/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, fevereiro 14, 2011

AEROPORTOS OU PORTA-AVIÕES ?

TRAGÉDIAS PREVISÌVEIS
Não podemos nos esquecer que os nossos pilotos são verdadeiros heróis. Basta observar as (fotos abaixo): À esquerta o aeroporto Santos Dumont no Rio, um pouco mais do que uma pista de porta-aviões. Incontáveis ao longo da história desse "porta-aviões" o número de aeronaves que cairam no mar causando muitas mortes de seus ocupantes. O outro, o aeroporto de Congonhas em São Paulo, que contabiliza (entre outras), a maior tragédia da história da nossa aviação, que ceifou em julho de 2007, a vida de 199 pessoas, quando um Airbus A320 da TAM tentou desesperadamente usar como escape as pistas da avenida Ruben Berta, acabando por chocar violentamente contra um armazém da própria empresa causando enorme explosão. Se um pouso ou decolagem no Santos Dumont, "oferece" o mar como escape, a situação de Congonhas é ainda mais grave. Suas duas pistas estão rodeadas de prédios, em ambas cabeceiras e laterais. A irresponsabilidade dos poderes públicos é tamanha que os pilotos e moradores das adjacências vivem sob permanente tensão. Após o acidente de Congonhas, como de costume muitas promessas foram feitas por autoridades de todos os níveis, mas nada foi feito, a menos que até 2014 alguma medida possa ser tomada e assim mesmo em função da Copa. Horas depois da tragédia, o prefeito Gilberto Kassab (e tenho isso arquivado) prometeu "emocionado" que ele e as demais autoridades, a partir daquela tragédia dariam prioridade às obras de alongamento das duas pistas. Para avivar a mente do nosso alcaide e de muitos brasileiros que acham que somos o povo mais sabido do mundo, a ponto de se dirigirem aos outros povos com piadas, que mirassem com humildade para esta obra alternativa da engenharia portuguêsa, na verdade ela não tira que a qualificação de seu aeroporto de ser outro porta aviões, mas foi a forma possível de atenuar o perigo com o aumento da extensão da pista, situada como as de Congonhas em terreno elevado, sobrando como alternativa ao senhor Kassab uma alternativa para o nosso saturado aeroporto.








O Aeroporto Internacional da Madeira, conhecido como Aeroporto do Funchal é o principal aeroporto da Região Autónoma da Madeira, estando localizado no município de Santa Cruz, na Ilha da Madeira, O Aeroporto da Madeira foi inaugurado a 8 de Julho de 1964 com uma pista de 1600 metros de extensão. (foto ao lado). O arquipélago da Madeira ganhou assim novas ligações ao continente já que até então as viagens se faziam de barco. A primeira aterragem de um avião na Madeira ocorreu em 1957, numa pista experimental em S. Catarina.

Em 1972, dada a incapacidade da pequena pista em receber aviões capazes de dar vazão ao fluxo de turistas que procuravam a Ilha da Madeira, a sua ampliação para que fosse possível receber voos intercontinentais. Um projeto do engenheiro Edgar Cardoso foi apresentado e, no ano seguinte, foi inaugurado um novo terminal, capaz de receber 500 mil passageiros por ano. Entre 1982 e 1986 a pista foi aumentada para 1800 metros.
Entretanto, o engenheiro
António Segadães Tavares adaptou aos estudos de Edgar Cardoso uma nova ampliação da pista. No ano 2000, a pista teve a sua extensão para 2781 metros, e constuida parcialmente em laje sobre o mar (foto acima), sobre 180 pilares. Uma solução para o terreno elevado do aeroporto.
Hoje o aeroporto recebe aeronaves de todos os portes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */