/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, maio 20, 2015

 BERGEN  NA NORUEGA INSPIROU O FILME FROZEN DE WALT DISNEY
Quem disse que os mundos encantados dos contos de fada não existem? Bergen, o reino congelado da animação Frozen, da Disney, está perto disso. Não que seja possível simplesmente pegar um avião e desembarcar no vilarejo. Arendelle existe, mas suas casinhas de madeiras, castelos, seres mitológicos e cenários espetaculares estão espalhados por um outro reino. Muito, muito distante… era uma vez o reino da Noruega.
Apesar de Frozen ser baseado no conto "A Rainha de Gelo", do dinamarquês Hans Christian Andersen - o mesmo criador de "A Pequena Sereia", foi na Noruega que os animadores se inspiraram para criar o universo em que vivem as irmãs Elsa e Anna. A jornada para buscar o mundo mágico do filme começa por Bergen, a segunda maior cidade da Noruega, no sudoeste do país.
Antiga capital e maior cidade do país até o início do século 19, Bergen cresceu ao redor de seu cais. No ano de 1360, um grupo de mercadores alemães conhecido como Liga Hanseática fundou um dos seus quatro centros de negócios na cidade, de onde controlaram o comércio de todo o norte europeu até o fim da Idade Média. Hoje, Bryggen, como é chamada a área portuária, é o único ainda preservado.

As coloridas fachadas de madeira das casas e depósitos são um dos principais cartões-postais de Bergen. Considerada um Patrimônio Mundial pela Unesco, foi a área que inspirou os animadores da Disney a criarem, comandados pelo diretor de arte Michael Giaimo, boa parte da arquitetura que aparece nas ruas do vilarejo de Arendelle.
Para encontrar alguns personagens do filme, porém, é preciso subir até o alto da montanha Fløyen (foto), uma das sete que cercam a cidade. É lá que fica a Floresta do Troll. Mas, no folclore norueguês, esses monstros de narizes e orelhas grandes não são tão fofos e prestativos quanto os que ajudam Anna. Eles são agressivos e antissociais, algumas vezes descritos como gigantes que vivem nas florestas e no subterrâneo.
Ao longo dos fiordes, nas regiões mais planas, lembrando muito a configuração do vilarejo visto em Frozen (exceto pelo castelo sobre as águas, claro). Uma opção é rodar tudo de carro, já que a região abriga dez das 18 rotas turísticas do país, com diversos mirantes pelo caminho e paisagens de tirar o fôlego. Outra alternativa é pegar um barco que percorre diversos trajetos pelos fiordes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */