O executivo paulista Bernardo Hartogs, de 53 anos (no destaque), se prepara para ser o primeiro turista espacial do Brasil em 2009. Hartogs é o único brasileiro na lista inicial de 250 passageiros da Virgin Galactic, que, no ano que vem, espera se transformar na primeira empresa a oferecer vôos suborbitais para turistas a partir de uma base americana no Novo México.
O executivo já participou de um programa de treinamento especial de preparação para o vôo, realizado em novembro passado."Quase chorei quando fizemos a simulação do vôo", conta o paulista, em entrevista à BBC Brasil, por telefone, de São Paulo. "É uma sensação emocionante, indescritível. Mexe com a alma da gente."
Casado e pai de três filhos, o empresário revelou que já fez um plano para a aventura espacial. "Vou levar a aliança da minha mulher, Julia", afirmou.
Bernardo Hartogs trabalha no setor de petróleo e vive entre Londres e São Paulo, onde nasceu.
A data do vôo ainda não foi marcada, mas o brasileiro estará entre os cem primeiros passageiros da Virgin Galactic a viver a experiência espacial.
O nome de Hartogs consta da lista nobre dos chamados passageiros "fundadores" - termo usado pela Virgin para se referir àqueles que já pagaram com antecedência o preço total de US$ 200 mil (cerca de R$ 350 mil) pela aventura espacial.
"Bernardo Hartogs é um dos fundadores e será um dos cem primeiros passageiros a serem lançados ao espaço", para realizar o seu sonho, e pagou com antecedência o preço total de US$ 200 mil (cerca de R$ 350 mil), segundo informou à BBC Brasil, a executiva Louella Faria-Jones, da Virgin Galactic, que participa na Suécia dos preparativos para lançar vôos espaciais turísticos também a partir de uma base sueca em 2012.
Ao lado de Hartogs, figuram na lista nomes como o do físico e escritor britânico Stephen Hawking e o do designer francês Philippe Starck.
Para o brasileiro, a viagem espacial será uma aventura "única e fascinante"."Nunca imaginei que um cidadão como eu, que nunca foi cientista ou astronauta, teria um dia esta oportunidade", disse o empresário. "É inexplicável a sensação de poder embarcar numa nave, alcancar o silêncio do espaço e ver a Terra lá de cima. Isso vai mudar nosso conceito de espaço."
"Durante o treinamento, me disseram que a Nasa (agência espacial americana) já sabe exatamente onde serão instaladas plataformas especiais para receber estes vôos turísticos", revelou o brasileiro.
O empresário afirma que tomou conhecimento dos vôos espaciais turísticos por meio de um executivo David Clarke, da Virgin. "Foi uma história engraçada", diz Hartogs. "Estávamos tomando uma cerveja, quando ele me contou sobre o programa espacial. Quase não acreditei, e disse a mim mesmo: tenho que fazer isso."
Pai de três filhos, o executivo brasileiro diz que a família achou a idéia maravilhosa, apesar da preocupação. Mas o fator perigo, segundo Hartogs, é mínimo. Ele espera embarcar para a aventura espacial no fim de 2009. Sem a companhia da mulher, ou dos filhos. "Só tem um louco na família", brinca o executivo.
A nave espacial comercial desenvolvida pela Virgin Galactic está agora em fase final de fabricação no Mojave, na Califórnia. Os testes da nave SpaceShipTwo (foto), com oito lugares (seis passageiros e dois pilotos), e sua nave-mãe, White Knight Two (WK2), vão ser conduzidos em julho próximo no Novo México, no sudoeste dos Estados Unidos.
A Virgin Galactic promete aos turistas espaciais uma experiência "maravilhosa e verdadeiramente inesquecível". Os passageiros vão embarcar na SpaceShipTwo, que será transportada pela nave-mãe até uma altura de 15 quilômetros. Em seguida, começa a contagem regressiva para a viagem da nave ao espaço.
Em questão de segundos, os passageiros vão vivenciar a força de uma velocidade três vezes superior à velocidade do som. A nave vai atingir a altitude de 110 quilômetros. Durante cerca de cinco minutos, os turistas vão poder deixar seus assentos para viver a experiência da ausência de gravidade e observar o espaço através de grandes janelas circulares situadas nas paredes e no teto da fuselagem.
A nave inicia em seguida o retorno à atmosfera. Serão, portanto, vôos suborbitais, que atingem o espaço, mas não chegam a realizar uma evolução completa em torno do planeta.
O primeiro turista espacial da história foi o empresário americano Dennis Tito, que, em 2001, visitou a Estacão Espacial Internacional (EEI). No total, cinco pessoas já passaram "férias espaciais" na EEI - um pacote que custa US$ 30 milhões (cerca de R$ 82 milhões) por pessoa. >Acesse o link da "Revista-AR", agora em novo formato, mesclando noticias diárias e notícias permanentes.Vale a pena conferir....
quarta-feira, maio 07, 2008
PASSEIO ESPACIAL
sexta-feira, maio 02, 2008
Por muito tempo, acreditou-se que a Terra fosse o centro de tudo. No século XVI, Nicolau Copérnico mostrou que o nosso planeta gira ao redor do Sol. Desde então, os Cientistas buscam o limiar do universo.
quinta-feira, maio 01, 2008
MUNDO ANIMAL
sábado, abril 26, 2008
UM SONHO ESPACIAL -- (Sáb. e Dom.)
Os testes de vôos na base sueca devem começar ainda este ano. O presidente da Virgin Galactic, Will Whitehorn, destacou que a nave espacial comercial desenvolvida pela empresa está agora em fase final de construção em Mojave, na Califórnia. Os testes da nave SpaceShipTwo (foto abaixo), com oito lugares, e sua nave-mãe, White Knight Two (WK2), estão programados para o fim de julho no Novo México, no sudoeste dos Estados Unidos.
Já os testes para os vôos para a aurora boreal serão realizados na base sueca de Esrange.“Os testes na base sueca serão iniciados imediatamente após os testes nos Estados Unidos, e talvez até ao mesmo tempo”, disse Whitehorn à BBC Brasil. Na concepção da Virgin Galactic, a base sueca vai oferecer aos turistas um atrativo extra: viajar através das luzes brilhantes da aurora boreal.
Também conhecida como noite polar, a aurora boreal é um fenômeno ótico que transforma o céu das regiões polares num espetáculo de cores luminosas (como nas fotos acima).Os dramáticos raios de luz que rasgam o céu polar são produzidos em função do choque dos ventos solares com o campo magnético da Terra. No hemisfério sul, o fenômeno é conhecido como aurora astral.
A aurora boreal ocorre geralmente nos meses de agosto a abril, e pode ser vista a olho nu durante a noite. Mas a visão de dentro da SpaceShipTwo promete ser consideravelmente melhor. A viagem da nave espacial rumo ao espaço através da aurora boreal terá 2h30 de duração. O espetáculo da noite polar poderá ser admirado através de grandes janelas circulares, localizadas nas paredes e no teto da fuselagem da nave espacial.
terça-feira, abril 22, 2008
segunda-feira, abril 21, 2008
SOLUÇÕES ALTERNATIVAS
Pois embora pareça extranho, isso existe, e fica na cidade de Magdeburg, na Alemanha. O Wasserstrassenkreuz (cruzamento de hidrovias) é um canal-ponte sobre o Rio Elba, que conecta as redes de vias navegáveis das antigas Alemanhas Ocidental e Oriental. A iniciativa fez parte do projeto de reunificação Nacional, implementado após a queda do Muro de Berlin. Sua principal função é facilitar o comércio entre as duas ex-nações. O Wasserstrassenkreuz é o mais longo 'viaduto' da Europa, com 918 m de extensão. Conecta à porção Leste do Mittellandkanal, com o trecho oeste do Elba-Havel-Kanal. A obra, fica aberta ao tráfego de mercadorias durante todo o ano, e consiste numa ponte com 690m.Recebemos alguns e-mails perguntando se esta obra era verdadeira ou se tratava de um jogo de imagens. Como se pode ver (em ambas as fotos), por mais estranho que possa parecer os barcos estão passando sim, por cima da ponte! Trata-se do maior cruzamento de canais fluviais da Europa, que fica na cidade de Magdeburg na Alemanha. Foi inaugurado em 10/10/2003, após seis anos de obras.A "ponte" que tem água no lugar do pavimento é uma estrutura mista de concreto e aço; custou aproximadamente 2,3 milhões de Euros, sendo a peça principal de um pacote de obras de infra-estrutura, que visam o desenvolvimento da antiga Alemanha Ocidental. Acesse a Revista-AR. Tudo sobre "a Esquadrilha da Fumaça" e da cidade de "Amparo"!
sábado, abril 19, 2008
ACIDENTES NA HISTÓRIA
MAIOR ACIDENTE AÉREO DE TODOS OS TEMPOS !
Quando os aviões iniciaram a decolagem, ambos correram na mesma pista, saindo cada um de cada cabeceira sob forte neblina, ocorrendo dessa falha da compreensão da mensagem, uma inevitável colisão, que resultou no maior acidente aéreo da história da aviação, matando todos os ocupantes do KLM e grande parte dos da Pan Am. A partir de agora dois assuntos cativos na Revista-AR: a "Esquadrilha da Fumaça" e a "História da estância de Amparo". Basta acessar o link da revista e apreciar...
quinta-feira, abril 17, 2008
UM LINDO ARQUIPÉLAGO
quarta-feira, abril 16, 2008
CURIOSIDADES...
Esta rua da foto, divide dois países da América do Sul. À esquerda a cidade brasileira de Santana do Livramento, no (RS), e do outro lado, a cidade de Rivera no Uruguai. Certamente um brasileiro ao dizer "bom dia" a um uruguaio do outro lado da rua, recebe como resposta "Buenos dia". Esse aspecto hoje é apenas folclórico, mas na realidade vizinhos tão próximos só podriam ter criado uma lingua comum para facilitar as coisas, dai certamente ter sugido o "portunhol".
Nelas se trocam cultura, idioma e conhecimento. Milhares de crianças brasileiras estudam com colegas de países vizinhos. Uma realidade rica e peculiar, que começa a ser explorada pelos professores.
Mais na divisa, impossível: o marco que divide Brasil e Uruguai fica bem em frente à Escola Saldanha da Gama, em Santana do Livramento
- Buenos dias, professora. - Bom dia a todos. - ¿Qué vamos aprender hoy?- Hoje vamos estudar a história do país vizinho. - ¡Que bueno!Diálogos bilíngües não são raros em salas de aula localizadas nas fronteiras brasileiras. Ao longo de uma linha de 15.700 quilômetros de extensão, existem cerca de 5.500 escolas distribuídas por 120 municípios. Para estudantes e professores dessas regiões, a riqueza do encontro de culturas torna-se uma importante fonte de conhecimento e de recursos didáticos. "Os povos que vivem dentro de tamanha proximidade geográfica não partilham apenas o território mas toda a cultura", afirma Jacira Helena do Valle Pereira, professora de sociologia da educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). "As pessoas deixam de pertencer a um ou a outro país e passam a construir uma identidade fronteiriçaAcesse agora, o blog da Revista-AR, e conheça um pouco da história da nossa Esquadrilha da Fumaça, e suas fotos sensacionais!
terça-feira, abril 15, 2008
ESPORTES RADICAIS
O que devo fazer?
segunda-feira, abril 14, 2008
O MUNDO CORRE SÉRIO PERIGO...
Hoje, o extermínio do mundo está acontecendo no dia-a-dia, e o pior, diante de um cenário que se agrava cada dia mais. Se há anos, uma grande parcela da humanidade passa fome e sede, imagine em 2050, quando a ONU, recentemente revelou um estudo, segundo o qual, até 2050, a população desse mundo doente, será de 9 bilhões de habitantes, ou seja um aumento de 2,5 bilhões de pessoas em relação ao quadro atual, que é de 6,5 bilhões.
Na realidade, quem lida com o campo das possibilidades sombrias (não são humoristas irônicos), mas cientistas munidos de dados e tecnologia. E, se não garantem que o mundo vai acabar, não hesitam em dizer que o homem, ou pelo menos a civilização, corre esse risco. Um deles é o britânico James Lovelock, que prevê a morte de 6 bilhões de pessoas até o ano de 2.100, e um mundo insuportável de se viver já em 2040. Tudo por conta do aquecimento global.
Lovelock, de 88 anos é um idoso, mas não é maluco: Ele foi um dos pioneiros na luta pela preservação do meio ambiente, ainda nos anos de 70, e criou a teoria de Gaia, que vê o mundo como um enorme organismo vivo. Segundo ele, os efeitos do aquecimento do planeta não podem ser mais evitados, mesmo que se diminua drasticamente a emissão de gases apontados como responsáveis pelo fenômeno, e que a energia nuclear seja amplamente adotada, como defende. Isso levará a diversas mudanças, como o aumento do nível dos oceanos e a maior ocorrência de períodos de calor como o verão europeu de 2003, que matou cerca de 30 mil pessoas. Essas mudanças por sua vez, terão impactos políticos e econômicos, aumentando a possibilidade de guerras, por exemplo, pelo controle das fontes essenciais à sobrevivência humana.“Quando diminuir a importância do petróleo, haverá disputas por outros recursos, como a água, e aumento considerável da fome”.
sábado, abril 12, 2008
DOIS NAVIOS A PROCURA DE NOME
O primeiro começa o operar em 2009, e o segundo, em 2010. A Royal Caribbean é reconhecida no mercado por lançar novidades na indústria de cruzeiros marítimos, como um boulevard de entretenimento com restaurantes, bares e lojas; paredes de escalada e simuladores de surf.
Além do pioneirismo das atrações e o lançamento no mercado dos maiores navios do mundo, a companhia também tem especial cuidado em proporcionar uma completa experiência de viagem dos hóspedes, com qualidade de serviço superior e internacionalmente reconhecida.
Atenção: A partir desta sexta-feira (18), a Revista-AR, volta em novo estilo, o de manter um espaço cativo a Esquadrilha da Fumaça, contando a sua história gloriosa, e a imagem positiva que projeta do Brasil. Some-se a isso, a participação do nosso blog, em muitos de seus feitos memoráveis! Outra coisa: Você também será informado a cada mês, o dia e horário em que ela estará se apresentando em sua cidade, ou perto dela. Volte a acessar a Revista-AR, a partir desta 6a.feira!
quinta-feira, abril 10, 2008
GRANDES REPORTAGENS
TEM CUSTADO A PERDA DE VIDAS PRECIOSAS
segunda-feira, abril 07, 2008
FALSIFICAÇÃO
As cédulas completamente impressas começaram a circular desde aproximadamente o ano de 1850. Antes desta data, as cédulas parcialmente impressas, que deveriam ser assinadas como os cheques, circulavam em importantes centros financeiros. A impressão das cédulas compreende vários passos e também a utilização de técnicas distintas. A primeira delas, para imprimir grande parte do aspecto de cada cédula, é a impressão litográfica (o mesmo processo para imprimir livros e revistas). A outra é a impressão por entalhe, na qual uma placa de metal talhada é pressionada contra o papel e usada para as partes do desenho com maiores detalhes, o que confere um aspecto de "relevo" distintivo. Em seguida vem, as características especiais, como holograma, e finalmente são estampados os números de série.
A Falsificação: Apesar da sofisticação da moderna tecnologia para proteger as cédulas, a falsificação vai ficando mais dificil mas continua sendo um problema (e se converteu em uma ameaça em alguns países desde a introdução das fotocopiadoras em cores de alta definição). Além de tentar estar "um passo adiante" dos falsificadores em termos técnicos, a arma principal utilizada pelos governos é punir os deliqüentes com pesadas multas e longas sentenças na prisão.
domingo, abril 06, 2008
TECNOLOGIA
Além de oferecer maior qualidade de som e imagem, a TV digital permitirá mais interatividade com o telespectador.Imagine que você está assistindo ao seu programa favorito na televisão e precisa sair da sala por um minutinho. Atualmente, você acabaria perdendo alguma cena, não é? Com a inauguração da TV digital no Brasil – que aconteceu em dezembro último–, porém, surge a possibilidade de, em breve, você poder parar a programação e voltar para a cena que não viu. Parece interessante? Então, saiba que essa é apenas uma das novidades que a TV digital trará para os telespectadores. De acordo com o professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Marcelo Knörich Zuffo, a TV digital oferecerá maior qualidade de som e imagem, além de mais interatividade, já que será possível não só interromper um programa no meio, como também fazer compras pela TV e assistir televisão em praticamente qualquer aparelho, como celulares e monitores dos mais diversos tamanhos. Mas, afinal, o que é a TV digital? E por que ela traz tantos recursos diferentes? Marcelo conta que a TV que usamos atualmente – chamada de analógica – funciona a partir da transmissão de ondas eletromagnéticas, que costumam sofrer interferência do meio físico, gerando uma imagem de pior qualidade. Já o funcionamento da TV digital acontece de uma forma diferente: ele se dá por meio do sistema binário, composto pela combinação dos números zero e um, como acontece com os computadores. Assim sendo, para que a televisão receba a imagem gerada, ela deve contar com um aparelhinho, o set top box, capaz de decodificar os sinais digitais. Por possuir diversos componentes encontrados em um computador, o aparelho transforma o código binário recebido em imagem de TV. Praticamente não há interferência na imagem, ao contrário do que acontece com a TV analógica: ou a imagem chega ao decodificador e apresenta alta qualidade ou simplesmente não chega. Por outro lado, apenas as pessoas que tiverem o aparelho decodificador ou uma televisão mais moderna, capaz de receber os sinais digitais, é que conseguirão usufruir da TV digital. Por esse motivo, as emissoras de TV continuarão emitindo os sinais analógicos – além dos digitais – até 2017, quando se estima que todos os brasileiros já terão alguma forma de acesso à nova tecnologia. Quanto aos recursos oferecidos pela TV digital, por enquanto só estão disponíveis a imagem e o som em alta qualidade. Os demais ainda dependem de certas adaptações por parte das emissoras, não havendo previsão de quando passarão a funcionar. Além do Brasil, Estados Unidos, Japão e países da Europa já possuem essa tecnologia e, até o momento, as pessoas estão bastante satisfeitas. Então, agora só nos resta esperar que os outros recursos tornem-se disponíveis. Será uma mudança e tanto na forma como utilizamos a televisão, não é mesmo?
Fonte: "Boletim Ciência Hoje"
quarta-feira, abril 02, 2008
A ESCRAVIDÃO JÁ FOI ABOLIDA?
PARÁ: 1.947; MATO GROSSO DO SUL: 1.634; GOIÁS: 644; MINAS GERAIS: 425; MARANHÃO: 316; BAHIA: 175; PARANÁ: 129 e MATO GROSSO: 102. A derrubada da floresta amazônica e da vegetação de cerrado no interior do Brasil está sendo feita com mão-de-obra escrava. A constatação é do Ministério do Trabalho (MT) que desde 1995, mantém um grupo especial formado para libertar trabalhadores em condições que podem ser comparadas às do período colonial. Muitos fazendeiros recorrem a serviços clandestinos para avançar sobre a mata, ocupando espaço da vegetação nativa. "O desmatamento é um trabalho de curta duração e ilegal. Um crime acaba levando ao outro nos fim das contas. O fazendeiro que não possui licença tenta fazer escondido e contata um terceiro. Este, por sua vez, arrigimenta os trabalhadores (escravos) em condições terríveis", explica Marcelo Campos, cordenador da equipe de Fiscalização Móvel do Trabalho Escravo. O Pará foi o estado que mais escravos foram libertados em 2007. A equipe do Ministério do Trabalho, composta por auditores, procuradores, delegados, policiais federais e representantes do Instituto Nacional de de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Ibama, resgatou 1.947 pesoas. "O Pará é um dos estados onde mais acontece esa expansão em cima da mata nativa", diz Campos. Até 2007, o grupo do Ministério do Trabalho já libertou 27.792 pesoas. "Muitas vezes, os trabalhadores são tratados pior que os animais. Em algumas fazendas, eles ficam nos currais", conta. Faltam condições de segurança e saúde e é comum que patrões emprestem dinheiro para os empregados, que ficam impedidos de ir embora até pagarem a dívida. Os proprietários das fazendas onde são encontrados escravos são processados nas esferas civíl e criminal, podendo pegar dez anos de prisão (será?). Após todos recursos serem julgados eles são incluídos por dois anos em uma relação de escravisadores, perdendo benefícios como a possibilidade de empréstimos em bancos. Os trabalhadores libertados recebem assistência e entram na lista da Bolsa-família.
terça-feira, abril 01, 2008
ABROLHOS, UM SANTUÁRIO ECOLÓGICO
Charles Darwin, 29 de março de 1832. Fonte: "Aventuras e Descobertas de Darwin a bordo do Beagle"Em Abrolhos vivem milhares de espécies da fauna marinha (incluindo mamíferos como baleias e golfinhos) e aves migratórias. Qualquer um pode chegar a abrolhos com seu próprio barco. As visitas porém, devem ser notificadas no Ibama, que mantém funcionários no Parque para acompanhar o desembarque e mergulhos. Ou então, combinar um passeio com barcos que ficam nas cidades de Alcobaça, Nova Viçosa e Caravelas. Em Abrolhos não há qualquer tipo de infra-estrutura. Pode-se ir e voltar no mesmo dia ou pernoitar a bordo (a duração ideal de um passeio é de 3 dias). Barcos de porte médio levam de 4 a 6 horas para alcançar o arquipélago. Algumas lanchas podem chegar lá em 1 ou 2 horas. O desembarque é autorizadado nas ilhas Redonda (1a.foto) e Siriba. A melhor época para visita é entre osmeses de outubro a março, quando a visibilidade debaixo d´água atinge 30m de distância.
Na última foto, a rara baleia Jubarte (ou cantora por causa do hábito de emitr guinchos muito agudos) também escolheu a região de Abrolhos como local de reprodução e é dada a fazer misterosos movimentos acrobáticos (de julho a novembro). Destaque para um coral que só existe no Brasil: o Mussimilia brasiliense, parecido com um cérebro humano.
sábado, março 29, 2008
Série: "GRANDES REPORTAGENS" (Sáb/Dom)
O Burj Dubai (na foto), será a maior construção do mundo quando for inaugurado em 2009. A construção faz parte de um complexo de 2 km² conhecido como “Dubai Central” e foi desenhada por Adrian Smith. O orçamento total do projeto é de 4 bilhões de dólares e o complexo de Dubai Central ficará em 20 bilhões. Seu formato é inspirado por uma flor nativa do deserto que aparece freqüentemente nos adornos islâmicos, mas também tem um propósito prático: o formato serpenteado garante que a massa da estrutura diminua à medida que alcança o topo, tornando-a mais firme .