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quinta-feira, maio 09, 2019

AR-DIÁRIO: "A Esquina da América do Sul"

Na América do Sul ventos ultrapassam os 200 km

Os ventos em condições mais amenas podem ultrapassar os 100 km/h e dão as boas-vindas aos que se aventuram a cruzar o local, assim como faziam com os navegadores na época dos grandes descobrimentos. Estima-se que, entre os séculos XVI e XX, mais de 800 embarcações se perderam nestas águas, tendo a bordo cerca de 10 mil homens. Ao chegar a um ambiente tão inóspito, é difícil acreditar que haja vida humana no local. O mais inusitado é que no "fim do mundo" vive uma família feliz, que está sempre disposta a receber os turistas de braços abertos.
                                        TRÁFEGO COMEÇOU EM 1616.

                                                          Além dos grandes navios,  visitas ao Cabo Horn são possíveis por meio de botes, maso acesso só é possível se as condições meteorológicas permitirem. Não raro, os turistas são recebidos por uma rápida mas intensa chuva de granizo – Desde a época da navegaçãovela, é difícil imaginar um lugar onde o homem se sinta mavulnerável.

Já se conhecia o Estreito de Magalhães desde 1520, mas foi em 1616 que começou o tráfego de navios entre Ásia e Europa, transportando especiarias", explica Cristóbal Fierro. "Hoje muitos marinheiros gostam de fazer essa travessia por ser um local histórico, comemorando aquela época". 

AR>>> "Curiosidades do Mundo Animal"

Poraquê, o peixe-elétrico que mata jacarés com choques de 500 volts
O significado do nome do peixe amazônico Poraquê. é: "Aquele que põe para dormir”.
Mas não se engane! Isso não tem nada a ver com canções de ninar. O poraquê é temido pelos ribeirinhos e é capaz de derrubar um cavalo. Mas como isso acontece? Se prepare, porque a resposta é “eletrizante”!
O poraquê possui células modificadas capazes de gerar eletricidade, os eletrócitos. Quando ameaçado, produz uma descarga elétrica que pode chegar a 500 volts, o suficiente para matar um homem adulto.  O choque é terrível: os músculos se contraem de forma tão intensa que é impossível controlar os movimentos. Os órgãos internos são danificados, o coração entra em colapso e finalmente para de bater. Essa habilidade lhe rendeu outro nome: peixe-elétrico.

Mas não pense que a energia acaba por aqui, a vida do peixe-elétrico é repleta de “raios e trovões”. Ele emite pulsos de baixa voltagem enquanto se aproxima lentamente. Quando a presa se encontra em seu raio de alcance, o peixe-elétrico confere a descarga elétrica fatal e pega seu almoço requentado pelas micro-ondas.

O poraquê não é o único peixe capaz de utilizar a eletricidade para perceber o ambiente, mas é o peixe elétrico com a maior descarga conhecida até hoje.







segunda-feira, maio 06, 2019

AR>>>: "POSSIBILIDADE DE NOVAS VIDAS NO ESPAÇO"

 PLANETA HABITÁVEL PRÓXIMO DA TERRA
Pesquisa acha gêmeo do nosso planeta com possíveis condições de vida, como água líquida e atmosfera
Concepção artística do planeta "Proxima b" orbitando a estrela Proxima Centauro.
Cientistas anunciaram nesta recentemente a descoberta de um planeta habitável orbitando a estrela mais próxima do nosso Sol, abrindo a tentadora perspectiva de uma exploração futura com sondas espaciais robóticas. O recém-batizado 'Próxima b' tem aproximadamente a mesma massa da Terra e está em uma zona temperada compatível com a presença de água em estado líquido, um ingrediente essencial para a vida. Os resultados, baseados em dados recolhidos ao longo de 16 anos, foram relatados na revista científica Nature (na última quarta feira.24)
 Concepção artística de como seria a superfície do planeta Proxima b, de acordo com cientistas
"Finalmente, se conseguiu mostrar um planeta com pouca massa, provavelmente rochoso, que está orbitando a estrela mais próxima do nosso sistema solar", declarou Julien Morin, um astrofísico da Universidade de Montpellier, no sul da França, e coautor do estudo. "'Proxima b' provavelmente será o primeiro exoplaneta visitado por uma sonda feita por seres humanos", disse à AFP. Um exoplaneta é qualquer planeta localizado fora do nosso Sistema Solar.
O principal autor e coordenador do projeto, Guillem Anglada-Escude, um astrônomo da Universidade Queen Mary de Londres, descreveu a descoberta como a "experiência de toda uma vida". Trabalhando com telescópios do Observatório Europeu do Sul no deserto chileno do norte, sua equipe utilizou o chamado método Doppler para detectar 'Proxima b' e descrever suas propriedades. 
Sabendo que um planeta - se houvesse um - seria muito pequeno para ser visto diretamente, os profissionais observadores de estrelas passaram 60 dias consecutivos à procura de sinais de força gravitacional sobre sua estrela hospedeira, a anã vermelha 'Proxima Centauro'. Descoberta em 1915, é uma das três estrelas no sistema Alpha Centauro, uma constelação visível principalmente a partir do hemisfério sul.

domingo, maio 05, 2019

AR-FIM DE SEMANA: "O Hotel mais alto do Mundo"

 Para visita-lo:de helicóptero ou a pé
Recordista do Guineenses Book como o hotel de maior altitude do mundo, o Everest View fica a 3.880 metros de altura na cordilheira do Himalaia, em Manche, no Nepal.

Por conta do difícil acesso, o local só pode ser visitado de helicóptero, ou se você estiver em boa forma física, poderá chegar a pé, em uma caminhada que dura cerca de 45 minutos. O voo de Katmandu, capital do Nepal, até a pista de pouso mais próxima, em Shyangboche, leva aproximadamente 50 minutos.
Guias locais, chamados de 'sherpas' podem ser contratados para levar os turistas até templos, vilas e trilhas diurnas nas alturas. Outro diferencial do hotel é a bela vista que se tem dos quartos, que contam com sacada para facilitar a visualização do Everest.

terça-feira, abril 30, 2019

AR>>>"HONROSA APOSENTADORIA"

A LONGA MISSÃO DO ÔNIBUS ESPACIAL
(de Bruno Kirsten, de Houston - TX)
(Foto espetacular, do ônibus Columbia cumprindo mais uma missão ao redor da Terra.)
CONCEITO DE FOGUETE-AVIÃO
O conceito de uma espaçonave reutilizável similar a um avião foi proposto em 1933, quando o cientista de foguetes alemão Dr. Eugen Sänger publicou um livro chamado 'Raketenflugtechnik' (Tecnologia de Voo em Foguetes). Sänger utilizou uma combinação entre a tecnologia de um foguete e de um avião para desenvolver seu conceito "Silverbird", um bombardeiro supersônico sub-orbital, "um veículo com asas impulsionado pelo motor de um foguete …”
PRECURSORES DO ÔNIBUS ESPACIAL

Quando as missões tripuladas Apollo terminaram em 1972, o Presidente Nixon deu o sinal verde à NASA para executar o próximo estágio da exploração tripulada do espaço. Numerosos projetos foram iniciados, mas o objetivo de desenvolver uma espaçonave reutilizável para transportar os astronautas para as estações espaciais e trazê-los de volta, posicionar e consertar satélites, transportar amostras da Lua ou veículos de Marte até a órbita baixa da Terra era extremamente caro. Apesar disso, durante os nove anos seguintes, o Sistema de Transporte do Ônibus Espacial foi desenvolvido e cumpriu seus objetivos com sucesso. O ônibus foi projetado para ser lançado em órbita como um foguete, de forma rotineira e segura, e retornar à terra como um planador. O projeto provou ser capaz de executar o relançamento e o retorno do orbitador e de sua tripulação em segurança. O desempenho combinado da espaçonave, foguetes auxiliares potentes e tanques externos mostrou-se totalmente bem-sucedido. Tive o privilégio de entrar na nave Endouver, bem antes da sua aposentadoria.
A MERECIDA APOSENTADORIA
O ônibus espacial norte americano Endouver realizou sua última viagem, na carona de um Boeing 747 que partiu da Flórida com destino a Califórnia onde ficará exposto no Califórnia Science Center. No voo com destino ao seu último ninho, foram feitas várias paradas técnicas (Nesta bela foto, ele aparece preso ao Boeing, no momento que cruzava o lindo edifício do Congresso de Austin, capital do estado do Texas). Esta viagem da Columbia é quase uma volta para casa. Este ônibus espacial foi construído para substituir o Challenger, que se desintegrou depois de de sua decolagem em 1986.

domingo, abril 28, 2019

AR>>>MARAVILHAS DA NATUREZA


CANAIMA: BELEZA E PRIMITIVISMO

Do alto do morro Auyantepui, (foto )superior), o rio se projeta de 1000m, para formar as belas "Quedas do Anjo", as mais altas do mundo! Em toda reserva de Canaima há uma infinidade de quedas d´água.
No estado de Bolívar, Venezuela, há uma grande área preservada pela Unesco, onde entre outras atrações estão duas preciosidades: o Parque Nacional de Canaima, onde estão localizadas as quedas do Anjo (Angel Falls) consideradas as mais altas do mundo, despencando de 1.000m, do morro Auyantepui.
Parque nacional de Canaima (espanhol Parque Nacional Canaima) é um parque de 30.000 quilômetros, localizado no sudeste da Venezuela, fazendo limite com o BrasilGuayana. Está situado no estado de Bolívar, e foi estabelecido no 12 junho 1962. É o segundo maior parque do país. Transformou-se um local do Heritage do mundo da UNESCO em 1994 por causa do Tepuis (montanhas table-top) características dessa área. O Tepuis o mais famoso dos parques, fica no Monte Roraima, o mais alto e o mais fácil de escalar. O Auyantepui, de onde caem as quedas do anjo, a cachoeira mais alta do mundo. O Tepuis é sandstone datam de uma época em que América do Sul e África faziam parte de um super-continente. O parque é uma homenagem aos Índios de Pemon, parte do grupo lingüístico do Caribe, que são compostos de três grupos do espalhados por uma área muito grande (o parque é do tamanho da Bélgica ou de Maryland). Os Pemons tem um relacionamento intimo com o Tepuis, e acreditam que são o repouso dos espíritos do “mawari”. O parque é relativamente remoto, alcançado por algumas estradas que o ligam as cidades. A maioria de transporte dentro do parque é feito pelo plano dos airstrips construídos por várias missões de Capuchin .então a pé ou de canoa.

sexta-feira, abril 26, 2019

AR>>>"O CHILE TEM A PATAGÔNIA"

A INCRÍVEL PATAGÔNIA

A região é maior que  a França e a Itália -- Juntas ! Aqui estão alguns dos lugares mais lindos do Planeta

quarta-feira, abril 24, 2019

AR>>>"O DEGELO"


Degelo pode ocorrer até 2.100. Novo estudo sugere que projeções feitas até agora subestimavam velocidade do derretimento do mar..
(O oceano Ártico pode perder toda a sua camada de gelo durante o verão até o fim deste século.)O degelo do Ártico é tido como uma das consequências mais ameaçadoras do aquecimento global, pois pode levar a um aumento do nível dos oceanos em todo o planeta. Esse derretimento pode estar acontecendo mais rapidamente do que se pensava, segundo uma nova projeção. O modelo sugere que o oceano Ártico pode perder toda sua camada de gelo, durante o período de verão, até o fim deste século, apontam novas projeções. O estudo foi realizado pelos climatologistas Julian Boé, Alex Hall e Xin Qu, da Universidade da Califórnia em Los Angeles (EUA), e publicado na revista Nature Geoscience. Segundo eles, os modelos usados para prever o degelo do Ártico até aqui foram incapazes de antecipar a extensão real dos níveis de derretimento atuais, o que pode lançar dúvidas a respeito das suas projeções para o futuro. Segundo os pesquisadores, o derretimento da camada de gelo ártico no verão a cada ano foi bem mais intenso do que o projetado por simulações anteriores. “A redução da extensão da cobertura de gelo observada entre 1979 e 2007 foi de quase 30%”, explica Julien Boé". “Mas as simulações feitas até então apontavam apenas uma redução entre 1% e 25%”. Segundo os autores do estudo, embora tenham subestimado as taxas de derretimento até agora, esses modelos apresentaram um padrão. As simulações anteriores que identificaram um derretimento mais brando até o presente, também projetaram um derretimento menor para o século 21; já aquelas que identificaram um derretimento mais drástico até aqui também cogitaram uma redução maior para o futuro. Se esse padrão se mantiver ao longo deste século, afirmam os climatologistas, é possível estimar, com base em dados obtidos por imagens de satélite, que a perda total do gelo marinho no ártico no mês de setembro — fim do verão no hemisfério Norte — ocorrerá por volta no ano 2.100.

quinta-feira, abril 18, 2019


O CÂNION DE  ITAIMBEZINHO 
O Cânion do Itaimbezino, na Serra dos Aparados, é o mais famoso parque e também um dos maiores do Brasil. Sua extensão chega a 5.800 metros e sua largura máxima alcança 2.000 metros. As paredes rochosas têm uma altura máxima de 720 metros e são cobertas por uma vegetação baixa e pinheiros nativos. Para quem nunca esteve à beira de um cânion, a sensação é realmente indescritível. São formações rochosas de pelo menos 130 milhões de anos, que parecem ter sido "aparadas" de maneira minuciosa. O nome do cânion vem do Tupi-Guarani: Ita significa pedra e Aíbe significa afiado.
TRILHAS: Existem três trilhas dentro dos limites do parque. As trilhas do Vértice e do Cotovelo são bem fáceis, mas se quiser contrate um guia no local. Na Trilha do Vértice, a Cascata das Andorinhas, formada por um grande volume d’água que corre pelo Rio Perdiz cai de uma altura de 700 metros, em direção ao fundo do cânion, mas acaba transformando-se em névoa antes de atingi-lo. Da trilha pode se avistar a bela Cascata das Andorinhas e da Cascata Véu de Noiva formada pelo arroio Preá. Tão impressionante quanto as cascatas, é a sensação de caminhar na borda do cânion. A trilha começa no Centro de Visitantes, e caminha-se em torno de 1 h, percorre-se 1,4 km pelas bordas do cânion. A trilha do Cotovelo, oferece um Mirante com vista imperdível dos paredões do Cânion Itaimbezinho. Caminhada fácil por estrada até um mirante natural com uma visão geral do Cânion, percurso de 6,3 quilômetros que leva em torno de 3 horas. 
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