/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, outubro 15, 2013

Mobilidade

 CAOS NO TRÂNSITO DE SÃO PAULO, TEM SOLUÇÃO?

São Paulo está entupida de veículos. Mas ainda há espaço para se minorar a situação?  As estatísticas são apavorantes, e é sobre elas que vamos falar. Para isso, vamos usar a projeção da FOLHA, a partir de dados da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos). Se  todos os carros de São  Paulo fossem à rua ao mesmo tempo ocupariam o dobro das vias da maior cidade do País. Mas como podemos minorar esta situação? Para os analistas citados é possível. Mas como? Com Protestos e iniciativas do poder público podem criar instrumentos para fazer o transporte público avançar. Não é só São Paulo que convive com a explosão do número veículos, mas  a sua população é a mais sofrida. Para se ter uma ideia, para obter espaço, São Paulo precisaria mais que duplicar a área de ruas.  Se todos os veículos circulassem ao mesmo  tempo, a área ocupada por todos eles em  movimento é de 445,3 Km². A área atual das ruas de SP é de 170 Km². Atente para o número atual de todos os tipos de veículos:  Caminhões:148.297x90m² = 13 Km²; Motos: 984 milx45m² = 44 Km²; Micro-ônibus e Pick-ups: 841 mil = 63 Km²; Carros: 5.405,423x60m²= 324 km²; Ônibus: 15.000x90m² = 324 Km². Um passageiro de carro ocupa 40 vezes mais espaço do que o do ônibus. Veja o porque: Ônibus básico: (75 passageiros) e Carro 50 m² (1,2 passageiro*). IMAGINE ESTE ABSURDO:Se todos os veículos saíssem às ruas de São Paulo ao mesmo tempo, circulando a 40 km/h, a cidade precisaria mais do que duplicar os 170 mil quilômetros de ruas existentes.  Se os 5,4 milhões de carros fossem estacionados em fila indiana, ela alcançaria 27 mil quilômetros – Três vezes a extensão de todo o litoral brasileiro. HÁ SOLUÇÃO PARA ESSE CAOS? Sim! Avalie como: A pressão das ruas produziu uma cadeia de fatos novos, num ritmo inédito nas políticas públicas. Nunca se anunciou tantos investimentos em transporte público. O governo federal passou de um gasto efetivo  de R$ 2 bilhões este ano, para uma previsão de investimentos de R$ 50 bilhões nos próximos quatro anos. O governo paulista deve investir R$ 45 bilhões no período 2012-2015. Já os gastos previstos da prefeitura nessa área serão de R$ 11,6 bilhões entre 2014 e 2017. O grande dilema é como diminuir o fosso que separa o conforto do automóvel  da vida de gado do ônibus para atrair os donos de carros para o transporte público. A Prefeitura de São Paulo escolheu um tratamento de choque para tentar resolver o dilema. Criou em sete meses 224 quilômetros de faixas  exclusivas de ônibus. Só essa mudança praticamente dobrou a velocidade dos ônibus de 13 para 25 km por hora. Já é um caminho. Você observou acima nos itens Carros e ônibus, duas gritantes contradições, certamente em função de favorecimentos. Vamos citar apenas um entre tantos exemplo: Dilma acionou o besteirol palaciano depois que seu antecessor, Lula, entupiu as cidades brasileiras com milhões de carros novos, frota que chegou às ruas nas reticências da redução de IPI, estratégia palaciana para combater os efeitos colaterais da crise econômica, mas que acabou se transformando em acelerador do endividamento familiar, da inadimplência e aumento da saturação das vias públicas. Mas o sucesso só será alcançado se todos tiverem o mesmo objetivo.

sábado, outubro 12, 2013

Uma dica para o seu ---FIM DE SEMANA---

                    GRAVIDADE, O FILME !
A solidão é a protagonista do melhor filme do ano
O filme, GRAVIDADE que está estreando no Brasil neste fim de semana está sendo considerado uma obra prima. Tudo indica não só de ser o melhor trabalho de Affonso Cuarón e de Sandra Bullock, como é a maior demonstração de como a tecnologia para fazer filmes evoluiu a tal ponto que, nas mãos de artistas de verdade, ela se torna invisível. Em Gravidade, estamos no espaço ao lado de Sandra Bullock (nas fotos) e George Clooney: sufocando, em desespero, a luta titânica pela vida. A ficção científica pode criar realidades fantásticas, mas Cuarón entende que, do lado de cá, o que mais importa é ver este espetáculo encapsulado em uma tradução da condição humana.
Gravidade, abraça o clichê, de mais perfeito filme de arte. Foge de uma narrativa convencional e não tem a menor intenção em se aprofundar nos personagens, descobrir de onde vieram, o que os motiva. A maior motivação é explícita: após um acidente com satélites russos que causam uma chuva de destroços, o ônibus espacial Explorer é alvejado e destruído por lixo espacial, deixando o astronauta Matt Kowalski (George Clooney) e a cientista Ryan Stone (Sandra Bullock) à deriva, em busca de uma maneira de voltar à Terra. E nada mais. Sabemos que Stone tinha uma filha, sabemos que Kowalski é um veterano que vai ao espaço como a um passeio no parque. Sabemos que o trabalho é importante, mas de igual importância é observar a Terra e perceber o quanto somos pequenos e majestosos. E sabemos que, na vastidão espacial e entre as estrelas, não somos nada, somos poeira cósmica, e que o universo não vai se dobrar por nós. A força de vontade, que às vezes parece falhar, é o que impele os astronautas a vencer barreiras quase impossíveis com o único intuito da auto preservação.


Roberto Sadovski, crítico de arte, encerra com este comentário:"Ok, vamos falar dos aspectos técnicos, que são brilhantes por ser invisíveis e assustadores quando levados ao limite. E completamente dentro de um contexto narrativo, como a sequência inicial, (quase 15 minutos) sem um corte de câmera, um começo tão belo quanto sufocante, mostrando o que é um artista em total domínio de seu ofício. Assista Gravidade e perca o fôlego. E  só recuperar os sentidos no momento em que as luzes se acendem".

quarta-feira, outubro 09, 2013

Carros Elétricos...

Renault e Itaipu vão montar elétrico com peças nacionais
Feito em parceria com a Itaipu Binacional, carrinho terá 32 unidades e será utilizado dentro da usina hidrelétrica no Paraná
                                                      
A Renault já anunciou que irá montar o Twizy no Brasil. O comunicado foi feito pelo presidente da Renault do Brasil, Olivier Murguet. Primeiro elétrico da marca francesa montado no país, o carrinho será produzido em parceria com a Hidroelétrica Itaipu Binacional. A montadora prevê a importação de 32 kits mecânicos, que serão montados no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Elétricos de Itaipu. Os veículos rodarão apenas dentro da usina hidrelétrica de Itaipu, no Paraná, e em instituições parceiras.
Renault Twizzi é a Romi-Isetta dos novos tempos.                                                                       O Twizy faz parte da chamada linha Z.E ( sigla para emissão zero, em português), uma empreitada que a Renault iniciou em 2009 para produzir carros elétricos. Em parceria com a Nissan, com quem divide tecnologia, a montadora comemorou no último mês de julho a marca de 100 mil veículos elétricos produzidos em todo o mundo. A parceria já rende  4 bilhões de euros no investimento de tecnologia. Além do pequenino Twizy, o "portfólio verde" da marca conta ainda com o Kangoo Z.E, Fluence Z.E e Zoe. 
Com um visual um tanto quanto exótico, o Twizy tem dimensões diminutas. São 2,33 m de comprimento, 1,19 m de largura e 1,46 m. O espaço comporta dois ocupantes.  Embora na Europa o veículo seja feito para rodar nos centros urbanos, por aqui ele deverá ser utilizado principalmente para a locomoção de funcionários dentro da usina.
O modelo é equipado com um motor elétrico de 17 cv de potência. Pensado para trajetos de curta distância, o carrinho alcança velocidade máxima de 100 km/h. A bateria é carregada em três horas, segundo a fabricante, e a autonomia é de 80 km.
Elétricos no Brasil
A iniciativa de produzir o Twizy no país, no entanto, não pode ser considerada como um projeto piloto para a fabricação de elétricos destinados ao mercado comum. De acordo com o presidente da Renault, Olivier Murguet, não há nenhum plano concreto neste sentido, embora a marca "tenha muito apetite para entrar neste mercado". "Temos modelos que se sairiam bem no mercado brasileiro, como o Kangoo Z.E, que é um ótimo veículo para o trabalho e, por ser um utilitário, não sofreria com o IPI. O Fluence também é uma boa pedida, já que brasileiro adora sedã e o modelo é bem aceito", ressaltou o executivo.

quinta-feira, outubro 03, 2013

MUTAÇÕES

Amazônia pode perder 70% de sua área se houver aumento da estação seca
A projeção consta no relatório do IPCC; situação pode se agravar diante do crescimento do desmatamento
A Floresta Amazônica poderá sofrer uma redução de 70% da extensão da sua área ao fim do século, se houver um aumento da estação seca. A projeção consta do relatório completo do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que foi divulgado nesta segunda-feira, 30, na sequência do sumário para formuladores de políticas, anunciado na sexta passada, 27.
O material, com mais de mil páginas, traz com mais detalhes as bases físicas da ciência do clima e uma abordagem regional com projeções sobre como cada parte do planeta poderá ser afetada no futuro. O relatório lembra que no clima atual o crescimento intenso da floresta ocorre justamente durante a estação seca, quando a insolação é maior e há bastante água do período chuvoso armazenada nos aquíferos subterrâneos.
Há muitas incertezas ainda sobre como a mudança climática vai afetar a seca na região, mas simulações que consideram um cenário de aumento do período sem chuva observam essa redução dramática na    vegetação
. O painel de cientistas alerta que o cenário poderá ficar ainda pior diante de um quadro de aumento do desmatamento, que tende a prolongar a estação seca. "Condições assim aumentam a probabilidade de incêndios naturais que, combinados com queimadas provocadas por atividades humanas, pode minar a resiliência da florestas às mudanças climáticas", escrevem os autores.
O relatório afirma que é muito provável (mais de 90% de chance) que a temperatura suba em toda a América do Sul, com o maior aquecimento projetado para o sul da Amazônia. A projeção é de um aumento da temperatura média de 0,5°C (centro-sul) a 1,5°C (Norte, Nordeste e Centro-Oeste) no País até o fim do século no cenário mais otimista; e de 3°C (sul e  litoral do Nordeste) a 7°C (Amazônia) no pior cenário.
Chuva
Em relação às chuvas, porém, há incertezas, com diferentes estudos mostrando diferentes tendências para algumas regiões, explica a pesquisadora Iracema Cavalcanti, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), uma das autoras do capítulo que mostra as projeções regionais futuras. "Mas temos grande confiabilidade para algumas. Os resultados são muito robustos de que na Região Sul do País e na bacia do Prata as chuvas vão aumentar. E no inverno, há mais confiança de que haverá excesso de chuvas no oeste da Amazônia e menos no leste e no sul", diz.

quarta-feira, outubro 02, 2013

Fragmentos da História (Um caso que volta à tona)...

REGIÃO ABRIGA PEÇA-CHAVE DA MORTE DO CONSTRUTOR DE BRASÍLIA
 "Vi ele o ex-presidente dar uma piscada e fechar os olhos. Só eu e Deus vimos"               
(Da testemunha do acidente que matou JK)
Josias Nunes de Oliveira (foto), trinta e sete anos depois,  lembra emocionado do momento em que viu Juscelino Kubitschek fechar os olhos pela última vez. Hoje com com 69 anos, ele vive em um abrigo de idosos na cidade de Indaiatuba, aqui na região de Campinas. Ele é peça-chave no inquérito sobre a morte do construtor de Brasília ocorrida em 1976, em acidente na via Dutra. Recentemente, o caso foi reaberto pelo governo mineiro e está no foco da Comissão da verdade, que investiga crimes da ditadura e onde Josias deverá depor. Ele era o motorista da Viação Cometa e foi o primeiro a chegar no Opala de JK após batida frontal com um caminhão de Orleans (SC) que transportava gesso. Ainda hoje, vive atormentado e nega a acusação de ter fechado o carro e causado a colisão, no quilômetro 165  da Rodovia Presidente Dutra (BR-116). Logo após o trágico acidente que matou Juscelino,  o mais popular e realizador presidente do Brasil, Josias Nunes Oliveira foi acusado de ter provocado a tragédia. Passou pelo banco dos réus e foi inocentado. Com a reabertura do inquérito sobre a morte de JK, pelo governo de Minas Gerais, foi chamado para recontar a sua versão nesta 3a.feira para depor na Comissão da Verdade, criada para esclarecer crimes da Ditadura Militar, na Câmara de São Paulo.      
Nas fotos: o presidente Juscelino Kubitschek e o estado em que ficou o Opala, que o matou e também o seu antigo motorista.

terça-feira, outubro 01, 2013

ESPAÇO

 
"FERRARI DO ESPAÇO" CAIRÁ NA TERRA ESTE MÊS
Com seu combustível chegando ao fim, em meados deste mês de outubro, o satélite europeu cairá na Terra três semanas depois. Local de impacto, contudo, segue desconhecido
Satélite GOCE, da Agência Espacial Europeia
O Satélite GOCE, da Agência Espacial Europeia: seu combustível chegará ao fim em outubro e, algumas semanas depois, satélite cairá na Terra. Depois de mais de quatro anos navegando em torno da  Terra para coletar informações sobre a gravidade do    planeta, o satélite apelidado de “Ferrari do Espaço” ficará sem combustível em meados de outubro e irá retornar à atmosfera logo em seguida. Um possível problema é que ninguém sabe, pelo menos por enquanto, onde o GOCE (Explorador da Circulação Oceânica e da Gravidade) irá cair.
“O GOCE irá se desintegrar quando entrar na atmosfera da Terra”,explicou a Agência Espacial Europeia (ESA), responsável pelo satélite. “Mas muitas partes devem atingir a superfície do planeta”, continuou a agência. Mas isto, segundo a ESA, contudo, não é motivo para pânico.O órgão lembra que será possível determinar melhor o local onde os restos do GOCE irão cair quando o momento do término do combustível do satélite chegar. “Ele deve retornar ao planeta cerca de três semanas depois que o seu combustível estiver no fim”, explicou a ESA.                                                                                  “Considerando que dois terços da Terra são cobertos de água e existem muitas áreas vastas e pouco populosas, o risco de ameaça à vida é muito pequeno”, suaviza a agência que ainda compara as chances de uma pessoa ser atingida por restos de um satélite às chances de ser acertada por um meteoro.

segunda-feira, setembro 30, 2013

O que esperar do nosso País...

SERÁ QUE  O  BRASIL MUDOU TANTO EM 4 ANOS ?                                                              A revista inglesa "The Economist" que em 2009 exaltava o Brasil,em sua edição, e a última, faz duras criticas ao País. O que você acha destas matérias?

‘O Brasil estragou tudo?’, pergunta a revista britânica ‘The Economist’





























A nova edição da revista The Economist que acaba de ser divulgada, mostra na capa, um Cristo Redentor voando desgovernado, e faz esta pergunta: "O Brasil estragou tudo?"
Na capa de 12 de novembro de 2009, ela mostrava um Cristo saindo da pedra como um foguete com o título "O Brasil decola".  A   atual reportagem também, de 14 páginas, que já está disponível desde este  final de  semana, a The Economist lembra que o Brasil passou quase incólume pela crise de 2002 e mesmo assim conseguiu   crescer   7,5%. Mas desde de 2010, até agora está estacionado em uma expansão anual do PIB em torno de 2%. A revista também cita os protestos de junho e diz que os cidadãos do país estão insatisfeitos e tomaram as ruas contra o alto custo de vida, serviços públicos ruins, a ganância e a corrupção dos políticos e lança este desafio a.."Dilma Rousseff, presidente do Brasil, conseguirá reiniciar as máquinas? A Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos vão ajudar a recuperação brasileira ou simplesmente trazer mais dívidas?", questiona o texto.  E você o que acha?                                                                           

terça-feira, setembro 24, 2013

Série: Fotos Históricas

                IMAGENS DE UM SÍMBOLO MUNDIAL Fotos: (1) - A Torre Eiffel em fase de construção em julho de 1888; (2) - No dia 24 de junho de 1940 Hitler visitou Paris conquistada e deserta. Filmado pela propaganda alemã diante da Torre; (3) - Bela foto do ano de 2009, quando a torre completou 120 anos. Hoje, além de ser o principal símbolo de Paris e um dos monumentos mais conhecidos mundialmente, a torre Eiffel recebe cerca de 7 milhões de visitantes/ano, mais do que  todos estados brasileiros no mesmo período.
Construida para a exposição universal em comemoração do centenário da Revolução Francesa, a Torre Eiffel com a sua bandeira flutuante ao alto, foi inaugurada a 31 de março 1889. Apesar de fortes protestos e severas criticas dos parisienses e intelectuais franceses durante a sua construção, a estrutura metalìca, transformou-se no símbolo de Paris, e um dos mais conhecidos em todo o mundo, atraindo cada ano mais de 6 milhões de visitantes.
Considerada como um objeto estranho que esmagava os outros monumentos pela sua altura e corpulência metálica, ela só escapou da destruição porque era defendida pelos militares e cientistas que avançavam argumentos úteis. Ela serviu às primeiras experiências do telégrafo sem fio, foi posto de observação militar durante a 1° Guerra Mundial, captava as mensagens e vigiava os aviões durante manobras militares, resistiu à Hitler e participou das festas da libertação de Paris da ocupação alemã se transfo
rmando temporariamente em bordel militar para os soldados americanos. Em 1964 ela foi definitivamente inscrita no Inventário dos Monumentos Históricos e ganhou para sempre os corações dos franceses quando a Torre Montparnasse foi construída. Todos passaram a acha-la sempre moderna, cheia de graça e leve, enquanto a outra foi logo considerada caduca     CARACTERÍSTICAS DA TORRE 324 metros de altura. Foi a estrutura mais alta do mundo, desde a sua conclusão até 1930, quando perdeu o posto para o Chrysler Building em Nova York (EUA). Não incluindo as antenas de transmissão, a Torre é a segunda estrutura mais alta da França, atrás apenas do  Viaduto Millau, concluído em 2004

quinta-feira, setembro 19, 2013

Fragmentos da História...

KAMIKAZES OS MÍSSEIS HUMANOS
O significado da palavra Kamikaze: (kami significa "Deus" e kaze, "vento") É uma palavra Japonesa — comum por ter se tornado o nome de um tufão que se diz ter salvo o Japão em 1281 de ser invadido por uma frota líderada por Kublai Khan, conquistador do Império Mongol.
Na seqüência destas fotos um Kamikase, apontado pela seta prestes a se chocar com o navio St. Lo dos EUA. Em seguida o navio americano já aparece explodindo no mar de Pearl Harbor.

O ataque surpreendente dos japoneses à base norte-americana de Pearl Harbor, no Pacífico, ocorreu na manhã de 7 de dezembro de 1941. Foi nesse conflito que surgiu a figura heroica dos Kamikazes. O cinema produziu muitos filmes sobre o ataque a Pearl Harbor, no Pacífico, na manhã de sete de dezembro de 1941. Para muitos, foi nesse conflito que surgiu a figura heroica do Kamikaze (como estes homens que fizeram parte de vários grupos de kamikazes, voando no avião conhecido como "zero, nas fotos).
O filme Pearl Harbor (Um romance misturado com cenas de Guerra e heroísmo exacerbado). Foi um filme de sucesso, que retratou um acontecimento sangrento, que desencadeou a 2a. Guerra Mundial. O Japão, contando com a sua Marinha e com seus pilotos Kamikazes, simplesmente destroçou a base naval de (Pearl Harbor) sem aviso prévio. Por outro lado, quem teve a oportunidade de assistir ao documentário sobre Pearl Harbor, viu e ouviu depoimentos patéticos de pessoas que estiveram envolvidas diretamente num inferno que virou o Pacífico. Os Kamikazes, se transformaram em mísseis, humanos, projetando-se contra alvos inimigos pelos seus próprios pilotos. Havia também um outro tipo de Kamikaze, que entrava num pequeno submarino cheio de bombas poderosas, e sorrateiramente partiam em direção aos navios inimigos, chocando-se contra seus cascos e causando grandes destruições. Nesse documentário há uma cena que não consigo esquecer. Antes dos ataques o comandante reunia (os homens bomba) e num tom imperial, mas inútil dizia: "Boa sorte, depois nos reunimos aqui" Foi a partir de Pearl Harbor, que os Estados Unidos com todo seu poderio bélico ingressaram no 'Teatro de Operações' da 2a. Guerra Mundial. Segundo relato feito pelo Comandante e Capitão de Mar da Operação de ataque a Pearl Harbor, Mitsuo Fuchida. Nesse ataque, 11 navios e 188 aviões foram avariados ou destruídos, assim como 2.403 militares americanos e 68 civis morreram. Um impacto muito forte que acordou o gigante e mudou o rumo da história da Segunda Guerra Mundial. Apesar de darem a própria vida em vão. França, EUA, Inglaterra e URSS foram as peças chaves na destruição do Nazismo de Adolf Hitler, Hiroito e Mussolini.

segunda-feira, setembro 16, 2013

O Mundo pede Socorro!......

Plataformas de gelo no Canadá perderam 23% de área este ano Foto da Plataforma de Ward Hunt - As plataformas de gelo localizadas na costa norte da ilha Ellesmere, no Ártico canadense, perderam 23% de sua área apenas neste ano, segundo informações da Universidade de Trent, no Canadá. Os desprendimentos de blocos de gelo que ocorreram neste ano totalizaram uma perda de 214 km² da área das plataformas – mais do que o triplo da área da ilha de Manhattan. A plataforma de Ward Hunt, a maior do Canadá, perdeu 40% de sua área, enquanto a geleira Markham, de 50km², se desprendeu completamente da ilha e está à deriva no Oceano Ártico. Dois blocos de gelo também se desprenderam da plataforma Serson, reduzindo sua área em 60% (122km²). Para o pesquisador Derek Mueller, essas perdas ressaltam a rapidez das mudanças que estão ocorrendo no Ártico e alerta para o impacto do clima na região. "Essas mudanças são irreversíveis nas condições climáticas atuais e indicam que as condições ambientais que mantiveram essas geleiras em equilíbrio durante anos já não estão mais presentes", disse Mueller. Temperatura Segundo os pesquisadores, a redução do gelo do mar e as altas temperaturas contribuíram para o desprendimento dos blocos no primeiro semestre deste ano. As plataformas de gelo da ilha Ellesmere são remanescentes de uma grande área de gelo 10 mil km² que circundava a ilha. Os registros mostram que esta região do Pólo Norte - a costa norte da Ilha Ellesmere - perdeu 90% de suas plataformas de gelo no último século e no início deste ano cobria uma área de 1 mil km². A maioria destas perdas ocorreu no período mais quente da década de 40. Nos períodos mais frios das décadas seguintes, parte das plataformas de gelo mostrou sinal de estar se reformando. A perda de gelo no Ártico tem implicações globais. O "guarda-sol branco" na superfície do planeta reflete a energia do Sol, ajudando a controlar a temperatura da Terra. Caso ocorram ainda mais perdas, a radiação pode passar a ser absorvida pela água escura do mar e pela terra não coberta pelo gelo, o que poderá acelerar o aquecimento do planeta.

sábado, setembro 14, 2013

---FIM DE SEMANA---

 Meysi pode ser o menor cachorro do mundo, quase do tamanho de uma lata de refrigerante  
                                                                       por
Sim, ela é do tamanho deste esmalte.
Sério, eu não sou o tipo de pessoa que se impressiona por qualquer coisa, mas ela tem 7 cm de altura e 12 cm de comprimento! Esse bichinho de "pelúcia" pesa 150 gramas! O nome dessa gracinha é Meysi, é uma Terrier que vive na Polônia, e está sendo cotada para ser o menor cachorro do mundo, entretanto ela ainda tem apenas 4 meses, e a idade mínima para ser julgada é de um ano. Eu nem sei o que falar mais, só dá vontade de colocar num chaveiro, guardar num potinho, colocar no bolso,… enfim, vejam seus vídeos e se impressionem como eu.

quarta-feira, setembro 11, 2013

INFLAÇÃO ESTA VOLTANDO SORRATEIRAMENTE

INADIMPLÊNCIA VOLTOU A CRESCER
Inflação em alta e juros excessivos levaram à alta dos calotes, segundo a Serasa
A inadimplência do consumidor brasileiro tem crescido nos últimos meses. É o que informa a Serasa. É certo que nos telejornais no final deste ano você não mais vai ouvir frases como as que povoaram o final do ano passado: "Não sei se vou de ônibus ou de avião...", "Aproveitei as condições do mercado e resolvi trocar meu carro por um novo" e outras frases que produziam um certo frição. Antes de deixar  o governo, Lula sempre brincando com coisa cometia o desatino de afirmar que a economia mundial não causaria efeitos negativos na nossa economia. certamente por desconhecer o sentido da palavra ECOnomia, que vem de Eco: cujo significado é repetição, reflexo, etc.
PROBLEMA COMEÇOU A SE FORMAR EM 2010.
Esse é o maior nível de aumento nesta base de comparação desde 2002, ano em que o indicador de inadimplência do Consumidor cresceu 24,7% em relação a 2001.
Na comparação de dezembro com o mesmo mês de 2010,
Em nota, a Serasa atribui o crescimento  da ao aumento da gradual da inflação, que reduziu o rendimento do trabalhador, e aos juros elevados mantidos nos últimos tempos, que está reduzindo a capacidade de pagamento das dívidas pelo consumidor.
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