/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, setembro 27, 2019

A HISTÓRIA DO MUNDO...

...NA NOVA BIBLIOTECA DE ALEXANDRIA
 Uma reluzente cúpula de vidro em forma de salame fatiado abrigando dez andares (seis subterrâneos) da nova Biblioteca de Alexandria, no Egito, que foi inaugurada em 2003. A antiga fundada em 322 a.C, guardava um tesouro de 500 mil papiros -- com toda cultura grega. No ano ano de 235 a.C, ela foi expandida e ganhou outro edifício. No século III da nossa era, a matriz foi incendiada durante uma guerra civil e, no ano de 391, a filial foi destruída por cristãos. Este prédio moderno conta com planetário, museu de ciências, oficinas, 3.500 mesas de leitura, 8 milhões de livros e 100 000 manuscritos. Hoje ele é o maior centro mundial de egiptologia.
 A Biblioteca vista por outro ângulo, com o mar Mediterrâneo ao fundo
Assim, foi dada prioridade à criação de uma biblioteca cibernética. No local estão ainda guardados dez mil livros raros, cem mil manuscritos, 300 mil títulos de publicações periódicas, 200 mil cassetes áudios 50 mil vídeos. No total podem trabalhar na Biblioteca de Alexandria cerca de 3500 investigadores, que têm ao dispor 200 salas de estudo, num espaço equivalente a dois campos de futebol. 

terça-feira, setembro 24, 2019

A PEQUENA ILHA FAMOSA

A Ilha de Robinson Crusoé

Localizada no arquipélago Juan Fernandez, a ilha de Robinson Crusoe, com 93 km².        Foi nela que o marinheiro escocês Alexander Selkirk, permaneceu por mais de quatro anos. Os relatos do navegante teriam dado vida a Robinson Crusoe, famoso personagem do livro de Daniel Defoe, que, por sua vez, deu nome à ilha.
Por volta de 1910, segundo arqueólogos franceses o tsunami que atingiu o Oceano Pacífico, deixou um saldo de oito mortos e vinte desaparecidos na ilha de Robinson Crusoé. 
Pelo menos oito pessoas morreram (sendo 5 crianças) e vinte são consideradas desaparecidas, após a sequência de ondas gigantes que atingiu a ilha de Robinson Crusoé no Pacífico gerada pelo terremoto do Chile, segundo dois arqueólogos franceses que estavam no local.
Os dois arqueólogos, Charles Pinelli e Christian Peschang, foram contatados pela AFP em Santiago, de onde retornaram de avião para Paris.
"A metade da única cidade da ilha, San Juan Bautista que possuía cerca de 700 moradores, foi arrasada pelo tsunami". Mas  quem foi Robinson Crusoé?

Robinson Crusoe é um nome famoso mas só existe no romance de Daniel Defoe e publicado originalmente em 1719 no Reino UnidoEpistolar, confessional e didático em seu tom, a obra é a autobiografia fictícia do personagem-título, um náufrago que passou 28 anos em uma remota ilha tropical próxima a Trinidad, encontrando canibais, cativos e revoltosos antes de ser resgatado. O livro foi originalmente publicado na forma de folhetins em The Daily Post, sendo o primeiro romance-folhetim.[

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quinta-feira, setembro 19, 2019

LER NAS ALTURAS

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LER A 3400 METROS DE ALTURA
                                                                                                                                                                 Poderia haver um lugar mais perfeito para uma boa leitura a 3400 metros de altura cercado pelas maravilhas do Alpes. Pois é um sonho que se tornou realidade. Infelizmente, para poucos privilegiados. Em  um pequeno espaço pero da maior montanha da Europa, abriu as portas recentemente uma loja de livros diferente de qualquer outra: a la Feltrinelli  3466. Situada no interior de um teleférico a uma altitude de 3.466 metros, ganhou o titulo e livraria mais alta da Europa - muito provavelmente da Europa - muito mais provavelmente do mundo.Foi construida em Ponta Helbroner, um dos cumes que despontam do icônico Mont Blanc, que não é um único monte, mas sim um maciço de montanhas dividido pela Itália, França e Suíça
Para chegar lá, é preciso subir por 20 minutos a bordo de uma cabine ampla e moderna, comgrandes janelas que proporcionam vista panoramiza cada deslumbrante natureza selvagem dos Alpes. É como o bondinho do Pão de Açúcar. 

quarta-feira, setembro 18, 2019

LUGARES ABANDONADOS

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                              Hirta – Escócia

Este impressionante pequeno pedaço de terra já foi a sede de um vilarejo inteiro lá nos anos 30. Mas o clima no norte da Escócia não é fácil de aguentar, e os habitantes se mudaram para algum lugar mais quente.

SIMPLESMENTE, NUM DIA ELES ACORDARAM E FORAM EMBORA, TRANSFORMANDO O LUGAR NESTE VILAREJO COMPLETAMENTE DESERTO. ESTAS CASAS DE PEDRA SEGUEM FIRMES E FORTES, DO MESMO JEITO QUE FORAM DEIXADAS HÁ 80 ANOS. MUITAS PARECEM TER RECEBIDO ALGUMA MANUTENÇÃO. ENTÃO, TALVEZ O FUTURO RESERVE ALGO PARA A ILHA

segunda-feira, setembro 16, 2019

RIO TAPAJÓS ESTA MORRENDO

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TODO O ESPLENDOR DO TIO TAPAJÓS
 Rio Tapajós, um dos grandes da bacia amazônica está morrendo. Morrendo de mal uso de suas águas, cortadas por uma infinidade de represas que alteram seu fluxo e dificultam a vida marinha, do solo que banha, destruído pela mineração, contaminado por agrotóxicos, mercúrio e esgoto. A contaminação no Tapajós já percorreu os 700 km do rio e chegou à foz, em Santarém

O COMEÇO DO FIM
Santarém e Itaituba já tiveram uma bela florescente indústria de turismo – praias bonitas, águas boas, sol constante, e a mata amazônica às costas, passeios pelos igarapés, comer peixe na beira d’água, mergulho nas águas do rio, sem medo de nada. Milhares de pessoas trabalham nesse turismo que depende, integralmente, da boa qualidade dos recursos ambientais que oferece como produto.

A RESISTÊNCIA
Agora tudo isso acaba, morre – o rio está contaminado de metilmercúrio, barro, mercúrio, cianeto, sabões, detergentes, graxas e combustíveis. Os poucos cardumes que ainda se podem ver em suas águas, também. A maior parte do rio já não tem peixes – a ictiofauna não resistiu ao aumento imensurável da lama resultante das movimentações de terras da construção de 43 hidrelétricas por ele espalhada

domingo, setembro 15, 2019

STRESS, O MAL DO SÉCULO


                            REVISTA-AR, acione na coluna direita

Considerado uma epidemia mundial, o estresse afeta mais de 90% da população do planeta, segundo levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS). Estima-se que os Estados Unidos, que possuem índice da doença semelhante ao do Brasil, gastem cerca de US$ 300 bilhões (R$ 687 bilhões) com os prejuízos anuais causados pelos problemas decorrentes do estresse, como tratamentos e faltas ao trabalho. A International Stress Management Association, que tem o objetivo de divulgar e discutir soluções para a tensão, revela, no site da entidade, que 70% dos brasileiros sofrem de estresse, sendo que 30% apresentam nível crítico. Quando alguém passa por uma situação indesejável, o corpo libera o hormônio adrenalina. Então, o fígado eleva a quantidade de açúcar no sangue, o coração bate mais rápido, a pressão sanguínea aumenta e o fluxo é desviado para o cérebro e músculos maiores. Se os momentos de estresse ocorrerem repetidas vezes, os efeitos no corpo vão ficando mais intensos. “O estresse é a doença do século e facilita o surgimento de problemas cardíacos e cerebrais”, diz a cardiologista Margarete Oliveira Henriques. Além disso, a pessoa que sofre de estresse crônico fica mais suscetível a enfermidades infecciosas e pode desenvolver hipertensão arterial, diabetes, ausência de menstruação, infertilidade, perda da libido, dores musculares, gastrite e úlcera, entre outras. Podem ocorrer ainda dor no peito, batimentos cardíacos irregulares e, em casos graves, enfarte ou derrame. Do ponto de vista emocional, o estresse crônico pode causar ansiedade, depressão, medo exagerado, hiperatividade, irritabilidade, insônia, dificuldade de concentração, distúrbios de memória, emagrecimento ou ganho de peso excessivo, suor, perda de apetite ou apetite exagerado, sensação de que está sendo perseguido e até síndrome do pânico. O estresse pode acontecer de forma leve – em situações do dia-a-dia, como perder o ônibus, ficar na fila de banco ou no engarrafamento –, ou em um nível mais severo, causado por problemas de relacionamentos, morte de um ente querido, preocupações financeiras e problemas no trabalho, etc.

quinta-feira, setembro 12, 2019

AR>>>- LEIA: UM INCRÍVEL MOSTEIRO

                      Depois clique  a  REVISTA-AR:
Xuan Kong Si, este é o nome do incrível Mosteiro ou Monastério Suspenso, construído numa ladeira vertical sobre o canyon Jim long, cercado pelo Monte Heng, na província de Shanxi, a 65 kilómetros a noroeste de Datong, na China. Nele foram constituídos vários pavilhões que combinam com o ambiente natural da encosta rochosa, unido entre si através de corredores e escadas rolantes. Juntamente com o Yungang Caves, o Templo suspenso é uma das principais atrações turísticas e históricas da região de Datong (China). Fundado há mais de 1.400 anos, conta com duas peculiaridades: foi construído sobre um precipício, e reúne Budistas, Taoístas e Confucionistas. O Mosteiro suspenso, foi construído no ano 491, e sobrevive há quase dois séculos mais de um século e meio, graças a reconstruções e restaurações ocoridas durante as dinastias: Ming (1368-1644) e King (1644-1911). Possui uma rara e maravilhosa arquitetura que reflete um único mecanismo: a teoria. Os pilares que sustentam os seus alicerces foram construidos em plena rocha. O local foi escolhido em respeito ao principio fundamental do Taoismo: O mas absoluto silêncio !Outra peculiaridade do Mosteiro, são as estátuas de Sakyamuni (budista), Confúcio (Confucionismo) e Lao-TSE (Taoísmo) que vivem próximas (foto) Fato este que não ocorre em outro mosteiro. Ele é composto por 40 câmaras suspensas, e conta com cerca de 40 estátuas de cobre, ferro, pedra e terra cotta. A grande pergunta de quem o conhece é sempre a mesma: Como o mosteiro tem resistido as mais adversas condições do tempo? E as explicações são simples, mas óbvias: 1- A sua altura o protege das inundações. 2 -As escavações sobre rocha onde foi construido o protegem da chuva e da neve e 3- As montanhas que o cercam, preservam-no dos períodos de forte calor.

terça-feira, setembro 10, 2019

AR>>>MAS QUE FRIO...


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QUAL É A CIDADE MAIS FRIA DO NUNDO ?


A foto fala por si. Em Janeiro a média fica em torno de 40°C negativos. A nevoa que cobre a cidade restringe a visibilidade a 10 metros. Moradores em pesados casacos de pele passam pela praga central, adornada por uma arvore de Natal congelada e uma estatua de Lenin. Num dia de frio de -50°, acredite as pessoas ainda levam uma vida normal, mas quando a temperatura baixa para menos 55°, ai é dado o sinal de alerta e tudo pára, a começar pelas escolas, que suspendem imediatamente as suas as aulas.
Neste mapa (espaço maior) a gélida Sibéria. Observe dentro do circulo (à direita) a cidade de YAKUTSK, e a sua distância em relação a Moscou sob o círculo (à esq.). Veja também a linha vermelha: é o traçado ferroviário da Transiberiana, a ferrovia mais longa do mundo. Ela passa por Yakutsk, e prossegue até o extremo da Sibéria, a cidade de Magdan, perto do mar de Behring.

Voar em aviões ultrapassados como o da foto e aterrissar num pista nestas condições.                     
Os habitantes de Yakutsk, seguem a escala desta tabela:
A 5°C negativos o frio pode ser refrescante.
A 20°C negativos a umidade no nariz se congela e fica dificil não tossir.
A 35°C negativos a pele exposta ao ar fica dormente e a necrose é um risco.
E a menos 45°C, ate usar óculos fica complicado. O metal gruda no rosto e nas orelhas e rasga pedaços da pele quando voce decide tira-los
.                                                             
Agora você já sabe: no próximo inverno, nada de Campos do Jordão. Se você procura uma cidade fria de verdade, o destino só pode ser Yakutsk. 

sábado, setembro 07, 2019

AR- "Dura perspectiva"


Na coluna  "recomendamos" acesse a REVISTA-AR
FUTURO DO MUNDO ESTÁ EM NOSSAS MÃOS
Apesar de considerarmos que na luta para salvarmos o mundo, é mais um problema dos outros, não é bem assim. É verdade e justo que nos sintamos com aparentes limitações, mas não podemos nos esquecer que a união faz a força, e ela derruba até muros. O que não podemos é dar às costas para notícias que nos chegam diáriamente mostrando alterações climáticas profundas na natureza. O que casa um precisa é chamar a responsabilidade para si, e com isso desacelerando o rítmo que está levando ao fim do mundo e da nossa humanidade. Hoje com 6,5 bilhões de habitantes, já há 1 milhão de favelas em todo mundo, falta de empregos e crianças que vão para a cama sem ingerir um só alimento. Por isso gostaria de saber quantas pessoas refletiram sobre estudo recente da ONU, que adverte para explosão demográfica por volta de 2040. Se hoje somos 8 bilhões de habitantes, dentro de 20 anos, ou seja em 2040 a Terra hospedará 10 bilhões de seres humanos. Mas o que já estamos vendo e ouvindo ocorrer em diversas partes do Planeta, através dos noticiosos é uma batelada de noticias preocupantes sobre as incríveis mudanças do clima, gerando: vendavais, tsunamis, tremores de terra, degelos nos polos, e temperaturas em elevação constante. E qual o resultado de tudo isso?: Catástrofes naturais causando milhares de mortes e sofrimento. Mesmo de forma tímida, o homem já começa a se preocupar com o seu meio-ambiente, e começa a perceber o combater o desperdício energético, um ponto fundamental sem que isso signifique abrir mão do conforto. Cada vez que se utiliza a energia de forma racional, o nosso meio ambiente agradece. Reduzir os gastos energéticos é a forma mais barata, fácil e rápida de resolver problemas ambientais. Ao melhorarmos a eficiência energética estaremos poupando milhões de dólares, e reduzindo a poluição do ar e a emissão de gases com efeito de estufa. Tudo isto está ao alcance de todos nós, através de pequenos passos como : substituir as lâmpadas convencionais por lâmpadas fluorescentes compactas, durante o dia preferir a luz natural, usar a máquinas de lavar roupa e louça apenas se tiver a carga máxima, desligar os aparelhos eléctricos e lâmpadas sempre que não estejam sendo utilizados. Se cada um de nós tiver o mínimo de cuidado, e os nossos dirigentes conterem suas ambições, é provável que as novas gerações vão nos agradecer muito. Vamos ser racionais. Esse apelo não é um pedido de favor, ele representa a nossa própria existência: O FUTURO DO MUNDO ESTÁ EM NOSSAS MÃOS !

quinta-feira, setembro 05, 2019

AR>>>"CAPRICHOS DA NATUREZA"

AS MONTANHAS DE 7 CORES NO PERU


A 100 km a sudeste de Cusco, no Peru, existe um arco-íris em forma de montanha.
É a Montanha das Sete Cores, também conhecida como Vinicunca ou Arco-íris, situada na Cordilheira do Vilcanota, 5,2 mil metros acima do nível do mar, no distrito de Pitumarca. Suas encostas e cumes são decorados por franjas em tons intensos de fúcsia, turquesa, roxo e dourado.
Desde 2016, o espetáculo visual que a montanha proporciona vem atraindo visitantes, disse à BBC News a funcionária da secretaria de Turismo de Pitumarca, Haydee Pacheco.




terça-feira, setembro 03, 2019

AR>>>NATUREZA



CAVALO-MARINHO do tamanho de uma UNHA!
(Este minúsculo animal é apenas uma entre dez espécies muito curiosas O cavalo-marinho Hippocampus satomiae é quase do tamanho de uma unha (foto fornecida pelo Museu Victoria/Rudie Kuiter). No ano de 2008, pesquisadores do Instituto Internacional para a Investigação de Espécies, da Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos, junto com uma comissão internacional formada por cientistas que pesquisam e identificam novos seres vivos: os taxonomistas. O objetivo da listagem é de alertar para a importância dessa área da ciência e também para a necessidade de se preservar a variedade de seres vivos que existem no planeta. Nela, foram encontradas plantas e animais que se destacam por serem muito pequenos, muito compridos ou mesmo improváveis de achar, como este Pônei marinho, ou seja um pequeno cavalo marinho. Nesse caso específico, ele foi classificado como Hippocampus satomiae! Ele é pouco maior do que um centímetro – tem 13,8 milímetros de comprimento e 11,5 milímetros de altura, e foi encontrado na Indonésia. A espécie ganhou o nome satomiae em homenagem a Satomi Onishi, mergulhadora que colecionava exemplares do bicho.

sábado, agosto 31, 2019

Revista AR

Imagens como essa você encontra na Revista Arquivos de um Reporte.

Depois  de duas versões de Arquivos de um Repórter, estou lançando em ampla dimensão de imagens e textos a REVISTA ARQUIVOS DE UM REPÓRTER, que mostra a minha carreira de mais de 40 anos, vividas nas funções de Radialista e Jornalista. Conto com o seu prestígio.

Este e outros momentos importantes fazem parte dessa Revista AR , confiram.

AR>>>"TURISMO"


                                                                                                      Alpes, a moldura da charmosa Innsbruck
                                                                                                                                                                                                           Com céu quase sempre azul, cidade austríaca mistura legado histórico a esportes de neve. Imagens cedidas pela "Innsbruck Turismo" a cidade de Innsbruck na Áustria: (1) - A linda cidade de Innsbruck, t(2) - O centro da cidade é servido por bondes; e (3)casas típicas da cidade



Localizada aos pés dos Alpes e com uma energia incrivelmente encantadora, Innsbruck, na Áustria, é uma das únicas cidades européias a misturar esportes de neve e legado histórico. O charme da cidade vem da combinação perfeita entre modernas estruturas e edificações históricas, como as do tempo do imperador Maximiliano
Innsbruck (Insbruque) é uma cidade no oeste da Áustria, e capital do Estado do Tirol. Está localizada entre a Itália e a Alemanha, e é cortada pelo Rio Inn, de onde vem seu nome. A palavra bruck tem sua origem na palavra alemã Brücke, que significa "ponte", o que leva a cidade a chamar-se "Ponte do Rio Inn". Localizada no vale do Inn, a cidade está no meio de altas montanhas, como o Nordkette Hafelekar (2.334 m) ao norte, o Patscherkofel (2.246 m) e o Nockspitze (2.403 m) ao sul. Innsbruck é um renomado centro de esportes de inverno.

quinta-feira, agosto 29, 2019

AR-"O NOSSO OURO NEGRO'


PETRÓLEO, VILÃO DA FOME EM  PAÍSES POBRES
Não é necessário ser um especialista em economia para saber que o custo do petróleo implica diretamente na economia de qualquer país dependente, por ser principal energia que faz mover todos os setores da economia. Assim, desde os transportes até ao setor da alimentação, tudo terá de sofrer custos adicionais sempre que o petróleo sobe de preço. Tudo isso é facilmente compreensível, já que a sua lógica é de fácil assimilação. O que já não é tão discernível é a razão ou razões que estão subjacentes ao aumento desta matéria-prima. Todos sabemos que o preço dos produtos está na razão direta da sua procura e oferta. Ora o que se verifica, é que a oferta é maior que dez anos atrás, ou seja, há hoje mais petróleo no mercado. Então o que faz subir o preço do petróleo? Por quê? Quando assistimos à subida do preço dos combustíveis, logo culpamos diretamente o governo que detém cerca de 70% do petróleo do mundo. Mas será que o só o governo é culpado? O que mais pode estar por detrás disto? É verdade que todos sabemos igualmente que os outros países também estão a subir o preço dos combustíveis. Sabemos que a economia mundial anda a reboque do preço do petróleo e da sua cotação em bolsa. E também sabemos que quanto mais as ações da bolsa são procuradas, mais sobe o seu preço, arrastando-o por tabela. Enquanto a procura bolsista for direcionada para o petróleo, este continuará a subir, enriquecendo cada vez mais as estatais, que apostam nas suas ações, em detrimento de todos os outros setores. Assim, o custo dos combustíveis têm forçosamente de subir e com eles todos os setores de produção. A única forma de baixar o preço, seria um desinteresse total pelas suas ações. Mas   Ora quando isto acontece, qualquer país sofre largamente na sua economia, principalmente os mais pobres Porque ainda não há falta e alimentos, e sim a falta de dinheiro para adquiri-lo.
Com a recuperação intensificada do petróleo, com o uso de nova tecnologia de perfuração, a tendência é melhorar, pois ai teremos petróleo suficiente para atender a nossas necessidades. As estimativas atuais sugerem que temos petróleo suficiente para cerca de mais de 63 a 95 anos, com base nas descobertas atuais e futuras
.

sexta-feira, agosto 23, 2019

AR>>>"Avanços Aeronáuticos"


HIPERSÔNICO-A2 VAI VOAR A 6.400 KM/H
Com um design revolucionário foi mostrado recentemente por engenheiros britânicos o projeto do avião A2; o jato hiper-sônico que deverá levar 300 passageiros e atingir uma velocidade máxima de 6.400 km/h. Alan Bond, chefe da Reaction Engines, fez um pronunciamento no momento do lançamento do projeto: "Isso parece incrível para os padrões atuais, mas eu não vejo porque as gerações futuras não poderão fazer viagens diárias à Austrália".
A empresa Reaction Engines de Oxfordshire, Inglaterra, anunciou recentemente o projeto do avião hipersônico-A2 capaz transportar 300 passageiros, alcançando uma velocidade superior a de 6 mil quilômetros/hora, com autonomia de voo de 20 mil quilômetros. O avião terá uma versão operacional daqui a 25 anos. Com 143 metros de comprimento, aproximadamente o dobro de um Airbus A380, será o primeiro objeto feito pelo homem a voar constantemente na atmosfera terrestre atingindo tal velocidade.
Estima-se que o preço de uma passagem no A2 custe o equivalente às passagens de primeira-classe na
Inglaterra, em torno de
£3,500 (US$6,900), embora seja possível que o preço venha a cair no futuro. Um vôo da Europa à Austrália duraria menos de 4 horas e 40 minutos.

O avião não terá janelas, devido aos problemas com a temperatura produzidos em alta-velocidade, como compensação os projetistas deverão colocar
televisores onde estariam as janelas para dar a sensação de se ver o exterior. O jato também utiliza um motor impulsionado por hidrogênio líquido, combustível que se usa habitualmente nos foguetes, que libera água e óxido nitroso.
 

quarta-feira, agosto 21, 2019

"Em breve será possível localizar aeronaves desaparecidas?"

 Novo Radar poderia encontrar o avião desaparecido ?
                                                                       Foto do Discovery
O desaparecimento do voo 370 da Malaysian Airlines expôs algumas falhas nos sistemas de controle de tráfego aéreo e deixou no ar uma grande dúvida: como um avião pode desaparecer dos radares sem deixar rastros? Pesquisadores estão desenvolvendo um novo tipo de radar que pode ajudar a solucionar o mistério. O equipamento emite feixes de laser para produzir um sinal com maior amplitude, que não só detecta uma aeronave em pleno voo como se comunica com a cabine de comando.
A revista Nature, tem destacado que uma equipe de engenheiros da Itália publicou um artigo sobre o chamado radar fotônico, que usa raios laser para produzir um sinal de radar e em seguida o transmite por uma antena tradicional.

“Nós substituímos a versão eletrônica pela fotônica para aumentar a precisão e a flexibilidade do sistema de radares”, explica Paolo Ghelfi , pesquisador do Consórcio Nacional Inter universitário de Telecomunicações (CTIM) em Pisa, Itália, e um dos autores do projeto, financiado pelo Conselho Europeu de Pesquisa.

Ghelfi explica que o radar fotônico pode combinar vigilância e comunicação em um único sinal. Atualmente, isso exige o acionamento de vários sistemas entre o avião e o solo, o que tem confundido os investigadores que procuram o voo 370. (No mapa a rota prevista)
”Com um sistema único, capaz de fazer várias coisas simultaneamente, poderemos coletar dados sobre velocidade e altitude, e saber o que está acontecendo na cabine”, declarou Ghelfi. Atualmente, o projeto de Ghelfi e do pesquisador Antonella Bogoni está em fase de testes no aeroporto de Pisa e no porto de Livorno, na Itália, para rastrear aviões e navios no Mediterrâneo.

domingo, agosto 18, 2019

AR>>>PARTE DO POVO APOIA DESONESTOS


           "Um palácio novo para Evo, mas a pobreza continua na Bolívia.
Em meio à pobreza que atinge 40% dos bolivianos, presidente, que está no poder há 12 anos, investe em um prédio de US$ 34 milhões, com materiais importados da Alemanha, Estados Unidos e China China                                                                                                  A sede do governo boliviano, em meio ao casario em estilo colonial de La Paz                  O presidente Evo Morales terá um novo palácio presidencial com 28 andares, heliporto, suíte com jacuzzi, sala de massagem e academia. O prédio custou US$ 34 milhões para o país mais pobre da América do Sul. A inauguração marcada para esta quinta-feira, 21, foi adiada devido às críticas. O arranha-céu se destaca entre as poucas mansões coloniais que ainda existem no centro histórico da capital La Paz e fica atrás do atual palácio presidencial, que abriga presidentes desde o final do século 19.                                        O novo escritório de Evo ficará no 26º andar da "Casa do Povo", como foi chamado o novo palácio, e terá janelas blindadas, com vista para os bairros pobres amontoados nas ladeiras que cercam a cidade   Diversos setores têm questionado os gastos exagerados do governo com a construção e, por isso, a oposição prefere chamar o prédio de "palácio do Evo". "É uma expressão de irresponsabilidade diante da contração econômica e do distanciamento com a realidade do país", afirma o analista e escritor José Rafael Vilar. Segundo ele, "não é novidade que os líderes populistas e caudilhistas precisem se prolongar com monumentos faraônicos, em seu desejo de serem magníficos e eternizados".                                                                                                         Popularidade minada                                                                                                        Evo nasceu em uma cabana de adobe sem água ou eletricidade e chegou à presidência em 2006, como o primeiro presidente indígena e força renovadora após o colapso dos partidos tradicionais, envolvidos em escândalos e corrupção. Depois de mais de 12 anos no poder, os antigos problemas políticos minam sua popularidade.

sexta-feira, agosto 16, 2019

---FS---"ARQUIVOS DE UM REPÓRTER"


BORBOLETA INSETO BONITO E FASCINANTE Mas de todas, 8 especies estão entre as mais raras e belas
1- BORBOLETA TRANSPARENTE - Conhecida também como asas de vidro. Podem ser encontradas no México. 2- BORBOLETA 88 - O padrão diferente de suas asas deu a ela esse nome. As listras formam o numero 88. Elas vivem pelos pantanais brasileiros.

3- BORBOLETA RAINHA ALEXANDRA - È a maior borboleta do mundo e sua envergadura pode chegar a 30 cent[imetros. Quando está na fase de larva, ela come plantas venenosas e, quando passa pela metamorfose, ela pr[opria fica venenosa e um predador que a come vai passar mal.
(continua a seguir)

domingo, agosto 11, 2019

AR>> Extraído do 'Jornal Briefing', de Dallas (TX)

                    Por que os aviões caem?
Em nome da SincereAir, a companhia aérea que só fala a verdade, peço sua atenção para algumas instruções de segurança. Primeiramente, parabenizamos os passageiros que estão sentados no fundo da aeronave - em caso de emergência, sua chance de sobreviver será maior. Durante a decolagem, o encosto de sua poltrona deverá ser mantida na posição vertical. Isso porque, em nossa moderna frota de aeronaves, as poltronas da classe econômica são tão apertadas e impedem a evacuação da aeronave em caso de emergência. Na verdade, se a segurança fosse nossa maior prioridade, colocaríamos todos os assentos virados para trás. Metade do ar dentro da cabine é reciclado, o que nos ajuda a economizar combustível. Isso poderá reduzir a taxa de oxigênio no seu sangue, mas não costuma ser perigoso - e geralmente causa uma agradável sonolência. Mantenha o cinto de segurança afivelado durante todo o voo - ou você poderá ser vítima de turbulência, que é inofensiva para a aeronave, mas mata 25 passageiros por ano. Lembramos também que o assento de sua poltrona é flutuante. Não que isso tenha muita importância: a probabilidade de sobreviver a um pouso na água com um avião grande é mínima (geralmente a aeronave explode ao bater na água). Obrigada pela sua atenção. Na verdade nenhuma empresa aérea revelaria verdades como essas. Afinal, mesmo que o avião seja o meio de transporte mais seguro que existe, ele não é (e nada é) 100% seguro. A partir de uma série de estudos feitos por especialistas, chegou-se às principais causas de acidentes - e foram descobertos fatos surpreendentes sobre cada uma delas. DESPRESSURIZAÇÃO - (Quando as máscaras caem e fica tudo bem, mas ela também pode matar, e rápido); FALHA ESTRUTURAL - (ou como a força “G” pode despedaçar uma aeronave); PANE NAS TURBINAS - (Apesar de muito seguras, seu maior inimigo são os pássaros); FALHAS NOS COMPUTADORES - (Sim eles também, se enganam e quando isso acontece...); FALHA HUMANA - (Na maior parte das vezes o piloto tem alguma culpa); PANE HIDRÁULICA - (Existe um encanamento que corre por toda a fuselagem. Se ele furar, as consequências podem ser terríveis; TURBULÊNCIA - (Não derruba avião. Os jatos modernos são projetados para resistir a ela. Você já ouviu isso? É uma meia verdade)
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