
Muitos daqueles reinos poderosos ou daquelas cidades exóticas que povoam os livros de História, perderam a importância, mudaram de nome e gerações viram desmoronar verdadeiras relíquias da humanidade consideradas as Sete Maravilhas do Mundo Antigo: o Colosso de Rodes, a Estátua de Zeus, o Farol de Alexandria, os Jardins Suspensos da Babilônia, o Mausoléu de Halicamasso, o Templo de Artemis e desafiando séculos as Grandes Pirâmides do Egito: "O tempo tem as Pirâmides, e as Pirâmides, o tempo!" (Na foto, pela ordem: As Pirâmides de Queéops, Quéfren e Miquerinos

>LENINGRADO - Palco de uma das mais importantes ações da Segunda Guerra Mundial, quando foi cercada pelos alemães. Essa cidade retomou, em 1991, o seu antigo nome: SÃO PETERSBURGO.
>PÉRSIA - O antigo reino dos xás, terra de tapetes reais tão famosos quanto o tapete voador de Aladim, se chama atualmente IRÃ, país do Oriente Médio caracterizado pelo fundamentalismo muçulmano.
>BABILÔNIA - Descrita na Bíblia como a cidade cujo povo construiu uma torre em que a confusão de línguas tornou impossível a convivência. A torre era chamada de Babel (para os hebreus) e Babilônia para os gregos e latinos), foi a capital do reino babilônico a partir de 1894 a.C. às margens do rio Eufrates. Seu imperador a construiu (de 604 a 605 a.C.) os lendários jardins suspensos da Babilônia, uma das sete maravilhas do Mundo Antigo. Hoje a Babilônia e a Mesopotâmia têm o nome de IRAQUE.
>MESOPOTÂMIA - Considerado o berço da civilização ocidental (a nossa civilização), o vale entre os rios Tigre e Eufrates, também é território do IRAQUE. Seu nome em grego significa "terra entre rios" e na Antiguidade era associado ao Éden bíblico, ou jardins do paraíso, provavelmente por causa da fertilidade produzida pelas cheias dos rios. É possivelmente a região onde surgiram as primeiras cidades do Ocidente, por vota de 4.000 anos a.C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário