avião JK, instalado ao lado da escultura do Desbravador da Esperança, outro marco da cidade, com mais de 25 metros de altura. O avião Viscount 58, uma aeronave turbo-hélice adquirida pela prefeitura de Araçariguama em um leilão de sucatas da Vasp, foi todo reformado e adaptado com um moderno sistema de imagem e som adequados para sua nova missão: cine-avião para entretenimento turístico da comunidade local, visitantes e em especial para as crianças. Com capacidade para 70 pessoas, o cinema projeta filmes educativos. A história do turbo-hélice, Vickers Viscount é curiosa: O avião foi doado ao Brasil pela Rainha da Inglaterra e
quinta-feira, janeiro 31, 2008
CHUVA NA FOLIA
sábado, janeiro 26, 2008
CIÊNCIA - (Sáb. e Dom.)
sexta-feira, janeiro 25, 2008
VELOCIDADE DA LUZ...
terça-feira, janeiro 22, 2008
ACORDA BRASIL...
O jovem brasileiro está abandonando os estudos. Cruzamento de dados do IBGE e dos ministérios da Saúde e da Educação expôs a cruel realidade, em que 53,1% dos 35 milhões de jovens entre 15 e 24 anos no País não freqüentam salas de aula. Além disso, 19% não trabalham nem estudam, índice que passa a 34% quando analisadas apenas as classes mais pobres. As causas estão ligadas a fatores como raça, renda, gênero e localização geográfica, entre outros. O dado, denominado Índice de Desenvolvimento Jovem (IDJ), segue os moldes do IDH da ONU e foi divulgado no dia em que o governo comemorou o crescimento do número de matrículas em cursos superiores. Na data em que o Ministério da Educação comemorava o crescimento no número de matrículas em cursos superiores, outra pesquisa, produzida pela Ritla, mostrava uma triste realidade: 53,1% dos jovens de 15 a 24 anos estão fora da sala de aula, e 19,9% não trabalham nem estudam. A deficiência é maior considerando-se apenas aqueles entre os 10% mais pobres da população – vai a 34,8%. O Brasil tem 35 milhões de habitantes nessa faixa etária. A pesquisa da Ritla utilizou bases de dados do último IBGE e dos ministérios da Saúde e da Educação e criou o IDJ. De acordo com o sociólogo Júlio Jacobo, coordenador do estudo, “se alguém nasceu em determinada localidade vai ter condições limitadas ou grandes condições de estudar e trabalhar. Esses fatores afetam as condições de acesso à saúde, educação, acesso à internet etc”. O Distrito Federal lidera o ranking de qualidade de vida entre os jovens. O IDJ registrado pela pesquisa é de 0,666, em uma escala de vai de 0 a 1. Em seguida, aparecem Santa Catarina (0,647) e São Paulo (0,626). Os piores índices foram registrados no Maranhão (0,429), em Pernambuco (0,394) e Alagoas (0,367). As conclusões da pesquisa mostram que o analfabetismo juvenil dá sinais de desaparecer a curto prazo. Em 1993, a taxa de jovens analfabetos era de 8,2%. Em 2001, caiu para 4,2%, em 2003, para 3,4%, e, em 2006, para 2,4%. O diretor-executivo da Ritla, Jorge Werthein, defendeu a adoção de políticas públicas duradouras nos três níveis de governo – União, estados e municípios – para enfrentar o problema: “Já temos todos os indicadores. O que falta é uma política de longo prazo que não mude a cada quatro anos, com a troca dos governantes”, ressaltou Werthein.
Acesse o link, da REVISTA-AR. Nela você encontra um novo visual e assuntos de seu agrado.
segunda-feira, janeiro 21, 2008
CRISE AÉREA
quinta-feira, janeiro 17, 2008
DESPERTA BRASIL !
quarta-feira, janeiro 16, 2008
MUNDO PEDE SOCORRO (Amazônia)
Fotos: (1) e (2) Queimadas criminosas e desmatamento da amazônia; (3)- Manifestantes de todo o mundo protestam em Bali contra o aquecimento global. Se todo o desmatamento das últimas décadas - que já destruiu 17% da Amazônia brasileira - cessasse hoje, ainda assim a floresta continuaria a correr riscos com o aquecimento global, de acordo com cientistas ouvidos pela BBC Brasil."Se o resto do mundo não fizer nada e o Brasil parar totalmente o desmatamento, aquela possibilidade de savanização continua exatamente a mesma", diz o pesquisador Antonio Manzi, gerente-executivo do projeto LBA (Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia. As emissões de gases que causam o efeito estufa são o principal risco à floresta, porque estão provocando o aquecimento do planeta como um todo.
BRASIL NÃO DEVE ALCANÇAR META - Eles são causados, segundo os cientistas, principalmente pela queima de combustíveis fósseis nos países desenvolvidos. De acordo com especialistas, o desmatamento contribui com cerca de 20% das emissões, e a floresta brasileira com cerca de 6%. "Do ponto de vista das mudanças climáticas, só vale a pena preservar se mudar a matriz energética mundial, com redução do uso de combustíveis fósseis", diz Manzi. A savanização de parte da floresta - prevista num dos modelos matemáticos que tentam prever as consequência do aquecimento global do painel intergovernamental de mudanças climática (IPCC) -, seria causada não por um fenômeno localizado, mas por causa da elevação da temperatura das águas do Oceano Pacífico, que tornaria mais frequente a ocorrência de El Niño. "Não é o desmatamento que está provocando a mudança global", diz pesquisador Arnaldo Carneiro, do Departamento de Ecologia do Inpa. A elevação da temperatura, por sua vez, poderia afetar o regime de chuvas e deixar a floresta não apenas mais quente, mas também mais seca, aumentando o risco de incêndios. Estudos realizados por organizações de pesquisas na Amazônia mostram que, até agora, o desmatamento local não alterou o clima ou o regime de chuvas da região.
Agradecemos ao seu apoio, dispensado a nossa REVISTA-AR
terça-feira, janeiro 15, 2008
TURISMO CULTURAL
Rodeada por um mar azul anil, a cidade francesa transpira cultura e ainda têm belas praias
sábado, janeiro 12, 2008
BLOGTUR - "Que tal o Marrocos?"
Faz tempo que o Marrocos embala a fantasia dos ocidentais: desde pelo menos 1942, quando o filme "Casablanca" estourou nos cinemas com Bogart, Bergman e um cenário para lá de fake, montado nos estúdios da Warner, em Los Angeles. No Brasil, tivemos também a novela "O Clone", cheia de equívocos geográficos, mas pelo menos com belas imagens gravadas, de fato, no país. Na vida real, o que não falta é cenário e muita produtores de cinema. Banhado pelo mar Mediterrâneo e pelo oceano Atlântico, no noroeste da África, o Marrocos tem o pôr-do-sol do Saara, os picos de mais de 4 mil metros dos montes Atlas, as construções de terracota de Marrakesh, o mercado de Fez, as praias de Essaouira... Para completar, seus 30 milhões de habitantes formam-se mosaicos humanos fascinantes: mulheres de jeans e de burca circulando na medina, e uma multidão interrompendo suas atividades para rezar. Fotos do rei Mohammed VI são encontradas por toda parte, até nos bares.O islamismo, claro, é religião oficial, e a esmagadora maioria da população é muçulmana. Mas o país abriga também comunidades judaicas e católicas. São apenas os 15 quilômetros do estreito de Gibraltar que separam o Marrocos da Europa mais precisamente, do sul da Espanha. Mesmo assim, é outro mundo. Viajar para o país é mergulhar com todos os sentidos nos encantos do mundo árabe, só que mais perto e com bem mais segurança do que em outros países muçulmanos. Não é à toa que cerca de 3 milhões de turistas visitam o país a cada ano: eles descobriram que o Marrocos é bem mais perto do que se imagina. "Pra lá de Marrakesh" é só um jeito de dizer.
quarta-feira, janeiro 09, 2008
TECNOLOGIA AVANÇADA (avião/carro)
Uma empresa dos EUA, fundada por graduados no Massachusetts Institute of technology (MIT), está construindo um avião de dois lugares que pode ser conduzido pelas ruas como um carro.A Terrafugia está produzindo o The Transition, um monomotor de 19 pés. Não se trata de um carro voador, mas sim de um avião que recolhe suas asas e pode trafegar nas ruas como um carro. “Não vamos ter um carro voador, como pensam as pessoas, por enquanto”, afirma Anna Dietrich, chief operating officer da Woburn, uma empresa de Massachusetts. Anna diz que a idéia para esse veículo, que tem um preço antecipado de 148 mil dólares, foi o que motivou a fundação da Terrafugia. O problema é que os Estados Unidos ainda não possuem a estrutura necessária para tornar as “aeronaves rodáveis” viáveis.
Há estradas, mas não pistas de decolagem em frente às lojas e casas, solução esta que só o crescimento desse aparelho em larga escala justificará esse tipo de empreendimento viável. Também ter um céu repleto de pilotos sem licença também não seria ideal. “É preciso ser um piloto para utilizar o The Transition”, diz Anna.
Os executivos da Terrafugia esperam que um protótipo seja concluído em 2008 e o primeiro modelo produzido em 2009.
segunda-feira, janeiro 07, 2008
CURIOSIDADES (Borá)
Na verdade 1.800 trabalhadores chegam a cidade, todas as manhãs, transportados por ônibus procedentes de 14 municípios vizinhos, para ganhar a vida na usina de açúcar e alcool Ibéria do Grupo Toledo.
quarta-feira, dezembro 26, 2007
AS SETE MARAVILHAS DO BRASIL
A partir de hoje, e até o Réveillon, estaremos apresentando além destas conhecidas sete maravilhas do Brasil, incluidas neste blog, mais quatro lugares maravilhosos e pouco conhecidos, tanto que o título é: ANO NOVO, DESTINO NOVO. Apenas um não é brasileiro: San Martin de Los Andes, na Argentina; os demais são pouco conhecidos, mas nem por isso são menos exuberantes: Península de Maraú, (BA); Serra do Cipó (MG) e Analândia (SP) talvez não sejam localidades badalaladas e ideais para a passagem de ano, mas oferecem muita paz e tempo para se fazer um balanço do ano velho e traçar diretrizes para 2008 que e está chegando.
Recentemente a Revista Época fez a eleição destas sete maravilhas contidas no blog de hoje, só para internautas, apenas 4.040 elegeram "O Parque Lençóis Maranhenses" que estará representando o Brasil para a escolha das "7 Maravilhas Naturais do Mundo", como ocorrera recentemente com o Cristo Redentor , incluido entre "As sete Maravilhas do Mundo Moderno". Nessa eleição cujo critério é bastante discutível, em que se prese a credibilidade da revista que a promoveu.
No dia 8 de agosto de 2008 caberá aos Lençóis Maranhenses a dificil tarefa de representar o Brasil nesse novo certame, que está sendo promovido pelo mesmo grupo do anterior. Apesar de poucos terem tomado conhecimento dessa votação, msmo assim, a imprensa paranense achou injusta as Cataratas do Rio Iguaçu, consideradas as mais belas do mundo, ficarem num modesto 4º lugar. Saiba mais sobre os Lençóis Maranhenses:
O Parque Nacional dos Lençóis é um Paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais. Raro fenômeno geológico, foi formado ao longo de milhares de anos através da ação da natureza. Suas paisagens são deslumbrantes: imensidões de areias que fazem o lugar assemelhar-se a um deserto. Mas com características bem diferenciadas. Na verdade chove na região, que é banhada por rios. E são as chuvas, aliás, que garantem aos Lençóis algumas das suas paisagens mais belas. As águas pluviais formam lagoas que se espalham em praticamente toda a área do parque formando uma paisagem inigualável. Algumas delas, como a Lagoa Azul e Lagoa Bonita já são famosas pela beleza e condições de banho. Os povoados de Caburé, Atins e Mandacaru são pontos de visita obrigatórios.Vamos votar no nosso belo reprentante, acessando o site: http://www.natural7wonders. com/ Depois de ler os artigos de ARQUIVOS DE UM REPÓRTER, acesse a REVISTA-AR, e veja um mundo de esperança e felicidade que lhe desejamos para 2008.
sexta-feira, dezembro 14, 2007
ENÍGMA NO ACRE...
quinta-feira, dezembro 13, 2007
BLOGTUR - "ÍNDIA"
O cinema indiano surgiu em Bombaim em 1913. Sete anos mais tarde produziu-se em Calcutá o primeiro filme em língua bengali e em 1934 foram inaugurados em Madras os estúdios destinados à produção de filmes em língua tâmil e telugo. Com uma média de 400 filmes por ano, a Índia é, ao lado do Japão e dos Estados Unidos, um dos principais produtores mundiais, embora sua distribuição seja virtualmente nula fora do país.
sexta-feira, dezembro 07, 2007
OVNIS
Um grupo de 14 cientistas, pilotos, militares e funcionários governamentais stá pedindo aos Estados Unidos que reabram a investigação oficial sobre os ovnis encerrada em1969. "Queremos que o Governo dos EUA deixe de publicar histórias que perpetuam o mito de que todos os objetos voadores não identificados (ovnis) podem ser explicados em termos convencionais", assinalou em entrevista coletiva Fife Symington, ex-governador do Arizona. Os Estados Unidos interromperam em 1969 o projeto conhecido como "Blue Book", que teve início na Força Aérea em 1952, para investigar os ovnis, por causa das críticas do Congresso sobre o rigor e a validade destas investigações. Os especialistas que participaram da entrevista coletiva criticaram a falta de liderança dos EUA no terreno dos ovnis, assim como o sigilo governamental sobre o tema. Todos eles afirmam ter experiências com ovnis e alguns, como o comandante e piloto aposentado da Força Aérea peruana Óscar Alfonso Santa María, diz ter "calafrios" ao pensar no assunto. Santa María lembrou como, na manhã de 11 abril de 1980, 1.800 soldados em formação na base aérea de La Joya (Arequipa) viram um objeto imóvel no ar "similar a um globo". "Meu comandante me deu a ordem de decolar em um jato Sukhoi-22 para disparar contra o objeto esférico, pois estava em espaço proibido, e temíamos espionagem", disse o ex-militar. "Me aproximei e lhe disparei 64 obuses de 30 milímetros (...) alguns lhe atingiram, mas sem causar nenhum estrago", indicou Santa María. "Não tinha motores, nem canos de escape, nem janelas, nem asas ou antenas. Não possuía nenhum dos sistemas típicos de um avião, e não tinha nenhum sistema visível de propulsão", disse Santa María, que se viu forçado a fazer uma aterrissagem de emergência após ficar sem combustível. "Ainda sinto calafrios quando acordo", disse o piloto Jean-Charles Duboc, capitão aposentado da Air France, que relatou, que em 28 de janeiro de 1994, em um vôo diurno de Londres (Reino Unido) a Nice (França), quaando ele e sua tripulação avistaram um ovni próximo a Paris. Era um objeto alongado, de cor marrom avermelhada, de cerca de 300 metros de largura, que parecia fazer parte de um campo magnético. "O mais incrível é que se tornou transparente e desapareceu em 10 ou 20 segundos", explicou Duboc, que disse que o fenômeno permanece "sem explicação". Ray Bowyer, um piloto da Aurigny Air Services, uma companhia aérea das ilhas do Canal da Mancha, lamentou que nos Estados Unidos o fenômeno não seja tratado com a mesma transparência que no Reino Unido. Bowyer disse que em abril comunicou de forma imediata às autoridades a presença de vários objetos estranhos sobre o Canal da Mancha. "Não é uma opção; as tripulações têm a obrigação de reagir dessa maneira", indicou o piloto, que destacou que a situação é bem diferente da vivida há um ano pelos funcionários do aeroporto internacional de Chicago (EUA), que observaram um objeto estranho sobre o terminal. "As testemunhas tiveram medo de falar sobre o que viram, por temerem perder o trabalho, e a Agência Federal de Aviação (FAA) lhes disse que o que tinham visto era simplesmente produto da meteorologia", apontou Bowyer. Perante problemas como estes, o astrônomo francês Jean-Claude Ribes considerou necessário superar os preconceitos. "Raros fenômenos atmosféricos podem explicar alguns casos, mas outros sugerem que se trata de máquinas voadoras com características que superam nossas capacidades terrestres", afirmou o especialista francês."Caso se pudesse comprovar que esse é o caso, a hipótese extraterrestre seria a mais plausível para essas naves avançadas. É uma possibilidade fantástica, mas não irracional, tendo em vista os dados existentes", acrescentou.