terça-feira, agosto 16, 2011
METEOROS E METEORITOS
segunda-feira, agosto 15, 2011
UM FIO DE ESPERANÇA
O porto-riquenho Ric Elias, da Red Ventures, uma empresa de serviços de marketing que cresceu a partir de sua longa experiência na área. Em janeiro de 2009 ele passou por uma experiência que nenhum de nós gostaria: ocupava um assento da primeira fila no vôo 1549, o avião que pousou no rio Hudson, em Nova Iorque. O que será que acontece com quem passa por uma experiência como essa? O que passa pela cabeça de uma pessoa presente em um avião descendo desgovernado? Em mais uma ótima palestra TED, ele conta sua história pela primeira vez. Leia mais:
Procure se imaginar...numa grande explosão a 920m de altura, num avião cheio de fumaça, fazendo clack, clack, clack. Acredite: É assustador. Eu ocupava o assento 1D naquele dia. Da minha cadeira, eu podia falar com os comissários de bordo. Logo que olhei para eles, eles foram dizendo “Está tudo bem -Provavelmente colidimos com um pássaro.” O piloto já tinha virado o avião de volta, não estávamos muito longe, podíamos ver Manhattan. Alguns minutos mais tarde, três coisas aconteceram ao mesmo tempo. O piloto alinhou o avião com o Rio Hudson, desligou os motores e sentimos uma incrível sensação, um avião totalmente silencioso, até as três palavras mais impassíveis que já ouvi: “Preparem-se para o impacto.” Não precisei mais falar com a comissária. Via nos olhos dela, o terror. Pensei: a vida acabou. Agora quero compartilhar com vocês da platéia, três coisas que descobri naquele dia. Entendi que tudo muda num instante. Nós temos uma lista de desejos para antes de morrer, temos coisas que queremos fazer em vida. Pensei em todas as pessoas que gostaria de entrar em contato e em três coisas que gostaria de ter feito: A primeira é não adiar mais nada na minha vida. E aquela urgência, aquela intenção realmente mudou a minha vida. A segunda, aprendi naquele dia (e isso foi quando evitávamos a ponte Washington e foi por pouco). em viver uma boa vida, mas me arrependo apesar de minha condição de ser humano, ter cometido muitos erros, inclusive de perder tempo com coisas desnecessárias e deixar prá depois as pessoas que são importantes para mim. Pensei sobre o relacionamento com minha mulher, com meus amigos, e depois de refletir, resolvi eliminar a energia negativa. Não sou perfeito, mas estou bem melhor. Há dois anos não brigo com a minha mulher. É uma sensação ótima, já não tento mais estar certo, mas prefiro ser feliz. A terceira coisa que aprendi, quando estávamos caindo foi a sensação de morrer. É como se estivéssemos nos preparando para isso durante nossa vida. Mas era muito triste. Eu não queria ir porque amo a minha vida e queria ver meus filhos crescerem. O único desejo que tenho na vida é ser um grande pai. Há dois anos, recebi esse milagre de presente, não morrer naquele dia. Ganhei uma segunda chance de viver, agora sou capaz de poder olhar o futuro e viver uma vida diferente.
Desafio a todos se imaginarem e sentirem tudo que senti, e depois mudarem suas vidas para melhor, dentro ou fora de um avião ninguém vai ficar por aqui para sempre.
sexta-feira, agosto 12, 2011
NA ERA DO FUTEBOL DE OURO...
Ponta do Botafogo reina como destaque absoluto da seleçãobrasileira no Chile, merecendo a devoção da torcida econquistando uma fã muito especial: a cantora Elza Soares
O Astro da Copa-62, driblou a todos os adversários que teve pela frente, Driblou inclusive o regulamento. Como foi expulso na semifinal contra o Chile, Garrincha deveria cumprir suspensão automática na decisão contra a Tchecoslováquia, mas deram um um jeitinho brasileiro e ele jogou. Mas só um ele não conseguiu vencer: este cão que o driblou no jogo contra a Inglaterra.
No raiar de seus 28 anos, Garrincha era um jogador completo, sobre o qual não pairam dúvidas. Isso os botafoguenses – e os adversários, a duras penas – já estão carecas de saber. Agora o planeta também sabe que, ao arsenal de dribles exibido no Mundial da Suécia, Mané acrescentou novas armas – desde a potência e a precisão nos chutes até uma espetacular impulsão, que o levou a marcar dois tentos de cabeça na competição, um deles contra os gigantes ingleses, especialistas no chuveirinho. Se brasileiro fosse, Winston Churchill adaptaria seu discurso sobre a importância da Força Aérea Inglesa na II Guerra Mundial e diria que nunca tantos deveram tanto a um só – sem dúvida, jamais na história das Copas do Mundo um jogador foi tão importante numa conquista.
A inacreditável performance de Garrincha pelos relvados chilenos, de acordo com rumores ventilados por integrantes do estafe brasileiro, é explicada em parte por uma promessa extra-campo. O astro da seleção prometeu o título do torneio à cantora Elza Soares, com quem estaria envolvido num tórrido romance. Coincidência ou não, a sinuosa intérprete no mundial do Chile tinha 32 anos de idade esteve no Chile e compareceu aos jogos finais do escrete e até mesmo visitou a equipe nos vestiários, onde dizem colegas da imprensa, que na hora do banho ela também entrava embaixo do chuveiro com Mané ensaboado. Na verdade, antes mesmo da competição, a dupla já fora vista aconchegando-se em Friburgo e em Campos do Jordão, onde a delegação fez a preparação antes de partir para os Andes. A sua atração por todo o mulherio disponível onde quer que passasse também era de domínio público. Mas é difícil acreditar que, no campo ou fora dele, Garrincha conseguirá deixar de colocar suas asas de fora.
quinta-feira, agosto 11, 2011
ARQUIVO ESPECIAL
A extinção dos dinossauros, por exemplo, é creditada á colisão com a Terra de um asteróide de aproximadamente 10 km de diâmetro. Esse asteróide haveria caído na região do golfo do México a 65 milhões de anos e em sua queda levantou uma nuvem de poeira tão grande que se espalhou por toda a atmosfera e ficou suspensa durante séculos, mudando o clima do planeta e diminuindo sensivelmente a vegetação existente, levando gradativamente os dinossauros à extinção. Em 1908 um asteróide de aproximadamente 50 metros de diâmetro haveria "explodido" no ar sobre o rio Tunguska, na Sibéria, devastando mais de 2.000 quilômetros quadrados de densa floresta.
quarta-feira, agosto 10, 2011
FAZENDO COMPARAÇÕES.
"OU ESTA AQUI...?" Este é o seu raro visual que raramente acontece. Coincidentemente, a última cheia aconteceu no começo deste mês de agosto, quando suas águas desde a montante do rio , ao serem assoladas por fortes chuvas, acabaram multiplicando o seu volume, em cerca de 10 vezes o seu volume normal. Imagine que espetáculo gigantesco! Do seu padrão normal em torno de 1500m passou para algo em torno de 15000 metros cúbicos por segundo. E então já fez a sua escolha?: "A primeira...?", " A do meio...?" "Ou esta última...?"
segunda-feira, agosto 08, 2011
O PREÇO DA OUSADIA
Muitos sonham em chegar ao topo do mundo, mas poucos conseguem. Deste grupo seleto, 12 são brasileiros que atingiram o cume da maior montanha do planeta. Desse grupo cinco eram de Campinas. Alguns mudaram de cidade, Vitor Negrette (na foto à dir.) mora eternamente nas geleiras do Everest. Mas há muitas façanhas nas histórias de Eduardo Keppke, Rodrigo Raineri, Carlos Santalena, que estão resumidas abaixo, incluindo a da também campineira e cirugiã plástica Ana Elisa Boscaroli, a primeira mulher brasileira e da América do Sul, a atingir o cume do pico mais alto do mundo: 8.850m (na foto à esq.)
Queremos, além do crédito ao Expediçao Everest, que graças a muitas pesquisas, compilação de dados e arte gráfica, atingiu o intuíto de ajudar a organizar a história do montanhismo brasileiro, em especial escaladas no Everest, expondo de forma cronológica a conquista de ousados brasileiros, que merecem as nossas homenagens. Este é o primeiro passo que estamos dando, para o nosso site: Expedição Everest, para contar todas as expedições brasileiras ao Everest. O site www.expedicaoeverest.com.br sempre dará apoio e cobertura para expedições futuras. Sempre que você quiser saber algo sobre as expedições brasileiras no Everest, esse será o melhor canal. - Acompanhe acontecimentos envolvendo a escalada de brasileiros ao Monte Everest:
• Brasileiro mais jovem a escalar o Everest - Carlos Santalena, 24 anos • Brasileiro mais velho a escalar o Everest - Manoel Morgado, 53 anos • Primeira brasileira a escalar o Everest - Ana Boscarioli, em 2006 • Primeira expedição brasileira com sucesso ao cume do Everest - Rodrigo Raineri, 2008 • O Brasileiro que chegou ao cume do Everest sem auxílio de oxigênio suplementar - Vitor Negrete, 2006 - mas faleceu na descida • Ironia - No mesmo dia em que Vitor Negrete faceleu no Everest, Ana Boscarioli, que havia sido sua aluna em escalada em gelo, chegou ao cume • Encontro - Em 2005, Vitor Negrete escalou pela face norte e encontrou, no cume, Niclevicz e Irivan Burda, que haviam escalado pela face sul • Bons vizinhos - Vitor Negrete, Rodrigo Raineri, Eduardo Keppke, Ana Boscarioli e Carlos Santalena moravam em Campinas na época do cume • In Memorian - Vitor foi sepultado no C3 do Everest (face norte) a 8.300 metros de altitude. O corpo de Mozart também ficou no Aconcágua.• A Descoberta - Cleo Weidlich só ficou conhecida pelos brasileiros poucos antes de escalar o Everest. Ela mora nos Estados Unidos •
sexta-feira, agosto 05, 2011
BLOGTUR INDICA>>>
Quem sabe nadar tenta evitar o colete salva-vidas, mas basta mergulhar o rosto no poço Azul para entender o porquê de tanto cuidado. Enxergar as formações rochosas com extrema nitidez, apesar da profundidade (varia de 3,5 m a 16 m), causa uma espécie de vertigem. A impressão não é a de estar na superfície, mas lá embaixo, no fundo do poço, tamanha a transparência da água. Localizado em um sítio de 25 ha em Nova Redenção, o poço tem 80 metros de extensão com duas cavernas de 20 m2.
Estima-se que essa área corresponde a apenas um terço de tudo o que há para ser explorado na caverna. A flutuação pode ser feita apenas na parte da frente do poço, delimitada por cordas. Apesar de o sensível bagre albino também habitar o poço Azul, os banhos são permitidos. De acordo com a família Braga, que explora a atração, isso ocorre em razão da rápida renovação da água, cuja vazão (3 cm3/s) seria maior que no poço Encantado.
Como chegar ao Poço Azul?: Aconselhamos que você busque informações na sua agência de turismo, ou na CVC experiente em excursões para a Chapada dos Guimarães, ou se quizer viajar de carro é recomendaos o guia Quatro Rodas.
quinta-feira, agosto 04, 2011
ARQUIVO ESPECIAL (A ousadia de um jovem)
Durante toda a Guerra Fria, as superpotências mundias, Estados Unidos e União Soviética, se orgulhavam de possuírem espaços aéreos inexpugnáveis.O espaço aéreo da União Soviética era tão bem defendido que, dentro da doutrina militar americana, as possíveis missões contra alguns alvos específicos, em caso de guerra aberta, eram considerados, praticamente, como missões suicidas. A cidade de Moscou era considerada uma das cidades melhor defendidas no mundo contra um ataque aéreo direto.Era. Até que no dia 13 de maio de 1987, um jovem alemão, mostrou que nenhuma defesa é perfeita, e sempre haverá algum ponto vulnerável. De fato, conseguiu sobrevoar boa parte da União Soviética e de Moscou, como também pousou lá, em pleno coração da cidade, na Praça Vermelha, no dia 13 de maio de 1987, às 19 horas..(fotos: 1 e 2)
Esse piloto herói não operava uma sofisticada aeronave invisível militar. Ele nem sequer era militar, era um civil pilotando um simples e pacato Cessna 172. Mathias Rust, era um piloto amador alemão, e tinha então apenas 19 anos de idade. Rust alugou o Cessna para fazer a mais extraordinária aventura da sua vida: invadir o espaço aéreo da União Soviética e pousar em Moscou, em uma missão idealista de "promover a paz". Mathias Rust, na sua "missão", demonstrou uma boa dose de coragem, sangue frio, capacidade de planejamento e... ingenuidade. Era uma aventura particular de adolescente. Os mísseis não foram disparados, pois era necessário obter autorização superior para isso, e tal autorização nunca foi concedida e era de duvidar que os caças, ou mesmo os mísseis antiaéreos, pudessem destruir o pequeno Cessna. O avião era tão pequeno e lento que tornaria o abate uma proeza equivalente a caçar pardais com canhão. Pouco antes da 19 horas, Rust sobrevoava a Praça Vermelha, procurando um local para pousar. Não era fácil, pois a praça sempre tem intenso tráfego de pedestres (foto 3). Afinal, encontrou um espaço livre próximo à Catedral de São Basílio, e lá pousou sem maiores dificuldades. Taxiou como se fosse um carro de passeio e parou ao lado da Catedral, na Praça Vermelha, desligou o motor e desceu do avião.Os transeuntes perplexos não foram hostis com Rust e até o cumprimentaram. Mas não demorou muito para a polícia chegar e prender o audacioso piloto. O julgamento de Rust pela Justiça Soviética começou no dia 2 de setembro de 1987. Ele foi sentenciado a 4 anos de prisão por baderna, infração às regras de tráfego aéreo e invasão de fronteira, e enviado à Prisão Lefortovo em Moscou. Foi uma sentença relativamente leve, pois, em outros tempos, talvez fosse mandado para a Sibéria pela KGB por espionagem e nunca mais saísse de lá, vivo.
Não chegou a cumprir a pena integralmente. Dois meses depois de Mikhail Gorbachev e Ronald Reagan assinarem tratado de eliminação de mísseis nucleares de médio alcance na Europa, o Soviete Supremo, em um gesto de boa vontade libertou Rust, que foi deportado para a Alemanha, Ocidental, onde desembarcou no dia 3 de agosto de 1988.
quarta-feira, agosto 03, 2011
A FOME NO MUNDO...
SOS- Região não tem chuvas regulares há dois anos e população vive "emergência humanitária"
A região conhecida como "chifre da África", no leste do continente, (mapa), está sofrendo com a pior seca dos últimos 60 anos. Faz dois anos que o nível de chuvas no local está abaixo do necessário. Nos campos, o gado não resiste e acaba morrendo, enquanto lavouras inteiras são perdidas.
No campo de refugiados de Dadaab, na fronteira entre o Quênia e a Somália, médicos fazem o possível para salvar a vida das crianças. Boa parte delas morre por desnutrição. O médico Christopher Karisa, que trabalha no campo, afirma que já viu muitas crianças morrerem em seus braços.- Mas nós não paramos aí. Nós temos que cuidar da próxima criança.- consolar as mães, fazer o nosso melhor.
A ONU afirma que o "chifre da África" ainda não vive uma situação de fome, mas sim uma emergência humanitária que está piorando rapidamente. Muitos na região reclamam que a ajuda recebida até agora ainda não é o bastante. A ONG Save the Children ("Salve as Crianças", em inglês) lançou um pedido por R$ 100 milhões em doações para os afetados. Na foto, crianças recolhem lenha para passar a noite em uma das tendas do campo de refugiados de Dadaab, na fronteira entre a Somália e o Quênia. Dadaab é o maior campo de refugiados do mundo, com uma população de 370 mil pessoas. RESTA ALGUMA ESPERANÇA?: Pouca! Para um mundo que gasta muito em guerras e coisas supérfluas, O Banco Mundial já destinou a partir da última semana uma parcela de US$ 500 milhões à crise da fome no Chifre da África, um bom começo para quem está disponibilizando uma soma de US$ 12 milhões que foram colocados à disposição da região. Resta saber, quando serão liberadas as próximas parcelas...
segunda-feira, agosto 01, 2011
UM RARO ATO DE SOLIDARIEDADE
Rachel Beckwith havia pedido no mês passado, para seu nono aniversário, que familiares e amigos fizessem doações para uma organização não governamental em vez de lhe dar presentes. Seu objetivo era arrecadar US$ 300.
Recentemente, porém, Rachel ficou gravemente ferida em um engavetamento envolvendo 13 carros numa estrada próxima à sua casa, e sua família decidiu permitir o desligamento dos aparelhos que a mantinham viva artificialmente e doaram seus órgãos.
A notícia da tragédia chamou a atenção para a página que a menina havia criado no site da ONG charity:water para arrecadar doações. Em poucos dias, as contribuições superaram mais de 500 vezes sua meta inicial.
CELEBRAÇÃO DIFERENTE - Em sua mensagem colocada no site no início de sua campanha, Rachel pedia doações em lugar de presentes em seu aniversário.
"No dia 12 de junho de 2011, vou fazer 9 anos. Descobri que milhões de pessoas não vivem até seu quinto aniversário. E por que? Porque elas não têm acesso à água limpa e segura", diz a mensagem. "Por isso estou celebrando meu aniversário de maneira diferente. Estou pedindo para todo mundo que eu conheço que doe à minha campanha em vez de me dar presentes no meu aniversário", afirma.
Dois dias após a morte da menina, sua mãe, Samantha, postou uma mensagem para agradecer pelas doações à campanha da filha.
"Estou impressionada com o imenso amor para transformar o sonho de minha filha em realidade. Diante da dor inexplicável, vocês forneceram uma esperança inegável", disse ela. "Obrigado por sua generosidade. Eu sei que Rachel está sorrindo!", escreveu.
Segundo a ONG charity:water, as doações recebidas por meio da página de Rachel Beckwith já haviam ajudado até este final de semana fornecer fontes de água potável para 10 mil pessoas.
sexta-feira, julho 29, 2011
BLOGTUR INDICA NOVOS DESTINOS:
O Delta do Rio Parnaíba, é com certeza um dos principais pontos deste Roteiro das Emoções
O delta está situado entre os estados do Piauí e do Maranhão e é o único das Américas e um dos únicos do mundo em mar aberto. Formado pelo Rio Parnaíba, com 1,4 km de extensão, o delta abre-se em cinco braços, formando 73 ilhas fluviais. Sua paisagem exuberante, cheia de dunas e mangues, garante um cenário paradisíaco na região. Neste pedaço do paraíso de beleza e raridade mundial você poderá acompanhar a cata do caranguejo no mangue, além do vôo do pássaro guará, que ao entardecer traza cor vermelha para o céu do delta.
sábado, julho 23, 2011
---FS---ARQUIVOS DE UM REPÓRTER
Esta pista merece este título. Além de inclinada em 18,5º, ela é sinuosa. Suas operações se limitam a vôos privados durante a temporada de esqui.
sexta-feira, julho 22, 2011
MARAVILHAS DA NATUREZA (Havaí)
O que fazer? Desbravar a Costa Waikiki, ou optar por outras belezas, como Ananaum, Bay Nature Preseve, um dos melhores lugares para mergulhar de snorkel e observar as exóticas e dóceis espécies marinhas do Havaí. Seguindo a mesma estrada, você chegar a mais duas praias fantásticas: Sandy e Makapuu. Depois disso, as praias de LaniKai e Kailua se descortinam na imensidão paradisíaca. Tomar lições de surfe na Fire Surf School. Existe algo melhor do que bombeiros-surfistas havaianos fora de serviço? Homens, mulheres e crianças adoram estes caras, a maioria vive na ilha, e ama o surfe.
quinta-feira, julho 21, 2011
FRAGMENTOS DA HISTÓRIA
terça-feira, julho 19, 2011
POR QUE O CARRO É MAIS BARATO...
A (N.A.D.A) distribuidora com sede nos EUA, realizou recentemente um encontro para avaliar a diferença de valores comparativos de veículos vendidos em alguns países, que foi acompanhado pelos nossos colaboradores nos EUA. O Corolla por exemplo: Custa no Brasil U$ 37,5 mil; na Argentina U$ 21,6 e nos EUA U$ 14,5 mil. Outro exemplo revoltante é a diferença do Jetta: No México seu preço é de R$ 32,5 e no Brasil R$ 65,7 mil; O Gol-Motion com airbags fabricado no Brasil: No Chile custa R$ 29 mil, No Brasil em torno de R$ 45 mil; o Kia Soul fabricado na Coréia do Sul: No Paraguai custa U$ 18 mil e no Brasil U$ 65,7 mil.
Para nós consumidores, a principal razão de tanta diferença de preço, do mesmo carro no Chile é entendida pela diferença tributária e tarifária praticada em cada país. Nos baseamos baseamos no apetite voraz da nossa Receita Fiscal, cujos tributos estão entre os mais altos do mundo. Nossos colaboradores procuraram saber se há outros fatores além destes. Procuraram alguns dirigentes que pudessem esclarecer o “fenômeno”, alguns explicaram, mas não justificaram. Outros como o presidente mundial da Honda, Takanobu Ito, afirmou que câmbio pesa na composição do preço, mas acha que se o Brasil eliminasse os impostos o preço do carro para nós ainda continuaria mais caro do que em outros países, porque aqui se pratica o preço mais próximo da nossa realidade. “ Lá fora é mais difícil vender automóveis”, e citou que o nosso custo de vida é que é muito alto, e citou os sanduíches da Mcdonalds, os do Brasil são os mais caros do mundo”. Em seguida ouviram depoimentos de dois empresários que talvez conseguiram resumir o quadro, com estes depoimentos: Para Sérgio Habib, ex-presidente da Citroën, tem muita coisa errada no Brasil, além dos preços do carro. “Um galpão na China custa R$ 400 mil o metro quadrado, no Brasil custa R$ 1,2 mil”. “O frete Xangai e Pequim custa U$ 160,00 e de São Paulo a Salvador R$ 1,8 mil”.
Para Carlos Gomes, presidente da Peugeot Citroën, há no Brasil outro fator que pesa muito no custo final dos veículos. “As montadoras que se estabeleceram depois no Brasil, vieram para competir no mercado vendendo carros a preços mais baixos, mas são obrigadas a seguir o patamar determinado pelas líderes Fiat e Volkswagen, donas dos maiores volumes de venda e referência do mercado”.