/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, maio 11, 2015

"ENÍGMAS DO MUNDO ANIMAL"

COMO OS MAMÍFEROS AQUÁTICOS FAZEM PARA DORMIR?
Os mamíferos aquáticos não dormem. E como eles fazem? TIRANDO UM COCHILO!
É curioso, mas os mamíferos que passam a vida toda na água não dormem, apenas descansam, tirando uns cochilos. Todos os cetáceos -como as baleias verdadeiras, golfinhos, botos, cachalotes e orcas- relaxam de maneira completamente diferente da nossa. O tempo que eles gastam descansando  é curto, não se sabe com exatidão se passam segundos ou poucos minutos em relaxamento.
O que se sabe com segurança é que o descanso desses habitantes dos oceanos é comparado ao nosso estágio de sonolência- quando, por exemplo, estamos quase dormindo com a TV ligada e alguém desliga o aparelhos e despertamos. Nesses períodos, a concentração de oxigênio no sangue dos cetáceos diminui. Há uma redução na liberação do sangue para os tecidos- com exceção, é claro, dos órgãos vitais. Consequentemente, os batimentos cardíacos também diminuem o ritmo.
A orca, o boto cinza, o boto cor-de-rosa, o golfinho e o cachalote descansam  fazendo um movimento de sobe-e-desce na água. Nesse zigue-zague, voltam à superfície para respirar e continuar relaxando. Já as baleias verdadeiras, as maiores dos oceanos, como a azul, a jubarte e a franca, costumam "cochilar" na superfície.
Também podem fazer o zigue-zague, mas como o risco de atropelamento é alto, acabam ficando à vista dos barcos baleeiros. Resistentes, fazem grandes travessias, como do sul da Argentina ao sul da Bahia, sem descansar.  
Crédito: texto da jornalista Ana Lúcia Araújo   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */