/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, fevereiro 10, 2015

"O que fazer com o lixo?"

 Este é um dos nossos maiores problemas
Todos nós temos ouvido falar muito que o lixo é um problema. Mas para o cidadão comum parece que o problema do lixo só existe quando há interrupção na coleta do lixo e os lixeiros deixam de passar na porta de sua rua. Pensando bem, é de arrepiar! Sacos e sacos amontoando-se nas calçadas, exalando mau cheiro, atraindo insetos e outros animais, poluindo e sujando a porta da sua casa.
O que é preciso entender é que, mesmo quando o lixo é recolhido pelos lixeiros, ele não desaparece, apenas é levado para outro lugar. E é preciso muito cuidado para que ele não cause os problemas que estava causando na porta de sua casa em outro lugar. Afinal, a cidade também é nossa casa, como o país, o continente e o Planeta.
O lixo é responsável por um dos mais graves problemas ambientais do nosso tempo. Seu volume é excessivo e vem aumentando progressivamente, principalmente nos grandes centros urbanos, atingindo quantidades impressionantes, como os mais de 15 milhões de quilos coletados diariamente só na Cidade de São Paulo. Além disso, os locais para disposição de todo esse material estão se esgotando rapidamente, e  de exigindo iniciativas urgentes para a redução da quantidade enviada para os aterros sanitários, aterros clandestinos ou lixões. O lixo, como os demais problemas ambientais, tornou-se uma questão que excede à capacidade dos órgãos governamentais e necessita da participação da sociedade para sua solução.
Uma das possibilidades para reduzir o problema do lixo é a implantação da coleta seletiva de lixo - que consiste na segregação de tudo o que pode ser reaproveitado, como papéis, latas, vidro, plástico, entre outros - enviando-se esse material para reciclagem. A implantação de programas de coleta seletiva de lixo não só contribui para a redução da poluição causada pelo lixo, como também proporciona economia de recursos naturais - como matérias-primas, água e energia - e, em alguns casos, pode representar a obtenção de novos objetos. 

segunda-feira, fevereiro 09, 2015

"Uma região exótica e bela"

NO VENTRE DO DRAGÃO
(Nesta bela foto, a imagem de Guangxi, com seus pináculos de calcário ladeando o rio Li.)
Guangxi, Kuangsi ou Kuang-hsi, é uma região autônoma da República Popular da China, cuja capital é Nanning. Tem uma superfície de 237.000 quilômetros quadrados e uma população de 46 Milhões de pessoas (2003). Faz fronteira com Yunnan ao oeste, Guizhou ao norte, Hunan ao noroeste, Guangdong ao sudeste e com o Vietnã ao sudoeste. Guangxi passou a formar parte da China unificada no ano de 214 a.C. Sofreu invasões por parte do exército do Vietnam nos séculos XI e XV, entretanto foi rapidamente reconquistada pelas tropas chinesas.
No
século XIX, se estabeleceu na região do Reino Celestial Taiping, um movimento político formado por campesinos descontentes, fundado por Hong Xiuquan. A rebelião dos campesinos se estendeu por outras regiões e manteve em choque com o exército imperial até 1864
.
A qualificação da
região autônoma foi concedida, já que a etnia majoritária em Guangxi é a dos Zhuang. Cerca de 90% dos membros desta etnia vivem na região. Esta qualificação permite aos habitantes de dessas regiões não estarem sujeitos a algumas das leis chinesas, como a do controle de natalidade, e favorece a promoção da língua e da cultura das etnias minoritárias.

sexta-feira, fevereiro 06, 2015

"Astronomia"

                      O por-do-sol na Lua
 
Esta imagem artística, mostra pela ordem: o solo da Lua, a Terra e o por-do-sol                    
No nosso satélite, o Sol nasce e se põe normalmente, como acontece na Terra. A diferença principal é que, por lá, o fenômeno ocorre num intervalo de tempo muito maior. Compare: por aqui, o astro aparece e some mais ou menos a cada 12 horas. Na Lua, ele ilumina uma região qualquer por quase 15 dias! Dois motivos principais explicam esse curioso fenômeno. Primeiro, o tempo que a Lua demora para dar uma volta em torno do seu eixo é muito maior que o da Terra. Enquanto o planeta completa uma rotação a cada 24 horas, o satélite demora pouco mais de 27 dias para finalizar seu giro. “Mas essa característica, isoladamente, não explica o fenômeno. No final da rotação, o Sol ainda não ilumina o mesmo ponto lunar do início.
Isso só vai ocorrer quando o satélite completar o intervalo entre duas fases iguais da Lua – o período entre duas luas cheias, por exemplo. Esse espaço de tempo, chamado de lunação, dura cerca de 29,5 dias terrestres e equivale ao “dia” lunar (acompanhe no quadro). Para os astronautas, conhecer esses detalhes sobre o pôr-do-sol na Lua foi fundamental no planejamento das missões tripuladas que exploraram o satélite . “Para evitar o calor ou o frio intenso, ninguém passou mais de dois dias por lá. Além disso, todos os pousos ocorreram em áreas de Sol nascente ou poente, quando as temperaturas são amenas. Repare como as imagens do homem na Lua possuem sombras compridas, como no nosso fim de tarde ou de manhã.
Para uma pessoa que visse a Terra da Lua, a impressão seria de um planeta imóvel no céu. Isso porque o satélite fica sempre com a mesma face voltada para a Terra. Entretanto, a Lua não está parada: o segredo é que ela dá uma volta completa em torno do seu eixo no mesmo período em que finaliza seu giro em volta da Terra, em pouco mais de 27 dias.
Como a Lua não tem atmosfera, o céu do satélite é sempre preto, mesmo que o Sol esteja brilhando. Pela mesma razão, as estrelas perdem as pontinhas e surgem como círculos luminosos. Na Terra, essa cintilação só ocorre porque os raios de luz sofrem rápidas variações de direção causadas pelos ventos e pelas gotinhas de água que compõem o ar
Em um ponto qualquer da Lua, um dia se inicia com temperaturas amenas e com o Sol despontando no horizonte. A principal diferença em relação à Terra é que essa cena só vai se repetir 29,5 dias depois… O “meio-dia” lunar acontece pouco depois de uma semana do Sol nascer. Com o Sol a pino, a temperatura na superfície do satélite ultrapassa os 100 ºC por causa da ausência de atmosfera. Quase 15 dias depois de nascer, o Sol se põe e a temperatura começa a cair. Pouco mais de sete dias depois, a situação se inverte: é o momento de breu total, a “meia-noite” lunar. Nessa hora, o frio é enorme e os termômetros marcam -150 ºC

quarta-feira, fevereiro 04, 2015

"Helicóptero em Marte?"

  NASA deve enviar helicóptero a Marte
 Dos nosso colaborador: Bruno Antonio (Houston-TX)
A NASA já começou a testar o protótipo de um helicóptero que poderá ir a Marte como um veículo auxiliar dos robôs espaciais.O objetivo é ampliar a área de cobertura de robôs que atualmente estão pesquisando Marte.
 O círculo azul acima do rotor são células solares encarregadas de suprir energia para o Helicóptero de Marte. [Imagem: NASA/JPL]
A visão de um robô é limitada, comparável a um ser humano de pé, o que limita a escolha de alvos interessantes a serem estudados e torna difícil traçar a melhor rota a seguir. Ao passo que um helicóptero fazendo voos rasantes pode obter um quadro mais detalhado em alta resolução, que não pode ser suprido por imagens produzidas pelas sondas espaciais em órbita do planeta.
Sustentação
O modelo que está sendo testado tem 60 centímetros de altura, 1,1 metro de circunferência de suas asas móveis duplas e pesa apenas 1 quilograma. Mantê-lo leve é essencial porque a sustentação obtida na atmosfera rarefeita de Marte é muito pequena.
Os testes estão sendo essenciais para validar o conceito e encaminhar o Helicóptero de Marte para estudos adicionais que possam traçar seu caminho rumo ao planeta vermelho.Helicóptero de Marte
Os engenheiros acreditam que o "Helicóptero de Marte" possa triplicar a distância que os robôs viajam por dia, além de dar uma panorâmica que ajude a selecionar os melhores locais a serem visitados.

terça-feira, fevereiro 03, 2015

"Um peixe pré-histórico"

 CELA-CANTO, um peixe pré-histórico que pouco mudou em 400 milhões de anos
Acreditava-se que os cela-cantos já teriam sido extintos, porém, recentemente foram redescobertos no litoral da África do Sul. Latimeria chalumnae e Latimeria menadoensis são as duas únicas espécies vivas do cela-canto, encontradas ao longo da costa do Oceano Indico. Foi apelidado de "fóssil vivo", porque os fósseis destas espécies haviam sido encontrados muito antes da descoberta de um espécime vivo. Acredita-se que o cela-canto tenha evoluído ao seu estado atual há aproximadamente 400 milhões de anos.
Sua característica mais importante é a presença de barbatanas pares (peitorais e pélvicas), cujas bases são pedúnculos musculosos que se assemelham aos membros dos vertebrados terrestres e se movem da mesma maneira. São os únicos representantes vivos da ordem Coelacanthiformes.  
Antes da descoberta de um exemplar vivo, acreditava-se que o cela-canto era um parente próximo do primeiro vertebrado a sair das águas, dando origem a um novo grupo de vertebrados conhecidos como tetrápodes, que inclui os humanos. No entanto, estudos recentes não apontam mais este tipo de relação.

segunda-feira, fevereiro 02, 2015

"Novo avião militar da Embraer"

 Embraer se aproxima do primeiro voo-teste de novo avião militar
Fontes próximas à Embraer confirmaram que a empresa se prepara para realizar nas próximas semanas o primeiro voo-teste do KC-390, a principal aeronave militar em desenvolvimento pela fabricante brasileira de que se tem conhecimento. De acordo com a fonte, a Embraer encontra-se praticamente pronta para a realização do voo, faltando apenas “poucos ajustes técnicos e alguns acertos de política e marketing''.
O Embraer KC-390 é uma aeronave de transporte tático desenvolvida para apresentar menos custo de uso e manutenção. A aeronave é capaz de realizar diversas missões como transporte e lançamento de cargas e tropas,reabastecimento em voo, busca e resgate, além de combate a incêndios florestais. O KC-390 pode ser utilizado também como reabastecedora aérea, utilizando dois tanques internos removíveis - O novo equipamento é capaz de reabastecer tanto helicópteros a baixas altitudes e velocidades, quanto caças de alto desempenho.                                        
A pilotagem da aeronave é facilitada por um sistema aviônico integrado e controle de voo do tipo fly-by-wire, que reduz a carga de trabalho dos pilotos e aumenta a eficiência de missão. O KC-390 é capaz de transportar até 26 toneladas de carga a uma velocidade de 470 nós (870 km/h), com capacidade de operar em pistas não pavimentadas.
Segundo o projeto, o avião militar poderá transportar diversos tipos de cargas: pallets (contêineres), veículos, helicópteros, tropas (até 80 soldados equipados), paraquedistas (até 66 paraquedistas equipados, que podem saltar tanto de portas laterais como da rampa de carga) e macas para evacuação aero médica (até 74 macas padrão OTAN).

quinta-feira, janeiro 29, 2015

BLOG 2000: PRESTA UMA HOMENAGEM

Por dupla coincidência, este Blog 2000, presta hoje, uma singela homenagem a  CARMINE DOMINGUES - (LECO) (foto), um primo muito querido, que hoje, estaria completando 81 anos de idade, mas que o seu recente falecimento, na cidade de  Santos, não nos permitiu que Eu, Maria Alice, sua irmã Lindalva, além parentes e amigos, pudessem cumprimenta-lo. Leco, foi um ser resignado e generoso. Um primo-irmão, que abriu  as portas para o futuro da minha vida, graças a um ato de muita importância que perenizou a nossa amizade, além de uma imorredoura gratidão!
A vida é cheia de contradições e ironias. Sempre fui uma pessoa resignada com a condição de filho de família pobre, que residia num distante subúrbio de S. Paulo. Talvez, por isso, que eu sempre aceitei com humildade e gratidão a vida que Deus me deu, ou seja sem ambição e inveja. Tenho parentes que merecidamente ocupam cargos elevados na sociedade, que lhes permitem vida confortável, mas que nunca me ofereceram, ou eu, lhes tenha pedido alguma ajuda, exceto, amizade sincera e duradoura. Meio desorientado aos 18 anos cheguei a pensar: "De onde me virá o socorro?" Que ironia: Teria de vir pelas mãos  de um primo nascido à "fórceps" que lhe deixou sequelas, mas que não alteraram o seu espírito altruístico, sincero, de vida modesta, sem lamentações. Em junho de 1958, ao saber que no mês seguinte, eu estaria em Santos, cidade que o acolheu por muitas décadas, sem que eu nada eu havia lhe pedido, ele dirigiu-se à Rádio Cultura (foto abaixo), em cujo auditório também, funcionava um cinema, e conseguiu um estágio para locutor comercial para mim. Só recentemente (por acaso),fiquei sabendo que mesmo com alguma dificuldade na fala, fez um pedido direto ao proprietário da rádio: Paulo Mansur, homem influente na sociedade santista, na área da comunicação e na vida pública, que chegou inclusive, a ser prefeito de Santos. Eu tinha 18 anos, mas não via nenhuma perspectiva para o meu futuro. A partir desse dia, graças a espontânea ajude de meu primo, as portas para o meu futuro se abriram para mim. Com o tempo, foram surgindo outras oportunidades na carreira e em outras também.
Depois de Santos: Rádios: Difusora (Guarulhos), Jovem Pan, São Paulo, Piratininga, Record (SP) e Cultura (Amparo); TVs: Record e Cultura da Fundação Padre Anchieta (SP). Além dessas emissoras de rádio e TVs, em 1966, além de radialista, iniciei  a carreira de jornalista. Inicialmente, na função de Repórter da Revista InTerValo (Editora Abril); Secretário de Turismo de Águas de Lindóia e correspondente de vários Jornais de São Paulo. Fui animador de cruzeiros marítimos, em navios brasileiros do Lloyd, com os quais conheci toda a Costa Brasileira e os vizinhos países do Plata. Após a venda dos nossos quatro navios, realizei a mesma função em navios da Linha “C”. Conheci vários países da Europa, Terra do Fogo, na Patagônia e várias viagens pelo rio Amazonas. Com tantas experiências, ao me aposentar, criei este blog: "Arquivos de um Repórter" que hoje homenageia uma saudosa  figura a quem devo tudo que pude alcançar... Se não fosse o seu empenho, fico pensando o que estaria fazendo hoje?. Sei que esta homenagem, é muito singela para quem abriu tantos caminhos para mim e para a minha  família.
Esta é última foto que tiramos juntos, em sua casa em Santos. A partir da esq. Leco, Lindalva sua querida irmã e mãe, que nos últimos anos lutou com tenacidade pela sua vida e eu, que abro uma exceção no meu blog para homenagear a quem eu sempre soube cultivar a gratidão, a maior riqueza de um ser humano. Se Deus não lhe deu um físico privilegiado, foi muito generoso ao conceder-lhe uma alma resignada, generosa e inteligência brilhante!!!te!!!

quarta-feira, janeiro 28, 2015

"Grandes obras da Natureza"


 SOBREVOANDO A CACHOEIRA MAIS ALTA DO MUNDO
 
Durante dois anos, meu filho  Roberto Jr e minha nora Monica, moraram em Caracas na Venezuela. Como a nossa América do Sul tem uma natureza prodigiosa. Em março de 1996, aproveitei a hospedagem e fui conhecer mais um país sul americano  que também apreciei muito. Como meu filho e nora já haviam conhecido a Angel Falls a cachoeira mais alta no nosso planeta com quase 1000 metros de queda, fui incentivado por a conhecê-la também. Parti de Caracas rumo à Canaima, onde está localizada uma das mais belas obras da natureza. Fiquei tão impressionado com toda a beleza de toda aquela região, que acabei também, fazendo um voo panorâmico inesquecível, inclusive com direito a  uma "fina" do salto do Anjo. Como era impossível fotografar o avião do lado de fora, comprei o postal (acima) com o objetivo de registrar, a façanha de um "velho amigo", o lendário avião DC-3". Tomando por base a foto anterior, aproveitei o momento, quando ele cruzou o salto bem baixinho, para tirar dezenas de fotos espetaculares, como a da foto abaixo,no exato momento em que o avião passa bem próximo sobre um salto único no Mundo! 
 
Dois anos depois desse dia, o histórico avião, sofreu um grave acidente e encerrou esse tipo de voo
 
Há apenas cinco cidades na Venezuela que têm vôos regulares para Canaima. O mais rápido e com mais opções partem de Caracas, a capital.  É importante saber  que a cachoeira está no Parque Nacional Canaima. É um local que só se pode chegar por via aérea.

terça-feira, janeiro 27, 2015

"Relíquias do Tibet"

O MAJESTOSO PALÁCIO DE POTALA
Colossal é uma boa palavra para descrever o Palácio Potala, no Tibet. Serviu de local de moradia para diversas gerações do Dalai Lama, maior representante religioso para o país, até que o 14º Dalai teve que fugir para a Índia, após a dominação chinesa. Atualmente, o local é um grande - imenso - museu.
O prédio mede 400 metros de largura e 350 de altura, e está localizado 170 m acima do chão. Suas paredes de pedra têm 3 metros de espessura na base, que recebeu um reforço utilizando o metal cobre para tornar o Palácio resistente a terremotos.
O local também é recheado de preciosidades. O Potala na verdade é formado por dois palácios menores interligados, o Branco e o Encarnado. Ele também abriga a sepultura do 13º Dalai Lama, onde só se pode entrar acompanhado por um monge. Diz-se que entre os tesouros do local está uma tonelada de ouro maciço.

quinta-feira, janeiro 22, 2015

"Triste lembraça do Nazismo"

ORADOUR-SUR-GLANE, A CIDADE FANTASMA DA FRANÇA
Oradour sur Glane é uma pequena cidade da França que se encontra no departamento de Haute-Vienne, há 200 km de Bordeaux. Desde 1944 é uma cidade fantasma e acima de tudo, uma testemunha das atrocidades cometidas pelos nazistas contra o povo francês.
Cada estrada, cada casa conta a história de uma guerra dramática e arrasadora. No dia 10 de junho de 1944, quatro dias depois do desembarque dos aliados na Normandia, tropas alemãs decidiram tentar sufocar a resistência com um clamoroso ato de represália. Os homens do 4° Regimento Panzer Grenadier Der Führer cercaram a cidade e simplesmente exterminaram todos os habitantes: 197 homens, 204 mulheres e 205 crianças, num total de 606 habitantes. Ao final do conflito, o General De Gaulle decidiu que a cidade nunca seria reconstruída, mas que permanecesse como um símbolo do sofrimento francês durante o nazismo.
As imagens de como era Oradour sur Glane depois da destruição. Não se pode dizer que o lugar é um dos mais “alto astral” para umas férias mas, mas sempre é bom conhecer a história através do Centro da Memória, para nunca esquecermos dos efeitos devastantes de uma guerra.

quarta-feira, janeiro 21, 2015

Ano novo, destino novo...

UMA   VIAGEM NO  TREM DO PANTANAL
Este serviço de trem de passageiros já funcionou fazendo os trechos São Paulo - Bauru - Corumbá Este serviço de trem de passageiros já funcionou fazendo os trechos São Paulo - Bauru, Bauru - Corumbá e Corumbá - Bolívia, conduzindo passageiros com a função de turismo ou de comércio de exportação. É considerada um dos meios de transportes menos impactantes do ponto de vista ambiental, pois se encontra totalmente construída há mais de meio século, e o eixo viário permite o acesso a Bolívia, Peru e Chile. Essa ferrovia permite a integração socioeconômica do bloco regional do Mercosul.e Corumbá - Bolívia, conduzindo passageiros com a função de turismo ou de comércio de exportação. É considerada um dos meios de transportes menos impactantes do ponto de vista ambiental, pois se encontra totalmente construída há mais de meio século, e o eixo viário permite o acesso a Bolívia, Peru e Chile. Essa ferrovia permite a integração sócio-econômica do bloco regional do Mercosul.O projeto "Trem do pantanal" da ALL está lentamente sendo implantado e iniciou sua primeira fase em maio de 2009, embora tenha sido inicialmente prevista para estar concluída até 2005. Atualmente as composições partem da Estação Indubrasil onde foi construída uma nova esta ção para esta finalidade em substituição á antiga, localizada em frente. Foram reformadas as estações de Piraputanga, Aquidauana, Taunay e Miranda.O trem é composto por 08 vagões de passageiros distribuídos em três categorias: executiva, turística e econômica e 01 carro bagageiro. Os vagões possuem ar condicionado, poltronas e janelas panorâmicas com 64 lugares cada (400 lugares no total), um vagão-restaurante e um carro varanda (lanchonete) para contemplação do Pantanal.
Como chegar? Tomando por base a cidade de São Paulo: De avião até Campo Grande, Mato Grosso do Sul, lembrando que a viagem de trem acontece uma vez por semana, sempre aos sábados, no trecho Campo Grande (Indubrasil)-Miranda. Dura cerca de 7 horas com velocidade entre 30–40 km/h, com almoço em Aquidauana, terminando em Miranda no fim da tarde. O trem corre lentamente para os passageiros curtirem a paisagem. São 220 km de pura nostalgia, emoldurados por algumas das mais belas paisagens do mundo.

domingo, janeiro 18, 2015

"Animais assustadores"


LULAS GIGANTES
Esta é a lula-gigante (Architeuthis spp.) é um cefalópode da ordem Teuthida, conhecida por ser o segundo maior invertebrado existente na Terra,  perdendo apenas para a  lula-colossal. Esta é uma das oito espécies do gênero que habitam as profundezas dos oceanos e podem atingir comprimentos de 10 metros para os machos e 13 metros para as fêmeas, medido desde a barbatana caudal à ponta dos tentáculos. Esta lula-gigante  tem ainda um dos maiores olhos de todas as criaturas vivas, apenas ultrapassado pelo da lula-colossal. As ventosas dos tentáculos podem atingir até 5 cm de diâmetro. Já foram encontrados diversos exemplos de marcas destas ventosas cravadas nas cabeças de baleias cachalotes, que são predadores das lulas-gigantes.
Veja uma raridade: ESTA É A MISTERIOSA LULA-GIGANTE, filmada pela primeira e única vez no Oceano Pacífico por ImageShark
A lula é um molusco parente da lesma e um Cefalópode porque tem “pés na cabeça”, ela tem dez tentáculos e três corações. É um animal muito antigo, apareceu na Terra há centenas de milhões de anos é um bicho inteligente, ágil e forte. As lulas podem atingir tamanhos  que vão de alguns centímetros a dezenas de metros.
A Lula-gigante (Architeuthis) (foto), é uma criatura enorme  e habita as regiões  profundas e escuras do oceano, acredita-se que ela pode atingir mais de vinte metros de comprimento, com tentáculos, igualmente, grandes. Ela tem olhos imensos, são considerados os maiores, de todos os animais, em tamanho, só perde para os olhos da Lula-colossal, outra gigantesca criatura, ainda, maior do que ela.

quinta-feira, janeiro 15, 2015

"O máximo da ousadia"

                         BEM PERTO DO CUME DO VULCÃO 
Na primeira  foto, o veterano explorador de vulcões, Frank Tessier já sente o risco da sua  aventura. Na foto acima, ele já está a 45 metros da lava, e a temperatura já atinge 1.200 graus positivos. E tem mais, ele e sua mulher Irene Margaritz,  foram mais fundo nessa cratera do que qualquer outra pessoa do planeta. 
Uma caldeira de cinzas envolta em gases venenosos de cloro e enxofre, o ar adensado pela constante presença de fina cinza vulcânica. Nenhuma vida resiste por muito tempo num ambiente como esse. Na borda da caldeira, sempre ameaçando transformar a superfície da ilha num inferno, encontram-se duas chaminés ativas – os montes Marum e Benbow – sacudindo incessantemente a terra cuspindo grandes glóbulos de rocha derretida em direção ao céu. Mesmo assim, um grupo de nove pessoas esteve no solo enegrecido da caldeira – exploradores, fotógrafos, técnicos de filmagem e um vulcanólogo. Após serem abertas machetes, trilha em meio às densas florestas da ilha de Ambrym – uma das cerca de 80 que formam o arquipélago e a nação de Vanuatu, no Pacífico Sul – surge uma paisagem inóspita onde é necessário ficar alguns dias, a fim de realizar explorações. Na subida é necessário muito equilíbrio por quilômetros para enfrentar estreitíssimas cristas, com profundas gargantas despencando centenas de metros em ambos os lados, até se chegar à beira da cratera de Benbow. A chaminé obscurecida por gases e uma saliência de rocha vulcânica recente, a apenas algumas centenas de metros abaixo.
Esse projeto foi financiado pela National Geographic. Fotógrafo: Carsten Peter; repórter: Donovan Webster; vulcanólogo Franck Tessie e Irene Margarits.

terça-feira, janeiro 13, 2015

"Saúde, nosso maior tesouro"

OTIMISMO, O ELIXIR DO CORAÇÃO
Pesquisa americana constatou que pessoas otimistas têm mais chances de serem magras e de apresentarem uma boa saúde cardíaca do que as pessimistas (Do colaborador Lincoln Kirsten (Houston-TX)
Pessoas otimistas têm uma melhor saúde cardiovascular, segundo estudo do periódica Health Behavior & Policy Review. A pesquisa constatou que os otimistas possuem duas vezes mais chances de terem uma saúde cardiovascular ideal em comparação com os pessimistas.
O estudo contou com a participação de 6 mil pessoas que foram acompanhadas durante 11 anos.
Os pesquisadores verificaram a saúde cardiovascular dos participantes por meio de medição e análise de pressão arterial, índice de de massa corpórea (IMC), glicose, colesterol, dieta, atividade física e tabagismo. A cada fator positivo, atribuíram uma pontuação para o indivíduo, que variava de 0 a 2. Os participantes também fizeram testes quem mediam saúde mental e física e nível de otimismo. 
Resultados -- De acordo com os autores da pesquisa, a pontuação da saúde aumentava conforme o grau de otimismo. As pessoas que tinham uma visão mais positiva da vida (e de suas doenças) foram até 50% mais propensas a terem as pontuações na faixa intermediária de 76%  na ideal.
Os otimistas também se mostraram mais ativos fisicamente, menos propenso ao tabagismo, mais magros e com melhores taxas de açúcar e colesterol no sangue, em contrapartida,  os pessimistas apresentaram resultados bem inferiores.   
/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */