/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, agosto 17, 2011

DOS VELHOS ARQUIVOS

A BOMBA NUCLEAR MAIS PODEROSA DA HISTÓRIA No início dos anos 60, os Estados Unidos e a URSS estavam no auge da "Guerra Fria". Centenas de aeronaves de combate, incluindo bombardeiros estratétigos equipados com armas nucleares e mísseis balísticos intercontinentais estavam em prontidão para retaliar qualquer agressão.
Uma vez que não havia, de fato, uma guerra, ambos os lados procuravam demonstrar poderio para intimidar qualquer iniciativa de agressão. Uma das maiores demonstrações de poderio foi feita pela URSS, que fabricou a mais poderosa bomba nuclear da história (foto) e a lançou em uma remota ilha no Oceano Ártico, a Novaya Zemlya. Uma equipe de cientistas russos construiu a bomba. O artefato que eles construíram tinha 3 estágios de operação, fissão-fusão-fissão, e podia gerar, em tese, 100 Megatons (o equivalente a 100 milhões de toneladas de TNT), e era designada oficialmente como RDS-220 e recebeu dos cientistas o nome de "Ivan".
Os cientistas, entretanto, modificaram a bomba, pois temiam a grande quantidade de radiação que seria liberada na atmosfera, que afetaria principalmente o próprio território russo, e também efeitos imprevisíveis numa explosão de tão colossal escala na Terra, além de temerem a destruição das aeronaves lançadoras. Na versão final da bomba foi eliminada a carcaça externa de Urânio 238, que constituía o "terceiro estágio", e colocada uma nova carcaça de chumbo, de forma que 97 por cento da explosão seria causada por fusão nuclear. Mesmo assim, a bomba tinha ainda cerca de 57 Megatons de poder explosivo, equivalente a 10 vezes o total de bombas convencionais lançadas por todos os países durante a Segunda Guerra Mundial.
A tarefa seguinte foi adaptar uma aeronave para lançar a bomba, pois o artefato era enorme, 8 metros de comprimento, 2 metros de diâmetro e 27 toneladas de peso. Um bombardeiro turbo-hélice Tupolev Tu-95 (acima), o maior do arsenal russo, teve suas portas de bombas removidas, e a bomba foi levada semi-externamente, pois não cabia dentro da estrutura do avião. Para aliviar peso, alguns tanques de asa também foram removidos, restringindo seriamente seu alcance. O Tupolev Tu-95 e um jato Tupolev Tu-16, que seria usado como aeronave de observação e medição. No dia 10 de julho de 1961, as aeronaves decolaram de uma base na Península de Kola, em direção à Novaya Zemlya. O alvo era o campo de testes da Baía de Mityushikha. A bomba foi lançada de 10.500 metros de altura e explodiu às 11 horas e 32 minutos. A bola de fogo resultante atingiu o solo e também a altitude de lançamento. Era visível a mais de 1000 km do "ponto zero", e poderia provocar queimaduras de terceiro grau em pessoas a 100 Km de distância. Uma enorme nuvem em forma de cogumelo chegou a 60 Km de altura e 35 Km de largura (foto), podendo ser vista até do norte da Finlândia.

terça-feira, agosto 16, 2011

METEOROS E METEORITOS

Pequenos pedaços de rocha espacial proveninetes do Sistema Solar queimam na atmofera da Terra e criam meteoros. Pedaços maiores são chamados meteoritos.Fotos e Ilustrações: (1) - Os meteoros ocorrem entre 120 e 80 km acima da superfície da Terra. Os meteoros de uma chuva parecem vir de um mesmo ponto do céu. Uma rocha espacial que atinge a superfície, conhecida como meteorito, pode produzir uma cratera; (2) - A cratera Baringer no Arizona -EUA, foi formada a cerca de 52 mil anos quando um grande meteorito colidiu com a Terra. O meteorito de ferro que acredita-se teria 30m de largura, pulverizou o material da superfície com o impacto e formou esta cratera (foto acima), com 1,2km de largura e (3) - Este meteorito de ferro e niquel, comparado seu tamanho a de um homemdes foi descoberto na Califórnia em 1976, é o segundo maior encontrado na América. Pedaços de rocha espacial e poeira, chamados meteoróides, existem espalhados pelo Sistema Solar. À medida que a Terra se move através do espaço ela colide com muitos desses pedaços . Mais de 200 mil toneladas de rocha espacial penetram na atmosfera terrestre a cada ano. A maioria dos pedaços é pequena e queima na atmosfera. Os maiores podem sobreviver e alcançar a superfície. CHUVAS DE METEOROS - Pequenas particulas de poeira, não maiores do que um grão de areia, precipitam-se na atmosfera em direção à Terra numa velocidade maior do que uma bala. A poeira é aquecida e partes delas queimam, produzindo um rastro luminoso conhecido como meteoro. O rastro tem, na média, cerca de 1 metro de diâmetro e 20 km de extensão. Ele parece com o rastro de uma estrela precipitando-se do céu, dai o nome de estrela cadente. Cerca de dez meteoros podem ser observados por hora em uma noite limpa e sem lua. Uma chuva de meteoros consiste de vários meteoros relacionados vindo da mesma região do céu, no mesmo período.
METEORITOS E CRATERA - Grandes rochas espaciais que não queimam totalmente na atmosfera e colidem com a superfície da Terra são conhecidos como meteoritos. Eles começam sua vida como parte de um cometa e asteróide. Mais de 3.000 deles, pesando 1 kg ou mais, tocam a superfície a cada ano. A maioria é feita de rocha, alguns de ferro e outros de uma mistura de ambos. Crateras são produzidas quando grandes meteoritos colidem com o solo. Eles variam de tamanho de alguns metros até 140 km de diâmetro.

segunda-feira, agosto 15, 2011

UM FIO DE ESPERANÇA

AS TRÊS COISAS QUE DESCOBRI QUANDO MEU AVIÃO CAIU
O porto-riquenho Ric Elias, da Red Ventures, uma empresa de serviços de marketing que cresceu a partir de sua longa experiência na área. Em janeiro de 2009 ele passou por uma experiência que nenhum de nós gostaria: ocupava um assento da primeira fila no vôo 1549, o avião que pousou no rio Hudson, em Nova Iorque. O que será que acontece com quem passa por uma experiência como essa? O que passa pela cabeça de uma pessoa presente em um avião descendo desgovernado? Em mais uma ótima palestra TED, ele conta sua história pela primeira vez. Leia mais:
Procure se imaginar...numa grande explosão a 920m de altura, num avião cheio de fumaça, fazendo clack, clack, clack. Acredite: É assustador. Eu ocupava o assento 1D naquele dia. Da minha cadeira, eu podia falar com os comissários de bordo. Logo que olhei para eles, eles foram dizendo “Está tudo bem -Provavelmente colidimos com um pássaro.” O piloto já tinha virado o avião de volta, não estávamos muito longe, podíamos ver Manhattan. Alguns minutos mais tarde, três coisas aconteceram ao mesmo tempo. O piloto alinhou o avião com o Rio Hudson, desligou os motores e sentimos uma incrível sensação, um avião totalmente silencioso, até as três palavras mais impassíveis que já ouvi: “Preparem-se para o impacto.” Não precisei mais falar com a comissária. Via nos olhos dela, o terror. Pensei: a vida acabou. Agora quero compartilhar com vocês da platéia, três coisas que descobri naquele dia. Entendi que tudo muda num instante. Nós temos uma lista de desejos para antes de morrer, temos coisas que queremos fazer em vida. Pensei em todas as pessoas que gostaria de entrar em contato e em três coisas que gostaria de ter feito: A primeira é não adiar mais nada na minha vida. E aquela urgência, aquela intenção realmente mudou a minha vida. A segunda, aprendi naquele dia (e isso foi quando evitávamos a ponte Washington e foi por pouco). em viver uma boa vida, mas me arrependo apesar de minha condição de ser humano, ter cometido muitos erros, inclusive de perder tempo com coisas desnecessárias e deixar prá depois as pessoas que são importantes para mim. Pensei sobre o relacionamento com minha mulher, com meus amigos, e depois de refletir, resolvi eliminar a energia negativa. Não sou perfeito, mas estou bem melhor. Há dois anos não brigo com a minha mulher. É uma sensação ótima, já não tento mais estar certo, mas prefiro ser feliz. A terceira coisa que aprendi, quando estávamos caindo foi a sensação de morrer. É como se estivéssemos nos preparando para isso durante nossa vida. Mas era muito triste. Eu não queria ir porque amo a minha vida e queria ver meus filhos crescerem. O único desejo que tenho na vida é ser um grande pai. Há dois anos, recebi esse milagre de presente, não morrer naquele dia. Ganhei uma segunda chance de viver, agora sou capaz de poder olhar o futuro e viver uma vida diferente.
Desafio a todos se imaginarem e sentirem tudo que senti, e depois mudarem suas vidas para melhor, dentro ou fora de um avião ninguém vai ficar por aqui para sempre.

sexta-feira, agosto 12, 2011

NA ERA DO FUTEBOL DE OURO...

GARRINCHA EM VÔO SOLO
Ponta do Botafogo reina como destaque absoluto da seleçãobrasileira no Chile, merecendo a devoção da torcida econquistando uma fã muito especial: a cantora Elza Soares
O Astro da Copa-62, driblou a todos os adversários que teve pela frente, Driblou inclusive o regulamento. Como foi expulso na semifinal contra o Chile, Garrincha deveria cumprir suspensão automática na decisão contra a Tchecoslováquia, mas deram um um jeitinho brasileiro e ele jogou. Mas só um ele não conseguiu vencer: este cão que o driblou no jogo contra a Inglaterra.

Nunca o cidadão Manuel dos Santos justificou tanto seu apelido quanto em junho de 1962, no Chile. Livre, leve e solto como o passarinho de que herdou o nome: Garrincha flanou alegre pelos campos andinos, comandando a revoada canarinha que trouxe para terras brasileiras a taça Jules Rimet. A responsabilidade dobrada de conduzir o escrete na ausência de Pelé não exigiu do filho mais ilustre de Pau Grande mais esforços do que a protocolar tarefa de driblar os inseparáveis amigos Swing e Pincel na pelada do lado de casa. Garrincha não foi páreo para espanhóis, tchecoslovacos, ingleses ou chilenos, grandes ou pequenos, fortes ou fracos, comunistas ou capitalistas. Aliás, naquele momento, não havia homem capaz de parar Garrincha – exceto uma mulher, pela qual trocou esposa Nair e seus sete filhos,
No raiar de seus 28 anos, Garrincha era um jogador completo, sobre o qual não pairam dúvidas. Isso os botafoguenses – e os adversários, a duras penas – já estão carecas de saber. Agora o planeta também sabe que, ao arsenal de dribles exibido no Mundial da Suécia, Mané acrescentou novas armas – desde a potência e a precisão nos chutes até uma espetacular impulsão, que o levou a marcar dois tentos de cabeça na competição, um deles contra os gigantes ingleses, especialistas no chuveirinho. Se brasileiro fosse, Winston Churchill adaptaria seu discurso sobre a importância da Força Aérea Inglesa na II Guerra Mundial e diria que nunca tantos deveram tanto a um só – sem dúvida, jamais na história das Copas do Mundo um jogador foi tão importante numa conquista.
A inacreditável performance de Garrincha pelos relvados chilenos, de acordo com rumores ventilados por integrantes do estafe brasileiro, é explicada em parte por uma promessa extra-campo. O astro da seleção prometeu o título do torneio à cantora Elza Soares, com quem estaria envolvido num tórrido romance. Coincidência ou não, a sinuosa intérprete no mundial do Chile tinha 32 anos de idade esteve no Chile e compareceu aos jogos finais do escrete e até mesmo visitou a equipe nos vestiários, onde dizem colegas da imprensa, que na hora do banho ela também entrava embaixo do chuveiro com Mané ensaboado. Na verdade, antes mesmo da competição, a dupla já fora vista aconchegando-se em Friburgo e em Campos do Jordão, onde a delegação fez a preparação antes de partir para os Andes. A sua atração por todo o mulherio disponível onde quer que passasse também era de domínio público. Mas é difícil acreditar que, no campo ou fora dele, Garrincha conseguirá deixar de colocar suas asas de fora.

quinta-feira, agosto 11, 2011

ARQUIVO ESPECIAL

ASTERÓIDE PODE AMEAÇAR A TERRA
Em 2036, ele pode aproximar-se muito do nosso PlanetaA Organização das Nações Unidas (ONU) deve assumir a responsabilidade por uma missão espacial para desviá-lo. A afirmação é de um grupo de astronautas, cientistas e engenheiros. Astrônomos estão monitorando um asteróide chamado Apophis, que tem uma chance em 45 mil de atingir a Terra no dia 13 de abril de 2036.---Basta olharmos o grande número de crateras que encontramos na superfície da Terra, algumas delas com quilômetros de diâmetro, oriundas de colisões de asteróides e cometas com nosso planeta, para reconhecermos a possibilidade de catástrofes provenientes de tais colisões.
A extinção dos dinossauros, por exemplo, é creditada á colisão com a Terra de um asteróide de aproximadamente 10 km de diâmetro. Esse asteróide haveria caído na região do golfo do México a 65 milhões de anos e em sua queda levantou uma nuvem de poeira tão grande que se espalhou por toda a atmosfera e ficou suspensa durante séculos, mudando o clima do planeta e diminuindo sensivelmente a vegetação existente, levando gradativamente os dinossauros à extinção. Em 1908 um asteróide de aproximadamente 50 metros de diâmetro haveria "explodido" no ar sobre o rio Tunguska, na Sibéria, devastando mais de 2.000 quilômetros quadrados de densa floresta.

Nasa adverte: faltam verbas contra asteróides perigosos: ---Um relatório divulgado pela Nasa informa que a agência não tem verbas suficientes para detectar os asteróides que poderiam representar perigo para a Terra. O custo seria de US$ 1 bilhão para localizar, até 2020, pelo menos 90% dos 20 mil asteróides e cometas que ameaçam o planeta. Segundo a Nasa, há todas condições técnicas para realizar este trabalho. "Sabemos o que fazer. Só não temos o dinheiro", disse o diretor do Centro de Pesquisa da Nasa, Simon Worden. Os asteróides perigosos são os maiores de 140 m de diâmetro, pois, mesmo que não atinjam a Terra, as ondas de choque no momento da sua desintegração na atmosfera poderiam devastar um pequeno país.

quarta-feira, agosto 10, 2011

FAZENDO COMPARAÇÕES.

CATARATAS DO IGUAÇU EM TRÊS TEMPOS Uma expressão comum quando o nosso oftalmoloista está ajustando o grau de nossas lentes. Vamos usar essas pergunas ao compararmos as três lâminas de água para você escolher a que se ajusta mais ao seu gosto. Falar dos encantos das mais belas cataratas do mundo, seja do solo com suas águas tocando nosso corpo, ou para quem as contempla de um passeio de helicóptero, no seu mais amplo cenário, fica desenecessário o uso de qualquer adjetivo. Enquanto persistirem as disputas pela hegemonia continental, como quem é melhor no velho futebol, achamos uma ironía da natureza. Via de regra, os acidentes geográficos servem para separar países, no caso de Iguaçu, ao contrário: eles serviram para unir para sempre Brasileiros e Los Hermanos. Nesse episódio, ambos tem motivo de sobra de se orgulharem de contar em seus territórios com uma das sete maravilhas do mundo, conhecida em todo Planeta. Como diz o oculista ajustando a nossa lente: "Tá bom assim...?" Nesta foto as cataratas se apresentam semi-nuas sem os encantos produzidos pelas águas do Rio Iguaçu. Em 1997 foi registrada a maior baixa das águas, e seu volume caiu em 1/5 de suas marcas habituais registrado um volume de água de apenas 310 metros cúbicos por segundo. Em dias normais, no auge de seus encantos são registrados 1500 metros cúbicos por segundo.

"OU ASSIM...?" Ao longo do ano ela se mantém quase que permanentemente oferecendo este lindo visual. É assim que ela aparecem na maioria das fotos, filmagens e postais com um volume de água que se mantém em média em torno de 1500 metros cúbicos por segundo.
"OU ESTA AQUI...?" Este é o seu raro visual que raramente acontece. Coincidentemente, a última cheia aconteceu no começo deste mês de agosto, quando suas águas desde a montante do rio , ao serem assoladas por fortes chuvas, acabaram multiplicando o seu volume, em cerca de 10 vezes o seu volume normal. Imagine que espetáculo gigantesco! Do seu padrão normal em torno de 1500m passou para algo em torno de 15000 metros cúbicos por segundo. E então já fez a sua escolha?: "A primeira...?", " A do meio...?" "Ou esta última...?"

segunda-feira, agosto 08, 2011

O PREÇO DA OUSADIA

O TOPO DO MUNDO É PARA POUCOS
Muitos sonham em chegar ao topo do mundo, mas poucos conseguem. Deste grupo seleto, 12 são brasileiros que atingiram o cume da maior montanha do planeta. Desse grupo cinco eram de Campinas. Alguns mudaram de cidade, Vitor Negrette (na foto à dir.) mora eternamente nas geleiras do Everest. Mas há muitas façanhas nas histórias de Eduardo Keppke, Rodrigo Raineri, Carlos Santalena, que estão resumidas abaixo, incluindo a da também campineira e cirugiã plástica Ana Elisa Boscaroli, a primeira mulher brasileira e da América do Sul, a atingir o cume do pico mais alto do mundo: 8.850m (na foto à esq.)

Queremos, além do crédito ao Expediçao Everest, que graças a muitas pesquisas, compilação de dados e arte gráfica, atingiu o intuíto de ajudar a organizar a história do montanhismo brasileiro, em especial escaladas no Everest, expondo de forma cronológica a conquista de ousados brasileiros, que merecem as nossas homenagens. Este é o primeiro passo que estamos dando, para o nosso site: Expedição Everest, para contar todas as expedições brasileiras ao Everest. O site www.expedicaoeverest.com.br sempre dará apoio e cobertura para expedições futuras. Sempre que você quiser saber algo sobre as expedições brasileiras no Everest, esse será o melhor canal. - Acompanhe acontecimentos envolvendo a escalada de brasileiros ao Monte Everest:
• Brasileiro mais jovem a escalar o Everest - Carlos Santalena, 24 anos • Brasileiro mais velho a escalar o Everest - Manoel Morgado, 53 anos • Primeira brasileira a escalar o Everest - Ana Boscarioli, em 2006 • Primeira expedição brasileira com sucesso ao cume do Everest - Rodrigo Raineri, 2008 • O Brasileiro que chegou ao cume do Everest sem auxílio de oxigênio suplementar - Vitor Negrete, 2006 - mas faleceu na descida • Ironia - No mesmo dia em que Vitor Negrete faceleu no Everest, Ana Boscarioli, que havia sido sua aluna em escalada em gelo, chegou ao cumeEncontro - Em 2005, Vitor Negrete escalou pela face norte e encontrou, no cume, Niclevicz e Irivan Burda, que haviam escalado pela face sul • Bons vizinhos - Vitor Negrete, Rodrigo Raineri, Eduardo Keppke, Ana Boscarioli e Carlos Santalena moravam em Campinas na época do cume • In Memorian - Vitor foi sepultado no C3 do Everest (face norte) a 8.300 metros de altitude. O corpo de Mozart também ficou no Aconcágua.• A Descoberta - Cleo Weidlich só ficou conhecida pelos brasileiros poucos antes de escalar o Everest. Ela mora nos Estados Unidos

sexta-feira, agosto 05, 2011

BLOGTUR INDICA>>>

>No Poço Azul, raio de sol intensifica a coloração da água
Quem sabe nadar tenta evitar o colete salva-vidas, mas basta mergulhar o rosto no poço Azul para entender o porquê de tanto cuidado. Enxergar as formações rochosas com extrema nitidez, apesar da profundidade (varia de 3,5 m a 16 m), causa uma espécie de vertigem. A impressão não é a de estar na superfície, mas lá embaixo, no fundo do poço, tamanha a transparência da água. Localizado em um sítio de 25 ha em Nova Redenção, o poço tem 80 metros de extensão com duas cavernas de 20 m2.
Estima-se que essa área corresponde a apenas um terço de tudo o que há para ser explorado na caverna. A flutuação pode ser feita apenas na parte da frente do poço, delimitada por cordas. Apesar de o sensível bagre albino também habitar o poço Azul, os banhos são permitidos. De acordo com a família Braga, que explora a atração, isso ocorre em razão da rápida renovação da água, cuja vazão (3 cm3/s) seria maior que no poço Encantado.
Como chegar ao Poço Azul?: Aconselhamos que você busque informações na sua agência de turismo, ou na CVC experiente em excursões para a Chapada dos Guimarães, ou se quizer viajar de carro é recomendaos o guia Quatro Rodas.

quinta-feira, agosto 04, 2011

ARQUIVO ESPECIAL (A ousadia de um jovem)

Lembra-se deste rosto? Ele é de Mathias Rust, o piloto que invadiu a União Soviética em um pequeno avião no auge da Guerra Fria.
Durante toda a Guerra Fria, as superpotências mundias, Estados Unidos e União Soviética, se orgulhavam de possuírem espaços aéreos inexpugnáveis.O espaço aéreo da União Soviética era tão bem defendido que, dentro da doutrina militar americana, as possíveis missões contra alguns alvos específicos, em caso de guerra aberta, eram considerados, praticamente, como missões suicidas. A cidade de Moscou era considerada uma das cidades melhor defendidas no mundo contra um ataque aéreo direto.Era. Até que no dia 13 de maio de 1987, um jovem alemão, mostrou que nenhuma defesa é perfeita, e sempre haverá algum ponto vulnerável. De fato, conseguiu sobrevoar boa parte da União Soviética e de Moscou, como também pousou lá, em pleno coração da cidade, na Praça Vermelha, no dia 13 de maio de 1987, às 19 horas..(fotos: 1 e 2)
Esse piloto herói não operava uma sofisticada aeronave invisível militar. Ele nem sequer era militar, era um civil pilotando um simples e pacato Cessna 172. Mathias Rust, era um piloto amador alemão, e tinha então apenas 19 anos de idade. Rust alugou o Cessna para fazer a mais extraordinária aventura da sua vida: invadir o espaço aéreo da União Soviética e pousar em Moscou, em uma missão idealista de "promover a paz". Mathias Rust, na sua "missão", demonstrou uma boa dose de coragem, sangue frio, capacidade de planejamento e... ingenuidade. Era uma aventura particular de adolescente. Os mísseis não foram disparados, pois era necessário obter autorização superior para isso, e tal autorização nunca foi concedida e era de duvidar que os caças, ou mesmo os mísseis antiaéreos, pudessem destruir o pequeno Cessna. O avião era tão pequeno e lento que tornaria o abate uma proeza equivalente a caçar pardais com canhão. Pouco antes da 19 horas, Rust sobrevoava a Praça Vermelha, procurando um local para pousar. Não era fácil, pois a praça sempre tem intenso tráfego de pedestres (foto 3
). Afinal, encontrou um espaço livre próximo à Catedral de São Basílio, e lá pousou sem maiores dificuldades. Taxiou como se fosse um carro de passeio e parou ao lado da Catedral, na Praça Vermelha, desligou o motor e desceu do avião.Os transeuntes perplexos não foram hostis com Rust e até o cumprimentaram. Mas não demorou muito para a polícia chegar e prender o audacioso piloto. O julgamento de Rust pela Justiça Soviética começou no dia 2 de setembro de 1987. Ele foi sentenciado a 4 anos de prisão por baderna, infração às regras de tráfego aéreo e invasão de fronteira, e enviado à Prisão Lefortovo em Moscou. Foi uma sentença relativamente leve, pois, em outros tempos, talvez fosse mandado para a Sibéria pela KGB por espionagem e nunca mais saísse de lá, vivo.
Não chegou a cumprir a pena integralmente. Dois meses depois de Mikhail Gorbachev e Ronald Reagan assinarem tratado de eliminação de mísseis nucleares de médio alcance na Europa, o Soviete Supremo, em um gesto de boa vontade libertou Rust, que foi deportado para a Alemanha, Ocidental, onde desembarcou no dia 3 de agosto de 1988.

quarta-feira, agosto 03, 2011

A FOME NO MUNDO...

Chifre da África" tem pior seca dos últimos 60 anos
SOS- Região
o tem chuvas regulares há dois anos e população vive "emergência humanitária"
A região conhecida como "chifre da África", no leste do continente, (mapa), está sofrendo com a pior seca dos últimos 60 anos. Faz dois anos que o nível de chuvas no local está abaixo do necessário. Nos campos, o gado não resiste e acaba morrendo, enquanto lavouras inteiras são perdidas.
No campo de refugiados de Dadaab, na fronteira entre o Quênia e a Somália, médicos fazem o possível para salvar a vida das crianças. Boa parte delas morre por desnutrição. O médico Christopher Karisa, que trabalha no campo, afirma que já viu muitas crianças morrerem em seus braços.- Mas nós não paramos aí. Nós temos que cuidar da próxima criança.- consolar as mães, fazer o nosso melhor.
A ONU afirma que o "chifre da África" ainda não vive uma situação de fome, mas sim uma emergência humanitária que está piorando rapidamente. Muitos na região reclamam que a ajuda recebida até agora ainda não é o bastante. A ONG Save the Children ("Salve as Crianças", em inglês) lançou um pedido por R$ 100 milhões em doações para os afetados.
Na foto, crianças recolhem lenha para passar a noite em uma das tendas do campo de refugiados de Dadaab, na fronteira entre a Somália e o Quênia. Dadaab é o maior campo de refugiados do mundo, com uma população de 370 mil pessoas.
RESTA ALGUMA ESPERANÇA?: Pouca! Para um mundo que gasta muito em guerras e coisas supérfluas, O Banco Mundial já destinou a partir da última semana uma parcela de US$ 500 milhões à crise da fome no Chifre da África, um bom começo para quem está disponibilizando uma soma de US$ 12 milhões que foram colocados à disposição da região. Resta saber, quando serão liberadas as próximas parcelas...

<<<Na foto, uma criança somali desnutida: situação de catástrofe e desespero em países do Leste africano.

segunda-feira, agosto 01, 2011

UM RARO ATO DE SOLIDARIEDADE

Este Anjo nos deixou, mas seu exemplo há de ficar... Este título traduz a emoção que senti ao conhecer um pouquinho da historia desta garota: Rachel Bechwith
A morte trágica de uma menina de 9 anos em Seattle, nos Estados Unidos, gerou uma campanha por doações que já arrecadou mais de US$ 165 mil para levar água a comunidades carentes na África, que está enfrentando a sua maior seca dos últimos 60 anos.
Rachel Beckwith havia pedido no mês passado, para seu nono aniversário, que familiares e amigos fizessem doações para uma organização não governamental em vez de lhe dar presentes. Seu objetivo era arrecadar US$ 300.
Recentemente, porém, Rachel ficou gravemente ferida em um engavetamento envolvendo 13 carros numa estrada próxima à sua casa, e sua família decidiu permitir o desligamento dos aparelhos que a mantinham viva artificialmente e doaram seus órgãos.
A notícia da tragédia chamou a atenção para a página que a menina havia criado no site da ONG charity:water para arrecadar doações. Em poucos dias, as contribuições superaram mais de 500 vezes sua meta inicial.
CELEBRAÇÃO DIFERENTE - Em sua mensagem colocada no site no início de sua campanha, Rachel pedia doações em lugar de presentes em seu aniversário.
"No dia 12 de junho de 2011, vou fazer 9 anos. Descobri que milhões de pessoas não vivem até seu quinto aniversário. E por que? Porque elas não têm acesso à água limpa e segura", diz a mensagem. "Por isso estou celebrando meu aniversário de maneira diferente. Estou pedindo para todo mundo que eu conheço que doe à minha campanha em vez de me dar presentes no meu aniversário", afirma.
Dois dias após a morte da menina, sua mãe, Samantha, postou uma mensagem para agradecer pelas doações à campanha da filha.
"Estou impressionada com o imenso amor para transformar o sonho de minha filha em realidade. Diante da dor inexplicável, vocês forneceram uma esperança inegável", disse ela. "Obrigado por sua generosidade. Eu sei que Rachel está sorrindo!", escreveu.
Segundo a ONG charity:water, as doações recebidas por meio da página de Rachel Beckwith já haviam ajudado até este final de semana fornecer fontes de água potável para 10 mil pessoas.

Num mundo tão egoísta, uma garota de apenas nove anos, deixa um exemplo de solidariedade, contada numa linda e breve história, tão breve quanto a sua própria vida. Impossível reescreve-la sem derramar uma lágrima por Rachel !

sexta-feira, julho 29, 2011

BLOGTUR INDICA NOVOS DESTINOS:

ROTA DAS EMOÇÕES O passeio pelo delta do Rio Parnaíba, Jericoacoara e Lençóis Maranhenses já foi escolhido como o melhor roteiro turístico do Brasil. A Rota das Emoções, envolve três estados brasileiros e traz em seu roteiro belezas naturaisuma parte intocável pelo homem, além de muita emoção, é claro. Brogtur mostra hoje a rota que ganhou prêmio do Ministério do Turismo como melhor roteiro do turístico do Brasil em 2009, incluindo três estados: Jericoacoara (Ceará), Delta do Parnaíba (Piauí) e os Lençóis Maranhenses (Maranhão). (respectivamente, nas fotos: 1, 2 e 3)
O Delta do Rio Parnaíba, é com certeza um dos principais pontos deste Roteiro das Emoções
O delta está situado entre os estados do Piauí e do Maranhão e é o único das Américas e um dos únicos do mundo em mar aberto. Formado pelo Rio Parnaíba, com 1,4 km de extensão, o delta abre-se em cinco braços, formando 73 ilhas fluviais. Sua paisagem exuberante, cheia de dunas e mangues, garante um cenário paradisíaco na região. Neste pedaço do paraíso de beleza e raridade mundial você poderá acompanhar a cata do caranguejo no mangue, além do vôo do pássaro guará, que ao entardecer traza cor vermelha para o céu do delta.

sábado, julho 23, 2011

---FS---ARQUIVOS DE UM REPÓRTER

OS AEROPORTOS MAIS BIZARROS DO MUNDO !Alguns ingredientes transformam determinados aeroportos em verdadeiras armadilhas para os aeronautas: obstáculos ao redor da pista, ventos cruzados, pistas curtas, inclinação, nevoeiro, gelo e neve, etc. Pelo fato das listas que circulam na Internet normalmente incluírem aeroportos desativados recentemente, tomei o cuidado de expurgá-los para deixar somente os que estão efetivamente operando. Caso você tenha uma viagem marcada para algum deles, reze antecipadamente para que no dia da sua chegada os Deuses dos ventos tenham clemência para com a sua alma!1- Gibraltar - uma avenida atravessa a pista.A cidade de Gibraltar tem o único aeroporto internacional do mundo onde você, depois de aterrissar, pode ir caminhando até o centro da cidade, distante cerca de 500 metros. Mas as comodidades param por aí, porque a turbulência provocada pela formação rochosa a 400 metros da pista provocam sérias sacudidas nos aviões. A bizarrice deste aeroporto fica por conta da pista curta em uma cidade espremida entre montanhas, o que tornou imperativo que uma avenida atravessasse-a, por onde trafegam os veículos normais da cidade nos intervalos entre pousos e decolagens.2- Funchal, Ilha da Madeira - pista suspensa com área de escape zero.Com a pista ladeada de um lado pelo mar e pelo outro a montanha, a curta pista do aeroporto de Funchal foi encompridada por uma espécie de ponte para atingir o comprimento de 2.700 metros. Tal ponte, que ganhou a menção de uma das obras de engenharia mais notáveis do século XX, tem 180 colunas e 70 metros de altura.3- Barra, Escócia - Este o aeroporto, que não tem pista, certamente é o mais bizarro do mundo!(Uma placa avisa textualmente: Aeroporto Barra – Fique fora da faixa de areia quando a biruta estiver funcionando, pois o aeroporto está ativo) A grande bizarrice deste aeroporto é que ele não tem pista. 4- Ilha Fraser - O outro aeroporto no mundo que tem condições semelhantes está localizado na Ilha Fraser, Austrália. Em virtude da ausência de asfalto e lâmpadas sinalizadoras na pista-praia, quando as condições climáticas pioram, os moradores deixam os faróis acesos ao longo da praia para orientar os pilotos. Uma luz na torre de controle avisa aos transeuntes quando um avião está prestes a chegar para que eles fiquem atentos à biruta e liberem o trecho de praia a ser percorrido pelo avião.5- Lukla, Nepal - pista inclinada encravada na montanha. O famoso aeroporto de Katmandu localiza-se a 2.700 metros acima do nível do mar. Como é normal nas regiões montanhosas, ele tem uma pista curta de 527 metros de comprimento por 20 metros de largura e uma inclinação de 11º. Em uma das cabeceiras se eleva um pico de 900 metros, enquanto à outra termina num despenhadeiro. Apesar das condições, o aeroporto é extremamente movimentado nas estações de subida ao Monte Everest. 6- Courchevel, França - a pista de pouso com a topografia mais bizarra do mundo!
Esta pista merece este título. Além de inclinada em 18,5º, ela é sinuosa. Suas operações se limitam a vôos privados durante a temporada de esqui.

sexta-feira, julho 22, 2011

MARAVILHAS DA NATUREZA (Havaí)

HAVAI: DIRETO DOS CARTÕES POSTAIS Conhecido pelas águas cristalinas, vulcões e belos contornos, o Havai é um eterno sonho!

OHAU, abriga esta que é uma das mais lendárias praias do mundo, a eterna Waikiki, sonho de areias de açucar. Ela é a grande atração está na capital Honolulu, onde vive 80% da população composta de ecléticos e residentes. Na Costa Norte, pode se praticar o melhor surfe do planeta.
O que fazer? Desbravar a Costa Waikiki, ou optar por outras belezas, como
Ananaum, Bay Nature Preseve, um dos melhores lugares para mergulhar de snorkel e observar as exóticas e dóceis espécies marinhas do Havaí. Seguindo a mesma estrada, você chegar a mais duas praias fantásticas: Sandy e Makapuu. Depois disso, as praias de LaniKai e Kailua se descortinam na imensidão paradisíaca. Tomar lições de surfe na Fire Surf School. Existe algo melhor do que bombeiros-surfistas havaianos fora de serviço? Homens, mulheres e crianças adoram estes caras, a maioria vive na ilha, e ama o surfe.
As aulas são levadas para um canto remoto da costa Leste de Ohau (foto) onde ninguém poderá assistir aos primeiros caldos da prancha. Refrescar a mente em criativas galerias de arte. A central Honolulu Academy of Arts abriga atrações para adultos e crianças. Sedia também o ART after DARK, evento com jazz, música cubana e latina. O Museu Contemporâneo está escondido no subúrbio de Makiki, e abriga uma coleção impressionante de artistas pós-1940. Arts at Marks Garage é o moderno ponto de encontro de Honolulu, que agrega drama, poesia, leituras, música, cabaré, comédia improvisada, dança e filme.

O Havai é um dos 50 estados dos EUA.
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