quarta-feira, agosto 19, 2009
terça-feira, agosto 18, 2009
TESOUROS PALEONTOLÓGOS DO TEXAS(Do colaborador Bruno Kirsten - Dallas-TX)
Fotos> (1) - O Parque Nacional de Big Bendn, em Rough Run Creek. Região que abriga o limite Cretáceo-Paleógeno, no qual a maioria dos dinossauros foram extintos; (2) - Moluscos fósseis na região de Springs.
a pesada exploração – e destruição – de plantas e animais nativos, com profundas modificações no meio ambiente. O Parque Nacional de Big Bend, por exemplo, reúne uma grande diversidade de plantas e mamíferos, que inclui ursos e o leão-da-montanha. Mas ele tem ainda um atrativo a mais: fósseis! O primeiro registro de animais extintos naquele território foi feito há um século, quando ossos de "sáurios" foram encontrados na região. Entre elas, estão cerca de 20 espécies peixes, cinco de anfíbios, 50 de répteis e 100 de mamíferos! Isso sem contar os invertebrados e os troncos que representam diferentes grupos de plantas, muito abundantes em várias camadas na região. Alguns desses troncos chegam a passar dos 20 metros de comprimento. Em termos geológicos, as camadas encontradas em Big Bend são divididas nas formações Pen, Aguja e Javelina – estas três de idade cretácea –. Isso fez com que houvesse uma intercalação de sedimentos marinhos e continentais, o que explica a ocorrência alternada em Big Bend de moluscos e répteis tipicamente marinhos (como os mosassauros) e animais terrestres como dinossauros e vários grupos de mamíferos. Entre as descobertas mais surpreendentes feitas naquele parque está o gigantesco crocodilomorfo Deinosuchus. Acredita-se que o maior indivíduo dessa espécie tenha chegado perto de 15 metros de comprimento! Dinossauros também foram encontrados, tanto carnívoros como herbívoros. Um dos principais achados revelaram novos restos desse grupo de dinossauros que estão sendo recuperados e permitirão avaliar se existia uma ou mais espécies naquelas camadas. No topo da Formação Javelina foi encontrado o maior animal voador de todos os tempos: o pterossauro Quetzalcoatlus northropi. Descrito em 1975 a partir de uma asa incompleta, esse réptil voador tinha uma abertura alar de 15 metros. Apesar de mais de cem anos de pesquisas paleontológicas já terem sido realizadas em Big Bend, esse parque ainda tem muito a oferecer.segunda-feira, agosto 17, 2009
O maior encolhimento de gelo no Ártico
Esta imagem de satélite mostra em (linha amarela) o encolhimento do gelo Ártico, que atingiu o menor tamanho em um século. Fonte: UOL sábado, agosto 15, 2009
FS --Arquivos de um Repórter--
A CATARATA COM MAIOR VOLUME D 'ÁGUA DO PLANETA
As Cataratas Vitória ou Quedas Vitória além de despejarem o maior volume de água, são também uma das mais espectaculares cataratas do mundo. Situam-se no Rio Zambeze, na fronteira entre a Zâmbia e o Zimbabwe. Têm cerca de 1,5 km de largura, e altura máxima de 128 m. David Livingstone, explorador escocês, foi o primeiro ocidental a vê-las em 17 de Novembro de 1855 e deu-lhes o nome em honra da rainha Vitória; o nome local é Mosi-oa-Tunya, que quer dizer "fumo que troveja".
O Parque Nacional de Mosi-oa-Tunya, com 2.340 hectares, incluindo o conjunto com o Parque Nacional de Victoria Falls, no Zimbabwe. Ambos, foram inscritos na lista de Património Cultural da Humanidade mantida pela UNESCO, em 1989. Em 1860, Livingstone voltou à zona das cataratas e fez um estudo detalhado. Também o explorador português Serpa Pinto as visitou, mas até que aquela área ficasse mais acessível, o que ocorreu por volta de 1905 com a construção de uma linha de caminho-de-ferro, poucos ocidentais se aventuraram por lá. Hoje o número de visitantes anual ultrapassa os 300 milhares. Todos os fins de semana, uma matéria fascinante em nosso MUNDO INSÓLITO...>>>Veja também: revist@=@r, photolink e as Dicas do Google...
sexta-feira, agosto 14, 2009
IMPUNIDADEUM PROBL
EMA BRASILEIRO
quinta-feira, agosto 13, 2009
BLOGTUR
FOZ DO IGUAÇU, MARAVILHA DO MUNDO
As Cataratas do Rio Iguaçu, foram formadas há cerca de 150 milhões de anos. Sem dúvida é uma das mais belas esculturas da natureza, considerada "a sétima maravilha do mundo". O Rio Iguaçu nasce na Serra do Mar e percorre 1320 Km a
té Foz do Iguaçu. O conjunto de quedas d'água, pouco antes de seu encontro com o Rio Paraná formam 275 saltos com altura média de 60m. As quedas produzem uma névoa que coroada por lindos e imensos arco-íris, proporcionam ao visitante um verdadeiro espetáculo de som e cores. Os grandes saltos são 19, apenas três do lado brasileiro (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant). A maior parte deles está do lado Argentino, voltados para o Brasil proporcionando uma visão privilegiada das quedas do lado brasileiro. Os mirantes espalhados pelas trilhas das Cataratas permitem aos visitantes contemplarem de vários ângulos o belo espetáculo da natureza. As Cataratas do Iguaçu estão localizadas dentro do Parque Nacional do Iguaçu, a cerca de 20 minutos do centro da.cidade.Informações.Turísticas:..Fone..0800-451516 ITAIPU A MAIOR HIDRELÉTRICA DO MUNDO! A Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional é uma usina hidrelétrica
binacional construída pelo Brasil e pelo Paraguai no rio Paraná, no trecho de fronteira entre os dois países, 14 quilômetros ao norte da Ponte da Amizade. A área do projeto se estende desde Foz do Iguaçu, no Brasil, e Ciudad del Este, no Paraguai, ao sul, até Guaíra (Brasil) e Salto del Guairá (Paraguai), ao norte. A potência instalada da Usina é de 14.000 MW (megawatts), com 20 unidades geradoras de 700 MW cada.No ano 2000, a usina atingiu o seu recorde de produção de 93,4 bilhões de quilowatts-hora (kWh), sendo responsável pela geração de 95% da energia elétrica consumida no Paraguai e 24% de toda a demanda do mercado brasileiro.
A energia gerada por Itaipu e destinada ao Brasil é transmitida pela empresa Furnas Centrais Elétricas S/A.
terça-feira, agosto 11, 2009
Por que o SOL vai morrer?
Foto ilustativa, mostra eclipse total do sol, ocorrido em 1.999O Sol é uma estrela e podemos dizer que o destino de uma estrela está mais ou menos traçado no seu nascimento. Toda estrela nasce dentro de uma imensa nuvem feita de gás e minúsculos grãos que chamamos de poeira. A força da gravidade pode fazer com que pedacinhos da nuvem se atraiam e, após alguns milhões de anos, sejam compactados formando um novo objeto celeste. Quando há muito a ser compactado, a força de atração desse material começa a espremer suas regiões centrais, aumentando a concentração e a temperatura, até que tem início a transformação de átomos de hidrogênio em hélio, o momento de nascimento da estrela. Essa transformação, chamada fusão do hidrogênio, vem ocorrendo no Sol há quase cinco bilhões de anos. O brilho que vemos resulta da energia liberada pela fusão. Mas é interessante notar que essa energia produzida pela fusão, no centro, leva alguns milhões de anos para chegar à superfície, para, depois, se propagar até a Terra. E quando não há mais hidrogênio no centro? Bem, o futuro depende da massa, ou seja, da quantidade de matéria da estrela. Quanto mais massa, mais seu centro pode ser espremido, aumentando a temperatura. Então, talvez seja possível ocorrer a fusão do hélio que sobrou, no centro, da etapa anterior. Depois, pode haver a fusão do carbono, do oxigênio e, ainda, de outros elementos químicos cada vez mais pesados. A duração de cada uma dessas etapas vai diminuindo, sendo que a fusão inicial do hidrogênio dura quase toda a vida de uma estrela. Além disso, a mudança de uma etapa para a próxima pode ser um acontecimento complicado. Apenas as estrelas maiores e mais pesadas passam por muitas etapas de fusão. Mas fazem isso muito rapidamente, por isso duram pouco do ponto de vista astronômico: apenas alguns milhões de anos. Quanto às estrelas menores e mais leves, podemos até dizer que vivem para sempre, mas não passam da etapa de fusão do hidrogênio. Num futuro distante, vão acabar se resfriando. O Sol ainda tem mais uns seis bilhões de anos de vida. Chegará à etapa de fusão do hélio antes de virar um dos objetos mais bonitos do céu: uma nebulosa planetária, jogando para fora a maior parte de sua massa. Porém, talvez dentro de um bilhão de anos, a vida na Terra não resista à mudança de brilho devido ao desequilíbrio causado pela diminuição do hidrogênio no centro do Sol. Será o fim? Quem sabe? Considerando que em menos do que dez mil anos o ser humano passou da invenção da escrita para a construção de telescópios espaciais, é de se esperar que, com sua sabedoria, seja capaz de descobrir e viajar para outros mundos e preservar nossa civilização.
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sexta-feira, agosto 07, 2009
A 5.500 ANOS LUZ
(Telescópio no Chile mostra estrelas recém-nascidas)Combinação de dados do Telescópio do Observatório Europeu Austral (ESO), baseado no Chile, e do observatório orbital Chandra, na Nasa, mostra que os raios cósmicos gerados no interior da Via Láctea são acelerados pelos restos deixados pela explosão de estrelas. O trabalho que descreve a descoberta está publicado no serviço online Science Express, da revista Science.
Durante os voos do Programa Apollo, astronautas informaram ver estranhos lampejos de luz, mesmo com os olhos fechados. De lá para cá, cientistas determinaram que a causa eram raios cósmicos, partículas extremamente energéticas de fora do Sistema Solar que bombardeiam constantemente a atmosfera terrestre. Os chamados raios cósmicos galácticos, provenientes de fontes no interior da Via Láctea, são em sua maior parte prótons movendo-se perto da velocidade da luz. Esses prótons foram acelerados a energias que superam em muito, até mesmo, as que serão geradas no Grande Colisor de Hádrons (LHC) do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear. "Há tempos que se imaginava que os aceleradores que produzem esses raios cósmicos na Via Láctea são o invólucro em expansão de estrelas que explodiram, mas nossas observações são a prova final que confirma isso", disse a astrônoma Eveline Helder, da Universidade de Utrecht, na Holanda, em nota divulgada pelo ESO. A equipe de Eveline é a primeira a apresentar uma medição que resolve a dúvida de se as explosões de estrelas geram partículas aceleradas em quantidade suficiente para explicar o número de raios cósmicos que atingem a atmosfera terrestre. O estudo indica que a resposta é positiva, e mostra quanta energia é transferida, a partir da onda de choque gerada pela explosão, para as partículas que dão origem aos raios cósmicos. "Quando a estrela explode no que chamamos de supernova, parte da energia é usada na aceleração de algumas partículas a velocidades extremamente altas", disse ela. "Essa energia é usada na aceleração não está disponível para aquecer o gás, que portanto é mais frio do que o esperado". Os pesquisadores analisaram o remanescente de uma estrela que explodiu no ano 185, e que foi registrada por astrônomos chineses. O remanescente, chamado RCW 86, fica a 8.200 anos-luz.
Veja amanhã e domingo, imagens incríveis das "MIL ILHAS" do rio S.Lourenço, em MUNDO INSÓLITO>>>Veja também: revist@=@r, photolink e Google Indicações...
quinta-feira, agosto 06, 2009
BlogTur
"Avião-hotel" será inaugurado na Suécia
Fotos do primeiro avião-hotel do mundo; e desenhos do seu interior. Será inaugurado na Suécia, no próximo mês de dezembro, o primeiro avião-hotel do mundo, criado para funcionar em terra firme dentro de um Boeing 747, o famoso Jumbo. Batizado de Jumbo Hostel, o avião já está posicionado na entrada do aeroporto internacional de Arlanda, em Estocolmo. O hotel terá 25 quartos, incluindo uma suíte de luxo localizada no cockpit do jato, com visão panorâmica do tráfego aéreo em Arlanda. No total, o Hostel acomodará 85 pessoas, com três camas em cada quarto. O avião que abriga o hotel é um Boeing modelo 747-200, construído em 1976. O jato estava parado no aeroporto de Arlanda desde 2002, quando a companhia aérea Transjet foi à falência. Ao ouvir falar do Jumbo abandonado, o empresário sueco Oscar Diös, dono de uma rede de pequenos hotéis, não hesitou em arrematar o jato para expandir o seu negócio. "Felizmente, fui o primeiro a ter a idéia de transformar aviões em hotéis e, agora, pretendo levar o conceito do Jumbo Hostel a outros países", disse à BBC Brasil o empresário sueco. Para ser transformado em hotel, o Jumbo passou por uma ampla reforma. Os 450 assentos foram arrancados e o avião ganhou uma decoração moderna. Os quartos têm cerca de seis metros quadrados de área e altura de três metros. Os mais luxuosos estão situados na parte superior do avião. Todos estão equipados com telas de TV planas, nas quais também será possível checar os horários de partida de todos os vôos. Do Hostel, serão apenas cerca dez minutos a pé até os pontos de check-in do aeroporto. "Alternativa, para quem precisa pegar o avião logo de cedo e não quer acordar de madrugada".
quarta-feira, agosto 05, 2009
NAMÍBIA: Orfãos pedem Socorro
Windhoek (Namíbia) – A situação da aids na África Subsaariana continua dramática. Mais de 25 milhões de pessoas estão contaminadas pelo vírus HIV, o que equivale a 64% de todos os soropositivos do mundo. Do total de infectados, quase 2 milhões são crianças e outros 14 milhões perderam os pais devido à enfermidade (80% dos órfãos da doença do planeta), já que a maioria dos infectados no continente não recebe tratamento algum. A África responde por mais de 70% das mortes causadas pela aids no mundo. Sem ter quem cuide deles e lhes garanta o sustento e proteção, os órfãos africanos passam todo tipo de necessidade e são mais vulneráveis à violência. São obrigados a buscar o sustento desde muito cedo, por isso, muitos nunca pisaram em uma escola. Esses pequeninos estão sendo chamados de “geração perdida da África”, uma vez que as chances de um bom futuro nessas condições são mínimas. Algumas entidades, em conjunto com o governo do país e a embaixada da Espanha, lançou um projeto para socorrer 120 desses órfãos. As crianças foram identificadas, fotografadas, pesadas, e preenchido um formulário com suas informações para que elas possam receber uma cesta básica semanal durante 1 ano. O projeto foi oficialmente lançado com uma festa que contou com a presença de oficiais do governo, do embaixador da Espanha na Namíbia e das 120 crianças, que receberam almoço e a primeira cesta básica. Segundo Fernanda Bezerra, da IURD na Namíbia, 120 crianças é só o começo: “Não vamos parar por aqui. É um privilégio fazer parte desse trabalho.” Entre os órfãos selecionados, nem todos são portadores do HIV, mas vivem em situação de extrema pobreza, sobrevivem à base de um ovo por dia, além de morarem em barraco de zinco, que retém a temperatura. “O zinco deixa o interior do casebre mais frio no inverno e insuportavelmente quente no verão. Além disso, por não terem mais ninguém, algumas dessas crianças têm como seus responsáveis irmãos de apenas 10, 13 ou 15 anos. Depois de estar com eles e saber o que vivem, fico até com vergonha de me preocupar com probleminhas tolos do dia a dia”, emociona-se Fernanda.segunda-feira, agosto 03, 2009
MASSACRE NO PERU 
No Peru, o governo vem, por meio de uma série de decretos, entregando terras em que vivem indígenas para multinacionais especializadas na extração de petróleo, minério e em projetos de agricultura. A estimativa é de que 49 milhões de hectares (ou 72% da Amazônia peruana) já foram cedidos para a exploração de recursos naturais. Tal política tem afetado a vida dos povos que vivem na floresta e motivado protestos violentos contra o presidente Alan Garcia. A situação saiu de controle em 5 de junho último, quando, segundo dados oficiais, 34 pessoas foram mortas e mais de 100 ficaram feridas em confronto próximo à cidade de Bagua, na região amazônica, ao norte do país. O número de vítimas, porém, pode ser bem maior. Segundo Thomas Quirynen e Marijke Deleu, dois voluntários da Catapa, uma organização não-governamental belga que estuda e divulga questões relacionadas à mineração na América Latina, houve um verdadeiro massacre. Os dois presenciaram o tiroteio e consideram a estimativa oficial incompleta. “Eles afirmaram que morreram 24 policiais e 10 civis, mas é pouco provável que tenha sido assim. Pelo que vi, devem ter morrido muito mais civis do que policiais. Muitos índios sumiram. Como a maioria não tem identidade, é difícil saber quantos foram mortos”, afirma Quirynen, fotógrafo que presenciou policiais atirando a esmo contra manifestantes desarmados. “Eles poderiam ter utilizado balas de borracha, mas atiraram para matar mesmo. Muitos dos feridos têm balas no corpo”, afirma. Segundo ele, os manifestantes só fizeram disparos após a polícia matar muitos dos que estavam na pista. “Fiquei 1 mês e meio na floresta e, até então, não havia visto nenhum indígena armado”, diz. A repressão ao movimento provocou uma reação em cadeia em que prédios públicos foram incendiados. Pressionado, o governo retirou os decretos mais polêmicos e prometeu mudanças. A situação continua tensa no país com as comunidades pressionando pela suspensão de outros decretos.
sábado, agosto 01, 2009
"Arquivos de um Repórter" --Fim de Semana--
Uma nova opção para visitar o Rio:Hotel na FAVELA
Vista: O Pão de Açucar e a Baía de Guanabara são os atrativos do Hotel "The Maze" - (O Labirinto) quinta-feira, julho 30, 2009
--BlogTur--
São João del Rei preserva a história
O trem para Tiradentes continua um sucesso de públicoA Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) passou a administrar desde setembro de 2001 o complexo ferroviário de São João del Rei, em Minas Gerais. A concessão foi dada pelo Ministério dos Transportes ainda em caráter precário, pelo período de um ano, até que a Agência Nacional de Transportes, passou a regular efetivamente o setor. Sob nova administração, o museu foi reaberto e o trem de passageiros entre São João del Rei e Tiradentes que operava com apenas duas locomotiv
as, agora dispõem de quatro máquinas a vapor.<<<>, de 1908, original, exceto o limpa-trilhos. O complexo ferroviário de São João del Rei, totalmente tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), reúne o maior acervo de locomotivas a vapor preservado e original de um mesmo fabricante - Baldwin - e de uma mesma ferrovia - a Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM). No local existem quinze locomotivas Baldwin especialmente fabricadas para bitolinha de 0,76 m, sendo que apenas uma está sucateada. Seis estão operacionais, duas a lenha e quatro a óleo. As outras oito locomotivas estão completas, mas paradas - sete na rotunda, construída em 1882, e uma no museu da gare. O complexo guarda ainda outras três locomotivas de bitola métrica da antiga Rede Sul Mineira: duas Baldwin - uma delas cortada ao meio para demonstração - e uma alemã Schwartzkopff , além de diversos carros de madeira e até um carro funerário, com uma urna no centro para transportar caixão. No final dos anos oitenta, o complexo de São João Del Rei recebeu a visita de descendentes da família Baldwin. Segundo relato de funcionários da ferrovia, os Baldwin - que chegaram a ser os maiores fabricantes de locomotivas dos EUA, antes das diesel - nunca tinham visto tantas máquinas com sua marca preservadas.
E o que salvou estas locomotivas, num país que cortou e vendeu como sucata a maioria das máquinas a vapor, quando e
las foram substituídas pelas diesel-elétricas? O fato das locomotivas da Estrada de Ferro Oeste de Minas rodarem em bitolinha, impediu que elas fossem espalhadas por outras ferrovias todas em bitola métrica ou larga (1,60m). Em todo o Brasil, a tração a vapor foi substituída nas décadas de 1950 e 1960, mas ali as vaporosas trabalharam duro até o início dos anos 80. Chegaram a transportar 11 trens diários de cimento entre a fabrica de Barroso e Aureliano Mourão, em Lavras, onde a carga passava para bitola métrica e seguia até Maringá-Paraná. O destino final era a barragem da Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu. Depois disso, a maioria das locomotivas de S. João Del Rei foi aposentada, mas o trem turístico para Tiradentes nunca deixou de operar. (Na foto acima, o girador de locomotivas na cidade de Tiradentes) Veja sábado e domingo mais uma curiosidade em nosso MUNDO INSÓLITOquarta-feira, julho 29, 2009
Um pouco da nossa história:

(Foto da fachada do Palácio do Catete - hoje, transformado no Museu da República.)
(A foto proibida, pertence ao meu arquivo deste blog)
Outra foto histórica, esta de autor desconhecido: No Aeroporto Santos Dumont (RJ), este DC-3, da extinta Cruzeiro do Sul, já está taxiando rumo à pista de decolagem. A bordo, o corpo de Getúlio Vargas, que foi trasladado para São Borja (RS), para ser sepultado. A família recusou o direito de uso de um avião oficial. terça-feira, julho 28, 2009
AUTOMÓVEL, A NOSSA GUERRA DIÁRIA Brasil já é o quinto país com mais mortes no trânsito
O Brasil é o quinto país do mundo com maior número de óbitos no trânsito, com 35,1 mil mortes, segundo pesquisa divulgada em junho pela Organização Mundial de Saúde (OMS), referente ao ano de 2007. O País só é superado pela Índia (105,7 mil), China (96,6 mil), Estados Unidos (42,6 mil) e Rússia (35,9 mil). A pesquisa apontou também que, no mundo, morrem cerca de 1,2 milhão de pessoas por ano em acidentes de trânsito, das quais 46% são pedestres, ciclistas ou motociclistas. “Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o pedestre, maioria dos brasileiros, possui sempre a preferência nas ruas, algo que não é colocado em prática e fica como uma conquista à espera de fiscalização mais eficaz. Já a maioria dos motoristas brasileiros, protegidos por cintos e estruturas de aço, continua com comportamento inadequado e estabelece com o pedestre uma relação semelhante à briga entre uma criança e um adulto”, comenta Eduardo José Daros, presidente da Associação Brasileira de Pedestres. Esse clima de “guerra” se concretiza em números assustadores: cerca de 400 brigas e discussões no trânsito são registradas, em média, por dia, pela Polícia Militar, apenas na cidade de São Paulo. A maioria, porém, não envolve agressões físicas. Para tentar diminuir essa incidência, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou que, a partir deste mês, os motoristas ou motociclistas que se envolverem em acidentes graves de trânsito terão a carteira nacional de habilitação (CNH) suspensa e serão obrigados a pagar R$ 183 e realizar, durante cerca de 6 meses, exames de reavaliação. Segundo Cyro Vidal, presidente da Comissão de Assuntos e Estudos sobre o Direito do Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de São Paulo, o maior problema é a falta de educação no trânsito. “Mesmo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) exigindo que o ensino de trânsito seja aplicado em todos os níveis educacionais, a educação nas ruas permanece como algo utópico que só é aplicado no Ensino Fundamental. Por sua vez, a parte das multas que deveria ser investida justamente na educação, é utilizada para fins como o pagamento de décimos terceiros”, acrescenta.>>>Veja também: Google Indica, revist@=@r e photolinksegunda-feira, julho 27, 2009
AMAZÔNIA PEDE SOCORRO E a última: "Metas de preservação não serão cumpridas"
O Brasil não cumprirá as metas estabelecidas para 2010 na Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), considerado o mais importante acordo internacional para preservação da flora e da fauna do planeta, e que foi estabelecido durante a ECO-92, no Rio de Janeiro. Em 2006, o País garantia que o desmatamento da Mata Atlântica seria zerado. No entanto, entre 2000 e 2008, a derrubada foi de 34,1 mil hectares por ano. O Brasil também se comprometeu a reduzir em 75% o desmatamento da Amazônia, mas, entre 2005 e 2008, a redução não passou dos 37%.sexta-feira, julho 24, 2009
A ÁGUA QUE FOI À LUA
Encerrando esta série especial, que apresentou curiosidades sobre a primeira viagem do homem à lua, cujos os 40 anos dessa memorável façanha estão sendo comemorados, vamos apresentar este fato aparentemente irrelevante, mas que é muito curioso. O nosso blog é gerado na cidade de Amparo, integrante do Circuito das Águas do Estado de São Paulo. Além de Amparo, este circuito é composto pelas seguntes cidades: Monte Alegre do Sul, Serra Negra, Socorro, Lindóia e Águas de Lindóia. Pois foi desta última cidade, que a NASA adquiriu uma quantidade de água para a primeira missão tripulada ao solo lunar, realizada pela Apollo 11, conforme destaque (abaixo) do jornal "A Tribuna" de Amparo:
segunda-feira, julho 20, 2009
Como explicar acontecimentos como este ? Texto principal: Andrea Dip, da Folha Uiversal
Reencontro: A adolescente Baya Bacari recebe o carinho do pai, Kassim Bakari, ainda no avião que a levou das Ilhas Comores, local do acidente, de volta a Paris. Ao longo do tempo, temos acompanhado acontecimentos para os quais não se encontra uma explicação plausível. Neste mesmo blog, já apresentamos algums matérias do tipo, da que estamos destacando hoje. Mesmo diante de leques de explicações, o que se se observa mesmo, é que cada opinião, acaba sempre refletindo a crença ou formação cultural de cada pessoa.. Por isso, escolhemos para hoje um assunto que temos acompanhado com interesse em função do seu inexplicável conteúdo. Estamos nos referindo ao acidente acontecido há alguns dias com um Airbus da companhia aérea Yemenia. Conheça mais detalhes da narrativa da única sobrevivente e de outras autoridades nessse tipo de assunto:
quinta-feira, julho 16, 2009

Veneza (em italiano Venezia) é uma comuna italiana da região do Vêneto, província de Veneza, com cerca de 266.181 habitantes, conhecida pelos seus canais e pela catedral de São Marcos. Estende-se por uma área de 412 km2, tendo uma densidade populacional de 646 hab/km2. A cidade se tornou uma potência comercial a partir do século X, no qual sua frota já era uma das maiores da Europa. Como cidade comercial, tinha várias feitorias e controlava várias rotas comerciais no Levante. Eram suas feitorias cidades como Negroponto e Dirraquium, assim como ilhas inteiras: Creta, Rodes, Cefalônia e Zante, por exemplo. O historiador Fernand Braudel classificou-a como a primeira capital econômica do Capitalismo. A famosa ponte Rialto, em Veneza, foi construída em 1588. O projeto, assinado por Antonio da Ponte, venceu um concurso que teve participação de célebres artistas, como Michelangelo. Até 1854, esta ponte era a única maneira de os pedestres cruzarem o grande canal. A cada ano Veneza acolhe mais turistas atraídos pela sua natureza inigualável. É também muito conhecida pelos seus passeios românticos, levando muitos casais a viverem suas luas de mel lá. Passeios de barco e visitas a todos os lugares são programas promovidos por esses casais apaixonados...Nesta Cidade nasceram os Papas: Gregório XII, Eugênio IV, Paulo I,, Alexandre VIII, Clemente XIII, Pio X. 

