/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, março 05, 2009

Deserto do AtacamaFotos: (1) - Uma vista desoladora do deserto do Atacama; (2) - Uma igreja na cidade exótica de São Pedro do Atacama; (3) - Salares em torno de uma laguna. As águas são provenientes das geleirasa que no verão descem das Cordilheiras dos Andes que circundam toda a região e (4) - Parque dos Flamingos. Essas aves vivem em abundância na região e saciam a sua sede com água proveniente dos degelos. >>>O deserto do Atacama é o lugar na Terra que passou mais tempo sem presenciar chuvas, sendo registrados 400 anos sem indícios de chuva. Apesar de não haver chuvas é quase comum nevar em partes da região perto dos vulcões. O deserto do Atacama está localizado na região norte do Chile. Com cerca de 200 km de extensão, é considerado o deserto mais alto e árido do mundo, pois chove muito pouco na região, em conseqüência das correntes marítimas do Pacífico não conseguirem passar para o deserto, por causa de sua altitude. Assim, quando se evaporam, as nuvens úmidas descarregam seu conteúdo antes de chegar ao deserto, podendo deixá-lo durante épocas sem chuva. Isso o torna de aridez incrível.As temperaturas no deserto variam entre 0ºC à noite e 40ºC durante o dia. Em função destas condições existem poucas cidades e vilas no deserto; uma delas, muito conhecida, é San Pedro do Atacama, que tem pouco mais de 3 000 habitantes e está a 3.200 metros de altitude. Por ser bem isolada é considerada um oásis no meio do deserto, é o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro: mochileiros, fotógrafos, astrônomos, cientistas, pesquisadores, motociclistas e aventureiros.Apesar de pequena e isolada no coração do deserto mais árido do mundo, San Pedro possui uma vida agitada, mesmo depois da meia noite, os bares e restaurantes ficam lotados com pessoas conversando e planejando o programa para o dia seguinte porque as atrações são inúmeras.
>>>À dir. deste, acompanhe as boas indicações Google...

sábado, fevereiro 28, 2009

IGUAÇU, AMAZÔNIA, NORONHA e MONTE RORAIMA, as quatro finalistas brasileiras, à escolha das sete maravilhas do mundo!Após a escolha do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, como uma das "Novas Sete Maravilhas do Mundo" construídas pelo homem, agora é hora de o Brasil concorrer novamente, dessa vez com quatro belas concorrentes, a começar pelas Cataratas do Iguaçu como uma das "Novas Sete Maravilhas da Natureza". Esse favoritismo de Foz do Iguaçu, é respaldado pelos mais de 1 milhão de pessoas que visitam anualmente as Cataratas que concordam que ali está um dos mais belos cenários do mundo. As Secretarias Estaduais de Turismo dos nossos quatro estados brasileiros para que votem no concurso internacional criado pela fundação suíça New Seven Wonders. A eleição das novas sete maravilhas da natureza foi dividida em duas etapas. A primeira terminou em 31 de dezembro último, e foram selecionadas 21 candidaturas, pelo voto popular. Na segunda fase, que se inicia este mês, 77 finalistas serão novamente submetidas ao voto dos internautas para escolha das novas sete maravilhas da natureza. Os vencedores serão conhecidos em 2010. Entre essas 77 candidaturas que lideram a disputa, figuram quatro respresentantes brasileiras. Além das Cataratas do Iguaçu, aparecem com destaque a Floresta Amazônica, o Arquipélago de Fernando de Noronha, e o Monte Roraima. (Todas nas fotos pela ordem). Escolha a sua preferida e coloque todo o potencial turístico do Brasil entre os principais do Planeta.
As Cataratas do Iguaçu, no entanto, largam em vantagem por duas razões: destacam-se pelo fluxo de visitantes - mais de 1 milhão em 2007 - e situam-se na chamada região da tríplice fronteira de Brasil, Argentina e Paraguai, o que lhe rende eleitores nos três países. As Cataratas fazem parte do Parque Nacional do Iguaçu, e é ainda a maior reserva de floresta pluvial subtropical do mundo, tombado em 1986 pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade. O termo Iguaçu na língua guarani, deriva de ygu (água) e açu (grande), ou seja, "água grande". Formada há aproximadamente 150 milhões de anos, a área das Cataratas tem cercade 275 quedas d’água, com alturas superiores a 70 metros ao longo de 2,7 km do Rio Iguaçu. A Garganta do Diabo é a maior, a mais majestosa de todas as quedas, com 150 metros de largura e 80 metros de altura. A maioria das quedas d’água fica em território argentino, mas é do lado brasileiro que se obtêm os mais belos panoramas. As informações são da Agência Estadual de Notícias.
A partir deste Fim de Semana AR retoma ao rítmo habitual, com matérias inéditas!
>>>Link (à dir): photolink, Revista-@R e Indicações Google...

sexta-feira, fevereiro 27, 2009

SÃO FRANCISCO
a cidade preferida da América, livre e bela pela natureza !São Francisco, a cidade número um dos Estados Unidos
De pontapé inicial vale citar que pelo décimo quinto ano consecutivo, São Francisco é a primeira cidade americana do Condé Nast Traveler, um dos principais guias turísticos do planeta. Qual será o motivo? Simples e certeiro, a cidade garante uma das mais fantásticas estadias, com seus arrasadores restaurantes, baladas e praias, desde as vistas da baía até o jeitão liberal que ela proporciona, sempre pronta para experimentar novos acordes e tons no coração da Califórnia.
A eterna juventude sobrevive à bela arquitetura vitoriana, um dos motivos da estética fabulosa da cidade, a mais animada dos Estados Unidos. Cosmopolita, vive pelas ladeiras transportando felizardos passageiros pelos cable cars, graciosos bondinhos que percorrem os principais pontos turísticos da cidade, o bilhete custa US$ 2 e o passeio completo dura uma hora. Situada bem no meio da Baía de São Francisco, a Ilha de Alcatraz abriga uma cadeia que já garantiu estadia de lendários gângsteres como Al Capone e George Kelly. Hoje em dia abriga apenas os 1,2 milhão de visitantes que além de descobrir mistérios que permeiam a ilha, desfrutam de uma das mais belas vistas da cidade. É melhor reservar a visita com pelo menos duas semanas de antecedência para não ficar de fora, principalmente no verão. O passeio custa US$ 15 e inclui caminhada pela ilha e visita às ilustres celas, com narração de ex-presidiários e guardas.
Vista da Ilha de Alcatraz, um dos passeios procurados pelos turistas.
Como chegar: Avião, descer no San Francisco International Airport (SFO) ou no Oakland International Airport (OAK). Se você não alugar um carro (e é melhor evitar dirigir em São Francisco, se puder), há três opções para chegar à cidade: taxi, e traslado ida e volta ou BART train.
(À dir.) link a Revist@-@r e o photolink

quinta-feira, fevereiro 19, 2009

ITANHAÉM REDUTO DE PATRIMÔNIOS NATURAISConhecida e respeitada por sua riqueza histórica e cultural, Itanhaém, segunda cidade mais antiga do Brasil, é também recanto de belezas e patrimônios ambientais. Com aproximadamente 600 km² de extensão, o Município oferece aos apreciadores e amantes do ecoturismo o que há de melhor e mais bonito na natureza.
Ao todo, a Cidade detém 300 km² preservados de Mata Atlântica, que integram o Parque Estadual da Serra do Mar e lhe asseguram o título de Amazônia Paulista. Além disso, é possuidora da maior bacia hidrográfica do Estado de São Paulo, com 2mil km de rios, dos quais 120 podem ser navegados em pequenas embarcações.
O Município conta ainda com aproximadamente 50 cachoeiras, que propiciam a prática de esportes de
aventura, e 14 praias balneáveis que formam 26 quilômetros de orla. Entre elas destaque-se a Praia dos Pescadores, cenário da primeira versão da novela Mulheres de Areia, gravada em 1973. No local, uma estátua foi erguida e pode ser vista pelos freqüentadores.
Trilha do Morro do Sapucaitava - Outro atrativo que é destaque em Itanhaém é o Morro do Sapucaitava. Tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT) e considerado de utilidade pública desde 1962, ele abriga uma das mais importantes trilhas ecológicas da região. Ao percorrê-la, os visitantes têm a oportunidade de conhecer uma riqueza de espécies animais e vegetais, com total segurança e orientação. Os destaques do local são a peroba, a canela, o jequitibá, a aroeira, as samambaias, as bromélias e os caetés. Já entre os animais, a atenção se volta para o lagarto teiú, o caxinguelê, e os sabiás, beija-flores, corujas, gaivotas e tiés.

Trilha do Morro do Piraguyra - No local encontram-se formas diferenciadas da Mata Atlântica litorânea, pois o morro encontrar-se mais afastado da influência marítima, apresentando, em sua face Noroeste, uma exuberante vegetação típica.
O interesse municipal em preservar este morro deve-se à sua localização central na cidade e sua continuidade imediata com o Mangue do Piraguyra, favorecendo desta forma a preservação. Este morro possui um lago no topo, que se forma por acúmulo de águas de chuva e drenagem natural. Mergulho - Ilhas Queimada Grande e Queimada Pequena. As duas ilhas pertencem a uma área de preservação marinha criada há 20 anos. Em torno da Ilha Queimada Grande, pode-se mergulhar e ver grande diversidade de espécies, e alguns naufrágios.

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

USO DA ENERGIA SOLAR

AVIÃO SOLAR VAI DECOLAR...
Bertrand Piccard, suíco, e Brian Jones, inglês, fizeram o primeiro vôo sem escalas ao redor do mundo, a bordo de um balão Breitling Orbiter, em 1999. Agora eles se juntaram novamente para tentar fazer o mesmo percurso, só que a bordo de um avião movido a energia solar.
O avião solar do suiço Bertrand Piccard fará seu primeiro võo - com piloto - no outono deste novo ano sobre o aeródromo de Dübendorf, perto de Zurique.
O projeto, chamado de "Solar Impulse", tem como objetivo mostrar que a energia solar poderá substituir o querosene do aviões, ajudando a proteger o planeta da poluição e do aquecimento global.
A construção do primeiro protótipo de 61 metros de envergadura começou em Dübendorf e deve ser concluida no próximo verão europeu, segundo disse Piccard. Ele foi concebido para poder voar sem combustível por 36 horas.
O protótipo terá sobre suas asas 200 m2 de células solares. Pesará uma tonelada e meia e poderá se deslocar a uma velocidade média de 75 km/h. O avião não comportará cabinde pressurizada, por isso, o piloto não poderá ultrapassar os 8.500 metros de altitude.A seguir, o avião será submetido a testes de vôo noturnos, quando ele deverá ser capaz de funcionar com a energia acumulada durante o dia. E, antes da grande tentativa, o "Solar Impulse" será submetido a testes reais, com vôos de vários dias de duração em ambientes mais seguros do que os tempestuosos oceanos que ele deverá atravessar.
INICIO DE EX
PRIÊNCIA DA NASA FOI MAL SUCEDIDA
Em 2003, o Helios (foto), famoso avião solar da NASA, numa versão dotada de células a combustível, caiu pouco depois de decolar da uma base aérea no Havaí. O avião solar é um protótipo não tripulado, controlado remotamente, projetado para vôos de longa duração a grandes altitudes.

sábado, fevereiro 07, 2009

ENTENDA COMO FUNCIONA A TV DIGITALTodos nós conhecemos e nos aborrecemos com as imagens duplas e os chiados que volta e meia aparecem na tela dos nossos televisores que captam o sinal das emissoras pelo ar por uma antena que fica em cima da TV ou do telhado. Pois é, dentro de alguns anos, essas interferências serão apenas lembranças do passado. O Brasil está entrando na era da TV digital. Em dezembro de 2007, as primeiras transmissões nesse novo formato foram feitas em São Paulo; em junho de 2008, foi a vez do Rio de Janeiro; e a expectativa é que todo o país tenha acesso a essa nova tecnologia em até dez anos. Mas qual a diferença entre a TV digital e a TV tradicional, analógica, para usar o termo técnico? Na TV analógica, somente sons e imagens são carregados por ondas eletromagnéticas. Na TV digital, não apenas sons e imagens são transmitidos dessa maneira, mas, também, outros dados, como textos e material multimídia. Além disso, na TV digital, sons, imagens e dados são transmitidos na forma de bits, isto é, são escritos em uma seqüência de zeros e uns, uma linguagem facilmente entendida pelos computadores. E não é à toa que isso acontece! Dentro dos aparelhos de TV digital existe um computador, que é um aliado no processamento de toda essa informação recebida. Esse equipamento recebe os bits e os transforma em imagens, sons, material multimídia, textos, enfim, uma infinidade de informações, que são exibidos na tela, totalmente livre de chiados ou fantasmas. Não há a possibilidade de isso acontecer porque, na TV digital, ou os bits chegam ou não chegam: não há chances de serem recebidos com problemas e, assim, afetarem a qualidade da imagem e dos sons exibidos. A TV digital surgiu na Europa e nos Estados Unidos na década de 1990. No Japão, as transmissões começaram em 2.000 e o Brasil é o primeiro país da América do Sul a ter essa tecnologia. O mais importante, porém, é saber que o sistema de TV digital que está sendo utilizado em nosso país foi parcialmente desenvolvido aqui. Ou seja, mais do que importar toda tecnologia, nós criamos parte dela no Brasil. Acesse neste blog o photolink, e veja belas imagens!

sexta-feira, fevereiro 06, 2009

10 razões para visitar Bonito(1) - Porque Bonito é realmente bonito. Região na base da Serra da Bocaina, rica em recursos hídricos e com um solo com muito calacário, apresenta muitas cavernas(fala-se em 200 grutas, 50 delas catalogadas e três abertas à visitação, águas tranparentes, onde se pode fazer famosa flutuação, vendo peixes (curimbatás, dourados, piraputangas e outros) e plantas como se fosse um aquário. (2) - Porque é uma região bastante preservada. O ecosistema é o cerradão com trechos de mata atlântica onde se vê o tempo todo canários, pombas, periquitos, araras, emas, siriemas, macacos-prego, tatus, antas, cutias, socós, e também palmeiras, imbiruçus, jaracatiás, figueiras, ipê-roxo, etc. (3) - Porque é o único lugar do Brasil onde foi implantado um sistema de controle do número de visitantes a cada atrativo. O turista pode chegar sózinho ao receptivo da Gruta Azul, por exemplo mas se não estiver acompanhado por um guia com seu (voucher) não visitará a gruta. (4) - Porque a cidade é simpática. Com 18.000 mil habitantes e poucas ruas asfaltadas, é um local para relaxar à noite, nos restaurantes com gastronomia local (rabo de jacaré, capivara, peixes). Durante o dia, começando bem cedinho, a ordem é visitar algum dos 40 atrativos, todos fora do município (5) - Porque você pode fazer flutuação em nascentes tranparentes dos rios Sucuri e no aquário natural (muita flora) ou no rio da Prata, uma sensação inesquecível (foto). Peixes com quase meio metro ficam (quase) ao alcance das mãos.Pedras, algas, plantas diversas vão passado como um filme.
(6) - Porque você pode visitarar a Gruta Azul, tombada pelo IPHAN e federalizada em 1978. Como o solo é formado por rochas calcáreas altamente solúveis, existem dezenas de grutas para visitação, mas a Gruta Azul (foto), tem esse nome porque o sol consgue penetrar no fundo (uns 60 metros) e realmente transforma o d´pósito de água azul adornado por estagmites e estalactites com desenhos curiosos. (7) - Porque você pode fazer uma trilha na Boca da Onça, uma fazenda a 55km de Bonito, com um receptivo de padrão internacional - incluindo uma piscina onde o turista nada ao lado de grandes peixes. Você fazer uma trilha de 5,6 km no meio do bosque passando por 12 cachoeiras, podendo banhar-se em uma delas, entre elas a Boca de Onça (foto), a mais alta do estado, 156 metros. (8) - Porque você vai visitar e relaxar em vários balneários do rio Formoso, como o do Sol e outros e fazercaminhadas bonitas como na Estância Mimosa, Eno Bokóti, e em fazendas como da Barra, Ceita Corê, Aquidaban, Água Viva...o que não falta é fazendas com trilhas e cachoeiras. (9) - Porque você pode escolher as mais de 40 atrações de Bonito - e ficará com vontade de voltar para mais uma viagem, e...(10) - Porque você vai encontrar bons hotéis com todo o equipamento para lhe proporcionar todo o conforto.

terça-feira, fevereiro 03, 2009

VÔOS FREQÜENTES PODEM CAUSAR PSICOSE
PESSOAS que fazem vôos de longa distância com freqüência (como tripulantes de aviões), correm risco de desenvolver problemas de saúde, de acordo com estudo britânico. Além do fenômeno conhecido como jetlag, os distúrbios ocasionados pelas mudanças de fusos horários, um desajuste no relógio biológico pode levar a distúrbios emocionais e psicóticos. Os pesquisadores atribuem isso a distúrbios nos padrões hormonais e do sono, disse artigo na revista especializada The Lancet. A equipe da Universidade John Moores, de Liverpool, revisou mais de 500 artigos publicados sobre aviação e saúde. Os pesquisadores encontraram relatos de tripulantes com diminuição do desempenho cognitivo e problemas de saúde mental, inclusive breves episódios de psicose -perda do contato com a realidade-Aeromoças disseram que têm distúrbios no ciclo menstrual ligados à irregularidade de seu trabalho. Os autores do estudo, Jim Waterhouse e seus colegas, oferecem dicas para limitar a fadiga e o jetlag resultantes de viagens, tais como buscar ou evitar exposição à muita iluminação no destino, para ajudar a ajustar o relógio biológico. Uma xícara de café forte e exercícios ajudam o viajante a ficar acordado quando as reservas do corpo estão no fim, dizem os cientistas. Mas eles ressaltam que não há como impedir o jetlag e recomendam cautela no uso de medicamentos sem licença como melatonina - o hormônio secretado durante o sono-. Eles recomendam que se a viagem levar ao cruzamento de menos de três fusos horários, provavelmente o jetlag não será um grande problema para a maioria das pessoas. Dicas: E se o viajante permanecer em seu destino por um período muito breve - geralmente menos de três dias - para que o relógio biológico se ajuste, é melhor manter os padrões de sono e alimentação de seu lugar de origem. Se a viagem inclui mais de três fusos horários e a estada é de mais de três dias, vale a pena adaptar os padrões de sono e atividades do local de destino.Vôos para o oriente geralmente causam os piores sintomas do que rumo ao ocidente, dizem os pesquisadores. De maneira geral, como vôos para o oriente o número de dias necessários para uma recuperação é equivalente a dois terços dos fusos horários atravessados. Em vôos para o ocidente, o número de dias é a metade do de fusos horários atravessados. Um porta-voz do Departamento de Aviação Civil da Grã-Bretanha disse: "Nós não estamos cientes de que pilotos em vôos de longa distância têm incidência maior de distúrbios psicóticos ou grandes distúrbios afetivos do que a população em geral. "Segundo ele, é muito raro para uma tripulação ficar fora mais de três dias e, portanto, ela tende a manter os padrões ditados pelos relógios na Grã-Bretanha. Há regulamentos sólidos para saúde e segurança, inclusive limites para tempo de vôo. Pilotos registrados na Grã-Bretanha são proibidos de voar mais de 900 horas por ano, concluiu o porta-voz.
fonte

segunda-feira, fevereiro 02, 2009

JÁ SÃO 400 AS ZONAS COSTEIRAS MORTAS O número de zonas costeiras mortas no mundo já cobre uma área de mais de 245 mil km², o equivalente ao Estado de São Paulo. São cerca de 400 ecossistemas marinhos afetados. Pesquisadores do Instituto Virgínia de Ciência Marinha (EUA) e da Universidade de Gothenburg (Suécia) realizaram o levantamento, que foi publicado recentemente na revista científica norte-americana Science.
Zonas mortas são regiões em que a quantidade de oxigênio disponível é menor do que 0,2 ml para cada litro de água, uma situação conhecida como hipóxia. A fauna e a flora marinhas morrem asfixiadas ou migram para regiões em que o nível de oxigênio não declinou.
Nas últimas décadas, a maior parte dos processos de hipóxia na região costeira foram induzidos pelo homem. O excedente de fertilizantes utilizados na agricultura chega ao mar por rios e estimula a multiplicação das algas. Com o tempo, as algas morrem e alimentam bactérias que também se multiplicam e consomem todo o oxigênio. O esgoto doméstico, lançado sem tratamento no mar, acelera esse processo.
No Brasil, existem seis zonas mortas: a Lagoa dos Patos, em Porto Alegre (RS), a Baía da Guanabara a Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio (RJ), a Bacia do Pino, em Recife (PE), a Lagoa da Conceição, em Florianópolis (SC) e a Lagoa de Imboassica, em Macaé (RJ). Alexander Turra, professor do Instituto Oceanográfico da USP, explica que, em lugares de grande extensão geográfica, como a Baía da Guanabara, a hipóxia costuma permanecer restrita ao fundo da baía, distante da abertura para o oceano. O pesquisador ficou surpreso com o número de zonas mortas no mundo.
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quinta-feira, janeiro 29, 2009

ARTILHARIA DO ESPAÇO -
AS AMEAÇAS QUE A TERRA SOFRE HÁ MILHÕES DE ANOS(Esta pintura traz aos nossos dias, os efeitos causados por um grande asteróide que a cerca de 65 milhões milhões de anos exterminou grande parte da vida existente em nosso planeta).
A ameaça de que a Terra possa ser atingida por um meteorito gigantesco pesa sobre nós. Ao longo de milhões de anos o nosso Planeta Terra tem sido bombardeado por inúmeros asteróides das mais divesas dimensões Estudos revelam que há 65 milhões de anos, um asteróide com diâmetro de cerca de 15 quilômetros (quase duas vezes o tamanho do Monte Everest) chocou-se sobre o que é hoje a península de Yucatán, no México, a uma velocidade de 20 quilômetros por segundo. O choque liberou energia equivalente a 100 milhões de megatons, valor equivalente à explosão de bilhões das bombas de Hiroshima e Nagasaki. A explosão e o desequilíbrio ecológico que se sucederam destruíram 70% das espécies de seres vivos que havia então e puseram fim a 150 milhões de anos de domínio dos dinossauros sobre a Terra. No lugar do impacto abriu-se uma cratera de 170 quilômetros de extensão, e foi sim quase um apocalipse. Há cerca de 20.000 anos, um enorme meteorito cuja cratera (foto) mede 1,5 km diâmetro e 170 m de profundidade colidiu com o nosso planeta no deserto do Arizona nos EUA. Esse meteorito composto de níquel e ferro, colidiu com a Terra com uma força destruidora, superior a de uma bomba H de 30 Mt, ou sejam 30 milhões de toneladas de TNT. Excetuando-se o asteróide mencionado na abertura deste artigo, a mais potente colisão de um meteorito observada pelo homem ocorreu na Sibéria também no ano de 1947. Centenas de pessoas viram uma brilante bola de de luz que deslocava velozmente no céu, em direção ao sul, deixando atrás de si um rastro de faíscas. Ao fim de de 4 ou 5 segundos a bola desapareceu, erguendo-se na atmosfera, a uma altura de 32 km, um gigante coluna da de fumo acastanhada. Os cientistas acreditam que cerca de de sete meteoritos de pequnas dimensões vêm todos os anos enterrar-se na na superfície da Terra enquanto outros mergulham no mar. Felizmente, ainda nenhuma zona populacinal foi atingida por um meteorito, apesar de em 1937 a Terra ter escapado de uma possível destruição por menos de 3 segundos quando um planeta chamado Hermes, pesando cerca de 500.000 t, passou por ela à distância de 800.000 km. Uma ligeira alteração no ângulo de sua trajetória, e ele teria atravessado a atmosfera e chocado com o nosso planeta, provocando uma catástrofe que poderia destruir parte de sua população.Recentemente, um asteróide foi descoberto, é o maior objeto com posibilidade de atingira a Terra o ano de 2.036. Mas as chances de impacto são de apenas uma em seis milhões.
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quarta-feira, janeiro 28, 2009

A morte é minha vizinha (foto do Latuff: http://ferroviasdobrasil.blogspot.com)
Ao visitar o blog do colega Latuff, brilhante escritor, chargista e fotógrado, deparei com uma matéria que me chamou a atenção a partir do titulo "A Morte é minha vizinha", encabeçada pela (foto acima), e acompanhada por um texto prmoroso, fiquei tão entusiasmado, com a seriedade com que assunto foi tratado, que de imediato entrei em contato com esse colega, que honra a classe dos blogueiros. Ele sabe usar bem o único espaço verdadeiramente democrático que dispomos no mundo atual, porque passa ao largo das injunções políticas e de pressões econômicas. O blog do Latuff, aborda assuntos que visam defender o nosso povo sofrido, abandonado e maltratado. Mas como esta matéria foi postada em junho de 2002, achei por bem falar com ele, para cumprimentá-lo, e saber se a situação desses favelados havia sido solucionada, pois lutavam há duas décadas para afastar essas serpentes de aço do caminho de seus filhos, que cruzavam seus trilhos diariamente, e por fim, para pedir autorização para usar a parte da matéria em meu blog. Hoje ao abrir o outlook deparei com a resposta do Latuff": "Querido Roberto - Obrigado pelas suas palavras elogiosas ao meu trabalho. Fique a vontade para reproduzir o que bem desejar em seu blog...", e passou-me esta informação para eu não dar nenhuma notícia furada: "Com relação a ferrovia, parece que depois de anos fazendo ensaios fotográficos naquele local, a concessionária do trecho, a MRS Logística, parece ter acordado para o grave risco daquelas residências ao longo da via férrea, e várias delas foram removidas dalí. É claro, esse é um fenômeno característico de várias comunidades, não somente aquela. A pobreza, o déficit de moradias, o descaso governamental e mesmo das próprias concessionárias resultam nessa verdadeira bomba-relógio, esperando o momento certo para detonar uma tragédia. De qualquer forma, da última vez que estive lá fotografei moradias precárias que foram construídas sobre um viaduto ferroviário próximo, e que já havíam sido retiradas. Espero que seus moradores tenham sido pelo menos indenizados, o que geralmente não acontece. Do amigo Latuff"
Diante das infrmações do Latuff, fui procurar uma matéria que complementasse esta. Achei a que relata um fato que
poderia ter sido muito grave ocorrido na manhã de 10 de setembro de 2007 (que é do conhecimento de todos), mas que revela outras facetas e se ajustam perfeitamente a matéria do Latuff. Alguns jornais do Rio, com todo o humor carioca não deixaram de ironizar o fato com tilulos como este:
Rio na vanguarda, inaugura trem-bala com oito anos de antecedência”
(Rio) – Um trem, em que estavam dois ministros, autoridades e passageiros convidados, ficou na linha de tiro, nesta segunda-feira (10/09/2007), enquanto passava pela favela do Jacarezinho na zona norte do Rio. (Na foto do Latuff) o local exato onde supostos traficantes fizeram disparos contra o vagão, que fazia a viagem inaugural do novo acesso ferroviário ao Porto do Rio de Janeiro, de acordo com o governo.
Os ministros dos Portos, Pedro Brito, das Cidades, Márcio Fortes, e o secretário de Transportes, Júlio Lopes, estavam no vagão no momento do tiroteio. O governador Sérgio Cabral participou da cerimônia de inauguração, mas não fez a viagem de trem, e já havia deixado o local levando a sua "bola de cristal".
Quatro supostos traficantes atiraram contra o vagão, onde estavam autoridades, passageiros convidados e jornalistas, causando pânico no trem. Para a construção do novo trecho do acesso ferroviário, foram retirados 450 barracos que ocupavam as laterais da linha férrea e foi construído um muro de contenção para impedir a instalação de novas famílias no local. As pessoas se jogaram no chão (foto acima), para tentar se defender dos tiros.

Revitalização
A desobstrução da única linha férrea que leva ao porto é a primeira etapa do projeto de revitalização "Porto do Rio - Século XXI". Nos últimos 20 anos, diversas comunidades se instalaram ao longo da linha férrea por onde circulam os trens que chegam ao porto trazendo carga de São Paulo, Minas Gerais e o do interior do estado do Rio, para exportação.
À dir.deste: photoblog e Revist@-@R

segunda-feira, janeiro 26, 2009

CANAL DO PANAMÁ
UMA DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO
Fotos: (1) - As principais eclusas, localizadas em Gatun; (2) - Mapa do canal que atravessa o Panamá no sentido leste-Oeste, numa extensão de 82 km e (3) - As eclusas de Pedro Miguel e Miraflores.
O Canal do Panamá, inaugurado a 15 de Agosto de 1914, é um canal de 82 km que corta o istmo do Panamá, ligando assim o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico. Devido à forma em S do Panamá, o Atlântico situa-se a oeste do canal e o Pacífico a leste, invertendo a orientação usual.O sonho de um canal atravessando o istmo da América Central tem suas origens há séculos, e houve sérias discussões sobre a possibilidade de sua construção a partir de 1820.
As duas rotas mais favoráveis eram as rotas através do Panamá e através da Nicarágua, com uma rota através do istmo de Tehuantepec, no México, como terceira opção. A rota através da Nicarágua foi seriamente considerada e sobrevive até hoje.
A ferrovia do Panamá foi construída através do istmo de 1850 a 1855. A funcionalidade dessa ferrovia foi um ponto-chave no plano de construção do canal do Panamá. Antes da construção do canal do Panamá, a rota mais rápida para se viajar de barco de Nova Iorque à Califórnia era pelo Cabo Horn, no sul da América do Sul, uma rota longa e perigosa. Após o sucesso do Canal de Suez no Egipto, os franceses estavam convencidos que eles conseguiriam conectar outros oceanos com pouca dificuldade. Ferdinand de Lesseps, que dirigiu a construção do Canal de Suez, foi inicialmente chamado para dirigir a construção deste novo canal, e a construção começou, finalmente, em 1 de Janeiro de 1.880.
No entanto, havia uma vasta diferença entre escavar areia em uma área seca e plana e remover enormes quantidades de pedras no meio da floresta tropical. Enchentes, desmoronamentos de barro e altas taxas de mortalidade por causa da malária, da febre amarela e de outras doenças tropicais acabaram forçando os franceses a abandonarem o projeto, no episódio que ficou conhecido como os Escândalos do Panamá.
Os Estados Unidos usaram o canal durante a Segunda Guerra Mundial para revitalizar sua frota devastada no Pacífico. Alguns dos maiores navios que os Estados Unidos tiveram que enviar pelo canal foram porta-aviões, em particular o Essex. Eles eram tão largos que, apesar de as comportas poderem contê-los, os postes de luz que bordam o canal tiveram que ser removidos para que pudessem passar. Os mais largos navios que podem atravessar o canal são conhecidos como Panamax.
O canal e a Zona do Canal em torno foram administrados pelos Estados Unidos até 1999, quando o controle foi passado ao Panamá, como previsto pelo Tratado Torrijos-Carter, assinado em 7 de setembro de 1977, no qual o presidente estado-unidense Jimmy Carter cede aos pedidos de controle dos panamenhos. O tratado previa uma passagem gradual do controle aos panamenhos, que se terminou pelo controle total do canal pelo Panamá em 31 de Dezembro de 1999. O Panamá tem, desde então, tem melhorado o Canal, quebrando recordes de tráfego, financeiros e de segurança ano após ano.
O Canal do Panamá foi declarado uma das Sete maravilhas do mundo moderno pela Sociedade estado-unidense de Engenheiros Civis.
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terça-feira, janeiro 20, 2009

GUERRAS CIVÍS MATAM MAIS QUE AS GRANDES GUERRAS
Talvez influenciados pelas informações da mídia mundial, sempre concentrada nos grandes conflitos da humanidade, somos supreendidos quando tomamos conhecimento, que não são as guerras entre as grandes nações as mais letais, e sim as guerras civis, estas destroem maior número de populações em vários países. Só no século 20, elas foram responsáveis por 134 milhões de mortes, o dobro do provocado por todas as guerras entre Países. Para citarmos o exemplo mais importante, a 2a. Guerra Mundial (que durou cerca de 6 anos), provocou quase um 1/3 dessas mortes, ou seja, apoximadamente 50 milhões de pessoas!
Quais são os fatores que podem levar um país a enfrentar um conflito dessa espécie? Uma pesquisa realizada na Universidade de São Paulo (USP) conclui que questões relacionadas ao meio rural, como crescimento populacional, instabilidade política e concentração de terra e produtividade, podem ser determinantes para deflagrar uma guerra civil. Na literatura sobre guerras civis, consta que esse tipo de conflito ocorre geralmente em países pobres, que exportam cerca de 1/3 de seus recursos naturais e cuja independência é recente. Segundo dados do Banco Mundial, aproximadamente 20% da população da África Subsaariana vivia em conflitos civis durante a década de 1990. “O cenário desses combates muitas vezes se concentra na região rural, e os atores dessas revoltas são, em geral, camponeses”, explica o cientista político Artur Zimerman, que desenvolveu a pesquisa no Departamento de Ciência Política da USP em seu doutorado, realizado também na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, onde ficou um ano. Para avaliar os fatores que levam esses indivíduos a se voltar contra grandes proprietários ou o Estado, o pesquisador criou um índice para o risco de ocorrência de guerra civil, empregando uma metodologia quantitativa raramente usada por acadêmicos de ciências humanas no Brasil. Para desenvolver esse índice, Zimerman levou em conta o crescimento demográfico, a produtividade e a concentração de propriedades rurais em países majoritariamente agrários. “A cada novo sem-terra e pequeno proprietário que surge, a probabilidade de conflito aumenta 1,52 vezes e cada novo camponês que nasce aumenta essa chance em 1,5 vezes”. Segundo o cientista político, o aumento da produtividade rural pode ser decisivo para reduzir o risco de eclosão de uma guerra civil: a cada cultivo adicional (de produto agrícola igual ou diferente) por hectare, o risco de guerra cai 60%. Com relação à concentração de terra, ele lamenta a impossibilidade de se determinar um índice confiável. “Os dados não são fiéis à realidade. Muitas vezes, o dono da terra coloca a propriedade no nome de terceiros, ou simplesmente não a declara, esta é uma pratica comum aqui no Brasil.” A instabilidade política também é um fator fundamental para a ocorrência de guerra civil, na análise do pesquisador.
Fonte: "Ciência Hoje" (Ilustração: Tela de Thomas Benton, Titulo: "July Hay" - 1943)

quinta-feira, janeiro 15, 2009

SURFISTAS DE TREM E UMA INCRÍVEL COINCIDÊNCIA!Muitas mortes de somam a partir do Século XIX, em acidentes ferroviários que entrararam para as estatísticas das grandes tragédias da humanidade. Desde o surgimento do primeiro trem até hoje, jamais se poderia se imaginar que aparecessse uma onda chamada: "surfistas" de trem, (foto acima) que volta e meia, acabam morrendo eletrocutados (como mostra a foto abaixo) nas linhas suburbanas do Rio de Janeiro e São Paulo, e o pior sem nenhum motivo que se justifique, por culpa única e exclusiva deles mesmos, ao arriscarem suas vidas preciosas e criarem profundas lacunas nos seios de suas sofridas famílias. Esta matéria foi o destaque no nosso blog datado de 03 de julho de 2008, e no final do mesmo ano, recebemos com surpresa pela internet o depoimento do Ricardo Lopes, que pulicaremos na íntegra de quem esteve tão perto da morte que ele e um amigo asistiram de perto (como mostra a foto abaixo).
TESTEMUNHAS OCULARES DA TRAGÉDIA
Ricardo lopes deixou um novo comentário sobre a sua postagem: "Naquela imagem do surfista eletreocutado, eu e um colega estavamos no vagão da frente. A vitima era um rapaz que morava se não me engano no Jardim Iguaçu-RJ, eu morava num bairro chamado Austin. Naquele acidente, o trem estava acabando de sair da estação de Nova Iguaçu. Tudo ocorreu rapidamente: Vi mos o corpo do rapaz pegando fogo. Nós dois estavamos também em cima da composição no vagão da frente, mas muito próximo do rapaz acidentado. Era uma cena dramática, por isso, nos afastamos quando foi possível. Essa cena porém, nunca saiu da minha cabeça. Com uma colega de trabalho fomos num pagode, e lá encontrei o rapaz de Jardim Iguaçu. Quando ele me viu foi logo me perguntando: Você ainda se lembra daquele acidente em que nós dois estávamos na frente daquele rapaz que faleceu? Eu disse, aquela cena nunca mais vou conseguir esquecer, e ele me disse que também não.E esse rapaz que eu reencontrei após tanto tempo, disse à minha colega de trabalho 'Esse cara era muito louco, muito louco mesmo!' E ela respondeu: Não parece, ele é uma pessoa muito calma no trabalho e uma pessoa equilibrada. Eu pensei que nunca mais encontraria esse rapaz do Jardim Iguaçu. Quando ele me viu, a primeira coisa que me perguntou foi: 'Você ainda está vivo? Depois de presenciarmos tão grande tragédia, ficamos muito felizes de nos reencontrarmos com vida"
Postado por Ricardo Lopes no blog Arquivos de um Repórter, Dezembro 28, 2008 1:52 AM

segunda-feira, janeiro 12, 2009

PIRATARIA MODERNA
Navio Pirata - Nestas duas fotos o galeão construido em 1.986 para o filme "Piratas" de Roman Polanski. Desde 2.001 ele está ancorado no porto de Genova (Itália).
A cidade de Cartagena das Índias, localizada no norte da Colômbia, conta com muralhas grossas e pesadas, guaritas bem localizadas e canhões históricos até hoje apontados para o mar. O aparato que serviu para proteger a região durante o período colonial hoje é ponto de atração para turistas de todo o mundo. Na época em que era o principal porto de saída do ouro extraído dos países dominados pela Espanha, Cartagena precisou de muralhas para afugentar piratas. Consagrados em filmes e desenhos, os bandidos que agiam no mar do Caribe ficaram famosos. Roubavam galeões espanhóis lotados de ouro, tomavam rum e deixavam os comerciantes de cabelo em pé. Séculos passaram e o perfil da pirataria mudou bastante. Os piratas modernos utilizam lanchas, organizam ataques com rádios-comunicadores e, em vez dos arcaicos canhões, avançam com armamentos pesados. A prática nunca deixou de existir, mas a ousadia dos criminosos e o aumento recente de ataques têm deixado comerciantes de todo o mundo arrepiados de novo. As associações internacionais não param de reclamar e algumas das rotas do comércio mundial já começam a mudar. Se os antigos piratas procuravam interceptar os navios que transportavam produtos entre a América Colonial e a Europa, e concentravam os ataques no Caribe, os criminosos modernos têm agido principalmente na região conhecida como Chifre da África, na costa da Somália. É lá que, recentemente, um grupo seqüestrou um petroleiro gigante com carga avaliada em mais de US$ 100 milhões (R$ 230 milhões). O país, destroçado e dividido por uma guerra civil interminável, é utilizado como porto pelos piratas modernos. Além da ousadia, com seqüestro de embarcações cada vez maiores, o aumento do número de ataques também preocupa. Segundo a Câmara Internacional de Comércio (CIC), o mundo nunca teve tantas ações criminosas no mar. O Centro de Informações sobre Pirataria da CIC registrou 251 ações só esse ano. Depois da Somália, as regiões favoritas dos piratas modernos são Indonésia e Nigéria. Há piratas, porém, infestando mares de todo o mundo. Em encontro no final do ano de 2.008, a Organização Marítima Internacional, braço da Organização das Nações Unidas (ONU) para questões marítimas, discutiu medidas para combater a prática. No Brasil, a Marinha organizou, na primeira quinzena de novembro, um treinamento para a retomada de um navio seqüestrado com reféns a bordo. A atividade durou dois dias e aconteceu na Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro. Além dos militares, funcionários da Transpetro (subsidiária para transportes marítimos da Petrobrás) também participaram.

sábado, janeiro 10, 2009

Como funcionarão às cidades flutuantes ? Um conjunto de edifícios? Sim e Não! Este será o maior navio do mundo. Aqui está uma comparação do "Freedom Ship" com o "Explorer of the Seas" da Royal Caribbean Cruise Line.
Nenhum navio de cruzeiro já construído pode se comparar ao Freedom Ship. Imagine uma fileira de prédios de 25 andares, como aqueles que se vê nas grandes cidades, estendendo-se ao longo de 1,5 km. Agora imagine isso flutuando na água. Se você consegue imaginar, então poderá ter uma idéia do tamanho do Freedom Ship. Com 1.317 m de comprimento, 221 m de largura e 103 m de altura, o navio é mais alto que o comprimento de um campo de futebol e mais largo do que dois campos de futebol.
Qualquer embarcação em operação atualmente parecerá um anão se comparado ao Freedom Ship: seu comprimento será quatro vezes maior que qualquer navio de cruzeiro atual.
Mais informações sobre o "Freedom Ship Explorer of the Seas"
Comprimento: 1.317 m - Largura: 221 - Altura acima do nível do mar: entre 104 e 61 m - Peso: 2,4 milhões de toneladas ou seja 128.820 toneladas - Capacidade de passageiros: 50.000 residentes e 20.000 visitantes - Tripulação: entre 15.000 e 20.000 pessoas.

A construção do Freedom Ship será iniciada em breve, sobre 520 células estanques de aço, que serão unidas para formar uma base resistente. Cada célula terá 24 m de altura, entre 15 e 30 m de largura e entre 15 e 37 m de comprimento. Estas células serão montadas para formar unidades maiores com aproximadamente 91 x 122 m. Essas unidades maiores serão lançadas ao mar, onde serão unidas para formar a base do navio, com mais de 1 km de extensão. O restante do navio será construído sobre esta base. Norman Nixon, que desenvolveu a idéia de uma cidade flutuante, disse que levará cerca de três anos para acabar o navio a partir do início da construção.
Será necessária uma enorme potência dos motores para impulsionar o gigantesco navio através da água. A nave será equipada com 100 motores a diesel, que poderão gerar 3.700 hp cada um. Os construtores avaliam que o custo de cada motor será de aproximadamente US$ 1 milhão. Isso pode dar uma idéia do dinheiro envolvido no projeto, apesar de o custo total do Freedom Ship ainda não ter sido divulgado. O alto custo de construção do navio será repassado aos residentes, que pagarão até US$ 11 milhões para adquirir o espaço habitacional da cidade flutuante.
(Acesse o Link (á dir.)...
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