/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sábado, agosto 31, 2019

Revista AR

Imagens como essa você encontra na Revista Arquivos de um Reporte.

Depois  de duas versões de Arquivos de um Repórter, estou lançando em ampla dimensão de imagens e textos a REVISTA ARQUIVOS DE UM REPÓRTER, que mostra a minha carreira de mais de 40 anos, vividas nas funções de Radialista e Jornalista. Conto com o seu prestígio.

Este e outros momentos importantes fazem parte dessa Revista AR , confiram.

AR>>>"TURISMO"


                                                                                                      Alpes, a moldura da charmosa Innsbruck
                                                                                                                                                                                                           Com céu quase sempre azul, cidade austríaca mistura legado histórico a esportes de neve. Imagens cedidas pela "Innsbruck Turismo" a cidade de Innsbruck na Áustria: (1) - A linda cidade de Innsbruck, t(2) - O centro da cidade é servido por bondes; e (3)casas típicas da cidade



Localizada aos pés dos Alpes e com uma energia incrivelmente encantadora, Innsbruck, na Áustria, é uma das únicas cidades européias a misturar esportes de neve e legado histórico. O charme da cidade vem da combinação perfeita entre modernas estruturas e edificações históricas, como as do tempo do imperador Maximiliano
Innsbruck (Insbruque) é uma cidade no oeste da Áustria, e capital do Estado do Tirol. Está localizada entre a Itália e a Alemanha, e é cortada pelo Rio Inn, de onde vem seu nome. A palavra bruck tem sua origem na palavra alemã Brücke, que significa "ponte", o que leva a cidade a chamar-se "Ponte do Rio Inn". Localizada no vale do Inn, a cidade está no meio de altas montanhas, como o Nordkette Hafelekar (2.334 m) ao norte, o Patscherkofel (2.246 m) e o Nockspitze (2.403 m) ao sul. Innsbruck é um renomado centro de esportes de inverno.

quinta-feira, agosto 29, 2019

AR-"O NOSSO OURO NEGRO'


PETRÓLEO, VILÃO DA FOME EM  PAÍSES POBRES
Não é necessário ser um especialista em economia para saber que o custo do petróleo implica diretamente na economia de qualquer país dependente, por ser principal energia que faz mover todos os setores da economia. Assim, desde os transportes até ao setor da alimentação, tudo terá de sofrer custos adicionais sempre que o petróleo sobe de preço. Tudo isso é facilmente compreensível, já que a sua lógica é de fácil assimilação. O que já não é tão discernível é a razão ou razões que estão subjacentes ao aumento desta matéria-prima. Todos sabemos que o preço dos produtos está na razão direta da sua procura e oferta. Ora o que se verifica, é que a oferta é maior que dez anos atrás, ou seja, há hoje mais petróleo no mercado. Então o que faz subir o preço do petróleo? Por quê? Quando assistimos à subida do preço dos combustíveis, logo culpamos diretamente o governo que detém cerca de 70% do petróleo do mundo. Mas será que o só o governo é culpado? O que mais pode estar por detrás disto? É verdade que todos sabemos igualmente que os outros países também estão a subir o preço dos combustíveis. Sabemos que a economia mundial anda a reboque do preço do petróleo e da sua cotação em bolsa. E também sabemos que quanto mais as ações da bolsa são procuradas, mais sobe o seu preço, arrastando-o por tabela. Enquanto a procura bolsista for direcionada para o petróleo, este continuará a subir, enriquecendo cada vez mais as estatais, que apostam nas suas ações, em detrimento de todos os outros setores. Assim, o custo dos combustíveis têm forçosamente de subir e com eles todos os setores de produção. A única forma de baixar o preço, seria um desinteresse total pelas suas ações. Mas   Ora quando isto acontece, qualquer país sofre largamente na sua economia, principalmente os mais pobres Porque ainda não há falta e alimentos, e sim a falta de dinheiro para adquiri-lo.
Com a recuperação intensificada do petróleo, com o uso de nova tecnologia de perfuração, a tendência é melhorar, pois ai teremos petróleo suficiente para atender a nossas necessidades. As estimativas atuais sugerem que temos petróleo suficiente para cerca de mais de 63 a 95 anos, com base nas descobertas atuais e futuras
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sexta-feira, agosto 23, 2019

AR>>>"Avanços Aeronáuticos"


HIPERSÔNICO-A2 VAI VOAR A 6.400 KM/H
Com um design revolucionário foi mostrado recentemente por engenheiros britânicos o projeto do avião A2; o jato hiper-sônico que deverá levar 300 passageiros e atingir uma velocidade máxima de 6.400 km/h. Alan Bond, chefe da Reaction Engines, fez um pronunciamento no momento do lançamento do projeto: "Isso parece incrível para os padrões atuais, mas eu não vejo porque as gerações futuras não poderão fazer viagens diárias à Austrália".
A empresa Reaction Engines de Oxfordshire, Inglaterra, anunciou recentemente o projeto do avião hipersônico-A2 capaz transportar 300 passageiros, alcançando uma velocidade superior a de 6 mil quilômetros/hora, com autonomia de voo de 20 mil quilômetros. O avião terá uma versão operacional daqui a 25 anos. Com 143 metros de comprimento, aproximadamente o dobro de um Airbus A380, será o primeiro objeto feito pelo homem a voar constantemente na atmosfera terrestre atingindo tal velocidade.
Estima-se que o preço de uma passagem no A2 custe o equivalente às passagens de primeira-classe na
Inglaterra, em torno de
£3,500 (US$6,900), embora seja possível que o preço venha a cair no futuro. Um vôo da Europa à Austrália duraria menos de 4 horas e 40 minutos.

O avião não terá janelas, devido aos problemas com a temperatura produzidos em alta-velocidade, como compensação os projetistas deverão colocar
televisores onde estariam as janelas para dar a sensação de se ver o exterior. O jato também utiliza um motor impulsionado por hidrogênio líquido, combustível que se usa habitualmente nos foguetes, que libera água e óxido nitroso.
 

quarta-feira, agosto 21, 2019

"Em breve será possível localizar aeronaves desaparecidas?"

 Novo Radar poderia encontrar o avião desaparecido ?
                                                                       Foto do Discovery
O desaparecimento do voo 370 da Malaysian Airlines expôs algumas falhas nos sistemas de controle de tráfego aéreo e deixou no ar uma grande dúvida: como um avião pode desaparecer dos radares sem deixar rastros? Pesquisadores estão desenvolvendo um novo tipo de radar que pode ajudar a solucionar o mistério. O equipamento emite feixes de laser para produzir um sinal com maior amplitude, que não só detecta uma aeronave em pleno voo como se comunica com a cabine de comando.
A revista Nature, tem destacado que uma equipe de engenheiros da Itália publicou um artigo sobre o chamado radar fotônico, que usa raios laser para produzir um sinal de radar e em seguida o transmite por uma antena tradicional.

“Nós substituímos a versão eletrônica pela fotônica para aumentar a precisão e a flexibilidade do sistema de radares”, explica Paolo Ghelfi , pesquisador do Consórcio Nacional Inter universitário de Telecomunicações (CTIM) em Pisa, Itália, e um dos autores do projeto, financiado pelo Conselho Europeu de Pesquisa.

Ghelfi explica que o radar fotônico pode combinar vigilância e comunicação em um único sinal. Atualmente, isso exige o acionamento de vários sistemas entre o avião e o solo, o que tem confundido os investigadores que procuram o voo 370. (No mapa a rota prevista)
”Com um sistema único, capaz de fazer várias coisas simultaneamente, poderemos coletar dados sobre velocidade e altitude, e saber o que está acontecendo na cabine”, declarou Ghelfi. Atualmente, o projeto de Ghelfi e do pesquisador Antonella Bogoni está em fase de testes no aeroporto de Pisa e no porto de Livorno, na Itália, para rastrear aviões e navios no Mediterrâneo.

domingo, agosto 18, 2019

AR>>>PARTE DO POVO APOIA DESONESTOS


           "Um palácio novo para Evo, mas a pobreza continua na Bolívia.
Em meio à pobreza que atinge 40% dos bolivianos, presidente, que está no poder há 12 anos, investe em um prédio de US$ 34 milhões, com materiais importados da Alemanha, Estados Unidos e China China                                                                                                  A sede do governo boliviano, em meio ao casario em estilo colonial de La Paz                  O presidente Evo Morales terá um novo palácio presidencial com 28 andares, heliporto, suíte com jacuzzi, sala de massagem e academia. O prédio custou US$ 34 milhões para o país mais pobre da América do Sul. A inauguração marcada para esta quinta-feira, 21, foi adiada devido às críticas. O arranha-céu se destaca entre as poucas mansões coloniais que ainda existem no centro histórico da capital La Paz e fica atrás do atual palácio presidencial, que abriga presidentes desde o final do século 19.                                        O novo escritório de Evo ficará no 26º andar da "Casa do Povo", como foi chamado o novo palácio, e terá janelas blindadas, com vista para os bairros pobres amontoados nas ladeiras que cercam a cidade   Diversos setores têm questionado os gastos exagerados do governo com a construção e, por isso, a oposição prefere chamar o prédio de "palácio do Evo". "É uma expressão de irresponsabilidade diante da contração econômica e do distanciamento com a realidade do país", afirma o analista e escritor José Rafael Vilar. Segundo ele, "não é novidade que os líderes populistas e caudilhistas precisem se prolongar com monumentos faraônicos, em seu desejo de serem magníficos e eternizados".                                                                                                         Popularidade minada                                                                                                        Evo nasceu em uma cabana de adobe sem água ou eletricidade e chegou à presidência em 2006, como o primeiro presidente indígena e força renovadora após o colapso dos partidos tradicionais, envolvidos em escândalos e corrupção. Depois de mais de 12 anos no poder, os antigos problemas políticos minam sua popularidade.

sexta-feira, agosto 16, 2019

---FS---"ARQUIVOS DE UM REPÓRTER"


BORBOLETA INSETO BONITO E FASCINANTE Mas de todas, 8 especies estão entre as mais raras e belas
1- BORBOLETA TRANSPARENTE - Conhecida também como asas de vidro. Podem ser encontradas no México. 2- BORBOLETA 88 - O padrão diferente de suas asas deu a ela esse nome. As listras formam o numero 88. Elas vivem pelos pantanais brasileiros.

3- BORBOLETA RAINHA ALEXANDRA - È a maior borboleta do mundo e sua envergadura pode chegar a 30 cent[imetros. Quando está na fase de larva, ela come plantas venenosas e, quando passa pela metamorfose, ela pr[opria fica venenosa e um predador que a come vai passar mal.
(continua a seguir)

domingo, agosto 11, 2019

AR>> Extraído do 'Jornal Briefing', de Dallas (TX)

                    Por que os aviões caem?
Em nome da SincereAir, a companhia aérea que só fala a verdade, peço sua atenção para algumas instruções de segurança. Primeiramente, parabenizamos os passageiros que estão sentados no fundo da aeronave - em caso de emergência, sua chance de sobreviver será maior. Durante a decolagem, o encosto de sua poltrona deverá ser mantida na posição vertical. Isso porque, em nossa moderna frota de aeronaves, as poltronas da classe econômica são tão apertadas e impedem a evacuação da aeronave em caso de emergência. Na verdade, se a segurança fosse nossa maior prioridade, colocaríamos todos os assentos virados para trás. Metade do ar dentro da cabine é reciclado, o que nos ajuda a economizar combustível. Isso poderá reduzir a taxa de oxigênio no seu sangue, mas não costuma ser perigoso - e geralmente causa uma agradável sonolência. Mantenha o cinto de segurança afivelado durante todo o voo - ou você poderá ser vítima de turbulência, que é inofensiva para a aeronave, mas mata 25 passageiros por ano. Lembramos também que o assento de sua poltrona é flutuante. Não que isso tenha muita importância: a probabilidade de sobreviver a um pouso na água com um avião grande é mínima (geralmente a aeronave explode ao bater na água). Obrigada pela sua atenção. Na verdade nenhuma empresa aérea revelaria verdades como essas. Afinal, mesmo que o avião seja o meio de transporte mais seguro que existe, ele não é (e nada é) 100% seguro. A partir de uma série de estudos feitos por especialistas, chegou-se às principais causas de acidentes - e foram descobertos fatos surpreendentes sobre cada uma delas. DESPRESSURIZAÇÃO - (Quando as máscaras caem e fica tudo bem, mas ela também pode matar, e rápido); FALHA ESTRUTURAL - (ou como a força “G” pode despedaçar uma aeronave); PANE NAS TURBINAS - (Apesar de muito seguras, seu maior inimigo são os pássaros); FALHAS NOS COMPUTADORES - (Sim eles também, se enganam e quando isso acontece...); FALHA HUMANA - (Na maior parte das vezes o piloto tem alguma culpa); PANE HIDRÁULICA - (Existe um encanamento que corre por toda a fuselagem. Se ele furar, as consequências podem ser terríveis; TURBULÊNCIA - (Não derruba avião. Os jatos modernos são projetados para resistir a ela. Você já ouviu isso? É uma meia verdade)

sábado, agosto 10, 2019

AR>>> "A NATUREZA E A SUA AQUARELA" natureza esculpir esta Obra"

  Pinturas?. Não!  São algumas das montanhas coloridas de ZHANGYE DANXIA


Elas parecem ter sido pintadas à mão, mas são obra de milhões de anos de ação geológica. Multicoloridas, as montanhas do Parque Geológico Zhangye Danxia chamam a atenção dos turistas cada vez mais numerosos que vão até a província de Gansu, no norte da China.

saiba mais:
Esse tipo de geomorfologia única, encontrada apenas na China, consiste em formações de arenito e outros depósitos minerais que se acumularam por mais 24 milhões de anos.
O movimento da crosta terrestre, junto com fatores externos, como vento e chuva, foram criando camadas de diferentes cores, texturas, tamanhos e padrões.
Não muito conhecida, a cidade de Zhangye está chamando a atenção dos turistas que querem ver de perto essa paisagem curiosa.
Passarelas e estradas estão sendo construídas ao longo das montanhas para encorajar os visitantes a explorarem a beleza única da área.

sexta-feira, agosto 09, 2019

AR>>>MUITA GENTE EM POUCO ESPAÇO- (COLÔMBIA)"

A ILHA COM A MAIOR DENSIDADE POPULACIONAL DO MUNDO 
 
Dizem que em Santa Cruz del Islote, no Caribe colombiano, as pessoas dormem tão juntas que sonham o mesmo sonho. E na hora do amor  a situação deve ficar bem mais complicada ainda. A ilha é conhecida por ter a maior densidade populacional do mundo, já que nela vivem 1.250 habitantes em uma área pouco maior que um campo de futebol.
No Arquipélago de San Bernardo, na ilha fundada no século 19 por pescadores tudo é tão apertado que até a igreja, cemitério e campo de futebol são emprestados da ilha vizinha. São 90 casas na ilha, duas lojas, um restaurante e uma escola, tudo cercado pelo belo mar do Caribe.

quinta-feira, agosto 01, 2019

A VELOCIDADE DA LUZ...


                              A VELOCIDADE DA LUZ
A velocidade da luz foi calculada pelo físico Albert Michelson, a partir da estimativa feita anteriormente pelo astrônomo dinamarquês Ole Roemer.
No século XVI, mais precisamente até o ano de 1776, acreditava-se que a luz era instantânea. Naquele ano, o astrônomo dinamarquês Ole Roemer, observou no telescópio que, em comparação com os seus cálculos, havia um atraso de 22 minutos nos eclipses das luas de Júpiter (na ilustração). Roemer concluiu que o atraso correspondia ao tempo que a luz dos satélites levava para alcançar a Terra, à velocidade que estimou em 225.000 quilômetros por segundo. "Esse valor estava bem próximo do que é aceito hoje", diz o físico Giorgio Moscati do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmetro). O valor correto - 299.792 km/s foi determinado apenas no século passado, no ano de 1926 pelo físico alemão Albert Michelson. Para chegar a esse número, Michelson aperfeiçoou, durante 25 anos, o interferômetro, aparelho que mede em espelhos fixos o desvio da luz refletida por espelhos rotativos.                                                      
       

Os raios demonstram a diferença entre a velocidade da luz e a velocidade do som; primeiro vem a luz, depois o som, o trovão)                                                                    
Em
Física, a relatividade geral é a generalização da Teoria da gravitação de Newton, publicada em 1915 por Albert Einstein e cuja base matemática foi desenvolvida pelo cientista francês Henri Poincaré. A nova teoria leva em consideração as idéias descobertas na Relatividade restrita sobre o espaço e o tempo e propõe a generalização do princípio da relatividade do movimento de referenciais em movimento uniforme para a relatividade do movimento mesmo entre referenciais em movimento acelerado. Esta generalização tem implicações profundas no nosso conhecimento do espaço-tempo, levando, entre outras conclusões, à de que a matéria (energia) curva o espaço e o tempo à sua volta. Isto é, a gravitação é um efeito da geometria do espaço-tempo
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terça-feira, julho 30, 2019

AR-DIÁRIO: "COBRA NEM MORTA."

                       
Cobras venenosas são assustadoras quando estão vivas, mas também há motivos para temer essas criaturas depois que foram mortas ou tiveram a cabeça cortada fora.  EXPLICAÇÃO:"Só porque os animais foram decapitados, isso não significa que os nervos deixaram de funcionar", disse Steven Beaupré, professor de biologia da Universidade de Arkansas, nos EUA. Muitos animais ectotérmicos, ou seja, de sangue frio, compartilham característica, disse ele ao Daily Mail. "Cobras em geral são bem conhecidas por reter reflexos após a morte", disse Beaupré. "Os corpos de serpentes continuam se movimentando no chão mesmo depois de terem sofrido uma decapitação", acrescentou. Esses movimentos pós-morte são alimentados pelos íons, ou partículas eletricamente carregadas, que permanecem nas células nervosas de uma cobra depois que ela morre. Quando o nervo de uma cobra morta recentemente é estimulado, os canais se abrem, permitindo que os íons passem. Isto cria um impulso elétrico que permite ao músculo realizar uma ação de reflexo, como uma picada. 
Para cobras venenosas, morder é um dos reflexos que podem ser ativados no cérebro até mesmo horas após o animal morrer.
"O reflexo de mordida é mais forte em cobras venenosas do que em alguns outros carnívoros, porque essas cobras usam sua mordida de outra forma. Ao contrário de um tigre, por exemplo, que mata a presa afundando seus dentes na carne do animal e se firmando, cobras mordem de forma extremamente rápida e, em seguida, afastam-se de suas presas para evitarem ser pisoteadas". O ataque pode ocorrer em menos de um segundo. Na verdade, cascavéis são conhecidas por envenenar a presa em menos de dois décimos de segundo.


domingo, julho 28, 2019

MIRAGENS


COMO OCORREM AS MIRAGENS?
Trata-se de uma famosa ilusão de ótica. Um dos dos tipos mais comuns ocorre em dias de sol, quando, olhando uma estrada asfaltada ao longe (como mostra a primeira foto), temos a sensação de que ela está molhada. Nesse caso, o que ocorre é que o ar na superfície da estrada está mais quente que o da faixa imediatamente acima. A diferença de temperatura faz com que essas camadas tenham densidades diferentes. "Como esse meio de de propagação não é homogêneo, a luz sofre uma curvatura que faz a camada de ar quente na superfície funcionar como um espelho, refletindo o azul do céu e dando a impressão de que o asfalto está molhado", afirma o físico Mikiya Muramatsu, da Universidade de São Paulo - USP. Um efeito semelhante causa miragens na areia de desertos (como o da foto). Segundo a psicologia há miragens que são, na verdade alucinações: não dependem de fatores externos. Nesse caso, o cérebro reproduz imagens conhecidas, armazenadas na memória (como uma árvore em pleno deserto), como se estivessem sendo vistas naquele momento. Vários fatores podem desencadear o processo, desde uma doença mental ou uma grave privação física, como passar vários dias sem água.A Foto mostra dois aviões quase se chocando em pleno ar! Este é mais um caso de miragem, e as vezes até um truque fotográfico. Como já adiantamos é também pura ilusão de ótica! Fotografar grandes objetos, no ar e sem nenhuma referencia (como montanhas, por exemplo) podem nos pregar algumas peças. Um exemplo fácil é a lua: quando é lua cheia e a vemos saindo detrás de uma montanha, temos a impressão de que ela é enorme, porém, quando essa mesma lua fica posicionada mais ao alto no céu, perdemos as montanhas que serviam de referencia e ela fica bem pequeninha!


segunda-feira, julho 22, 2019

AR>>>MUNDO ANIMAL


                                                                     NESTA ILHA  VIVE A SERPENTE MAIS VENENOSA DO MUNDO!
Aqui nesta ilha, chamada de Queimada Grande, ou Ilha das cobras, situada a 35 quilômetros do litoral sul de São Paulo, perto da cidade de Peruíbe, vive a serpente mais temível e letal do planeta, a Jararaca-ilhoa (Bothrops insularis), espécie que registra uma porcentagem muito alta do fenômeno da intersexualidade: a maioria das fêmeas apresenta o órgão reprodutor masculino. A jararaca-ilhoa (nas fotos), é extremamente venenosa e, na ausência de roedores, vive de olho nos pássaros. Ela atinge um metro de comprimento e tem uma cor amarelada. Na ilha, com 1,5 quilômetro de norte a sul e 500 metros de leste a oeste, cerca de três mil jararacas-ilhoas dividem seu reinado com apenas outra espécie de cobra, a dormideira que não é venenosa. Entre o perigo e o mito existem no Brasil 60 espécies de cobras venenosas, mas são as jararacas as responsáveis pelo maior número de ataques - cerca de 85% do total. As cascavéis, com o característico chocalho na extremidade da cauda, e as surucucus, que atingem o comprimento máximo de 4,5 metros, causam pouco mais de 10% dos acidentes. As corais, apesar da fama de perigosas, precisam ser muito provocadas ou pisoteadas para dar o bote. Elas respondem por menos de 1% das ocorrências e são facilmente confundidas com as falsas corais, suas primas inofensivas. O veneno de todas essas serpentes pode matar uma pessoa em pouco tempo. A reação à picada vai depender de variáveis como a parte do corpo que foi atingida, quantidade de veneno injetada, peso da vítima e o tipo de cobra. Por isso, especialistas do Butantan recomendam às vítimas que recebam o soro o mais rápido possível, de preferência nas primeiras três horas após o ataque.
Anos atrás, a ilha rompeu do continente isolando a Jararaca-ilhoa, obrigando-a a se adaptar a um novo ambiente. Como a ilha não possui mamíferos, a Jararaca alterou seu cardápio para se alimentar da única fonte de alimento abundante na ilha, as aves. Para isso, ela desenvolveu um poderoso veneno capaz de matar uma ave mais rápido que a espécie do continente. Por se alimentar de aves, ela também passou a utilizar os "poleiros" das aves, as árvores, sendo possível encontra-las a 4m do chão enrodilhadas sobre os galhos.
As Jararacas-Ilhoa estão restritas à Ilha e não entram na água salgada. Sua população é muito alta e torna a Ilha o local de maior concentração de serpentes por metro quadrado do mundo. 

sexta-feira, julho 19, 2019

O QUE FOI A PANGEIA
Pangeia foi o nome dado ao continente que, segundo a teoria da Deriva Continental, que existiu até 200 milhões de anos, durante a era Mesozoica. A palavra origina-se do fato de todos os continentes estarem juntos (Pan) formando um único bloco de terra (Geia). Por outro lado, estudando-se a mitologia grega, encontramos: Pan, como o deus que simbolizava a 
alegria de viver, e Geia, Gaia ou Ge como a deusa que personificava a terra com todos os seus elementos naturais.
A parte correspondente à
América do Sul, África, Austrália e Índia, denomina-se Gondwana. E o resto do continente, onde estava a América do Norte, Ásia e o Ártico se denomina Laurática. A Pangeia era cercado por um único oceano Panta lassa.                                                             

DERIVA CONTINENTAL
A idéia da deriva continental foi proposta pela primeira vez por Alfred Wegener. Em 1912, ele propôs a teoria, com base nas formas dos continentes de cada lado do Oceano Atlântico, que pareciam se encaixar. Muito tempo antes de Wegener, outros cientistas notaram este fato. A idéia da deriva continental surgiu pela primeira vez no final do século XVI, com o trabalho do cartógrafo Abrasam Ortelius. Na sua obra de 1596, Thesaurus Geographicus, Ortelius sugeriu que os continentes estivessem unidos no passado. A sua sugestão teve origem apenas na similaridade geométrica das costas atuais da Europa e África com as costas da América do Norte e do Sul; mesmo para os mapas relativamente imperfeitos da época, ficava evidente que havia um bom encaixe entre os continentes. A idéia evidentemente não passou de uma curiosidade que não produziu conseqüências.                                                                                                                                                       PLACAS TECTÔNICAS


As placas tectônicas da Terra (imagens acima) foram cartografadas na segunda metade do século XX é uma teoria da geologia, proposta pelo alemão Alfred Wegener (1915), desenvolvida para explicar o fenômeno da deriva continental, sendo a teoria atualmente com maior aceitação entre os cientistas que trabalham nesta área. Na teoria das placas tectônicas a parte mais exterior da Terra está composta de duas camadas: a litosfera, que inclui a crosta e a zona solidificada na parte mais externa do manto, e a astenosfera, que inclui a parte mais interior e viscosa do manto. Numa escala temporal de milhões de anos, o manto parece comportar-se como um líquido super-aquecido e extremamente viscoso. Em resposta a forças repentinas, como terramotos, comporta-se como sólido rígido.
A teoria da tectônica de placas surgiu a partir da observação de dois fenómenos geológicos distintos: a deriva continental, identificada no início do século XX, e a expansão dos fundos oceânicos, detectada pela primeira vez na década de 1960. A teoria propriamente dita foi desenvolvida no final dos anos 60 e desde então tem sido universalmente aceite pelos cientistas, tendo revolucionado as Ciências da Terra (comparável no seu alcance com o desenvolvimento da tabela periódica na Química, a descoberta do código genético na Biologia ou à mecânica quântica na Física). ..
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