/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, maio 12, 2015

"EFEITOS DA IRRACIONALIDADE"

 TURBULÊNCIA = A INSEGURANÇA


Se o mundo não levar a sério e as coisas não mudarem, ainda neste século os níveis de CO2, farão os aviões enfrentarem de 40% a 170 mais turbulência durante voos intercontinentais nas próximas décadas. A conclusão é de um estudo da Universidade East Anglia (Reino Unido), que levou em conta os níveis de CO2 esperados para este século caso a humanidade mantenha o ritmo atual de emissões. A turbulência vai piorar porque o CO2 aquece a atmosfera, e isso agita as correntes de ar em grandes altitudes, gerando zonas de instabilidade. A região mais afetada será o Atlântico Norte, entre os EUA e a Europa (exatamente as rotas  de maior tráfego aéreo).
A turbulência é o escoamento de um fluido em que as partículas se misturam de forma não linear, isto é, de forma caótica com turbulência e redemoinhos, em oposição ao fluxo laminar. Nestes casos não se aplica a Lei de Poiseuille. Este tipo de fluxo é ruidoso. No âmbito da hidráulica é definido como um fluxo no regime turbulento.
Um escoamento é dito turbulento nas ondas mais altas quando o transporte de momento por convecção é importante e as distribuições de pressão, densidade, velocidade (etc.) apresentam uma componente aleatória de grande variabilidade (no espaço e/ou no tempo).
O problema da turbulência é um dos fenômenos ainda por serem resolvidos na física moderna, sendo que falta uma boa teoria que dê coerência e previsibilidade a uma série de descrições estatísticas e fenomenológicas.
O parâmetro mais utilizado para a verificação da existência deste regime é o número de Reynolds. Usualmente, caso o valor deste seja superior a 2500, o regime é considerado turbulento. Contudo, este limite pode variar dependendo das situações e dos autores.
Basicamente, a turbulência acontece quando existe uma mudança brusca na temperatura, na velocidade ou na pressão do ar. Mudanças na pressão acontecem o tempo todo, mas quando são previsíveis, o piloto pode fazer ajustes na aeronave para se adaptar a elas – como mudar a potência das turbinas ou a posição dos flaps. Quando a mudança é de uma hora para outra ou quando acontecem muitas variações seguidas, não há como adaptar a aeronave e a pressão faz com que ela balance. Para entender porque isso acontece, é preciso levar em consideração que o avião se mantém no ar graças à força de sustentação, criada pela passagem de ar pelas pelas suas asas.

segunda-feira, maio 11, 2015

"ENÍGMAS DO MUNDO ANIMAL"

COMO OS MAMÍFEROS AQUÁTICOS FAZEM PARA DORMIR?
Os mamíferos aquáticos não dormem. E como eles fazem? TIRANDO UM COCHILO!
É curioso, mas os mamíferos que passam a vida toda na água não dormem, apenas descansam, tirando uns cochilos. Todos os cetáceos -como as baleias verdadeiras, golfinhos, botos, cachalotes e orcas- relaxam de maneira completamente diferente da nossa. O tempo que eles gastam descansando  é curto, não se sabe com exatidão se passam segundos ou poucos minutos em relaxamento.
O que se sabe com segurança é que o descanso desses habitantes dos oceanos é comparado ao nosso estágio de sonolência- quando, por exemplo, estamos quase dormindo com a TV ligada e alguém desliga o aparelhos e despertamos. Nesses períodos, a concentração de oxigênio no sangue dos cetáceos diminui. Há uma redução na liberação do sangue para os tecidos- com exceção, é claro, dos órgãos vitais. Consequentemente, os batimentos cardíacos também diminuem o ritmo.
A orca, o boto cinza, o boto cor-de-rosa, o golfinho e o cachalote descansam  fazendo um movimento de sobe-e-desce na água. Nesse zigue-zague, voltam à superfície para respirar e continuar relaxando. Já as baleias verdadeiras, as maiores dos oceanos, como a azul, a jubarte e a franca, costumam "cochilar" na superfície.
Também podem fazer o zigue-zague, mas como o risco de atropelamento é alto, acabam ficando à vista dos barcos baleeiros. Resistentes, fazem grandes travessias, como do sul da Argentina ao sul da Bahia, sem descansar.  
Crédito: texto da jornalista Ana Lúcia Araújo   

sábado, maio 09, 2015

---FS---"VAMOS CONHECER O BRASIL?"

  RESTINGA DA MARAMBAIA   
Tão perto, e tão longe dos nossos planos de viagem
Essas linhas brancas que se bifurcam, muitos já conheceram do ar. Quem viaja de avião para o Rio de Janeiro, e senta do lado da janela do lado direito, contempla a singularidade deste fenômeno da natureza. Quando viajamos para o Rio nos inesquecíveis Electra II (hoje aposentados), por serem mais lentos e terem janelas mais largas, se o tempo  estiver bom, deve contempla essa maravilha quando o avião já se aproximava da do Rio.
A Restinga da Marambaia é uma joia ecológica do estado do  cidade do Rio de Janeiro. Abaixo um lindo por do sol sobre a Restinga
A Ilha da Marambaia está situada no litoral da Costa Verde, ao Sul do Estado do Rio, no município de Mangaratiba, na entrada da Baía de Sepetiba, defrontando-se com a Ilha Grande. A Restinga da Marambaia possui uma extensão de aproximadamente 42 km, é separada do continente pelo Canal do Bacalhau, na Barra de Guaratiba. A Ilha da Marambaia, não é, de fato, uma ilha cercada de água por todos os lados, mas recebe esta denominação, tendo em vista o porte das elevações que se erguem no extremo Oeste, ao final da longa restinga. O seu ponto culminante é o Pico da Marambaia com 647 metros de altura.Sua vegetação reúne uma das últimas reservas de Mata Atlântica do sudeste brasileiro, grandes áreas de restingas (incluindo praias e dunas) e manguezais, como ecossistemas associados.                                                                                                                  

sexta-feira, maio 08, 2015

"VARRENDO LIXO NO ESPAÇO"


 
Raios Laser no combate ao Lixo Espacial
Cientistas australianos anunciaram uma proposta para remover por meio do uso de raio laser o lixo espacial que está em órbita ao redor da Terra – como restos de foguetes e satélites inativos. “Queremos limpar o espaço para evitar o risco crescente de colisões e prevenir incidentes como os exibidos no filme Gravidade”, diz Matthew Colless, diretor do centro de pesquisa astronômica e astrofísica da Universidade Nacional da Austrália.
A universidade australiana e o seu Observatório Mount Stromlo vão liderar os trabalhos para a remoção do lixo espacial a partir do Centro de Pesquisa Cooperativa (CRC), sigla em inglês), órgão cuja criação foi anunciada no último ano. Especialistas de outras universidades e agências espaciais, entre elas a Nasa, também farão parte do centro. O investimento no projeto será de aproximadamente 90 milhões de dólares.
Segundo os responsáveis pelo projeto, o CRC começará a atuar ainda este ano para isolar as partes menores de lixo espacial e prever sua trajetória. Essas materiais serão  atingidas com raios laser a partir da Terra. Isso fará com que os pedaços diminuam a velocidade e caíam na atmosfera, onde pegariam fogo até serem destruídos.
Durante a 6ª Conferência Europeia sobre Lixo Espacial, em abril do ano passado, a Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês) já havia alertado sobre a necessidade de se retirar o lixo espacial que está em órbita da Terra para evitar acidentes que poderiam custar milhões de euros a operadores de satélite. Eles são capazes de derrubar redes de GPS e telefonia móvel.
De acordo com cientista Ben Greene, chefe do novo centro, estima-se que haja mais de 300.000 peças de lixo espacial em órbita.

quinta-feira, maio 07, 2015

"FICÇÃO PODE SER REALIDADE AMANHÃ?"

Não podemos nos esquecer, que hoje já vivemos uma realidade há décadas não eram nem sonhos. O mundo dos últimos séculos, trouxeram para as nossas casas muitasrealidades com as quais interagimos no nosso cotidiano.
Se viajar entre as estrelas está entre as possibilidades para o futuro da humanidade e há pelo menos algumas outras civilizações avançadas lá fora, o dois mais dois leva a uma inevitável conclusão: certamente há ETs por aí que já adquiriram a capacidade para nos visitar.Quem disse que os ETs não virão até aqui para acabar com a gente, à la Independence Day? (foto)
Os entusiastas da busca por vida extraterrestre (conhecida pela sigla Seti) sempre dizem que isso não faria sentido para uma civilização – ir até um planeta vizinho simplesmente para brigar. Mas nem todo mundo pensa assim. O astrônomo Travis Taylor e o químico aeroespacial Bob Boan ousaram dar o primeiro passo na direção contrária ao escrever o livro An Introduction to Planetary Defense (“Uma Introdução à Defesa Planetária”). Trata-se de um esboço de manual de instruções para repelir uma eventual invasão alienígena.
Especulando que os recursos da Terra poderiam ser valiosos a uma outra civilização, e apostando que há pelo menos algumas civilizações na Via Láctea mais avançadas que nós, a dupla sugere que nos preparemos – e para já – contra uma potencial invasão. Portanto, saiba aqui como devemos fazer para nos defender dessa improvável, mas assustadora, possibilidade.

Seja discreto
Para evitar uma invasão, o primeiro passo é evitar ser descoberto. Com esse fim, deveríamos parar de transmitir sinais para o espaço a torto e a direito (abdicando das comunicações por satélite) e focarmos nossas telecomunicações em cabeamento físico. Transmissões capazes de ser detectadas por ETs já são feitas desde os anos 30
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quarta-feira, maio 06, 2015

"GRANDEZA DA NATUREZA"

imagens da maior caverna do mundo 
 Hong Son Doong no Vietnã, tem mais de 5,5 quilômetros de comprimento

A maior caverna do mundo, Hang Son Doong, no Vietnã, foi filmada por um drone pelo fotógrafo Ryan Deboodt em um vídeo que já alcança mais de 1 milhão de visualizações desde a semana passada, quando foi publicado.O local tem mais de 5,5 quilômetros de comprimento, chega a 140 metros de altura em algumas partes e tem sua própria floresta e seu rio. Na gravação, é possível embarcar em uma excursão aérea e terrestre da deslumbrante caverna, mostrando suas incríveis formações rochosas e sua fauna exuberante.Hang Son Doong é parte de uma galeria de 150 cavernas no Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang, a cerca de 500 quilômetros da capital do país asiático, Hanói.

Poucas outras se comparam pelo tamanho e esplendor. Hang Son Doong fica no Vietnã, que foi descoberta recentemente, já pode ser visitada. Também  um drone já a filmou aproveitando os seus 140 m de altura
Fotos: (1) O local tem seu próprio rio; (2) Um helicóptero sobrevoa a entrada da caverna

segunda-feira, maio 04, 2015

"ACIDENTE SEMPRE ATUAL"



HALIFAX CIDADE ONDE ESTÁ SEPULTADO  J.DAWSON, PERSONAGEM DE DI CAPRIO NO FILME "TITANIC". No aniversário de 103 anos do naufrágio do Titanic (ano passado), a cidade de  HALIFAX (Canadá), virou o local ideal para quem é apaixonado pela história do navio. A cidade foi o porto de partida das buscas na época, por isso, conta um pouco da história do acidente.
Um ponto de peregrinação no cemitério é onde está enterrado Joseph Dawson, na sua lápide está escrito 'apenas' J. Dawson. A vítima possui um nome homônimo ao do personagem que foi interpretado por Leonardo Di Caprio no filme Titanic, de 1997. Por mais que o Diretor do filme, James Cameron, negue que ele tenha se baseado no verdadeiro J. Dawson para o papel de Di Caprio, alguns fatos levantam suspeitas.
O Museu de Halifax, possui entre outras peças raras este réplica em miniatura do Titanic  
Um acontecimento surpreendente o ocorrido há quase 104 anos, provocou a morte  de 1513 pessoas e apenas, 334 corpos foram resgatados do Atlântico Norte. Foi de Halifax (Canadá), que partiram os primeiros navios para resgatar as vítimas do naufrágio, mas chegaram tarde demais. Por ser o porto mais próximo ao local do acidente, a cidade recebeu todos os corpos que iam sendo retirados do mar. Porém, o traslado até a cidade de origem da pessoa custava caro e muitas famílias não puderam pagar. Com isso, vários corpos foram enterrados no cemitério de 'Fairview' com seus nomes e data do falecimento. Já os que não foram identificados possuem em sua lápide apenas a data do falecimento.
O cemitério possui duas lápides que são as mais visitadas entre todas as vítimas do naufrágio. A do menino inglês Sidney Leslie Goodwin que possuía apenas 19 meses de idade quando o navio naufragou. Porém, sua identidade só foi descoberta após uma série de exames de DNA em 2007. 
Outro ponto de peregrinação no cemitério é onde está enterrado Joseph Dawson, porém em sua lápide está escrito 'apenas' J. Dawson. A vítima possui um nome homônimo ao do personagem que foi interpretado por Leonardo Di Caprio no filme Titanic, de 1997. No longa-metragem que foi indicado a 14 Oscars e venceu 11 prêmios, o personagem se chamava Jack Dawson. Por mais que o Diretor do filme, James Cameron, negue que ele tenha se baseado no verdadeiro J. Dawson para o papel de Di Caprio, alguns fatos levantam suspeitas.

quinta-feira, abril 30, 2015

"CUIDADOS COM A SAÚDE"

A charge retrata bem!
HIPOGLICEMIA, é a queda das taxas de açúcar – principal fonte de energia para o organismo – e é provocada pela intensa atividade física. O açúcar é armazenado nos músculos, no fígado e no sangue. Em atletas, quando a atividade física é muito intensa e repetida por vários dias, o organismo usa praticamente todo o açúcar dos músculos e começa a queimar o do sangue.” Com isso, a taxa de açúcar cai muito e começam os sintomas da hipoglicemia, como vista escura, suor frio e vômito. Pessoas com atividade física muito intensa, como os trabalhadores braçais, podem sofrer o mesmo problema. Existe também um caso em que, mesmo ingerindo açúcar, a pessoa corre o risco de sofrer hipoglicemia. É o chamado efeito rebote. Isso acontece quando se ingere uma quantidade muito grande de açúcar cerca de 40 minutos antes de realizar atividade física intensa. O sangue fica saturado e o organismo começa a produzir uma quantidade grande de insulina, substância que ajuda a metabolizar o açúcar. Com isso, uma parte do açúcar é excretada e outra absorvida pelas células. A quantidade disponível no sangue diminui muito, provocando a hipoglicemia.

terça-feira, abril 28, 2015

"O PESO DA CORRUPÇÃO EM NOSSO BOLSO"

Juros do cheque especial chegam a 220,4% ao ano, diz BC.
 Taxa atingiu o maior nível desde dezembro de 1995, quando ficou em 242,2% ao ano. Em fevereiro alcançou 214,2% ao ano
Os juros do cheque especial voltaram a subir em março deste ano e atingiram 220,4% ao ano, de acordo com números divulgados pelo Banco Central (BC), na última sexta-feira (24). com isso, a taxa atingiu o maior patamar desde dezembro de 1995, quando ficou em 242,2% ao ano. Em fevereiro, havia ficado em 214,2% ao ano. O cheque especial é uma das mais contratadas, apesar de mais cara modalidade de crédito. 
No caso dos cartões de crédito, as taxas de juros alcançaram um patamar ainda mais alto: 345,8% ao ano em março. Segundo o chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Túlio Maciel, o valor representa um recorde na série histórica desse indicador, que começou a ser feita em março de 2011. Em fevereiro, essas taxas eram de 342,7% e, em janeiro, de 334,6% ao ano. No mesmo período do ano passado, os juros do cartão de crédito eram de 313,7% ao ano.
Esse aumento das taxas de juros, no entanto, não se refletiu num aumento da inadimplência dos consumidores. Segundo a nota do BC, no caso do cartão de crédito, ela se manteve estável em 34,1% entre fevereiro e março de 2015. Já no caso do cheque especial ela teve uma redução de 13,6% para 12,8% no mesmo período.— A inadimplência de pessoas físicas e jurídicas ficou bem comportada em março. Houve uma estabilidade num patamar relativamente baixo — afirmou Maciel.         

segunda-feira, abril 27, 2015

"UM INCANSÁVEL VIAJANTE ESPACIAL"

 
HUBBLE 25 ANOS NO ESPAÇO -                                                                       E Já percorreu 4,8 bilhões km em torno da Terra e fez mais de 1 milhão de observações
Em sua órbita, a 550 quilômetros de altitude, o Hubble já percorreu 4,8 bilhões de quilômetros em torno da Terra e fez mais de um milhão de observações. Estar no espaço é seu grande trunfo. Livre das turbulências da atmosfera terrestre, o telescópio de mais de 13 metros de comprimento fotografa objetos astronômicos muito distantes com a precisão que nenhum outro instrumento na Terra teria.

“Por não ser afetado pelas turbulências da atmosfera, o Hubble consegue enorme nitidez. Esse é um dos fatores que o tornaram um instrumento extremamente importante para a astronomia”, disse João Steiner, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosférica da USP. Segundo ele, outro fator para o sucesso do telescópio é a capacidade de fazer imagens não apenas com base na luz visível, mas também na radiação ultravioleta. “É algo extraordinário, que amplia enormemente o alcance do que pode ser observado.
O Hubble capta ondas em uma faixa do espectro eletromagnético que seria impossível observar do chão, porque elas são absorvidas pela atmosfera.”

Conhecimento

De acordo com Steiner, o projeto de construção do Hubble impulsionou uma série de avanços na tecnologia espacial. Mas sua grande contribuição foi mesmo para o progresso do conhecimento sobre o universo. “O Hubble contribuiu em muitas áreas da astronomia, de tal maneira que o conjunto da obra é que o tornou um equipamento espetacular. Mas é possível citar algumas descobertas de grande impacto, como a da existência da energia escura, em 1998.” De acordo com Steiner, isso seria impossível sem as imagens em alta resolução do telescópio espacial. “Hoje, conhecemos as massas de cem buracos negros e metade deles devemos ao telescópio”, afirmou. “Devemos diretamente ao Hubble, também, a descoberta dos discos proto planetários, que existem em torno de estrelas em formação e que, supomos, evoluirão para se tornarem novos planetas.”
Disponível

As imagens feitas pelo Hubble se transformam em um manancial inesgotável de pesquisas. Os dados gerados pelo telescópio são de propriedade dos proponentes das pesquisas durante cerca de um ano. Depois disso, eles se tornam públicos.
Esta imagem (acima) é composta mostra a distribuição da matéria escura, as galáxias e gás quente no centro do aglomerado de galáxias em formação.
/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */