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quinta-feira, janeiro 21, 2016

AR-DIARIO" Saiba mais sobre turbulência"

O que causa a turbulência em aviões?
Mudanças na velocidade, na pressão e na temperatura, fazem as aeronaves balançar no ar Depois do acidente com o Airbus da Air France, vários jargões aeronáuticos ainda chegam com aos ouvidos do público, muitos dos quais, totalmente leigos a esse tipo de assunto. Claro que para a grande maioria, esses termos são conhecidos. Alguns inclusive, já experimentaram em sua própria pele, o desconforto provocado por uma turbulência. E é dela, que o blog de hoje vai tratar para  esclarecer um pouco mais.
Turbulência, é o nome dado à movimentação do ar em grandes altitudes e que faz com que o avião balance. Basicamente, a turbulência acontece quando existe uma mudança brusca na temperatura, na velocidade ou na pressão do ar. Mudanças na pressão acontecem o tempo todo, mas quando são previsíveis, o piloto pode fazer ajustes na aeronave para se adaptar a elas – como mudar a potência das turbinas ou a posição dos flaps. Quando a mudança é de uma hora para outra ou quando acontecem muitas variações seguidas, não há como adaptar a aeronave  e a pressão faz com que ela balance. Para entender porque isso acontece, é preciso levar em consideração que o avião se mantém no ar graças à força de sustentação, criada pela passagem de ar pelas asas do avião. Quando muda a velocidade do ar, a sustentação varia, fazendo com que o avião fique instável.
O que acontece numa turbulência de avião?
A causa mais comum de uma turbulência são as nuvens de chuva. "Dentro dessas nuvens há grande variação de pressão. O ar vira em redemoinhos e varia sua velocidade em todos os sentidos, o que causa uma grande turbulência. Mas também podem acontecer turbulências em áreas de céu limpo, quando acontecem as chamadas tesouras de vento. Nesse caso, pode ter massas de ar que sobem por conta de mudanças de temperatura ou pressão. Essas massas podem atingir o avião, mudando sua sustentação. A passagem de aviões grandes também causa uma mudança na velocidade dos ventos, criando a chamada esteira de turbulência, que afeta aviões que passem pela mesma região logo na sequência. Isso normalmente acontece na hora dos pousos e decolagens e o controle de voo precisa ficar atento para evitar acidentes. Em geral, as turbulências são previstas pelos radares, que conseguem detectar mudanças na densidade do ar. Assim, o piloto sabe a intensidade da turbulência que terá de enfrentar e decide se tenta escapar dela ou se segue em frente. Normalmente, o que o piloto faz em uma zona de turbulência é desengatar o piloto automático e diminuir a velocidade, já que a turbulência é pior quanto maior é a velocidade da aeronave. Atualmente, o aquecimento global está modificando também a temperatura na atmosfera e, consequentemente, criando mais áreas de turbulência. A turbulência pode derrubar um avião, mas para isso tem que ter natureza excepcional.

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