O medo do goleiro diante do pênalti Ângulo dos ombros e da perna de apoio do batedor permitiria prever direção do chute. Numa Copa do Mundo, quando o futuro de uma seleção pode ser decidido nos pênaltis, os técnicos deveriam ficar atentos para um estudo desenvolvido na Universidade de Greenwich (Inglaterra): cientistas descobriram que o goleiro pode prever a direção da bola na cobrança de pênalti se observar o ângulo dos ombros e da perna de apoio do batedor em relação ao chão. Os pesquisadores acreditam ser possível treinar goleiros para reconhecer esses indicativos e melhorar seu desempenho. Quando um pênalti é cobrado, goleiros costumam observar a posição do corpo e a direção dos olhos do jogador para tentar adivinhar o lado em que a bola será lançada. Essas pistas, porém, podem ser disfarçadas pelo atleta e confundir o goleiro. O objetivo dos especialistas em análise do movimento, era descobrir se a posição de alguma parte do corpo do batedor de pênalti estava relacionada à direção do chute. Para isso, uma filmadora foi colocada atrás de um gol vazio, na altura dos olhos de um goleiro de estatura média e com a lente ajustada para simular a visão desse jogador. A câmera filmou 46 cobranças de pênaltis de um atleta do time inglês West Ham. O filme foi transferido para o computador e submetido a um software de análise de movimento. O programa mediu os ângulos da perna de apoio, do ombro, da bacia, dos pés e do tronco do jogador, durante sua corrida e imediatamente antes do chute. A análise concluiu que apenas os ângulos do ombro e da perna de apoio em relação ao chão estão associados à direção do chute (como indica a foto). Essas medidas, no entanto, só permitem prever se a bola será lançada no centro, no lado direito ou esquerdo do gol. "Nenhuma correlação foi observada entre os ângulos do corpo e a altura atingida pela bola". O estudo constatou que a bola atinge o centro do gol quando o ângulo médio da perna de apoio do atleta em relação ao chão é de 56,5 graus e o ângulo médio dos ombros é de 4,9 graus. Se o ângulo da perna aumentar para 65,5o e o ângulo dos ombros continuar em torno de 5o, a bola atingirá o lado direito da rede. Quando a bola vai na direção contrária, é o ângulo do ombro que varia (chega a 9,6o). Nesse caso o ângulo da perna fica em torno de 56,6o. Dez goleiros assistiram ao filme analisado pelos pesquisadores. Os atletas tentaram adivinhar a direção da bola em cada um dos 46 chutes. O teste foi repetido depois que os cientistas instruíram os goleiros sobre os ângulos dos ombros e da perna de apoio do cobrador. A média de acertos aumentou em 9%. "Se um goleiro praticar intensivamente o reconhecimento dessas dicas, sua reação a essas pistas se tornará automática". No entanto, resta a dúvida: será que o olho humano é capaz de detectar uma variação de ângulos tão pequena? De qualquer forma, fica o conselho aos cobradores de pênaltis: "chutem a bola o mais rápido e forte possível, para os goleiros terem menos tempo para raciocinar.
quarta-feira, setembro 03, 2014
sábado, agosto 30, 2014
---FS---"MARAVILHAS DO BRASIL" - (12)
É BRASILEIRA A MAIS EXTENSA CACHOEIRA DO MUNDO
Essa maravilha pouco conhecida, fica no Parque Estadual do Turvo no RGS
Na (1a. e 3a. fotos), a mais extensa Cachoeira do mundo, com quase 2km de extensão. Na (foto acima) esta árvore centenária, é o símbolo da maior reserva de Mata Atlântica no estado do Rio Grande do Sul
O Parque Estadual do Turvo é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, município de Derrubadas, junto ao rio Uruguai, fazendo divisa com o estado se Santa Catarina e a província argentina de Misiones.
Criado através do Decreto estadual n° 2.312, de11 de março de 1947, Turvo foi o primeiro parque criado no Rio Grande do Sul. A área do parque é de 17 492 hectares, sendo que a principal atração é o Salto do Yucumã, a maior queda d´água longitudinal do mundo, com 1 800 metros exatos de extensão e em média 20 metros de altura
sexta-feira, agosto 29, 2014
"Cidades Fantasmas" - (6)
ORADOUR-SUR-GLANE (FRANÇA), UMA HISTÓRIA TRISTE !
Oradour-sur-Glane é uma pequena cidade, localizada na região de
Limousin, na França. Até o ano de 1944 muitas pessoas viviam
normalmente, porém no dia 10 de junho, quatro dias após o famoso “Dia D”
da Segunda Guerra Mundial, ela deixou de ser apenas uma pequena aldeia
do interior, para se tornar um símbolo da crueldade Nazista.
Logo após a invasão dos Aliados na costa da Normandia, as tropas
Nazistas começaram um avanço desesperado para tentar manter suas
posições, que lhe davam o domínio da França. Uma das unidades enviadas
para luta foi a 2ª Divisão Panzer SS do Reich, da Waffen-SS, uma tropa
de elite do Exército Alemão.
No meio do seu caminho para a costa, o comandante dessa unidade
recebeu a informação de dois franceses traidores, que na aldeia de
Oradour-sur-Glane, havia um oficial alemão preso e que ele seria queimado
em público. Por esse motivo, as tropas germânicas cercaram o local e
forçaram todos os moradores a irem para a praça local, onde os homens
foram separados das mulheres e crianças.
Os
prisioneiros foram colocados em um celeiro e as mulheres em uma igreja.
Com todos presos, os alemães iniciaram seu plano macabro. Primeiro eles
mataram os homens fuzilados e atearam fogo no local, de todos os 195
homens que lá viviam, apenas 5 conseguiram escapar desse inferno com
vida.
Já as mulheres e crianças que estavam presas na Igreja, foram
queimadas vivas lá dentro, e quem tentava fugir era metralhado sem piedade, de todas as 452 pessoas que foram trancadas na igreja,
apenas uma sobreviveu: Marguerite Rouffanche, que conseguiu pular uma
janela sem ser notada pelos Nazistas.
Essa atrocidade foi tão grande que o próprio general das forças
alemãs quis enviar o comandante dessa divisão a julgamento, algo pouco
comum, pois os Nazistas não eram de se preocupar com atrocidades.
Felizmente a própria guerra cuidou desse monstro, que morreu poucos dias
depois de ter ordenado o ataque aos civis, assim como seus comandados,
que foram massacrados pelos Aliados.
Alguns garotos curiosos, de vez em quando povoam o que restou da cidade arrasada pelos nazistas.
quarta-feira, agosto 27, 2014
Perigo no ar..
Apenas três tipos de ocorrências causam quase 70% dos acidentes aéreos no Brasil
Tais fatores respondem por 2 em cada 3 acidentes investigados pela Aeronáutica
Antes de nos atermos aos dados do Cenipa, recentemente no acidente ocorrido em Santos em que perderam a vida o presidenciável Eduardo Campos e mais os seis ocupantes do Cessna Citation. Alguns dias depois do acidente surgiu a foto (acima), que tem intrigado as autoridades aeronáuticas do Brasil, dos EUA e do Canadá, na qual é visível a posição incomum da aeronave no momento de queda, e sem estar pegando fogo, como afirmaram alguns populares da região.
Com base nos dados do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), 70% dos acidentes aéreos verificados desde o ano 2000, que tiveram investigação concluída, ocorreram por apenas três causas.
Os principais motivos apontados em relatórios do Cenipa são: 1º- perda de controle da aeronave, 2º- falha do motor e 3º- colisão em voo.
A
perda de controle, seja em voo ou em solo, é apontada como a ocorrência
mais frequente, representando 33% do total. Este percentual corresponde
a 204 casos no total de 617 acidentes que tiveram causas apuradas pela
Aeronáutica.
Já a falha do motor em voo representa 24% do total, número correspondente a 147 casos.
E por
fim, os acidentes provocados por colisão em voo são responsáveis por
10% do total, com 63 casos. As colisões em voo, entretanto, parecem bem
mais frequentes, pois em relatório específico sobre colisões com
animais, o Cenipa aponta 1.739 ocorrências do tipo. Mais de 90% são de
choques com aves, como o quero-quero e o carcará.
Além destas
três principais causas, que juntas correspondem a 67% do total, a
Aeronáutica lista mais outros 50 tipos de ocorrências, que respondem por
33% do percentual restante.
Outra causa também frequente é a pane seca, ou seja, a falta de combustível nas aeronaves, falha humana, condições de tempo e do aeroporto.
quarta-feira, agosto 20, 2014
O GRANDE ACIDENTE- (1a.parte)
A HISTÓRIA REAL DO TITANIC, SOBRE A MAIOR TRAGÉDIA DO SÉCULO PASSADO!
Nota: Como de hábito, a cada dia, nosso blog apresenta uma nova e sugestiva matéria. Porém, em virtude do sucesso desta trágica e verdadeira história, excepcionalmente hoje, ela continuará mantida até as 24h.
O momento em que o Titanic iniciava sua primeira e última viagem no dia 10 de abril de 1912, deixando para trás, o cais de Southampton, na Inglaterra, e seguindo para Nova York.
Neste mapa, o roteiro do Titanic previsto para ser coberto em uma semana de navegação. Antes, o gigante aportou em Cherburg na França e Queenstown na Irlanda. Durante os quatro primeiros dias, a viagem transcorreu tranquila, até que na noite de 14 abril aconteceu o que ninguém previa: um iceberg (a cruz no mapa), interrompeu o seu destino. Ao invés de recepção festiva em Nova York, um choque com um iceberg, encerrando sua marcha e provocando-lhe um mergulho profundo nas águas do Atlântico Norte.
Neste tela, o artista plástico Willy Stöwer, procura se aproximar ao máximo possível da tragédia. no qual alguns passageiros aparecem em seus botes, enquanto o Titanic começa a mergulhar a partir da popa. O filme Titanic, produzido em 1997, procurou mostrar ao mundo (mesmo estourando orçamentos), uma imagem mais próxima da realidade, conseguindo com isso conquistar 11 Oscar e o recorde de bilheteria.
conforto do Titanic. O desespero de tentar se salvar fez com que os primeiros botes saíssem sem a sua capacidade total. Apenas 706 passageiros, alguns nesta foto do momento (acima) conseguiram se salvar. Às 2h20 da manhã já no dia 15 de abril, o Titanic submergiu completamente. Os sobreviventes foram resgatados pelo navio Carpathia, da Cunard (que se transformaria na maior rival da White Star Line e a absorveria, tempos depois). (continua...)
O GRANDE ACIDENTE - (continuação)
O QUE RESTOU DO GIGANTE TITANIC...(Na foto, a parte maior que sobrou do Titanic, a partir da proa)
Em 1986, o oceanógrafo americano Bob Ballard (foto),surpreendeu o mundo ao mostrar as imagens do Titanic naufragado, a 3.658 metros de profundidade no Atlântico Norte, perto da Ilha de Terra Nova, no Canadá. Em seguida,o comando da expedição submarina, a mais tecnológica da História, retornou aos escombros e emergiu estarrecida: grande parte do do tesouro do navio, registrado em fotos e vídeos há 18 anos, desapareceu. Da embarcação de 46.000 toneladas sumiram peças, ornamentos, baús contendo joias e até mesmo uma placa de bronze colocada por Ballard no fundo do mar na primeira expedição. 'Não foi a maré que levou nem o sal que decompôs, foi o homem que arrancou', garantiu ele em entrevista a Revista ÉPOCA. Sinais de arrombamento e ferros retorcidos são provas físicas de que os objetos foram violentamente retirados do navio. 'A ação do homem consegue ser predatória até debaixo d'água', lamentou Ballard.
DEGRADAÇÃO TOTAL: Na (foto abaixo), a proa arqueada pelas marés. O retorno ao transatlântico mostrou também que as forças da natureza vêm colaborando para o fim precoce do Titanic. Os escombros estão em estágio avançado de decomposição, bem mais que o esperado para seus mais de 102 anos de submersão. A causa, além da ação predatória dos homens, seriam microrganismos marinhos ainda desconhecidos. Bob Ballard chegou a essa conclusão depois de comparar imagens atuais com as feitas em 1986. Para isso, o explorador contou com a ajuda de três robôs: o Pequeno Hércules, com 6 câmeras articuláveis de alta resolução; O gigante Argus, conhecido como robô-holofote; e o Grande Hércules (robô-pá), recolheu amostras orgânicas coladas ao casco da embarcação, destinadas a estudos científicos. 'A intenção é entender as condições de um ambiente tão inóspito e desenvolver soluções químicas capazes de retardar a decomposição', explicou.
Em 1986, o oceanógrafo americano Bob Ballard (foto),surpreendeu o mundo ao mostrar as imagens do Titanic naufragado, a 3.658 metros de profundidade no Atlântico Norte, perto da Ilha de Terra Nova, no Canadá. Em seguida,o comando da expedição submarina, a mais tecnológica da História, retornou aos escombros e emergiu estarrecida: grande parte do do tesouro do navio, registrado em fotos e vídeos há 18 anos, desapareceu. Da embarcação de 46.000 toneladas sumiram peças, ornamentos, baús contendo joias e até mesmo uma placa de bronze colocada por Ballard no fundo do mar na primeira expedição. 'Não foi a maré que levou nem o sal que decompôs, foi o homem que arrancou', garantiu ele em entrevista a Revista ÉPOCA. Sinais de arrombamento e ferros retorcidos são provas físicas de que os objetos foram violentamente retirados do navio. 'A ação do homem consegue ser predatória até debaixo d'água', lamentou Ballard.
DEGRADAÇÃO TOTAL: Na (foto abaixo), a proa arqueada pelas marés. O retorno ao transatlântico mostrou também que as forças da natureza vêm colaborando para o fim precoce do Titanic. Os escombros estão em estágio avançado de decomposição, bem mais que o esperado para seus mais de 102 anos de submersão. A causa, além da ação predatória dos homens, seriam microrganismos marinhos ainda desconhecidos. Bob Ballard chegou a essa conclusão depois de comparar imagens atuais com as feitas em 1986. Para isso, o explorador contou com a ajuda de três robôs: o Pequeno Hércules, com 6 câmeras articuláveis de alta resolução; O gigante Argus, conhecido como robô-holofote; e o Grande Hércules (robô-pá), recolheu amostras orgânicas coladas ao casco da embarcação, destinadas a estudos científicos. 'A intenção é entender as condições de um ambiente tão inóspito e desenvolver soluções químicas capazes de retardar a decomposição', explicou.
VIOLÊNCIA: (Na foto ao lado), a cisão no convés, foi causada pelo choque com iceberg gigante. Poucos objetos, resistiram à ação do homem. O retorno ao transatlântico que se chocou com um iceberg, mostrou também que as forças da natureza vêm colaborando para o fim precoce do Titanic. Os escombros estão em estágio de decomposição, bem mais que o esperado para seus 102 anos de submersão. Além da ação predatória dos homens, seriam ainda microrganismos marinhos ainda desconhecidos. Estima-se que tenham sido gastos mais de US$ 900 mil na expedição, que só se tornou viável graças a um sistema de comunicação poderoso desenvolvido exclusivamente para explorações oceânicas. Preparados por uma empresa de tecnologia da informação, o aparato possibilitou que a expedição fosse acompanhada em tempo real pela internet e pela TV. Mais de 150 mil alunos embarcaram numa aventura virtual a bordo do Hércules, e mais de 1,5 milhão de telespectadores do mundo inteiro assistiram ao vivo, às imagens da descida ao Titanic pelo Canal National Geographic. Considerado pesquisador marinho mais importante da atualidade, Ballard, 65 anos, já liderou 110 expedições ao fundo do mar. Descobriu, por exemplo, as fendas hidro-termais de Galápagos e o encouraçado alemão Bismarck, naufragado durante a Segunda Guerra Mundial. (-fim-)
terça-feira, agosto 19, 2014
"ARQUIVOS ESPECIAIS" (Comportamento)
AGRESSIVIDADE/HOMOSSEXUALIDADE Afinal,
homossexualismo e violência são características hereditárias ou
comportamentos adquiridos? Melhor perguntando, a pessoa nasce gay ou
criminosa, ou torna-se gay ou criminosa?
A questão rende panos para
mangas há muito tempo, mas ganhou especial destaque nos últimos cinco
anos, quando foi lançado o projeto internacional de mapeamento do DNA
humano, batizado Genoma: desde então, constantemente pesquisadores
anunciam a descoberta de genes que seriam responsáveis pelo alcoolismo, a
depressão, a criminalidade, a esquizofrenia, mesmo o autismo. Em julho
passado, uma equipe do Laboratório de Bioquímica do Instituto Nacional
do Câncer dos Estados Unidos, liderada por Dean Hamer, anunciou a
descoberta de evidências de que o homossexualismo estaria inscrito em um
gene do cromossomo X. Publicado na revista Science, órgão oficial da
Associação Americana para o Progresso da Ciência, o estudo foi saudado
pelos editores como capaz, “eventualmente, de levar a um melhor
entendimento das bases biológicas da homossexualidade e da orientação
sexual em geral”. A frase, em todo caso, fora precedida pela ressalva
“se confirmado".
A esquizofrenia é uma doença mental, provoca alucinações e não tem cura.
Mas a tarefa é enorme, quase insuperável. Se um dia conseguir descobrir
uma mutação genética comum a todos os doentes que estuda, Valladan terá
em seguida de provar que ela não aparece em pessoas não doentes. Todas
essas pesquisas revelam evidências, em geral baseadas em dados
estatísticos, mas ninguém ainda conseguiu provar que algum desses
comportamentos tenha origem exclusivamente genética. Filhos de pais
alcoólatras ou violentos podem se tornar também alcoólatras ou violentos
por influência do meio em que vivem. Steven Rose, professor da Open
University de Londres, especialista em desenvolvimento do cérebro e
autor de sucessos literários científicos como A química da vida e Não em
nossos genes, defende esse ponto de vista com entusiasmo.
segunda-feira, agosto 18, 2014
"Trágicas estatísticas"
Brasil tem uma morte a cada cinco
dias por acidente aéreo
Maioria absoluta dos
acidentes (43%) ocorre no segmento de aviação geral, ou particular, como era o
caso do voo de Eduardo Campos, que concorria à presidência do Brasil, como mostram os gráficos da FOLHA...
Depois da morte trágica de
Eduardo Campos e mais seis ocupantes da aeronave Cessna Citation, ocorrido na cidade de
Santos, volta-se as estatísticas que tem sido cruéis no corrente ano. Segundo
elas, uma pessoa morre, em média, em acidente aéreo no Brasil a cada cinco dias. 43 desses desastres são ocasionados pela aviação geral ou particular, como
era o caso do voo que vitimou o candidato do PSB à Presidência da República, no ultimo dia 13. As informações são do
Cenipa (Centro de Investigação de Acidentes Aeronáuticos), órgão do Ministério
da Defesa, que registrou 163 acidentes no ano passado, com 72 mortes. De acordo com o órgão, os
fatores que mais contribuíram para os acidentes foram julgamento de pilotagem
(as decisões tomadas por cada piloto), falta de supervisão gerencial,
planejamento errado de voo, aspectos psicológicos, falha na aplicação dos
comandos, indisciplina de voo, manutenção ineficiente da aeronave e inexperiência dos pilotos. Apesar
dos números elevados, o Cenipa saliente
que houve queda nos casos de acidentes e mortes em comparação com 2012. Naquele
ano ocorreram 178 acidentes e 78 mortes.
“Em comparação com 2012, o número de acidentes da aviação geral caiu 4,6%. Táxi
aéreo, 29% e aviação regular (transporte de carreira de passageiros) 50%.
Apesar dessa queda, o segmento
aeronáutico tem demonstrado preocupação. “O setor de aviação civil no Brasil, está ameaçado pela falta de uma política pública para o setor” afirmou Humberto Branco
, vice presidente da APPA (Associação de Pilotose Proprietários de
Aeronaves)
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