/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, fevereiro 09, 2015

"Uma região exótica e bela"

NO VENTRE DO DRAGÃO
(Nesta bela foto, a imagem de Guangxi, com seus pináculos de calcário ladeando o rio Li.)
Guangxi, Kuangsi ou Kuang-hsi, é uma região autônoma da República Popular da China, cuja capital é Nanning. Tem uma superfície de 237.000 quilômetros quadrados e uma população de 46 Milhões de pessoas (2003). Faz fronteira com Yunnan ao oeste, Guizhou ao norte, Hunan ao noroeste, Guangdong ao sudeste e com o Vietnã ao sudoeste. Guangxi passou a formar parte da China unificada no ano de 214 a.C. Sofreu invasões por parte do exército do Vietnam nos séculos XI e XV, entretanto foi rapidamente reconquistada pelas tropas chinesas.
No
século XIX, se estabeleceu na região do Reino Celestial Taiping, um movimento político formado por campesinos descontentes, fundado por Hong Xiuquan. A rebelião dos campesinos se estendeu por outras regiões e manteve em choque com o exército imperial até 1864
.
A qualificação da
região autônoma foi concedida, já que a etnia majoritária em Guangxi é a dos Zhuang. Cerca de 90% dos membros desta etnia vivem na região. Esta qualificação permite aos habitantes de dessas regiões não estarem sujeitos a algumas das leis chinesas, como a do controle de natalidade, e favorece a promoção da língua e da cultura das etnias minoritárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */