/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, junho 04, 2015

"A DIMINUIÇÃO DAS CALOTAS POLARES"

 A VERDADE SEM RETOQUES
O DEGELO: Em 10 mil anos, a ação humana, como a agricultura e a indústria , fez a temperatura subir5 graus. Um dos efeitos é o derretimento do ártico: desde 1980, diminuiu em 30% a superfície congelada da região, mesmo durante o outono e o inverno, como podemos observar nas fotos.
                                                 O ÁRTICO EM JANEIRO DE 1980..
                                                 O ÁRTICO EM JANEIRO DE 2012
Segundo Filipe Vilicic, no seu texto, poucos temas ganharam tanta amplitude nos nos últimos 45 anos quanto o ambientalismo. Dentro dele, nada conquistou mais notoriedade que a discussão ao redor do aquecimento global. Não era assunto, a rigor, até 1972, quando foi cunhada a expressão "desenvolvimento sustentável". A partir dali, deu-se uma mudança extraordinária nos humores da humanidade. Nos anos 1990 e 2000, tornou-se sinônimo de bom comportamento adotar atitudes verdes, em especial as que visam combater o aquecimento. Trocaram carros movidos a gasolina pelos elétricos. 
Governos apostaram em medidas para diminuir a emissão de gás carbônico (CO2). No início deste ano, a União Europeia anunciou que que, para reduzir em 80% a emissão de CO2, deve investir 20%  do orçamento do grupo em mudanças estruturais. A preocupação tem motivo: evitar uma elevação de 2 graus na temperatura mundial em 100 anos, o que colocaria a Terra à beira de um armagedon. À luz da ciência, o aquecimento global se tornou incontestável. As ações inteligentes não só combatem o aumento de temperatura como ajudam a despoluir o ar, preservar espécies  animais e recuperar áreas desflorestadas. Se tachado de "verde" virou um elogio. 

quarta-feira, junho 03, 2015

"CIÊNCIA SEM BUROCRACIA?"

 
Vacina contra câncer de pulmão já existe
Uma vacina contra o câncer de pulmão, desenvolvida em Cuba, pode representar o fim do embargo comercial que já dura 55 anos com a recente reaproximação entre os EUA e Cuba. O medicamento, chamado Cimavax, foi desenvolvido em 2011, ao custo de US$ 1 cada dose, mas o governo cubano disponibiliza a vacina gratuitamente. Agora, em 2015, outros países mostram interesse na vacina, entre eles os Estados Unidos.O Centro de Imunologia Molecular, em Cuba, concluiu acordos com o Instituto do Câncer Roswell Park, nos EUA, para iniciar um projeto de desenvolvimento de uma vacina contra o câncer de pulmão. A próxima etapa é obter a aprovação da Food and Drug Administration (FDA) para começar os testes clínicos.
O governo Obama está tentando normalizar as relações com Cuba, começando com o banimento das restrições às pesquisas e equipamentos médicos. Geralmente, vacinas contra o câncer são muito caras, mas a Cimavax é relativamente barata para produzir e armazenar. Os fortes efeitos colaterais da medicação contra o câncer não ocorrem com tanta agressividade em quem usa o Cimavax, que apresentou baixa toxicidade. Até agora, seus efeitos adversos incluíram náuseas, calafrios e febre.
O Cimavax não é uma cura para o câncer, ainda, e outros estudos serão feitos para entender exatamente os efeitos da vacina. Um estudo constatou uma tendência de melhora da sobrevida em todos os pacientes vacinados.
A vacina contém uma proteína, a EGF, que estima o crescimento de células e é encontrada naturalmente no corpo. Os tumores cancerosos podem estimular o organismo na produção desta proteína, o que faz com que o tumor cresça e se multiplique de forma incontrolável. A vacina, com EGF, entre outros compostos, estimula o sistema de defesa do corpo para a produção de anticorpos que inibem os efeitos do EGF. Isso impede que os tumores fiquem maiores, mas não é possível atacá-los. Ou seja, o Cimavax inibe o seu crescimento e a metástase, dando mais esperanças ao tratamento da doença.

terça-feira, junho 02, 2015

"CONHECENDO MAIS O NOSSO CORPO"


Por que sentimos sono depois de comer?
Após as refeições o organismo sofre algumas alterações que nos dá a sensação de falsa hibernação. Essa sensação ocorre quando o alimento chega ao estômago, pois nesse momento concentra maior quantidade do fluxo sanguíneo corpóreo nessa região com a finalidade de facilitar o seu processo.
A concentração do fluxo sanguíneo na região do estômago (que se estende até o intestino) faz com que o cérebro fique menos oxigenado e o sistema nervoso menos irrigado. Também acontece a interrupção do estado de alerta cerebral. Essa interrupção acontece por causa do açúcar presente nos alimentos que faz com que as células nervosas, que nos deixam alertas, parem de liberar os sinais necessários para tal estado. Dessa forma, o açúcar faz com que as células nervosas enviem ao cérebro o estado de saciedade que promove o ciclo descrito acima e consequentemente o sono.
Por causa dos efeitos promovidos pelo açúcar é que se recomenda diminuir a ingestão de alimentos ricos em glicose nas refeições, principalmente no almoço quando ainda se tem algo para fazer, para que os sinais de alerta das células nervosas não sejam interrompidos.

quinta-feira, maio 28, 2015

Grandes Avanços Tecnológicos

  ESTÁ CHEGANDO O CARRO-AVIÃO A empresa americana Terrafugia pretende lançar comercialmente em 2014 um "carro-avião", que deverá custar cerca de US$ 250 mil. Nas imagens representativas, o modelo Transition na porta da garage, Abaixo decolando de uma rodovia 

CARACTERÍSTICAS E INFORMAÇÕES: O veículo conta com duas asas que são dobradas durante o uso em terra, e os pneus foram desenvolvidos para uso em estradas. O para-brisa é feito de policarbonato no lugar dos vidros tradicionais de carros para evitar quebra em possíveis colisões com aves. A concessão foi dada no começo de julho do ano de 2011, pelo National Highway Traffic Safety Administration, que classificou o veículo como uma "aeronave trafegável". Com isso, o veículo está liberado tanto para voar quanto para rodar nas rodovias americanas. De acordo com a empresa americana, são necessárias apenas 20 horas de treinamento para utilizar o "carro-avião."Segundo a Terrafugia, o Transition é "o primeiro avião leve a incorporar recursos de segurança automotiva". O próximo passo agora é realizar um programa de testes para certificar que o veículo voador obedece todos os padrões de segurança. A Terrafugia foi fundada em 2006. O "carro-avião" é a grande aposta da empresa para o próximo ano.
Colaborou: Bruno Antonio (Dallas-TX)

terça-feira, maio 26, 2015

"FARTURA, SÓ NAS PRATELEIRAS"

CLASSE MÉDIA BRASILEIRA JÁ  VIVE NA PENÚRIA
 Produtos e serviços com elevação de preços maior que a inflação oficial destroem o poder de compra e obrigam milhões de brasileiros a mudar os hábitos de consumo
Enquanto a crise econômica não chega ao bolso das pessoas, elas tendem a achar que os problemas anunciados pelos especialistas não passam de miragem. O PIB empacou? Os investimentos caíram? O governo trabalha sem superávit? Se isso não afeta a vida ou trabalho de alguém, provavelmente não vai significar coisa alguma. Mas as questões financeiras dos brasileiros passam por um momento singular. A inflação, aquela velha senhora que parecia domada pelo Plano Real, está de volta. Junto dela, ressurgem lembranças ruins e os temores que pareciam confinados a um passado distante. Para quase todo mundo, não há nada mais chocante e verdadeiro no campo econômico do que a descoberta de que os preços estão em forte disparada. Isso não só escancara a crise – sim, ela está aí e desta vez veio com força – como causa impactos financeiros imediatos. Para a classe média, essa realidade é ainda mais cruel. A conta para esse grupo de brasileiros está pesada. Entre janeiro e abril, as mensalidades escolares subiram, em média, 10%. No supermercado, alguns alimentos ficaram, neste ano, 40% mais caros. O preço da gasolina acelerou 9%. Nos cursos de idiomas, a alta superou 11%. Tudo isso para uma inflação oficial de 4,56% nos quatro primeiros meses de 2015. Está caro demais viver no Brasil – e, se o governo não agir com tenacidade, vai ficar ainda pior.
Fonte: Data Kirsten Pesquisas,

segunda-feira, maio 25, 2015

"NOSSOS JOVENS CIENTISTAS"

       Castanha do Pará um aliado na prevenção do mal de Alzheimer
O Prêmio Jovem Cientista foi conferido a Bárbara Rita Cardoso, doutora em nutrição experimental pela Universidade de São Paulo (USP)
A descoberta de que o consumo de castanha-do-Brasil (ou do Pará) como é popularmente é conhecida, pode trazer benefícios para as funções cognitivas (conhecimento) de idosos deu o primeiro lugar da categoria mestre e doutor do Prêmio Jovem Cientista a Bárbara Rita Cardoso, doutora em nutrição experimental pela Universidade de São Paulo (USP). A castanha-do-brasil é rica em selênio – importante agente antienvelhecimento para o cérebro. A maior parte da população não ingere quantidades desejáveis do mineral.                            
A pesquisadora testou os efeitos da castanha em idosos com comprometimento cognitivo leve. Os voluntários foram divididos em dois grupos: um grupo que passou a consumir castanha-do-brasil regularmente e um grupo de controle, que não ingeria a semente. Após o período de testes, o grupo consumidor de castanha obteve resultados melhores em quesitos como fluência verbal e capacidade de reproduzir pensamentos.Cardoso ressalta que idosos com comprometimento cognitivo leve têm mais chances de desenvolver mal de Alzheimer. Por isso, a redução dos danos cognitivos nesses pacientes é uma importante aliada na prevenção da doença. Neste ano, o Prêmio Jovem Cientista recebeu 1.920 inscrições de todo o país. Os vencedores foram anunciados na 5a. feira da semana passada em Brasília.
Everton Lopes*
Ciência Hoje On-line

sexta-feira, maio 22, 2015

"MATÉRIA ESPECIAL"

 EM S. PAULO CASOS DE DENGUE ENTRAM EM QUEDA
Depois de atingir o pico em abril último, com 8.127 casos confirmados em uma única semana na capital do estado de SP, ontem, (21) esses números caíram para 2.122 na segunda semana de maio. Resta saber se esses números também estão baixando em outras cidades brasileiras
São Paulo – Apesar da noticia da queda de casos de dengue em São Paulo, cujo pico ocorreu  em abril na capital com  8.127. Hoje esse número, caiu na segunda semana de maio em 2.122, segundo  a Secretaria Municipal da Saúde Mesmo assim, confirmou no dia de ontem  (21), mais cinco mortes por dengue na cidade, o que eleva para 13 o número total de óbitos no ano na capital. De 1º de janeiro ao dia 8 de maio, 57.794 paulistanos foram infectados pela doença, quase o triplo de registros do mesmo período do ano passado. A secretaria anunciou, no entanto, que o pico da doença foi superado e que já se observa redução no número de casos semanais.
"A queda da temperatura e, principalmente, nosso trabalho conjunto com o exército e com a sociedade na eliminação dos criadouros do mosquito teve esse impacto de diminuição dos casos", explicou Paulo Puccini, secretário municipal da Saúde, (deveria explicar porque essas medidas não foram tomadas antes evitando sofrimentos e mortes)
Ele afirmou que as ações de controle da epidemia permitiram que se invertesse a tendência de crescimento da doença já na 14ª semana epidemiológica, o que costuma ocorrer somente na 16ª semana.
"Apesar dessa queda, não podemos baixar a guarda na prevenção. A crise hídrica deverá se agravar no inverno e as pessoas vão continuar armazenando água. Temos que continuar o trabalho de conscientização para termos um quadro mais brando de dengue no ano que vem", disse.
Cerca de 37% dos casos foram registrados na zona norte da cidade, região mais afetada. Apesar da redução de casos, a cidade tem, no acumulado do ano, recorde de bairros com índice de incidência da doença no nível de epidemia. Dos 96 distritos paulistanos, 54 têm taxa superior a 300 casos por 100 mil habitantes.
Como a incidência da doença começou a cair, a secretaria decidiu encerrar gradativamente o funcionamento das dez tendas emergenciais de atendimento. Três já foram fechadas na semana passada e outras duas serão desativadas nesta sexta-feira, 22. "No período de pico tínhamos até 200 atendimentos por dia em cada tenda. Agora, o número caiu para 60 em algumas, o que não justifica a manutenção desse serviço. Essa demanda pode ser facilmente absorvida pela nossa rede", disse Puccini

quarta-feira, maio 20, 2015

 BERGEN  NA NORUEGA INSPIROU O FILME FROZEN DE WALT DISNEY
Quem disse que os mundos encantados dos contos de fada não existem? Bergen, o reino congelado da animação Frozen, da Disney, está perto disso. Não que seja possível simplesmente pegar um avião e desembarcar no vilarejo. Arendelle existe, mas suas casinhas de madeiras, castelos, seres mitológicos e cenários espetaculares estão espalhados por um outro reino. Muito, muito distante… era uma vez o reino da Noruega.
Apesar de Frozen ser baseado no conto "A Rainha de Gelo", do dinamarquês Hans Christian Andersen - o mesmo criador de "A Pequena Sereia", foi na Noruega que os animadores se inspiraram para criar o universo em que vivem as irmãs Elsa e Anna. A jornada para buscar o mundo mágico do filme começa por Bergen, a segunda maior cidade da Noruega, no sudoeste do país.
Antiga capital e maior cidade do país até o início do século 19, Bergen cresceu ao redor de seu cais. No ano de 1360, um grupo de mercadores alemães conhecido como Liga Hanseática fundou um dos seus quatro centros de negócios na cidade, de onde controlaram o comércio de todo o norte europeu até o fim da Idade Média. Hoje, Bryggen, como é chamada a área portuária, é o único ainda preservado.

As coloridas fachadas de madeira das casas e depósitos são um dos principais cartões-postais de Bergen. Considerada um Patrimônio Mundial pela Unesco, foi a área que inspirou os animadores da Disney a criarem, comandados pelo diretor de arte Michael Giaimo, boa parte da arquitetura que aparece nas ruas do vilarejo de Arendelle.
Para encontrar alguns personagens do filme, porém, é preciso subir até o alto da montanha Fløyen (foto), uma das sete que cercam a cidade. É lá que fica a Floresta do Troll. Mas, no folclore norueguês, esses monstros de narizes e orelhas grandes não são tão fofos e prestativos quanto os que ajudam Anna. Eles são agressivos e antissociais, algumas vezes descritos como gigantes que vivem nas florestas e no subterrâneo.
Ao longo dos fiordes, nas regiões mais planas, lembrando muito a configuração do vilarejo visto em Frozen (exceto pelo castelo sobre as águas, claro). Uma opção é rodar tudo de carro, já que a região abriga dez das 18 rotas turísticas do país, com diversos mirantes pelo caminho e paisagens de tirar o fôlego. Outra alternativa é pegar um barco que percorre diversos trajetos pelos fiordes.

segunda-feira, maio 18, 2015

"CIÊNCIA FAZ GRANDE DESCOBERTA"

 DESCOBERTO O 1º PEIXE DE SANGUE QUENTE
O corpo aquecido do OPAH, faz com que ele seja um predador de alto desempenho


O PEIXE OPAH, que atende também por peixe-sol, peixe-lua e peixe-imperador, é o primeiro peixe de sangue quente conhecido pela ciência e essa característica incomum lhe confere uma vantagem competitiva nas profundezas frias do oceano - afirmaram pesquisadores na última quinta-feira. A criatura tem o tamanho de um pneu e pode aquecer-se muito da mesma maneira que um radiador do carro, explicaram os pesquisadores à revista Science.O peixe tem vasos sanguíneos nas brânquias, que transportam o sangue quente do núcleo do corpo.Estes vasos sanguíneos envolvem outros vasos perto das brânquias, por onde o peixe respira, trazendo de volta sangue frio, oxigenado. O resultado é um sistema de aquecimento autônomo que mantém o cérebro do peixe afiado e seus músculos ativos para que ele possa nadar rápido e pegar suas presas. Anexando monitores de temperatura ao peixe opah que vive ao largo da costa oeste dos Estados Unidos, os pesquisadores descobriram que ele tinha uma temperatura média muscular "cerca de cinco graus acima da água circundante ao nadar cerca de 45-300 metros abaixo da superfície", explicou o estudo.A maioria dos peixes têm sangue frio, de modo que a descoberta de um peixe que pode aquecer seu corpo da mesma maneira que mamíferos e aves foi uma surpresa para os cientistas.

sábado, maio 16, 2015

---FS---"VEJA OS MELHORES PAÍSES"

O ÍNDICE DE BOM PAÍS
IRLANDA: a sua capital Dublin e a sua bela natureza 
Mais um índice de  qualidade de vida países surge na mídia, trata-se do Good Country Índex, criado pelo conselheiro político britânico Simon Anholt,responsável por respeitados estudos sobre a reputação de países, estados e cidades. O índice  analisa 35 tipos de dados, obtidos  de fontes como a ONU, Banco Mundial e organizações internacionais e não governamentais.  Os pesquisadores consideram o tamanho da economia do pais e analisam suas contribuições globais em termos de ciência e tecnologia e cultura, segurança e paz internacional, ordem mundial, planeta e clima, prosperidade e igualdade, e saúde e bem estar.  Anholt espera que seu índice estimule os países a pensar no impacto global de suas ações.

Nove dos 10 primeiros colocados  estão na Europa Ocidental, entre os quais a líder IRLANDA. Os EUA ocupam um discreto 21° lugar, por conta de notas ruins em paz mundial e segurança. O BRASIL está no ainda mais discreto 49° posto, atrás de COSTA RICA (22°) e os nosos vizinhos: CHILE (24°) e URUGUAI (41°)

Confira os melhores e piores paísesda lista:  
  

quinta-feira, maio 14, 2015

"AVANÇOS TECNOLÓGICOS"

AERO MOTO, A MOTO DO FUTURO
Fonte: Mega Arquivo (o melhor arquivo da Internet)
A nova maneira de voar já ganhou seu primeiro protótipo. O design do veículo permite realizar praticamente as mesmas manobras que um helicóptero. Como afirma Chris Malloy, presidente da empresa: “A razão pela qual projetamos um quadricóptero, e não um bicóptero, é que, agora, graças às novas tecnologias, é muito mais eficaz controlar um veículo utilizando quatro motores independentes. Além disso, é muito mais barato do que quando comecei a trabalhar nesse protótipo”.
Os testes surpreenderam a todos por mostrar uma performance mais sofisticada que os drones disponíveis no mercado. “Uma das vantagens de uma aeromoto em relação a um helicóptero é que ela pode voar entre as árvores de maneira segura. O rotor é um problema para os helicópteros, mas, aqui, eliminamos essa dificuldade, protegendo as pás da hélice do solo e de outros obstáculos no ar. Os helicópteros são muito mais complexos, e a aeromoto é simples, além de segura e robusta”, contou o dono da empresa sobre seu produto.
Resta saber se o projeto vai colar ou será engavetado, tachado de “bizarrice”.
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