/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, abril 23, 2015

"BRASILIA A CAPITAL DA ESPERANÇA"

A linda Brasília, capital federal do Brasil, comemorou diante de um Brasil desesperançado no último dia 21, 55 anos. Nascida com o slogan: "A CAPITAL DA ESPERANÇA".  Esperança que a cada aniversário vai se transformando em "DESESPERANÇA". Apesar dos pesares. Brasília continua sendo reconhecida como uma da mais belas e sui-generis cidades do mundo. Desde essa data, ela passou a ser nossa capital mudou do Rio de Janeiro  para região Centro-Oeste  do país, ao longo da região geográfica conhecida como  Planalto Central, na verdade um sonho de Juscelino Kubitschek. Em 2014, sua população já era de 3.716.966 (região metropolitana), passando a quarta cidade mais populosa do Brasil e a maior cidade do mundo construída no século XX.

A cidade possui o segundo maior produto interno bruto per capita em relação às capitais (57.665,03 reais), o quinto maior entre as principais cidades da América Latina e cerca de três vezes maior que a renda média brasileira. Como capital nacional, Brasília é a sede dos três principais poderes : Executivo, Legislativo e Judiciário.Hospeda 124 embaixadas  estrangeiras. A política de planejamento da cidade, especificou a localização de prédios residenciais em grandes áreas urbanas, construção de enormes avenidas e divisão  em setores específicos, o que tem provocado debates sobre o estilo de vida nas grandes cidades no século XX. O projeto da cidade a divide em blocos numerados, além de setores para atividades predeterminadas, como o Hoteleiro, Bancário e  Embaixadas.

O plano urbanístico da capital, conhecido como "Plano Piloto", "foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa que, aproveitando o relevo da região, adequou-o ao projeto do lago Paranoá, concebido em 1893, e a partir dai a cidade então começou a ser planejada e desenvolvida em 1956 por Lúcio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer. 
Brasília Foi  inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek. que hoje é reconhecido razão pela qual lhe foi construido o  Memorial JK. Nesta sala (foto) repousam seus restos mortais de um brasileiro cuja ousadia,   tornou Brasília uma capital arrojada, e a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro.
Vista de cima, a principal área da cidade se assemelha ao formato de um avião ou de uma borboleta. A cidade, é considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO, devido ao seu conjunto arquitetônico urbanístico, com a maior área tombada do mundo: 112,5 km². Parabéns Brasília!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */