/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

domingo, março 17, 2019

"TORÇA PARA O AVIÃO NÃO DESCER FORA DA PISTA"

Seja bem-vindo ao  Aeroporto de KwaZulu- na - África do Sul, mas cuidado com os gatinhos
Já apresentamos neste blog em várias oportunidades, os aeroportos mais exóticos e arriscados do Planeta. Hoje vamos neste espaço um aeroporto que  julgamos ser o mais exótico de todos. Quando os turistas viajam para um país africano levam na mente dois objetivos: fazer um safári ou conhece os animais mais ferozes do Mundo em seus habitats. Mas quando o avião se aproxima do aeroporto de Phinda, veja  nas fotos quem pode lhe apresentar as boas-vindas
Esta pista é do Aeroporto de Phinda, localizada em Kwazulu Natal, África do Sul,. que fica no meio de uma reserva natural na África. Olha à esquerda, e veja  quem da as boas-vindas aos passageiros.
A Província do KwaZulu-Natal, também conhecida como a província jardim da África do Sul, é uma região subtropical de lindos vales e vegetação luxuriante banhada pelo cálido Oceano Índico. É um dos destinos de férias mais populares do país e estende-se desde Port Edward, na fronteira sul da Suazilândia, a Moçambique, ao norte. A parte ocidental da província é marcada pela majestosa cordilheira de Drakensberg, com vários picos acima dos 3.000 metros. A cordilheira recebeu o título de Patrimônio Mundial pela sua beleza e riqueza da arte rupestre de San/Bushman presente nas suas grutas, a maior concentração no continente africano.
Embora o KwaZulu-Natal seja a terceira menor província do país, ocupando 7,7 % do território da África do Sul, tem a maior população, estimada em 9,9 milhões de pessoas. É aproximadamente do tamanho de Portugal, ocupando uma área total de 94.361 Km2

sábado, março 16, 2019

Espécies Raras de Animais

     CORUJAS RARAS NO INTERIOR DE S.PAULO                 A agressão ao meio ambiente tem feito com que muitas espécies de animais já estão extintas e outras, ainda que em número limitado, chamam a atenção quando reaparecem

Um casal de corujas  caburé-acanelado, coruja rara de peito amarelado, — como a da foto  — foi registrado e monitorado por pesquisadores em duas fazendas da empresa Duratex, no município de Lençóis Paulista, no Centro-Oeste do Estado de São Paulo. As aves iniciavam o ciclo reprodutivo quando foram avistadas. A espécie não era conhecida na região, segundo o pesquisador Flávio Ubaid, especialista em aves do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu. “Os registros mais próximos estão a mais de 150 km. Também foram realizados novos registros na região de Franca e no sudoeste de Minas Gerais”, explicou.

Ele acredita que o registro preenche uma lacuna considerável na área de ocorrência do caburé. O achado levou Ubaid a publicar, em parceria com os pesquisadores Fábio Maffei, Guilherme Moya e Reginaldo Donatelli, artigo na revista The Bulletin of the British Ornithologists Club, conceituada publicação inglesa de ornitologia.

quinta-feira, março 14, 2019

AR-DIÁRIO: "UM HOTEL VOADOR"


VEM AI O NOVO ZEPPELIN:  MODERNO, ROMÂNTICO  E INTEIRAMENTE SEGURO
A família acaba de almoçar, levanta-se da mesa e caminha até uma imensa janela de vidro. As crianças vibram e apontam para zebras e girafas. O pai avista um grupo de leoas que se aproxima da manada. Calma, não há perigo. A família não está em casa, mas flutuando lenta e confortavelmente sobre uma reserva na África, a cerca de 30 metros de altura. Ela está a bordo de um dirigível modelo 1997. Sonho? Sim, mas também realidade.
O charuto voador desapareceu dos céus há sessenta anos. Mais exatamente, no dia 6 de maio de 1937, quando o maior de todos os dirigíveis, o Hindenburg, incendiou-se em Nova Jersey, nos Estados Unidos, matando 36 dos 97 passageiros. Contrariando todas as normas de segurança, o Hindenburg não usou hélio, mas hidrogênio, um gás inflamável, para ficar mais leve que o ar. Essa falta de cuidado resultou numa tragédia que chocou o mundo. O trauma do acidente foi tamanho que ninguém podia mais ouvir falar em dirigíveis. Eles foram praticamente aposentados.
Agora, o choque já vai longe. E o velho risco não existe mais. O novo dirigível, o Zeppelin NT (de new technology), que fará seu vôo inaugural até o final de agosto na Alemanha, tem o seu balão cheio de hélio. Não pega fogo de jeito nenhum. Tem ainda computador de bordo e um sistema de navegação comparável aos dos aviões mais modernos. Não que ele vá competir com aviões. Sua velocidade máxima é de apenas 140 quilômetros por hora e a passagem não será barata (afinal, esse primeiro modelo transportará apenas doze passageiros em primeiríssima classe).
O Zeppelin NT é silencioso, não polui a atmosfera e parece mesmo um sonho. Embora possa atingir uma altitude de 2 500 metros, ele é ideal para os rasantes em câmera lenta. Assim, numa ponte aérea entre o Rio de Janeiro e São Paulo, você vai ver as praias do ponto de vista das gaivotas.
Planando no céu.
Estão sendo  construídas cinco unidades (todas para doze passageiros) destinadas a voos turísticos e científicos na Alemanha. A reestreia do dirigível acontecerá em Friedrichshafen, a cidadezinha do sul da Alemanha onde nasceu o LZ-1. Depois, virão modelos bem maiores

sexta-feira, março 08, 2019

AR>>>"REQUINTE"


O que salta à primeira vista na fotografia superior do Palácio de Luxemburgo, é a linda curva de balaustres.

Olha-se para ela e tende-se a sorrir, quase como quem agradece o prazer que proporciona essa curva forte e amável.A pena que traçou a tal curva é a de um homem que entende o que é a calma. Um neurastênico não conseguiria desenhá-la. Um espirito sem sutileza também não. este faria uma balaustrada reta. E a linha reta, muitas vezes, aflige o homem, porque gostamos da verdade apresentada com uma pitadinha de fantasia e de poesia.
No palácio, as curvas convivem bem, não se ignoram as regras de transição e de harmonia. Ao contrário do chamado "minhocão" (passagem elevada, em São Paulo), que as ignora. O "minhocão" é um tabuleiro monótono e violento, para ser percorrido numa velocidade brutal. Os moradores dos prédios vizinhos estremecem...No Palácio de Luxemburgo, os vasos são bonitos e atendem bem à finalidade de elevar nossa natureza, que tem horror àquilo que é achatado. Entre um leito e outro do jardim, há como que um ponto intermediário, a balaustrada; em seguida, a rampa delicada; e no fim as estátuas. As transições estão perfeitamente bem observadas.
O lindo palácio compõe-se de três partes: uma mais alta, com um teto de ardósia meio azulada e chaminés; um andar intermediário; e por fim uma parte mais baixa. No centro do edifício, onde se encontra a parte mais vigorosa, destacam-se altas colunas. Mas tudo é simétrico como um rosto humano, em que um lado repete o outro. Olhando os dois lados iguais do edifício, a pessoa sente no fundo da alma uma harmonia, que vem do fato de o corpo humano ser também composto de duas partes iguais . Uma repete a outra, e assim nos sentimos agradavelmente em casa vendo os dois lados do edifício.Imaginemos que a parte da fachada de cima, construída com um certo recuo, estivesse alinhada com o resto da construção, e que todo o edifício fosse plano como um paredão. Perderia muito, assemelhar-se-ia a uma carranca enorme diante da qual ficaríamos meio acachapados. Não tornaria agradável o convívio do homem com o palácio.

segunda-feira, março 04, 2019

"ARQUIVOS DE UM REPÓRTER CAI NA FOLIA" (Recife)

RECIFE E OLINDA, O MELHOR CARNAVAL DE RUA      
O carnaval de Pernambuco é um dos mais conhecidos de todo o Brasil, graças aos famosos carnavais de Recife e Olinda, acostumados a atrair multidões de turistas, que vêm de várias partes do  mundo para aproveitar os dias de folia. A diversidade de ritmos é a marca registrada dos dois carnavais, com a presença de ritmos como maracatu, samba, afoxé e ciranda, mas a estrela principal sem dúvida alguma é o frevo. Pode-se afirmar que em Recife, ocorre o maior carnaval do planeta, entre a festa popular o famoso Galo da Madrugada, que ao longo do seu desfile chega a reunir mais de um milhão de foliões pelo centro da cidade. Diferentemente do carnaval do Rio de Janeiro e de Salvador, o de Recife caracteriza-se pela sua popularidade, onde se pode assistir a quase todos os desfiles e grandes nomes da MPB, e pelo fato de ocorrerem na rua e em diversos bairros ao mesmo tempo, não há monopolização da festa carnaval por certo tipo de música ou desfile. Além de assistir aos artistas, os foliões ainda podem curtir mais de 500 artistas e agremiações.  
Em Olinda (foto), também há multidões de foliões em suas ruas, pois o carnaval também é realizado para que todos possam participar. Além dos ritmos típicos da região, como o frevo, a ciranda, o maracatu e coco-de-roda, um dos grandes destaques da festa é o desfile dos famosos bonecos de Olinda, com mais de três metros de altura, que podem representar celebridades, políticos, pessoas que obtiveram destaque na mídia, presidentes, políticos e alguns personagens regionais. Inclusive há blocos especializados na confecção destes bonecos. Olinda realiza  um dos maiores e mais empolgantes carnavais de todo o mundo, marcado por sua alegria, sua diversidade cultural e rítmica.

domingo, março 03, 2019

"ARQUIVOS DE UM REPÓRTER CAI NA FOLIA" (RJ)

2019
NO RIO, O MAIOR CARNAVAL DO PLANETA
                                                     A HISTÓRIA DO CARNAVAL CARIOCA
Em finais do século XVIII, o entrudo (como era inicialmente chamado) era praticado por todo o país, e consistia em brincadeiras e folguedos, variando conforme os locais e os grupos sociais envolvidos. As primeiras tentativas de civilizar a festa carnavalesca brasileira foram através da importação dos bailes e dos passeios mascarados de Paris. Em finais do século XIX, toda uma série e grupos carnavalescos ocupavam as ruas do Rio de Janeiro, servindo de modelo para as diferentes folias. Nessa época, esses grupos eram chamados indiscriminadamente de cordões, ranchos e blocos. Em 1899 Chiquinha Gonzaga compôs a primeira música especificamente para o Carnaval, "Ô Abre Alas!". A música havia sido composta para o cordão Rosas de Ouro que desfilava pelas ruas do Rio de Janeiro durante o carnaval. Os foliões costumavam frequentar os bailes fantasiados, usando máscaras e disfarces inspirados nos "balls masqués" parisienses. As fantasias mais tradicionais e usadas até hoje são as de Pierrot, Arlequim e Colombina, originárias da Comédia Dell’arte italiana. Em 1890, e por algumas vezes antes, foi tentada uma modificação na data do Carnaval, deslocando-o para os meses do inverno, "para evitar os malefícios do verão escaldante". Contudo, nenhuma tentativa teve sucesso
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No Rio de Janeiro o carnaval moderno surgiu a partir da primeira metade do século XIX com a importação, pela elite carioca, da moda dos bailes parisienses. A absorção do carnaval burguês pela festa desorganizada das ruas da cidade acabaria por fazer surgir uma folia de feições próprias que, a partir das primeiras décadas do século XX se tornaria um dos elementos da identidade nacional.

sábado, março 02, 2019

"ARQUIVOS DE UM REPÓRTER CAI NA FOLIA" (Bahia)

BAHIA TEM O CARNAVAL MAIS ALEGRE DO BRASIL! Ivete Sangalo, é uma entre os vários astros e estrelas que abrilhantam o Carnaval Este ano o Carnaval de Salvador promete muito: Será realizado em 10 bairros da cidade e um Camarote do Povo, circuito Barra-Ondina.
 Carnaval de Salvador é a festa mais alegre do Brasil e de maior participação popular Criado e mantido pelo povo, trata-se de uma manifestação espontânea e livre, onde o carnal, o lúdico e o físico se misturam com a emoção e a ginga dos baianos que conseguem renovar a folia a cada ano. O som eletrizante do trio é a deixa para que nos três circuitos (Osmar (Avenida), Dodô (Barra-Ondina) e Batatinha (Centro Histórico)  É uma verdadeira explosão de alegria. Os blocos afro, com seus tambores e o som orientalizado dos afoxés são um contraponto para essa festa plural – rica de ritmos, estilos e manifestações artísticas –  O Carnaval de Salvador atrai multidões.
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São mais de dois milhões de foliões – (baianos e turistas) e cerca de 227 entidades (16 afoxés, 41 afros, 15 alternativos, 45 blocos de trio, 03 especiais, 02 de índios, 07 infantis, 17 pequenos grupos, 33 de percussão, 06 orquestras, 12 de travestidos e 30 trios independentes) cadastradas na Emtursa – Empresa de Turismo S/A, que organiza a festa. A Cidade do Carnaval ocupa uma área de 25 quilômetros, abrigando camarotes, arquibancadas, postos de saúde, postos policiais, além de toda uma infraestrutura especial montada pelos diversos órgãos municipais, estaduais e federais. Nos seis dias, como nos remete a própria marca da festa, “O coração do mundo bate aqui”. E Salvador recebe gente de todo o estado da Bahia, de todo o país e dos quatro cantos do mundo que se unem numa mesma emoção. Este ano, a folia baiana voltará a contar com suas grandes atrações: Ivete Sangalo cantando num Trio Elétrico. Em Salvador a folia também começou bem antes do carnaval, nos bailes, ensaios dos tradicionais blocos afros e dos Afoxés. Além da tradicional festa na rua, onde as pessoas cantam e dançam dentro de grandes circuitos fechados que ocupam as principais ruas da cidade, na Bahia, especialmente em Salvador, é comum o uso de trios elétricos, gigantescos carros de som que contam com a participação de músicos famosos como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Claudia Leite, Anitta e outros destaques, além de bandas profissionais, como Chiclete com Banana, Asa de Águia, Olodum e muitos outros. O carnaval baiano praticamente é uma indústria cultural a parte. Não envolve apenas a festa de carnaval, em si, mas também as micaretas, "carnavais" fora de época, que contam com a presença dos trios elétricos tradicionais.

sexta-feira, março 01, 2019

"ARQUIVOS DE UM REPÓRTER CAI NA FOLIA" (SP)

CARNAVAL DE S PAULO CADA ANO MAIS EMPOLGANTE
O SAMBÓDROMO ALAVANCOU O CARNAVAL DE SÃO PAULO
A história do Carnaval na cidade de São Paulo confunde-se com a própria evolução política, social e econômica do povo paulistano, pois as grandes mudanças estão intimamente ligadas ao progresso e desenvolvimento da comunidade. As primeiras notas a respeito apareceram na Ata da Câmara de São Paulo, em sessão de 13 de fevereiro de 1604, apontava a folia, como atos atentatórios aos bons costumes sociais e caracterizados pela violência. Os bailes promovidos em São Paulo, datados historicamente de 1830, encerravam-se melancolicamente à meia-noite, pois não havia por esse tempo sociedades recreativas voltadas para a comunidade negra, principais precursores do Carnaval na cidade. Moçambique, congadas e batuques eram reprimidos e substituídos pela dança do Caiapó, mas essa também era combatida pelas autoridades municipais, como ser verifica nas Atas da Câmara
 Mas isso ficou pra trás. Hoje contamos com  a graça sensual da poderosa ANITTA
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                                      O marco inicial do Carnaval moderno...
Segundo historiadores, foi inspirado na Marquesa de Santos, então a dama de maior prestígio na sociedade paulistana, que promovia a festa em sua casa conhecida como Palacete do Carmo. O primeiro desfile promovido pelo poder público aconteceu em 1934, quando o inovador Prefeito Municipal Fábio da Silva Prado criou o Departamento de Cultura e Recreação e destinou verba, coletada entre seus amigos, para financiar o evento. O vencedor do concurso foi o rancho Diamante Negro, seguido de Vim do Sertão. Na categoria blocos o primeiro lugar ficou com os Quenianos e, para os Cordões, a vitória foi dos Garotos Olímpicos, seguido por Camisa Verde. Porém, o primeiro Carnaval Oficial da cidade de São Paulo só aconteceu no ano seguinte, organizado pelo jornal Correio de São Paulo, com o patrocínio do Centro de Cronistas Carnavalescos e pela Comissão Oficial. Neste evento já havia organização. Os grupo foram divididos em categorias e houve premiação.

quarta-feira, fevereiro 27, 2019

AR-DIÁRIO: "Aviação"

AS ALTITUDES QUE OS AVIÕES PODEM ALCANÇAR

Cada modelo de aeronave tem um limite de altitude, e esse limite depende praticamente da potência do motor. Monomotores, por exemplo, são os aviões menos potentes do mundo. O popular modelo agrícola Ipanema, da Embraer, chega a atingir 938 metros de altura. Já a maior altitude registrada foi de um potente supersônico militar soviético modificado, o MIG-25 'Foxbat': em 1977, o piloto Alexandre Fedotov subiu a 37 quilômetros na atmosfera - um recorde na aviação mundial. Cada avião no seu quadrado - Os aviões nem sempre voam na altitude máxima. A altitude depende do tipo de viagem. O motor de um Airbus A350-800 pode subir a 13 quilômetros, por exemplo. Só que voos de modelos comerciais operam em altitude de cruzeiro - uma faixa entre os 10 e os 12 km/altura Essa altitude padrão é uma norma internacional baseada nos caprichos da natureza: a cada quilômetro que subimos, a temperatura da atmosfera cai cerca de 7°C. Essa diminuição drástica gera turbulência em voos. Só que, entre 10 e 12 quilômetros, a temperatura média é de -55°C - ela é praticamente constante nesses dois quilômetros. Por isso, essa faixa é a menos turbulenta, e é ali que os aviões comerciais trafegam.        Esteja preparado para enfrentar gazes desagradáveis na altitude:                                   
Cinco gastroenterologias da Dinamarca e do Reino Unido escreveram artigo no qual dizem que soltar gases faz bem para a saúde. No avião, apesar de os passageiros receberem um tratamento ruim por parte dos outros viajantes como resultado de sua decisão pessoal de se aliviar, os benefícios para saúde compensam impactos negativos. Por outro lado, se o piloto segura os gases, pode haver problemas de concentração, que afetariam sua habilidade para conduzir o avião. Contudo, se ele soltar os gases, seu copiloto será afetado pelo odor, o que também reduz a segurança no voo.
 

terça-feira, fevereiro 19, 2019

AR>>>"ICEBERG"

O VERDADEIRO SENTIDO DESTA EXPRESSÃO:.."É APENAS A PONTA DO ICEBERG"
Iceberg é um enorme bloco que se desprende das geleiras existentes nos oceanos polares, originárias da era glacial, há mais de cinco mil anos. São de água doce. Icebergs não devem ser confundidos com "água do mar congelada no inverno", que raramente resiste ao verão.
De cada iceberg, apenas cerca de 10% da sua massa emerge à superfície. Os demais cerca de 90% permanecem submersos, representando o extraordinário perigo que conferem especialmente à navegação. Em se tratando de dimensões lineares — mais especifica, notadamente, a altura — tem-se que, em média, cerca de 1/7 do iceberg aflora, emerso, à superfície, enquanto os demais 6/7 constituem a porção oculta, o lastro submerso da massa polar flutuante.
Sobre a flutuação do iceberg, recorde-se que ela decorre do fato físico de apresentar o gelo (de água doce) massa específica (ou densidade absoluta) de cerca de 1 g/cm3, conforme dito. Porém a água do mar é solução salina: apresenta, pois, massa específica necessariamente maior do que 1 g/cm3. Assim, pelo Princípio de Arquimedes, o iceberg necessariamente flutua na água do mar. As dimensões lineares (alturas) e as massas e os volumes emerso e imerso (submerso) calculam-se pelas leis hidrostáticas, o princípio de Arquimedes uma delas.
Desse fato concreto decorre o dito popular (conotativo) de que "isto ou aquilo é apenas a ponta do iceberg", para se referir algo (empreendimento, problema etc.) que aparenta ser de simples enfrentamento ou solução, quando, na verdade, é de envergadura consideravelmente maior.

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