/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, janeiro 01, 2019

AR-DIÁRIO - "Congonhas um aeroporto ou um criminoso a solta?"

INTERESSES POLÍTICOS VALEM MAIS QUE NOSSAS VIDAS (Veja dois exemplos)

CONGONHAS UM AEROPORTO OU UM CRIMINOSO A SOLTA?
Já tivemos o desprazer de pousar a noite nesse porta-aviões, chamado de Congonhas. É incrível voar sobre o teto dos edifícios  que ficam bem abaixo da rota ou mira para o pouso. Mas o que é estranho mesmo? É termos um movimentado aeroporto a apenas oito quilômetros do centro de uma das maiores cidades do mundo. O aeroporto de Congonhas, pode ser considerado um criminoso à solta, porque já cometeu crimes num total de 298 mortos, 283  nas aeronaves e 15 pessoas em terra.  Entre as vítimas, de Congonhas foram protagonizadas por dois aviões da TAM: O Fokker- 100 que matou todos seus 96 ocupantes e mais três, numa das oito casas atingidas, em 31/outubro/1996.
Congonhas ainda tem a "honra" de ter sido palco do maior acidente aéreo da história da nossa aviação. Em 17 de julho de 2007, o voo TAM-3054, que fazia o trajeto Porto Alegre –São Paulo, ultrapassou o final da pista do aeroporto (sem condições), chocando-se com um depósito de cargas da própria TAM. As 187 pessoas que estavam a bordo faleceram. mais outras 12 pessoas que estavam em terra. No trajeto entre o fim da pista e o depósito, o avião sobrevoou a Avenida Washington Luis, ao lado do aeroporto, e chegou a atingir a parte de cima de alguns carros e o teto de um posto de gasolina. Nenhuma das hipóteses levantadas pelas autoridades, entre elas a do prefeito Kassab, que prometeu alongar as pistas. Como? mas nenhuma apontava o fato do aeroporto estar no meio da cidade, mas isso com certeza aumenta bastante a possibilidade de uma falha qualquer, se transformar  em outra tragédia.

sexta-feira, dezembro 28, 2018

"OS TORMENTOS DA SECA"

 À ESPERA DO VELHO CHICO
NORDESTINO SOFRE COM ATRASO NA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO E UMA SECA QUE JÁ ENTRA NO TERCEIRO ANO. SERÁ QUE O SUPERFATURAMENTO E MÃO DE OBRA DAS 12 ARENAS NÃO SERIAM  SUFICIENTES PARA AMENIZAR O SOFRIMENTO DE TANTOS BRASILEIROS. O QUE SE PODE ESPERAR DO GOVERNO BOLSONARO?
O Castanhão, o maior açude do Brasil, localizado no Ceará, é tão grande que pode ser visto do espaço. Armazena 6,7 bilhões de metros cúbicos de água. É sete vezes maior do que o sistema da Cantareira, o reservatório da região metropolitana de São Paulo. Ao entrar em seu terceiro ano, a seca que castiga o Nordeste chega a esse oásis. Pela primeira vez desde a inauguração, em 2002, o Castanhão está com 38% da capacidade.
Para preservar sua água, duas grandes áreas agrícolas irrigadas por ele, Tabuleiro das Russas e Chapada do Apodi, não podem, a partir de 2014, expandir a área de plantio. Se a água baixar mais, os piscicultores terão de reduzir a produção. "Estamos tensos, porque um corte na criação de peixes significa corte de empregos", diz Cristiano de Almeida, que cria tilápias no leito do açude. A economia no entorno do Castanhão gera mais de 6 mil empregos diretos.

quinta-feira, dezembro 20, 2018

Cresce ilha vulcânica que surgiu em 2013 ao sul de Tóquio
Atividade vulcânica é constante na ilha Foto: AFP
Uma nova ilha vulcânica que surgiu há pouco mais de um ano e fica mil quilômetros ao sul de Tóquio segue crescendo depois de se fundir com outra, segundo novas imagens divulgadas nesta semana pela guarda-costeira japonesa."Uma cratera segue lançando matéria entre 5 e 6 vezes por dia" e a ilha se estende a leste, explicaram em um comunicado. "A alimentação regular de magma prossegue", comentou o vulcanologista Kenji Nogami. Os barcos não podem se aproximar a um raio de 6 km da ilha devido ao risco de erupção, segundo o especialista.
A nova ilha, que nasceu em meados de novembro de 2013 por uma forte atividade vulcânica, não para de crescer. Agora mede aproximadamente 1.950 metros de leste a oeste e 1.800 de norte a sul, no total 2,45 km2, segundo a guarda-costeira.            Estes realizam missões regulares de reconhecimento aéreo para verificar o estado da A ilha que surgiu em meio ao pequeno arquipélago de Ogasawara. É a primeira vez em 40 anos que emerge uma ilha nesta zona meridional do Japão. A recém-nascida, muito frágil inicialmente, tem cada vez mais chances de sobreviver. No Japão, zona sísmica e vulcânica, surgiram entre quatro e cinco ilhas desde o fim da guerra do Pacífico, uma delas em 1986, que desapareceu em dois meses, e outra em setembro de 1973 também.em.Nishinoshima.  
Mas o país do Sol Nascente não tem a exclusividade deste tipo de fenômeno. Em 2013, uma ilha surgiu no mar da Arábia após um poderoso terremoto de magnitude 7,7 no Paquistão, a centenas de quilômetros.

terça-feira, dezembro 18, 2018

AR-DIÁRIO:(dos EUA)" DO MAR AO CENTRO DA TERRA"

 Navio gigante está perfurando o fundo do oceano, para investigar as camadas do planeta aonde o homem não pode ir !
Logo após o jipe-robô Curiosity pousar  na Cratera Gale, em Marte, (há exatos quatro  anos) a humanidade alcançou outro ponto tão inexplorado quanto o planeta vermelho – mas sem um décimo do glamour e da publicidade recebida pela sonda da Nasa. No dia 9 de setembro, o navio japonês Chikyu, de 210 metros, através de brocas, escavou um buraco de 2.466 metros no fundo do mar e retirou amostras de rochas para pesquisas sobre o interior de nosso planeta. Era até então a maior profundidade já atingida por uma missão científica e o mais próximo do manto terrestre que o homem já chegou. No entanto, segundo os cientistas responsáveis pelo projeto, essa missão é só um aperitivo de algo muito mais ambicioso que está acontecendo.
Até o começo da década de 2020, eles pretendem triplicar essa distância, percorrendo seis quilômetros de rochas duras até atingir o manto terrestre – a camada imediatamente abaixo da crosta, onde podem estar guardados os segredos da formação do planeta e dos limites da vida. A região, que possui 68% da massa da Terra, ainda é um mistério para a ciência. “Perfurar até o manto é a missão mais desafiadora da história das ciências da Terra”, escreveram os geólogos responsáveis pelo projeto em um documento detalhando a escavação.O comprimento total da broca terá de ser de 10 quilômetros, e o diâmetro do buraco, apenas 30 centímetros. Nem a ciência nem a indústria já percorreram essa distância em meio a pedras, no meio do oceano. Esse será nosso maior desafio”, disse Damon Teagle, pesquisador da Universidade de Southampton e um dos idealizadores do projeto.

domingo, dezembro 16, 2018


 
AZUL: 9 ANOS VOANDO PELO BRASIL
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Ao completar nove anos de história na última sexta feira, a Azul. a Empresai mais jovem do detetora  celebra a marca e o reconhecimento de seus clientes. Da abertura de capital ao prêmio de terceira melhor empresa aérea do mundo, a companhia contabiliza conquistas importantes, alcançadas em menos de uma década de operação.Na contramão da crise econômica brasileira, a Azul contratou 300 pilotos, quase 400 comissários e encomendou novas aeronaves para renovar a frota ao longo do ano. Foram comprados cinco Airbus A330-900, com previsão de entrega para o último trimestre de 2018, além da inclusão de 10 aviões modelo Airbus A320 que estão aumentando a eficiência das operações da empresa, garantindo o crescimento da capacidade em diversos mercados.
Além de novas rotas domésticas e internacionais, em menos de um ano, quatro novas bases passaram a fazer parte da malha da companhia. O número de clientes transportados bateu recorde: 22 milhões ao longo de 2017, totalizando quase 120 milhões de pessoas desde a fundação da empresa, em 2008. Animado com os investimentos em equipamentos, rotas e tecnologias, o presidente da companhia, John Rodgerson, acredita em um 2018 positivo.“Estou muito feliz com tudo que conquistamos desde a fundação da Azul e agradeço aos nossos mais de onze mil Tripulantes pelo trabalho impecável que eles fazem todos os dias. Esse foi um ano de recuperação para nós e, sem um time unido como o nosso, isso não seria possível”, comemora John. “Com a chegada de novas aeronaves, que aumentam nossa eficiência e capacidade, poderemos fortalecer nossas rotas e abrir novos mercados. Nossos Clientes podem esperar por boas notícias para o ano em que completaremos uma década de existência”, ressalta o executivo

sexta-feira, dezembro 14, 2018

AR-DIÁRIO...: "COMPETIÇÕES TORNAM CARROS MAIS SEGUROS"

 RAPIDEZ, SEGURANÇA E GLAMOUR
(Formula 1: Laboratório de alta tecnologia produzindo inovações em veículos de passeio) - Assim que os primeiros automóveis chegaram às ruas, o gosto pela aventura, inerente ao ser humano, aflorou. Logo surgiu o automobilismo, que encontrou na Fórmula 1 seu ápice tecnológico. Inovações dos carros de corrida chegam, cada vez com mais frequência, aos veículos de passeio.
As corridas de carros são quase tão antigas quanto o próprio automóvel. Conta a lenda que os projetistas alemães Carl Benz e Gottlieb Dainler chegaram a se desafiar para saber qual deles possuía o veículo mais rápido. Mas a corrida não se realizou. A primeira prova oficial ocorreu em 23 de junho de 1894, na França. A Paris-Rouen- como era chamada - e teve a participação de 21 carros. Eram 13 com motor a gasolina e 8 a vapor. O vencedor - com um automóvel a gasolina - completou o percurso de apenas 100 km em longas 6 horas a uma velocidade média de 16 km/h. Logo o automobilismo tornou-se sensação na Europa, não só para os afortunados pilotos, mas também para os espectadores. Já na década de 1890, as fábricas produziam algumas unidades especialmente para as corridas. 
Glória.e.glamour -Como não havia autódromos, as provas eram disputadas em estradas ou ruas. Em 1907, surgia na Inglaterra o primeiro espaço próprio para corridas do mundo. Em 1909, foi inaugurado nos EUA, a famosa pista de Indianápolis. Já na primeira década do século XX, os carros ultrapassavam os 200 km/h. Na década de 1930 alguns carros logo superavam os 300 km/h. Em 1950, foi organizada a Fórmula 1 e, junto dela, ergueu-se o grande palco para os maiores avanços tecnológicos dos automóveis, e logo 
algumas fabricas ganharam status pela qualidade dos carros, como as italianas Ferrari e Alfa Romeo; as alemãs Porsche, BMW e Mercedes; e as inglesas Bentley e Jaguar. 
                                                                                                     

domingo, dezembro 09, 2018

---FS---"Uma idéia original"

O QUE FAZ ESTE NAVIO NO ALTO DE UMA COLINA?   Hotel-navio chama a atenção na Coreia do Sul
Com 165 metros de comprimento, 211 cabines e dois restaurantes, o “Sun Cruise” parece um navio de cruzeiro comum, desses que oferecem várias opções de entretenimento como Karaokê, sala de ginástica, discoteca, campo de golfe e uma grande piscina cheia de água do mar estão entre seus os atrativos... 
Seus criativos proprietários assim decidiram para realmente chamar a atenção. O SUN CRUISE HOTEL, encontra-se "ancorado" na cidade de Gangneung, na Coréia do Sul.
Inaugurado em 2002, dispõe de 211 quartos. Se você for daquelas pessoas que mareia em navio, mas adora desfrutar das instalações de um, já sabe onde pode pa$$ar as suas próximas férias: As diárias variam de 200 reais (quarto simples) a 2500 reais (suíte presidencial - foto), com direito a café da manhã.

quarta-feira, dezembro 05, 2018

"Araxá, mais que estância um lugar especial""

   ARAXÁ local estratégico dos EUA no Brasil
Mais do que uma bela estância, de clima privilegiado, água e lama medicinais, Araxá tem uma história que pode ser inserida na própria história do Brasil. Muitas decisões lá foram tomadas pelos mais expoentes políticos de grande renome  de um passado não muito remoto. Em 1958, a nossa seleção la esteve concentrada e de lá saiu para conquistar o primeiro titulo mundial em 1958 na (Suécia). Araxá conserva o Museu Dona Beja em homenagem a Ana Jacinta de São José, conhecida como Dona Beja que foi uma personalidade influente no século XIX. Uma mulher de beleza fascinante que adotou Araxá como sua cidade. A cidade cresceu muito e hoje é um importante centro do estado de Minas Gerais, Ligada por voos diários com todo o País. Mas o seu grande tesouro, tem o nome de nióbio, e poucos conhecem a sua importância.                                                      A DEPENDÊNCIA DE NIÓBIO CAUSA PREOCUPAÇÃO NOS EUA. SAIBA PORQUE...-                               O nióbio é um metal nobre descoberto em 1801, e usado para a fabricação de peças inoxidáveis e em outras ligas de metal não ferrosos, como os utilizadas em oleodutos e gasodutos. Por suas propriedades, também é largamente utilizada em indústrias nucleares. Grande quantidade de nióbio é utilizada em superligas para a fabricação de motores de jatos e subconjuntos de foguetes - equipamentos que necessitam de alta resistência em combustão. Pesquisas avançadas com este metal foram utilizados no programa Gemini, da Nasa.
ESTA MINA DE ARAXÁ É RESPONSÁVEL POR 75% DE TODAS AS RESERVAS MUNDIAIS DE NIÓBIO
O município de Araxá, é responsável pela reserva de 2/3 de todo o nióbio existente no mundo. Deste total, o Brasil é responsável por 87% das importações americanas desse minério -- que é essencial, até mesmo em projetos espaciais. Esta grande dependência do nióbio brasileiro deve explicar, segundo especialistas, a preocupação do governo de Washington com relação a segurança das minas do País. O Brasil detém 98% das reservas e 91% da produção mundial de minério, usado para a fabricação de aços especiais. Os EUA não produzem nada. Relatório anual do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) aponta que o Brasil tem reservas de nióbio, com uma produção acumulada de 57 mil toneladas. O País foi responsável, no ano passado, por 87% das importações americanas do mineral de Araxá, (a preço de filho pra papai). 

quinta-feira, novembro 15, 2018

AR-DIÁRIO- (dos EUA) 'A ROTA POLAR'

     ENCURTANDO CAMINHO Até a metade da década de 1950, o Ártico e a Antártica eram lugares misteriosos e praticamente inexplorados, e nenhuma rota da aviação comercial passava por lá, embora já se soubesse que era o caminho mais curto para várias rotas ligando Europa e Ásia e Américas e Ásia, devido ao fato da Terra ser esférica. Isso pode ser verificado com um simples pedaço de barbante colocado em cima de um globo.          A primeira empresa aérea a explorar comercialmente a rota polar foi a SAS - Scandinavian Airlines System, da Suécia. Em 1954, ao inaugurar uma rota ligando a Europa a Costa Oeste dos Estados Unidos via Groenlândia, reduzindo em 900 Km o percurso em relação à rota antiga, que passava por Nova York.
Na década de 1950, a rota polar da Europa para a Ásia era menos atraente devido ao fato da Rússia bloqueá-la ao norte da Ásia, forçando as companhias aéreas a navegar de Londres a Tokyo, por exemplo, passando pela Índia, vôos que levavam 50 horas naquela época. O que torna as rotas transpolares, também, são as condições atmosféricas. A meteorologia no Ártico, por exemplo, é bastante estável para uma aeronave voando em cruzeiro. O frio não é muito maior que em outras regiões do globo e praticamente toda a nebulosidade e as turbulências ficam abaixo de 20 mil pés. Na verdade, a maior dificuldade de se voar nas regiões polares era a de orientação: Para começar, as bússolas não funcionam direito, devido à proximidade do Polo Magnético. Até então, todas as noções de direção que os pilotos possuíam tornavam-se praticamente sem sentido nessa região. Pelos motivos expostos, a rota polar há algum tempo, era uma nova rota  bem mais distante.  Isto porque no no Polo Norte propriamente dito, não existe Norte. Tampouco Leste e Oeste, toda direção é Sul, para qualquer lugar do mundo em que se queira ir. Junte-se essa dificuldade de orientação a uma grande dificuldade de se ter uma noção do tempo acima do Círculo Polar: o Sol nasce e se põe só uma vez por ano. Como toda direção é Sul, o Sol sempre estará no Sul, e é sempre meio-dia. Também pode ser qualquer hora que se desejar, pois todos os fusos horários se encontram no Polo 90.

terça-feira, novembro 13, 2018

>>>AR>>> "EXTREMOS"

PONTOS EXTREMOS  DO NOSSO PLANETA 
Compare (no desenho acima) a montanha mais alta do planeta com o maior buraco no fundo do mar: A fossa das Ilhas Marianas, na Micronésia, tem 11.500 metros de de profundidade. Assim, para ir do ponto mais alto ao mais profundo do planeta seria preciso percorrer 20.348 metros. O Monte Everest, na Cordilheira do Himalaia, tem 8.848 metros de altura. Ele precisaria ser 2.652 metros mais alto para caber dentro da fossa das Ilhas Marianas.
O ponto mais mais fundo do oceano é a fossa das Ilhas Marianas, localizada no Oceano Pacífico, cerca de 2.500 quilômetros a leste das Filipinas. É uma espécie de vale submarino e está, na sua parte mais profunda, 11.500 metros abaixo da superfície do mar - o que equivale a sete vezes o tamanho do Grand Canyon, nos Estados Unidos. Já o recorde de profundidade em mergulho foi obtido por Jacques Piccard, oceanográfico suiço, e Donald Walsh, tenente da Marinha americana. "Ambos comandaram o submersível Triest I, que desceu 35.800 pés (cerca de 11.000 metros) - a maior profundidade oceânica registrada -, no dia 23 de janeiro de 1960, em uma das fossas das Marianas chamada Challenger Deep, a cerca de 360 quilômetros ao sul das Ilhas Guam, no Oceano Pacífico", diz o o oceanógrafo e físico Afrânio Rubens de Mesquita, da USP. O submersível é um pequeno submarino, muito mais resistente a pressão.

domingo, novembro 11, 2018

AR-DIÁRIO - DOS EUA--"NASA X AQUECIMENTO GLOBAL"

Pesquisa indica que a diminuição da emissão do metano e da fuligem são passos importantes.
Há algum tempo este blog destacou como mostra a foto ao lado, que a Nasa já vem trabalhando ativamente na luta contra o aquecimento do nosso planeta. Aliás, deste ano bateu um recorde histórico, até mesmo em outras estações.Na matéria de hoje, já vamos apresentar as 14 propostas que ela apresenta e que são indispensáveis para diminuir o aquecimento global. Nestes 14 pontos vamos observar que cada habitante da Terra tem que dar a sua contribuição para as futuras gerações. Então, mãos à obra:
Uma das coisas que a Nasa divulgou é que ações para combater a emissão do gás metano já podem diminuir a temperatura média da Terra entre 2,2ºC e 1,7ºC  em 40 anos. Com a diminuição da temperatura média global, diminuiriam alguns problemas de saúde pública e aumentariam a produção de alimentos. Ainda, segundo a pesquisa, é possível facilmente diminuir a quantidade de fuligem nas cidades. A ação também ajudaria a baixar a temperatura e melhorar a qualidade de vida em ambientes urbanos.
Abaixo as ações propostas pela Nasa e veja quais delas você pode ajudar diretamente, na sua casa (em negrito) Para diminuir a emissão de metano:
1 – Melhorar técnicas para evitar o vazamento de gás em minas de carvão;
2 – Diminuir perdas de gás que escapa de poços de petróleo;
3 – Diminuir vazamentos em gasodutos;

4 Separar lixo e encaminhar cada tipo de resíduo para seu destino correto (fazer compostagem de materiais orgânicos e reciclar embalagens);
5 – Ter sistemas de esgoto eficientes e tratar corretamente o material. Para isso, veja se as ligações do esgoto da sua casa estão corretas e cobre do poder público estações de tratamento eficientes.
6 – Controlar a emissão de metano referente à pecuária, fazendo tratamento especial para o esterco. Você pode ajudar diminuindo seu consumo de carne vermelha.
7- Arejar as plantações de arroz, para reduzir as emissões das plataformas alagadas. Contra.a.fuligem                                                                                                          
8 Substituir a frota de veículos antigos, que podem liberar muitos poluentes na atmosfera;
9 – Instalar filtros em veículos movidos a diesel;
10 – Proibir a queima de resíduos orgânicos (muitas vezes provenientes da agricultura) ao ar livre;
11 – Optar por fornos a gás ou outros modelos de queima limpa;
12 – Em países pobres, muitas pessoas preparam alimentos queimando lenha ou carvão. Segundo a Nasa, levar a tecnologia de fornos a biogás para esses locais diminuí a poluição do ar;
13 – Evitar o uso de tijolos de barro e escolher os ecológicos;
14 – Substituir fornos a queima de coque (um subproduto do carvão) por equipamentos mais eficientes.

sexta-feira, novembro 02, 2018

AR-dos EUA

 O NOVO POSTAL DE NOVA YORK
No final de 2015 voamos de Dallas, onde estávamos hospedados, para conhecer o novo postal de Nova York, sem nos esquecermos destas imagens, que mostram o majestoso World Trade Center, cujas torres gemeas foram destruídas literalmente por ataques terroristas simultâneos há 15 anos, no dia 11 de setembro de 2001, atribuídos a Osama Bin Laden, cuja caça foi concluída com sua morte por soldados americanos no Paquistão, há uma década de suas ações criminosas contra a humanidade. Hoje, esse dramático episódio, mudou em muito o cartão postal de Manhattan, que Bin Laden conheceu, quando esteve nos EUA. Essa ousada e mortífera ação, acabou produzindo um novo visual para a  metrópole de Nova York, mas essa mudança visual incluiu algo muito importante e justo: um memorial em homenagem às 2.986 vítimas do atentado, ficarão para sempre  no interior do Freedom Tower, que além de majestoso e um dos mais altos  do Mundo.
                                                 "A TORRE.DA.LIBERDADE"
O novo visual de Manhattan.  Neste local onde existia uma das Torres Gêmeas surge com seus 541 metros de altura, a nova  torre do World Trade Center. A base do edifício, de 60m X 60m, é construída em concreto e e inteiramente revestida com painéis de vidros blindados, para absorver ainda mais o impacto em caso de atentado. Cada peça de vidro terá a altura exata de um pavimento do edifício.

quarta-feira, outubro 31, 2018

AR-DOS EUA Uma exotica comemoracao


O SIGNIFICADO DO DIA DAS BRUXAS


O Dia das Bruxas é conhecido mundialmente como um feriado celebrado com intensa movimentacao  nas lojas     a procura da  roupas e aderecos dos assustadoras possiveis despertando interesses que lembram o carnaval ai no Brasil. Aqui nos Estados Unidos,  é chamado de Halloween                                                   Mas hoje em dia é celebrado em diversos outros países do mundo, inclusive o Brasil, onde hábitos como o de ir de porta em    porta atrás de doces, enfeitar as casas com adereços "assustadores" e participar de f estas a fantasia vêm se tornando mais comuns.                                                                                                        A sua origem porem,  pouco tem a ver com o senso comum atual sobre esta festa popular. Entenda a seguir como ela surgiu.
De onde vem o nome?
O Halloween tem suas raízes não na cultura americana, mas no Reino Unido. Seu nome deriva de "All Hallows' Eve"."Hallow" é um termo antigo para "santo", e "eve" é o mesmo que "véspera". O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.

segunda-feira, outubro 29, 2018

AR- dos(EUA)

O RIO DE 5  CORES É CONHECIDO COMO O MAS BONITO DO MUNDO
O rio Caño Cristales ganha tons diferentes devido a presença de algas. Fenômeno que pode ser visto na transição das estações do ano
Caño Cristales, rio colorido na Colômbia (Foto: Mario Carvajal)
Caño Cristales, conhecido como “o rio que escapou do paraíso”, “arco-íris derretido” e até como “o rio mais bonito do mundo”, o Caño Cristales, na Colômbia, chama a atenção pela mistura de cores vivas que pode ser observada a cada ano, na transição entre as estações seca e úmida.
saiba mais
Algas e plantas aquáticas são as responsáveis pelos cinco tons que se mesclam na água: vermelho, amarelo, azul, verde e preto.
O Caño Cristales fica no Parque Nacional Sierra de la Macarena, na província de Meta, sudeste da Colômbia.
A temporada de visitação, quando é possível ter acesso ao rio e ele está colorido, dura seis meses: vai da metade de junho até dezembro, todos os anos.

sábado, outubro 27, 2018

AR- (DOS EUA)


COINCIDÊNCIAS NA MORTES DE LINCOLN E KENNEDY


  • representativos em 46 (1846 e 1946).
  • Ambos perderam a votação para vice-presidente da chapa em 56.
  • Tanto Kennedy quanto Lincoln foram eleitos presidentes em 60.
  • Os vice-presidente de ambos tinham Johnson no nome, ambos eram democratas sulistas e ambos nasceram em 08 (1808 e 1908)
  • Ambos se preocupavam com a qualidade de vida dos negros nos EUA e ambos tomaram importantes medidas em 63 sobre esse problema. Em 1862 Lincoln assinou a emancipação dos escravos, que só entrou em vigor em 63 e em 1963 Kennedy deu início ao processo que culminou no Ato dos Direitos Civis de 1964.
  • Ambos os presidentes e seus sucessores eram amigos de importantes figuras afro americanas. Lincoln e Andrew Johnson confraternizavam com Frederick Douglass e Kennedy e Lyndon Johnson confraternizavam com Martin Luther King Jr.
  • Kennedy e Lincoln eram conhecidos pelo charme na fala e pela eloquência, os dois costumavam citar Shakespeare e a bíblia em seus discursos.
  • Os dois eram capitães de barco nas horas vagas.
  • Kennedy e Lincoln tinham doenças genéticas. Lincoln sofria de síndrome de Marfan e Kennedy sofria da doença de Addison.
  • Ambos foram assassinados com um tiro na cabeça enquanto estavam sentados ao lado de suas esposas. Ambos os assassinatos aconteceram na sexta feira pré-feriado prolongado.
  • Durante o assassinato ambos os presidentes estavam acompanhados de outro casal.
  • Os homens do segundo casal dos dois casos foram feridos pelo assassino.
  • Ambos os presidentes tinham 4 filhos. Cada um também teve um filho que morreu durante a presidência dos pais.
  • Lincoln foi morto por John Wilkes Booth, no teatro Ford. Kennedy foi morto em um carro modelo Lincoln da marca Ford. Kennedy foi morto por Lee Harvey Oswald.
  • Ambos os nomes possuem 7 letras.
  • Os nomes dos assassinos possuem 15 letras.
  • Os dois assassinos cometeram o crime em locais em que eles eram empregados.
  • Depois de atirar em Lincoln Booth correu do teatro e se escondeu em um armazém. Oswald atirou em um Kennedy de dentro de um armazém e se escondeu em um teatro.
  • Ambos os assassinos morrem no mesmo mês que suas vítimas.
  • Ambos os assassinos eram homens brancos sulistas que nasceram nas décadas de 30 e estavam entre 20 e 30 anos de idade.
  • Ambos os assassinos foram mortos antes de serem julgados. Os dois foram mortos por homens que nasceram no norte do pais, mudaram o nome quando adultos e eram solteiros.
  • Ambos os assassinos se feriram durante a fuga.
  • Kennedy tinham um guarda costas chamado William Greer. O guarda costas de Lincoln se chamava William Crook.
  • Os dois guarda costas morreram com 75 anos, 5 meses e algumas horas.
  • Lincoln estava sentado na cadeira número 7 no teatro Ford. Kennedy estava sentado no carro número 7 da passeata.
  • Os médicos que atenderam os dois presidentes tinham o mesmo primeiro nome. Charles Leale tratou dos ferimentos de Lincoln e Charles Crenshaw os de Kennedy.
  • Ambos os presidentes morreram em um local com as iniciais “P.H.”. Linconln morreu na “Petersen House” e Kennedy no “Parkland Hospital”.

terça-feira, outubro 23, 2018

AR-DIÁRIO: "Fim do berço do grande Futebol"

Por que chamam de PELADA a uma partida de FUTEBOL?
É provável, que a falta das velhas peladas, tenham resultado na má qualidade do nosso futebol nas últimas décadas!
Quando alguém pronuncia a palavra pelada, referindo-se ao futebol, por segundos vem à nossa cabeça uma mulher gostosa totalmente pelada, só depois é que nos lembramos da que alguem está se referindo a um futebolzinho de várzea. Certo ou errado?
Bem. Na verdade --antes desse pensamento, o verdadeiro sentido do convite: é para um jogo de futebol em qualquer canto do bairro. Hoje vamos conhecer o porque do termo pelada aplicado ao futebol varzeano. Segundo o etimologista Dionísio da Silva, da UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos -SP, o nome vem de "pela", como  eram chamadas as bolas de couro ou de borracha. A palavra tem origem em pilella, diminutivo de pila, que, no latim, significa bola ou novelo de lã. "Pode ter havido uma contaminação com 'pelo', já que as primeiras bolas de couro ainda tinham muitos pelos, daí teria surgido o termo pelada.
Ao contrário do futebol profissional, a pelada quase não tem regras: uma bola e um mínimo de dois participantes bastam para começar o jogo. O campo pode ser uma praça, um trecho de praia, um terreno baldio (como o da foto) ou uma rua de pouco movimento. Geralmente não há goleiros e as balizas são feitas com qualquer objeto que estiver à mão, como pedaços de pau ou camisas enroladas. A divisão segue critérios "como com camisa versus sem-camisa" ou "casados contra solteiros". Sem um tempo determinado de duração -- a não ser quando se combina um número limite de gols -- a bola pode rolar até o escurecer . Juiz, então, nem pensar! Só costumam proibir tocar a bola com a mão e derrubar o adversário. "Eu na minha juventude também joguei muitas peladas, e hoje posso afirmar: Eu era feliz e não sabia...". Vamos ser justos, o futebol brasileiro nos últimos tempos,  apesar de possuir  belos estádios, regras, árbitros, bandeirinhas  e muita grana para jogadores, empresários, dirigentes, imprensa e tudo mais, anda tão por baixo que mesmo com a comodidade da TV,  é comum alguém gritar: "Pô! desliga essa pelada"   

segunda-feira, outubro 22, 2018

AR-DIÁRIO "PRIMEIRA MATÉRIA DIRETA DOS (EUA")

 RISCO PERMANENTE  AFLIGE A CALIFÓRNIA
A falha de San Andreas, que atravessa a Califórnia de norte a sul ao longo de 1,3 mil quilômetros e delimita a parte norte-americana da placa do Pacífico, é uma das mais estudadas no mundo, uma vez que está quase inteiramente na superfície da terra.
Ela foi a causa do devastador terremoto de magnitude 7,8 que destruiu grande parte de São Francisco em 1906, matando mais de 3 mil pessoas.
Embora a premissa extrema de Terremoto seja mais ficção científica do que cenário real, o fato é que o blockbuster foi um lembrete de que, mais cedo ou mais tarde, a falha voltará a afetar as mais de 38 milhões de pessoas que vivem em suas imediações precisam estar preparadas.
O que mais preocupa os cientistas é a seção sul da falha, que não produz um terremoto há cerca de 300 anos, embora os registros geológicos indiquem que ela causaria um grande terremoto a cada 150 anos.

sábado, outubro 20, 2018

AR-DIÁRIO: "Supersônico pode estar de volta"

 
NASA quer avião supersônico silencioso voando em 2020   (Fonte: Revista AIRWAY)
Se as previsões de 40 ou 50 anos atrás tivessem se confirmado na aviação, hoje os voos ao redor do mundo durariam poucas horas e os céus seriam cruzados por aeronaves hiper-sônicas e…barulhentas. Como se sabe, esse cenário não só não se tornou realidade como mudou. Os aviões comerciais atuais continuam voando em velocidades próximas do som, mas fazem menos ruído do que antes.
A primeira era supersônica, aliás, acabou em novembro de 2003 com o último voo do Concorde, que juntamente com seu rival russo, o Tupolev TU-144, ousaram transportar passageiros a duas vezes a velocidade do som.
Pode estar aí o primeiro passo para uma segunda era supersônica, mas o outro grave problema também precisará de uma solução, o estrondo contínuo causado por um voo de cruzeiro supersônico. É aqui que entra um ambicioso projeto da NASA, a agência espacial americana, em conjunto com gigante aeroespacial Lockheed Martin, o Quite Supersonic Technology (QueSST), ou Tecnologia de Supersônico Silencioso.

Decibéis de uma conversa

Em fevereiro, a agência espacial anunciou o programa que pretende tornar viável o voo supersônico comercial. Ela assinou um primeiro contrato com a Lockheed para apresentar até o final de 2017 um design conceitual para uma aeronave de teste com cerca de metade do tamanho do futuro modelo de produção. Esse protótipo, que será tripulado, retomará a tradição dos aviões “X”, série de aparelhos de testes com os quais os americanos atingiram marcos importantes como a própria quebra da barreira do som pelo famoso piloto Charles “Chuck” Yeager em 1947.
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