E A PERDA DE MUITAS VIDAS PRECIOSAS!

Foto 1- Montagem da longa viagem da Apollo 11, conduzindo a sua tripulação, três astronautas, sendo que Neil Armstrong foi o primeiro a pisar o solo da Lua, há quase 46 anos, ou seja, no dia 20 de julho de 1969.
Foto 2-- Após 72 segundos do seu lançamento em Cabo Canaveral, a nave Challenger explode e mata seus sete tripulantes, em 28 de janeiro de 1986.

.jpg)
Foto 3A - Mostra os últimos momentos de vida de uma, dos sete tripulantes, antes da nave Columbia penetrar na atmosfera, após 16 dias no espaço. Este foi o último acidente de uma série desde o inicio da exploração do espaço, que teve inicio em 1957, com o lançamento do satélite soviético Sputnick, levando a bordo o astronauta Yuri Gagarin
A Cronologia de todos os acidentes espaciais (sem a inclusão dos foguetes não tripulados). * 24 de outubro de 1960 uma explosão na plataforma de lançamento matou dezenas de cientistas da URSS.
*Muitos anos depois, os astronautas Virgil "Gus" Ivan Grissom, Edward Higgins White II e Roger Bruce Chaffee, do Projeto Apollo 1, morreram no solo em um incêndio dentro da cabine de comando.
*abril de 1967, o cosmonauta Vladimir Komarov teve uma variedade de problemas técnicos com a nave Soyuz 1, e acabou morrendo no pouso, no acidente que atrasou o programa espacial soviético em 18 meses.
*21 de fevereiro de 1969 um foguete do programa lunar soviético caiu, logo após o lançamento, sobre uma cidade matando 350 pessoas.
*30 de junho de 1971 a despressurização da nave Soyuz matou os cosmonautas Georgy Dobrovolsky, Vladislav Volkov e Viktor Patsayev, que haviam cumprido uma missão de 24 dias em órbita.
*28 de janeiro de 1986, um defeito nos tanques de combustível causou a explosão do Ônibus Espacial Challenger, matou todos seus ocupantes, inclusive a professora Christa MacAulife, a primeira civil a participar de um voo espacial.
*01 de fevereiro de 2003, o Ônibus Espacial Columbia explodiu procedimentos finais de pouso, matando todos os seus tripulantes (3a. foto).*22 de agosto de 2003, uma explosão destruiu o Veículo Lançador de Satélite (VLS-1), na base brasileira de Alcântara, no Estado do Maranhão. A causa do acidente de Alcântara, segundo o major brigadeiro Tiago Ribeiro, diretor do Centro Tecnológico de Aeronáutica (CTA), em São José dos Campos-SP, foi a ignição espontânea de um dos quatro motores do VLS-1. A explosão destruiu os equipamentos e matou 21 pessoas da equipe Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário