/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, agosto 21, 2009

BlogTur

SANTIAGO, UMA LINDA CAPITAL SULAMERICANA Fotos: (1)- Vista de Santiago logo após o entardecer; (2/3)- Santiago, rodeada pela cordilheira dos Andes; (4)- O Cerro Santa Lucía fica no centro da capital chilena. (Crédito: Corporacion de Promoção del Chile) Colinas, vinhos e uma combinação perfeita entre arquitetura moderna e construções antigas tornam a capital chilena um destino imperdível.O Chile é cada vez mais um destino desejado pelos brasileiros. Santiago, por si só, já vale uma visita. Emoldurada pelos Andes, é uma das mais belas capitais das Américas.Santiago une perfeitamente a arquitetura moderna com a beleza das construções antigas. Uma caminhada pela cidade já revela a beleza da cidade. Santiago é rodeada pelas cordilheiras dos Andes. A capital não é complicada. As montanhas nevadas estão sempre ali, orientando os visitantes. Caso queira outro ponto de referência, anote: avenida Libertador Bernardo O'Higgins. É essa a principal rua da cidade. A Plaza de Armas possui vários monumentos e construções importantes. Uma visita a pé revela várias construções históricas de Santiago, como a catedral de Santiago e o Palacio La Moneda. O Centro Cultural La Moneda e o Mercado Central também devem ser visitados. Faça tudo sempre a pé. O centro da capital é repleto de construções de outros séculos. Somente andando você consegue ver detalhes que de táxi passam despercebidos. Começe o dia passeando pelo pueblito Los Domenicos, um antigo convento que abriga uma simpática feira de artesanato. A feira é permanente, mas nas quartas e nos sábados o número de barracas é muito maior.
MUNDO INSÓLITO deste --Fim de Semana--, está sensacional. Não perca!
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quarta-feira, agosto 19, 2009

AS NOVAS FACES DE MARTE (Do colaborador Bruno Kirsten, de Houston (TX)

Fotos de marcas do tempo: (1)- Cratera originada do impacto de um asteróide; (2)- formações de gipso, material parecido com o gesso produzido pela evaporação de água no passado; (3) -Resquícios de geleiras que existiram em Marte e (4)- vestígios de correntes de água.A vastidão de areia da superfície de Marte reflete uma atmosfera composta de 95% de de água. Por causa desse reflexo, Marte aparece nos telescópios e instrumentos de observação como uma enorme bola cor de cerâmica. Daí ser chamado de planeta vermelho.A sonda Phoenix Mars Lander, encerrou sua missão em Marte, e tirou belas fotos, mas, por ter pousado no solo do planeta, as imagens têm alcance reduzido. Para obter imagens mais nítidas da topografia do planeta, a sonda Mars Reconnaissance Orbiter, que o orbita desde 2006, foi equipada com um laboratório de fotografia de alta resolução. Ele conta com doze filtros de luz, radares de altitude e sensores de radiação invisível aos olhos humanos. Os aparelhos tiraram o véu ocre pelo qual se enxergava o planeta. As imagens mais espetaculares captadas pela Mars Reconnaissance Orbiter, liberadas nas últimas semanas pela Nasa, a agência espacial americana, mostram Marte com uma profusão de tons de azul e com gelo não só nas calotas polares, mas espalhado em toda a superfície. As fotos comprovam ainda que o planeta abrigou grandes lagos e até oceanos. Até então, as fotos tiradas pelas sondas que orbitaram Marte, a cerca de 300 quilômetros de distância da superfície, eram pouco definidas. A câmera da Mars Reconnaissance Orbiter fotografa à mesma distância, mas é equipada com uma série de recursos que fazem toda a diferença no resultado. Um radar identifica pequenos acidentes no relevo do planeta, com precisão de até 20 centímetros. Filtros que medem a intensidade de tons verdes e azuis, aliados a um sensor que capta a emissão de calor de cada trecho do terreno, tornam possível criar contrastes entre os materiais da superfície. Computadores ajudam a cruzar as informações produzidas por todos esses equipamentos. Nascem assim imagens que lembram a arte abstrata. "São fotos extremamente úteis para encontrarmos bons locais de pouso para as próximas sondas que vão aterrissar em Marte", diz o geólogo espacial Alfred McEwen, que coordena o laboratório de alta resolução da Nasa. Nosso colaborador Nos EUA, informa que até final deste ano, a agência americana colocará nova sonda na órbita de Marte, para colher mais novidades. 

terça-feira, agosto 18, 2009

TESOUROS PALEONTOLÓGOS DO TEXAS
(Do colaborador Bruno Kirsten - Dallas-TX)Fotos> (1) - O Parque Nacional de Big Bendn, em Rough Run Creek. Região que abriga o limite Cretáceo-Paleógeno, no qual a maioria dos dinossauros foram extintos; (2) - Moluscos fósseis na região de Springs.
Pterossauros, titanossauros e mamíferos compõem a grande diversidade de fósseis encontrados no Parque Nacional de Big Bend, no Texas, próximo à fronteira com o México. Parques nacionais são comuns nos Estados Unidos. A criação dessas áreas de proteção geralmente tem o propósito de preservar o que sobrou da fauna e flora de um país cujo progresso foi realizado à custa de uma pesada exploração – e destruição – de plantas e animais nativos, com profundas modificações no meio ambiente. O Parque Nacional de Big Bend, por exemplo, reúne uma grande diversidade de plantas e mamíferos, que inclui ursos e o leão-da-montanha. Mas ele tem ainda um atrativo a mais: fósseis! O primeiro registro de animais extintos naquele território foi feito há um século, quando ossos de "sáurios" foram encontrados na região. Entre elas, estão cerca de 20 espécies peixes, cinco de anfíbios, 50 de répteis e 100 de mamíferos! Isso sem contar os invertebrados e os troncos que representam diferentes grupos de plantas, muito abundantes em várias camadas na região. Alguns desses troncos chegam a passar dos 20 metros de comprimento. Em termos geológicos, as camadas encontradas em Big Bend são divididas nas formações Pen, Aguja e Javelina – estas três de idade cretácea –. Isso fez com que houvesse uma intercalação de sedimentos marinhos e continentais, o que explica a ocorrência alternada em Big Bend de moluscos e répteis tipicamente marinhos (como os mosassauros) e animais terrestres como dinossauros e vários grupos de mamíferos. Entre as descobertas mais surpreendentes feitas naquele parque está o gigantesco crocodilomorfo Deinosuchus. Acredita-se que o maior indivíduo dessa espécie tenha chegado perto de 15 metros de comprimento! Dinossauros também foram encontrados, tanto carnívoros como herbívoros. Um dos principais achados revelaram novos restos desse grupo de dinossauros que estão sendo recuperados e permitirão avaliar se existia uma ou mais espécies naquelas camadas. No topo da Formação Javelina foi encontrado o maior animal voador de todos os tempos: o pterossauro Quetzalcoatlus northropi. Descrito em 1975 a partir de uma asa incompleta, esse réptil voador tinha uma abertura alar de 15 metros. Apesar de mais de cem anos de pesquisas paleontológicas já terem sido realizadas em Big Bend, esse parque ainda tem muito a oferecer.

segunda-feira, agosto 17, 2009

O maior encolhimento de gelo no Ártico
Esta imagem de satélite mostra em (linha amarela) o encolhimento do gelo Ártico, que atingiu o menor tamanho em um século. Fonte: UOL
A camada flutuante de gelo no Oceano Atlântico diminuiu neste verão para o que, provavelmente, é o menor tamanho já registrado no século, dando uma continuidade a uma tendência de menor quantidade de gelo que é difícil explicar sem atribuir parte do fenômeno ao aquecimento global causado pelos homens, afirmaram vários especialistas na região hoje. As descobertas se encaixam com as mais recentes simulações realizadas pelo computador mostrando que o aumento das emissões de gases tóxicos pode levar a uma transformação do Ártico mais tarde neste século, no qual o que um dia foi um oceano com blocos de gelo é rotineiramente mar aberto durante os verões. Também parece que a mudança está começando a ficar auto-sustentável, com o aumento de mar aberto absorvendo energia solar que será refletida para o espaço por gelo branco brilhante, disse Ted A. Scambos, um cientista do Centro Nacional de Dados sobre Neve e Gelo em Boulder, no Colorado, que compilou as informações junto com a Nasa. "As respostas no sistema estão começando a prevalecer", disse Scambos. "O registro de pequenas extensões consecutivas dá uma certeza do que está a caminho a longo prazo". A camada de gelo do Pólo Norte sempre aumenta no inverno e diminui no verão, mas a nova baixa de verão, medida no dia 19 de setembro, está 20% abaixo da média mínima de extensão de gelo medida desde 1978 a 2000, quando o mapeamento preciso de imagens de satélite de gelos começou a ser feita, informou o centro de gelo e neve.
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sábado, agosto 15, 2009

FS --Arquivos de um Repórter--

A CATARATA COM MAIOR VOLUME D 'ÁGUA DO PLANETAAs Cataratas Vitória ou Quedas Vitória além de despejarem o maior volume de água, são também uma das mais espectaculares cataratas do mundo. Situam-se no Rio Zambeze, na fronteira entre a Zâmbia e o Zimbabwe. Têm cerca de 1,5 km de largura, e altura máxima de 128 m. David Livingstone, explorador escocês, foi o primeiro ocidental a vê-las em 17 de Novembro de 1855 e deu-lhes o nome em honra da rainha Vitória; o nome local é Mosi-oa-Tunya, que quer dizer "fumo que troveja".O Parque Nacional de Mosi-oa-Tunya, com 2.340 hectares, incluindo o conjunto com o Parque Nacional de Victoria Falls, no Zimbabwe. Ambos, foram inscritos na lista de Património Cultural da Humanidade mantida pela UNESCO, em 1989. Em 1860, Livingstone voltou à zona das cataratas e fez um estudo detalhado. Também o explorador português Serpa Pinto as visitou, mas até que aquela área ficasse mais acessível, o que ocorreu por volta de 1905 com a construção de uma linha de caminho-de-ferro, poucos ocidentais se aventuraram por lá. Hoje o número de visitantes anual ultrapassa os 300 milhares. Todos os fins de semana, uma matéria fascinante em nosso MUNDO INSÓLITO...
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sexta-feira, agosto 14, 2009

IMPUNIDADE
UM PROBLEMA BRASILEIRO
Processos que envolvem crime no Brasil chegam ao STF. Muitos levam anos para ter a sentença definitiva.
Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) César Brito (foto abaixo), a impunidade virou rotina no Brasil. E não são poucos os casoos. No dia 20 de agosto de 2000, o jornalista Pimeta Neves, chfe de redação de um dos mais importantes jornais brasileiros, assassinou com dois tirsa sua ex-namorada, a também jornalista Sandra Gomide, 30 anos mais nova. O crime aconteceu no Haras Ibiúna, em São Paulo, e os tiros foram dados pelas costas, impossibilitando qualquer reação da vítima. Neves estava inconformad com a decisão de Sandra de acabar com o relacionaento e a vinha perseguindo com ameaças até concretizar o assassinato. O criminoso, após ses meses em prisão especial, foi beneficiado por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) determinando que ele agurdasse o julgameto em liberdade. Em maio de 2006, o jornalista foi julgado e condenado a 19 anos de prisão, mas foi mais uma vez beneficiado por uma decisão judicial. A ministra Maria Thereza de Assis Moura suspendeu a ordem de prisão contra o jornalista, expedida pela 10ª Câmara do Tribunal de Justiça de S. Paulo (TJ-SP) em 13 de dezembro. Parentes e amigos de Sandra Gomide, manifestaram revolta e o pai da vítima João Gomide, lamentou o comportamento da Justiça, premiando "um criminoso que destroçou a vida de um família"
Mortes como as dos ex-prefeitos: Antonio da Costa Santos (de Campinas, em 2001) e Celso Daniel (de Santo André, em 2002) ambos do PT; de Marcelus Godilho, filho da ex-vereadora Regina Gordilho PDT-RJ); e das vitimas de acidetes aéreos também entraram no rol de crimes impunes. Até agora, familiares dos passageirs da Gol, em 2006, e da TAM, em 2007, continuam esperando a punição de culpados.
De acordo com dados oficiais, nos últimos 19 anos, 130 processos de crimes contra a administração pública foram parar no STF. Apenas seis foram julgados e os réus absolvidos. E concluindo, o presiente da OAB, Cézar Britto, fez estas considerações: "A sensação de impunidade no Brasil só vai desaparecer quando o Estado se fizer presente, fornecendo saúde, educação e segurança para os cidadãos. Essas medidas são mais eficazes do que o endurecimento das penas. As pessoas de bem da sociedade brasileira sofrem com a impunidade, não só em relação a crimes de violência imediata, mas também aos que causam danos ainda maiores, como os crimes do colarinho branco e de desvio de verbas públicas."
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quinta-feira, agosto 13, 2009

BLOGTUR

FOZ DO IGUAÇU, MARAVILHA DO MUNDO As Cataratas do Rio Iguaçu, foram formadas há cerca de 150 milhões de anos. Sem dúvida é uma das mais belas esculturas da natureza, considerada "a sétima maravilha do mundo". O Rio Iguaçu nasce na Serra do Mar e percorre 1320 Km até Foz do Iguaçu. O conjunto de quedas d'água, pouco antes de seu encontro com o Rio Paraná formam 275 saltos com altura média de 60m. As quedas produzem uma névoa que coroada por lindos e imensos arco-íris, proporcionam ao visitante um verdadeiro espetáculo de som e cores. Os grandes saltos são 19, apenas três do lado brasileiro (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant). A maior parte deles está do lado Argentino, voltados para o Brasil proporcionando uma visão privilegiada das quedas do lado brasileiro. Os mirantes espalhados pelas trilhas das Cataratas permitem aos visitantes contemplarem de vários ângulos o belo espetáculo da natureza. As Cataratas do Iguaçu estão localizadas dentro do Parque Nacional do Iguaçu, a cerca de 20 minutos do centro da.cidade.Informações.Turísticas:..Fone..0800-451516 ITAIPU A MAIOR HIDRELÉTRICA DO MUNDO! A Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional é uma usina hidrelétrica binacional construída pelo Brasil e pelo Paraguai no rio Paraná, no trecho de fronteira entre os dois países, 14 quilômetros ao norte da Ponte da Amizade. A área do projeto se estende desde Foz do Iguaçu, no Brasil, e Ciudad del Este, no Paraguai, ao sul, até Guaíra (Brasil) e Salto del Guairá (Paraguai), ao norte. A potência instalada da Usina é de 14.000 MW (megawatts), com 20 unidades geradoras de 700 MW cada.
No ano
2000, a usina atingiu o seu recorde de produção de 93,4 bilhões de quilowatts-hora (kWh), sendo responsável pela geração de 95% da energia elétrica consumida no Paraguai e 24% de toda a demanda do mercado brasileiro.
A energia gerada por Itaipu e destinada ao Brasil é transmitida pela empresa
Furnas Centrais Elétricas S/A.
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terça-feira, agosto 11, 2009

Por que o SOL vai morrer?
Fonte: "Revista Ciência Hoje" Foto ilustativa, mostra eclipse total do sol, ocorrido em 1.999
O Sol é uma estrela e podemos dizer que o destino de uma estrela está mais ou menos traçado no seu nascimento. Toda estrela nasce dentro de uma imensa nuvem feita de gás e minúsculos grãos que chamamos de poeira. A força da gravidade pode fazer com que pedacinhos da nuvem se atraiam e, após alguns milhões de anos, sejam compactados formando um novo objeto celeste. Quando há muito a ser compactado, a força de atração desse material começa a espremer suas regiões centrais, aumentando a concentração e a temperatura, até que tem início a transformação de átomos de hidrogênio em hélio, o momento de nascimento da estrela. Essa transformação, chamada fusão do hidrogênio, vem ocorrendo no Sol há quase cinco bilhões de anos. O brilho que vemos resulta da energia liberada pela fusão. Mas é interessante notar que essa energia produzida pela fusão, no centro, leva alguns milhões de anos para chegar à superfície, para, depois, se propagar até a Terra. E quando não há mais hidrogênio no centro? Bem, o futuro depende da massa, ou seja, da quantidade de matéria da estrela. Quanto mais massa, mais seu centro pode ser espremido, aumentando a temperatura. Então, talvez seja possível ocorrer a fusão do hélio que sobrou, no centro, da etapa anterior. Depois, pode haver a fusão do carbono, do oxigênio e, ainda, de outros elementos químicos cada vez mais pesados. A duração de cada uma dessas etapas vai diminuindo, sendo que a fusão inicial do hidrogênio dura quase toda a vida de uma estrela. Além disso, a mudança de uma etapa para a próxima pode ser um acontecimento complicado. Apenas as estrelas maiores e mais pesadas passam por muitas etapas de fusão. Mas fazem isso muito rapidamente, por isso duram pouco do ponto de vista astronômico: apenas alguns milhões de anos. Quanto às estrelas menores e mais leves, podemos até dizer que vivem para sempre, mas não passam da etapa de fusão do hidrogênio. Num futuro distante, vão acabar se resfriando. O Sol ainda tem mais uns seis bilhões de anos de vida. Chegará à etapa de fusão do hélio antes de virar um dos objetos mais bonitos do céu: uma nebulosa planetária, jogando para fora a maior parte de sua massa. Porém, talvez dentro de um bilhão de anos, a vida na Terra não resista à mudança de brilho devido ao desequilíbrio causado pela diminuição do hidrogênio no centro do Sol. Será o fim? Quem sabe? Considerando que em menos do que dez mil anos o ser humano passou da invenção da escrita para a construção de telescópios espaciais, é de se esperar que, com sua sabedoria, seja capaz de descobrir e viajar para outros mundos e preservar nossa civilização.
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sexta-feira, agosto 07, 2009

A 5.500 ANOS LUZ (Telescópio no Chile mostra estrelas recém-nascidas)
Combinação de dados do Telescópio do Observatório Europeu Austral (ESO), baseado no Chile, e do observatório orbital Chandra, na Nasa, mostra que os raios cósmicos gerados no interior da Via Láctea são acelerados pelos restos deixados pela explosão de estrelas. O trabalho que descreve a descoberta está publicado no serviço online Science Express, da revista Science.
Durante os voos do Programa Apollo, astronautas informaram ver estranhos lampejos de luz, mesmo com os olhos fechados. De lá para cá, cientistas determinaram que a causa eram raios cósmicos, partículas extremamente energéticas de fora do Sistema Solar que bombardeiam constantemente a atmosfera terrestre. Os chamados raios cósmicos galácticos, provenientes de fontes no interior da Via Láctea, são em sua maior parte prótons movendo-se perto da velocidade da luz. Esses prótons foram acelerados a energias que superam em muito, até mesmo, as que serão geradas no Grande Colisor de Hádrons (LHC) do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear. "Há tempos que se imaginava que os aceleradores que produzem esses raios cósmicos na Via Láctea são o invólucro em expansão de estrelas que explodiram, mas nossas observações são a prova final que confirma isso", disse a astrônoma Eveline Helder, da Universidade de Utrecht, na Holanda, em nota divulgada pelo ESO. A equipe de Eveline é a primeira a apresentar uma medição que resolve a dúvida de se as explosões de estrelas geram partículas aceleradas em quantidade suficiente para explicar o número de raios cósmicos que atingem a atmosfera terrestre. O estudo indica que a resposta é positiva, e mostra quanta energia é transferida, a partir da onda de choque gerada pela explosão, para as partículas que dão origem aos raios cósmicos. "Quando a estrela explode no que chamamos de supernova, parte da energia é usada na aceleração de algumas partículas a velocidades extremamente altas", disse ela. "Essa energia é usada na aceleração não está disponível para aquecer o gás, que portanto é mais frio do que o esperado". Os pesquisadores analisaram o remanescente de uma estrela que explodiu no ano 185, e que foi registrada por astrônomos chineses. O remanescente, chamado RCW 86, fica a 8.200 anos-luz.

Veja amanhã e domingo, imagens incríveis das "MIL ILHAS" do rio S.Lourenço, em MUNDO INSÓLITO>>>Veja também: revist@=@r, photolink e Google Indicações...

quinta-feira, agosto 06, 2009

BlogTur

"Avião-hotel" será inaugurado na Suécia
Fotos do primeiro avião-hotel do mundo; e desenhos do seu interior. Será inaugurado na Suécia, no próximo mês de dezembro, o primeiro avião-hotel do mundo, criado para funcionar em terra firme dentro de um Boeing 747, o famoso Jumbo. Batizado de Jumbo Hostel, o avião já está posicionado na entrada do aeroporto internacional de Arlanda, em Estocolmo. O hotel terá 25 quartos, incluindo uma suíte de luxo localizada no cockpit do jato, com visão panorâmica do tráfego aéreo em Arlanda. No total, o Hostel acomodará 85 pessoas, com três camas em cada quarto. O avião que abriga o hotel é um Boeing modelo 747-200, construído em 1976. O jato estava parado no aeroporto de Arlanda desde 2002, quando a companhia aérea Transjet foi à falência. Ao ouvir falar do Jumbo abandonado, o empresário sueco Oscar Diös, dono de uma rede de pequenos hotéis, não hesitou em arrematar o jato para expandir o seu negócio. "Felizmente, fui o primeiro a ter a idéia de transformar aviões em hotéis e, agora, pretendo levar o conceito do Jumbo Hostel a outros países", disse à BBC Brasil o empresário sueco. Para ser transformado em hotel, o Jumbo passou por uma ampla reforma. Os 450 assentos foram arrancados e o avião ganhou uma decoração moderna. Os quartos têm cerca de seis metros quadrados de área e altura de três metros. Os mais luxuosos estão situados na parte superior do avião. Todos estão equipados com telas de TV planas, nas quais também será possível checar os horários de partida de todos os vôos. Do Hostel, serão apenas cerca dez minutos a pé até os pontos de check-in do aeroporto. "Alternativa, para quem precisa pegar o avião logo de cedo e não quer acordar de madrugada".
A utilização de aviões desativados, tem crescido nos últimos tempos. No Brasil, essa prática é antiga. No Rio de Janeiro por exemplo, havia na Barra da Tijuca um velho cargueiro, que foi transformado em bar à meia luz, com boa comida, boa música e bom atendimento.
Cine-avião" desenvove turismo
No Centenário do vôo de Santos Dumont, a cidade de Araçariguama, a 50 km de S.Paulo (pela Rodovia Castelo Branco), inaugurava nesta praça (foto) o Cine-Avião, dotado de moderno sistema de imagem e som, com capcidade para 70 espectadores. Até 2008, o Cine-Avião já havia recebido mais de 100 mil visitantes.

quarta-feira, agosto 05, 2009

NAMÍBIA: Orfãos pedem Socorro Windhoek (Namíbia) – A situação da aids na África Subsaariana continua dramática. Mais de 25 milhões de pessoas estão contaminadas pelo vírus HIV, o que equivale a 64% de todos os soropositivos do mundo. Do total de infectados, quase 2 milhões são crianças e outros 14 milhões perderam os pais devido à enfermidade (80% dos órfãos da doença do planeta), já que a maioria dos infectados no continente não recebe tratamento algum. A África responde por mais de 70% das mortes causadas pela aids no mundo. Sem ter quem cuide deles e lhes garanta o sustento e proteção, os órfãos africanos passam todo tipo de necessidade e são mais vulneráveis à violência. São obrigados a buscar o sustento desde muito cedo, por isso, muitos nunca pisaram em uma escola. Esses pequeninos estão sendo chamados de “geração perdida da África”, uma vez que as chances de um bom futuro nessas condições são mínimas. Algumas entidades, em conjunto com o governo do país e a embaixada da Espanha, lançou um projeto para socorrer 120 desses órfãos. As crianças foram identificadas, fotografadas, pesadas, e preenchido um formulário com suas informações para que elas possam receber uma cesta básica semanal durante 1 ano. O projeto foi oficialmente lançado com uma festa que contou com a presença de oficiais do governo, do embaixador da Espanha na Namíbia e das 120 crianças, que receberam almoço e a primeira cesta básica. Segundo Fernanda Bezerra, da IURD na Namíbia, 120 crianças é só o começo: “Não vamos parar por aqui. É um privilégio fazer parte desse trabalho.” Entre os órfãos selecionados, nem todos são portadores do HIV, mas vivem em situação de extrema pobreza, sobrevivem à base de um ovo por dia, além de morarem em barraco de zinco, que retém a temperatura. “O zinco deixa o interior do casebre mais frio no inverno e insuportavelmente quente no verão. Além disso, por não terem mais ninguém, algumas dessas crianças têm como seus responsáveis irmãos de apenas 10, 13 ou 15 anos. Depois de estar com eles e saber o que vivem, fico até com vergonha de me preocupar com probleminhas tolos do dia a dia”, emociona-se Fernanda.
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segunda-feira, agosto 03, 2009

MASSACRE NO PERU
No Peru, o governo vem, por meio de uma série de decretos, entregando terras em que vivem indígenas para multinacionais especializadas na extração de petróleo, minério e em projetos de agricultura. A estimativa é de que 49 milhões de hectares (ou 72% da Amazônia peruana) já foram cedidos para a exploração de recursos naturais. Tal política tem afetado a vida dos povos que vivem na floresta e motivado protestos violentos contra o presidente Alan Garcia. A situação saiu de controle em 5 de junho último, quando, segundo dados oficiais, 34 pessoas foram mortas e mais de 100 ficaram feridas em confronto próximo à cidade de Bagua, na região amazônica, ao norte do país. O número de vítimas, porém, pode ser bem maior. Segundo Thomas Quirynen e Marijke Deleu, dois voluntários da Catapa, uma organização não-governamental belga que estuda e divulga questões relacionadas à mineração na América Latina, houve um verdadeiro massacre. Os dois presenciaram o tiroteio e consideram a estimativa oficial incompleta. “Eles afirmaram que morreram 24 policiais e 10 civis, mas é pouco provável que tenha sido assim. Pelo que vi, devem ter morrido muito mais civis do que policiais. Muitos índios sumiram. Como a maioria não tem identidade, é difícil saber quantos foram mortos”, afirma Quirynen, fotógrafo que presenciou policiais atirando a esmo contra manifestantes desarmados. “Eles poderiam ter utilizado balas de borracha, mas atiraram para matar mesmo. Muitos dos feridos têm balas no corpo”, afirma. Segundo ele, os manifestantes só fizeram disparos após a polícia matar muitos dos que estavam na pista. “Fiquei 1 mês e meio na floresta e, até então, não havia visto nenhum indígena armado”, diz. A repressão ao movimento provocou uma reação em cadeia em que prédios públicos foram incendiados. Pressionado, o governo retirou os decretos mais polêmicos e prometeu mudanças. A situação continua tensa no país com as comunidades pressionando pela suspensão de outros decretos.
Fonte: FU
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sábado, agosto 01, 2009

"Arquivos de um Repórter" --Fim de Semana--

Uma nova opção para visitar o Rio:
Hotel na FAVELA
Vista: O Pão de Açucar e a Baía de Guanabara são os atrativos do Hotel "The Maze" - (O Labirinto)
Pousadas em morros cariocas oferecem preços bons e paisagens de cartão Postal. Diária na baixa temporada custa R$ 50, e inclui café da manhã.A deslumbrante vista da Baía de Guanabara, com o Pão de Açucar, foi o cenário que seduziu o artista plástico inglês Bob Nadkarni a ponto de escolher como endereço a favela Tavares Bastos, no Catete, zona sul do Rio de Janeiro. E foi nesse local que inaugurou há dois anos, a Pouzada The Maze (foto)(ou labirinto em inglês), empreendimento turístico aparentemente incompatível com o estígma de violência dos morros cariocas. "Aqui é calmo e os gringos não têm medo", explica. Na região, o último registro capazde abalar esse relativo sossego foi há mais de seis anos, com a ameaça de invasão pela quadrilha da favela vizinha, a Santo Amaro. A clientela ainda conta com poucos brasileiros, mas Nadkarni aposta na beleza do lugar para atrair mais gente. "Em outros países, são os ricos que moram no morros, com as paisagens mais bonitas. No Rio é o contrário", comenta. The Maze é um dos hotéis abertos em ambientes ainda relativamente seguros dentro de favelas cariocas.
Quem vê de fora a The Maze não imagina o casarão que se esconde por trás da discreta fachada. A arquitetura é fragmentada, com diversos níveis de piso, paredes angulosas e decoradas com arcos em forma de Pão de Açucar. As sete suítes, simples e charmosas, têm terraço debruçado sobre a vista.
A pousada tem minipiscina e até uma atração cultural. Recentemente, o estabelecimento passou a oferecer ao público às sextas-feiras, noites de jazz. Não é o único toque de arte. A sala tem 100 metros quadrados, com decoração rústica e paredes chapiscadas de cimento, cobertas pelos monumentais quadros figurativos e abstratos de Nadkarni.
Pousadas em favelas são uma evolução dos passeios turísticos à Rocinha, iniciados em 1992. A favelinha, com fachada branca e avarandada que se destaca em meio ao casario do Pereirão, próximo à Tavares Bastos, abriu no réveillon de 2005 e tem sido procurada por estrangeiros. Eles desejam experimentar o cotidiano da favela, uma curiosidade antropológica. Como no caso da The Maze, o empreendimento também foi lançado por alguém de fora, o alemão Hoger Zimmer. Para que novas pousadas surjam nesses lugares, falta transformar os morros cariocas - onde estão algumas das mais belas vistas da cidade - em locais seguros de visitar. Com isso, mais pessoas teriam a chance de energar as maravilhas do Rio por outros ângulos.
No próximo --Fim de Semana-- mais novidades neste MUNDO INSÓLITO
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quinta-feira, julho 30, 2009

--BlogTur--

São João del Rei preserva a história
O trem para Tiradentes continua um sucesso de públicoA Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) passou a administrar desde setembro de 2001 o complexo ferroviário de São João del Rei, em Minas Gerais. A concessão foi dada pelo Ministério dos Transportes ainda em caráter precário, pelo período de um ano, até que a Agência Nacional de Transportes, passou a regular efetivamente o setor. Sob nova administração, o museu foi reaberto e o trem de passageiros entre São João del Rei e Tiradentes que operava com apenas duas locomotivas, agora dispõem de quatro máquinas a vapor.
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, de 1908, original, exceto o limpa-trilhos. O complexo ferroviário de São João del Rei, totalmente tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), reúne o maior acervo de locomotivas a vapor preservado e original de um mesmo fabricante - Baldwin - e de uma mesma ferrovia - a Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM). No local existem quinze locomotivas Baldwin especialmente fabricadas para bitolinha de 0,76 m, sendo que apenas uma está sucateada. Seis estão operacionais, duas a lenha e quatro a óleo. As outras oito locomotivas estão completas, mas paradas - sete na rotunda, construída em 1882, e uma no museu da gare. O complexo guarda ainda outras três locomotivas de bitola métrica da antiga Rede Sul Mineira: duas Baldwin - uma delas cortada ao meio para demonstração - e uma alemã Schwartzkopff , além de diversos carros de madeira e até um carro funerário, com uma urna no centro para transportar caixão. No final dos anos oitenta, o complexo de São João Del Rei recebeu a visita de descendentes da família Baldwin. Segundo relato de funcionários da ferrovia, os Baldwin - que chegaram a ser os maiores fabricantes de locomotivas dos EUA, antes das diesel - nunca tinham visto tantas máquinas com sua marca preservadas.
E o que salvou estas locomotivas, num país que cortou e vendeu como sucata a maioria das máquinas a vapor, quando elas foram substituídas pelas diesel-elétricas? O fato das locomotivas da Estrada de Ferro Oeste de Minas rodarem em bitolinha, impediu que elas fossem espalhadas por outras ferrovias todas em bitola métrica ou larga (1,60m). Em todo o Brasil, a tração a vapor foi substituída nas décadas de 1950 e 1960, mas ali as vaporosas trabalharam duro até o início dos anos 80. Chegaram a transportar 11 trens diários de cimento entre a fabrica de Barroso e Aureliano Mourão, em Lavras, onde a carga passava para bitola métrica e seguia até Maringá-Paraná. O destino final era a barragem da Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu. Depois disso, a maioria das locomotivas de S. João Del Rei foi aposentada, mas o trem turístico para Tiradentes nunca deixou de operar. (Na foto acima, o girador de locomotivas na cidade de Tiradentes) Veja sábado e domingo mais uma curiosidade em nosso MUNDO INSÓLITO

quarta-feira, julho 29, 2009

Um pouco da nossa história:

A FOTO PROIBIDA
(Foto da fachada do Palácio do Catete - hoje, transformado no Museu da República.)
Getúlio Dornelles Vargas, nasceu em São Borja (RGS), em 19 de abril de 1882 — e faleceu no Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1954. Getulio, foi duas vezes presidente da república do Brasil. Na primeira, de 1930 a 1945, quando teve poderes absolurtos com a implantação do Estado Novo. Na segunda, de 1951 a 1954, governou como presidente eleito por voto direto. Getúlio era chamado de "O pai dos pobres", e "Doutor Getúlio".A sua doutrina e estilo políticos foram denominados de getulismo ou varguismo. Os seguidores, até hoje existentes, são denominados getulistas. Depois de sofrer a mais mordaz oposição que se tem conhecimento, Getúlio, suicidou-se em 1954, com um tiro no coração, no seu quarto, no Palácio do Catete, na cidade do Rio de Janeiro, então capital federal. Getúlio Vargas foi o mais controvertido político brasileiro do século XX, e sua influência se estende até hoje. Sua herança política é invocada por pelo menos dois partidos políticos atuais: o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
(A foto proibida, pertence ao meu arquivo deste blog)
Quando Getúlio suicidou-se, eu tinha 14 anos de idade, mas pude sentir a comoção que esse ato extremo causou às classes mais pobres do Brasil. Naquele tempo, ir ao Rio de Janeiro era mais dificil, do que viajar atualmente para os EUA. Em1995, fui ao Rio e hospedei-me num hotel, que ficava a poucos metros do Palácio do Catete, hoje transformado no Museu da República. Levado pela curiosidade, própria de um jornalista, fui conhecer o velho palácio impelido pela curiosidade de visitar o local onde o presidente renunciou a própria vida. Mesmo sabendo da proibição do uso de câmeras fotográficas, escondi a minha, com o objetivo de fotografar o local, que um dia, não só estarreceu o Brasil mas o mundo inteiro. Ao chegar aos aposentos de Vargas (bem conservados), ao entrar no seu dormitório, deparei com a cama sobre a qual ele pôs fim a sua própria vida. Depois de 41 anos, não pude me conter,. Estava só, diante da cama mais importante da nossa história, e a fotografei mesmo correndo risco. Ao ouvir o "clic" um guarda do Museu, passou a me observar, virando a minha própria sombra. Consegui em tempo, escondê-la novamente na cintura, protegendo-a com o meu paletó. Quanto mais eu olhava a cama naquele quarto frio e intrigante mais a minha mente se aguçava. Lembrei-me, de que sobre um dos criado-mudos (foto) ao lado do seu cadáver, Vargas havia deixado uma carta-testamento, acusando grupos financeiros nacionais e internacionais, e opositores ao aumento de 100% que havia concedido ao salário mínimo, instituido em seu goveno. Também citou os lucros extraordinários da Petrobrás e Eletrobrás, e conclui seu testamento com esta frase:“Esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história."
Outra foto histórica, esta de autor desconhecido: No Aeroporto Santos Dumont (RJ), este DC-3, da extinta Cruzeiro do Sul, já está taxiando rumo à pista de decolagem. A bordo, o corpo de Getúlio Vargas, que foi trasladado para São Borja (RS), para ser sepultado. A família recusou o direito de uso de um avião oficial.

terça-feira, julho 28, 2009

AUTOMÓVEL, A NOSSA GUERRA DIÁRIA Brasil já é o quinto país com mais mortes no trânsito
O Brasil é o quinto país do mundo com maior número de óbitos no trânsito, com 35,1 mil mortes, segundo pesquisa divulgada em junho pela Organização Mundial de Saúde (OMS), referente ao ano de 2007. O País só é superado pela Índia (105,7 mil), China (96,6 mil), Estados Unidos (42,6 mil) e Rússia (35,9 mil). A pesquisa apontou também que, no mundo, morrem cerca de 1,2 milhão de pessoas por ano em acidentes de trânsito, das quais 46% são pedestres, ciclistas ou motociclistas. “Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o pedestre, maioria dos brasileiros, possui sempre a preferência nas ruas, algo que não é colocado em prática e fica como uma conquista à espera de fiscalização mais eficaz. Já a maioria dos motoristas brasileiros, protegidos por cintos e estruturas de aço, continua com comportamento inadequado e estabelece com o pedestre uma relação semelhante à briga entre uma criança e um adulto”, comenta Eduardo José Daros, presidente da Associação Brasileira de Pedestres. Esse clima de “guerra” se concretiza em números assustadores: cerca de 400 brigas e discussões no trânsito são registradas, em média, por dia, pela Polícia Militar, apenas na cidade de São Paulo. A maioria, porém, não envolve agressões físicas. Para tentar diminuir essa incidência, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou que, a partir deste mês, os motoristas ou motociclistas que se envolverem em acidentes graves de trânsito terão a carteira nacional de habilitação (CNH) suspensa e serão obrigados a pagar R$ 183 e realizar, durante cerca de 6 meses, exames de reavaliação. Segundo Cyro Vidal, presidente da Comissão de Assuntos e Estudos sobre o Direito do Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de São Paulo, o maior problema é a falta de educação no trânsito. “Mesmo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) exigindo que o ensino de trânsito seja aplicado em todos os níveis educacionais, a educação nas ruas permanece como algo utópico que só é aplicado no Ensino Fundamental. Por sua vez, a parte das multas que deveria ser investida justamente na educação, é utilizada para fins como o pagamento de décimos terceiros”, acrescenta.>>>Veja também: Google Indica, revist@=@r e photolink

segunda-feira, julho 27, 2009

AMAZÔNIA PEDE SOCORRO E a última: "Metas de preservação não serão cumpridas" O Brasil não cumprirá as metas estabelecidas para 2010 na Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), considerado o mais importante acordo internacional para preservação da flora e da fauna do planeta, e que foi estabelecido durante a ECO-92, no Rio de Janeiro. Em 2006, o País garantia que o desmatamento da Mata Atlântica seria zerado. No entanto, entre 2000 e 2008, a derrubada foi de 34,1 mil hectares por ano. O Brasil também se comprometeu a reduzir em 75% o desmatamento da Amazônia, mas, entre 2005 e 2008, a redução não passou dos 37%.
Patrimônio da Amazônia é queimado, destruído e saqueado por estrangeiros. Até quando a floresta aguentará? A Amazônia, maior floresta tropical do mundo, está acabando. São mais de 800 mil quilômetros quadrados devastados e, a cada ano, perdemos o equivalente a duas vezes o tamanho da cidade de São Paulo para as queimadas. Até 2005, 10 espécies de animais já estavam extintas e mais 342 ameaçadas de sumir. O relatório GEO Amazônia, divulgado no início deste ano, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), coloca o Brasil em posição vergonhosa ao traçar o descaso com que a floresta vem sendo tratada. Ocupamos o quarto lugar em emissão de gases de efeito estufa do planeta: 500 milhões de toneladas de carbono são lançadas, anualmente, na atmosfera em decorrência do corte e das queimadas na floresta amazônica, o que contribui para o aquecimento global. Um outro estudo, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), mostrou que 42% de todo o desmatamento ocorrido no mundo entre 2000 e 2005 aconteceu no Brasil. Mas se o Governo brasileiro e a sociedade não se dão conta da riqueza que a Amazônia abriga, o resto do mundo dá.
“O volume de dinheiro que o Governo investe em desmatamento através de formas de créditos para fazendeiros é muito maior do que o dinheiro que investe na recuperação da floresta.” Segundo Astrini, cerca de 80% das áreas desmatadas estão relacionadas à pecuária. “São terras sem registro, o Governo não sabe de quem são, não se paga imposto sobre isso”, aponta. “Hoje, calculamos o desmatamento pelo preço dos produtos produzidos lá. Se a cotação deles aumenta, há mais desmatamento. A Amazônia está nas mãos do mercado, e precisamos mudar isso. Com o uso responsável das terras daria para dobrar a produção de alimentos do País.Mas a floresta tem salvação? Os especialistas se dividem. Cientistas preveem que o aquecimento global deve destruir 85% da Amazônia em apenas um século e, pelas contas de economistas, com R$ 17 bilhões ao ano – pouco mais que o custo anual do Bolsa Família – salvaríamos nosso tesouro verde em 20 anos. >>>(Link à dir.): revist@-@r, photolink e Dicas do Google...

sexta-feira, julho 24, 2009

A ÁGUA QUE FOI À LUAEncerrando esta série especial, que apresentou curiosidades sobre a primeira viagem do homem à lua, cujos os 40 anos dessa memorável façanha estão sendo comemorados, vamos apresentar este fato aparentemente irrelevante, mas que é muito curioso. O nosso blog é gerado na cidade de Amparo, integrante do Circuito das Águas do Estado de São Paulo. Além de Amparo, este circuito é composto pelas seguntes cidades: Monte Alegre do Sul, Serra Negra, Socorro, Lindóia e Águas de Lindóia. Pois foi desta última cidade, que a NASA adquiriu uma quantidade de água para a primeira missão tripulada ao solo lunar, realizada pela Apollo 11, conforme destaque (abaixo) do jornal "A Tribuna" de Amparo:
A TRIBUNA
Àgua usada na viagem à Lua era da nossa região
Amanhã e domingo, mais uma interessante matéria em MUNDO INSÓLITO

segunda-feira, julho 20, 2009

Como explicar acontecimentos como este ?
Com apnas 13 anos, a jovem Baya Bacari foi a única sobrevivente da queda de um Airbus no Oceano Índico e ficou 12 horas no mar à espera de resgate
Texto principal: Andrea Dip, da Folha Uiversal

Reencontro: A adolescente Baya Bacari recebe o carinho do pai, Kassim Bakari, ainda no avião que a levou das Ilhas Comores, local do acidente, de volta a Paris. Ao longo do tempo, temos acompanhado acontecimentos para os quais não se encontra uma explicação plausível. Neste mesmo blog, já apresentamos algums matérias do tipo, da que estamos destacando hoje. Mesmo diante de leques de explicações, o que se se observa mesmo, é que cada opinião, acaba sempre refletindo a crença ou formação cultural de cada pessoa.. Por isso, escolhemos para hoje um assunto que temos acompanhado com interesse em função do seu inexplicável conteúdo. Estamos nos referindo ao acidente acontecido há alguns dias com um Airbus da companhia aérea Yemenia. Conheça mais detalhes da narrativa da única sobrevivente e de outras autoridades nessse tipo de assunto:

“Papai, caímos na água. Ouvia pessoas falando perto de mim, mas não podia ver nada. Estava tudo escuro ao meu redor.” Assim, a adolescente Baya Bakari, de 13 anos, única sobrevivente da queda, no Oceano Índico, do Airbus A310-300 da companhia Yemenia, descreveu o acidente ao seu pai, Kassim Bakari. Ela, que morava com a família em Marselha, na França, viajava com a mãe para visitar parentes nas Ilhas Comores. O acidente como se recorda, ocorreu na terça-feira (30) e a mãe dela ficou entre as mais de 150 vítimas fatais do desastre. Baya, que em comorense quer dizer “esperança”, ficou no mar por mais de 12 horas, agarrada a um pedaço do avião, sem saber nadar e sem coletes salva-vidas. O homem que a resgatou, disse que ela estava tão fraca, que não conseguiu alcançar a boia e ele teve de se jogar na água para pegá-la. Baya teve apenas alguns cortes e arranhões, além de uma clavícula quebrada. “É um verdadeiro milagre. Ela é uma jovem muito corajosa”, declarou Alain Joyandet, ministro francês de Cooperação Internacional. Mas, como essa menina, de nome esperança, se agarrou à vida contra todas as circunstâncias? “Ela é uma garota muito tímida e frágil. Nunca pensei que fosse escapar dessa maneira”, disse o pai, emocionado. “Em situações extremas, as pessoas podem reagir de forma diferente de como agem normalmente”, explica Valéria Tinoco, psicóloga, fundadora, professora e supervisora do 4 Estações Instituto de Psicologia, que atua em situações de emergência, perdas e luto. “O instinto de sobrevivência fala mais alto e a pessoa funciona sem pensar. Pessoas normalmente ativas podem ficar sem reação ou as mais tímidas podem revelar força além do esperado.” O caso de Baya é raro, mas não é único. Vesna Voluvic, uma aeromoça sérvia que estava no avião que explodiu sobre a então Tchecoslováquia, em 1972, despencou de mais de 10 mil metros de altitude junto a uma parte da fuselagem e caiu nos montes nevados da República Checa. Quebrou duas pernas e teve uma séria perda de memória. Em 1971, a alemã Juliane Koepcke, de 17 anos, caiu de uma altitude de cerca de 3 mil metros, ainda presa ao assento, após a explosão do avião em que viajava na Amazônia peruana. Ela passou 11 dias vagando na selva. “O importante é como esses sobreviventes lidam com a situação, porque é um trauma muito grande. Podem se sentir culpados por não terem salvado alguém ou podem se sentir com sorte por terem sobrevivido”, conclui Valéria.
>>>Veja também: revist@=@r, photolink e as Dicas do Google...
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