A cada dia, temos procurando tornar este Blog, mais movimentado e interessante, recorrendo as memórias do nosso livro que dá titulo a este espaço, além da prioridade aos assuntos atuais, como a matéria sobre o 11 de setembro, que apresentamos no blog de ontem , quando o atentado completava cinco anos . O caso que hoje vamos contar, não é novo, mas é o único no mundo até o momento.
Em 1975 deixamos Águas de Lindóia, eu e o prefeito Adolfo Mantovani, para uma reunião sobre turismo na bela Estância de Irai, no Rio Grande do Sul, divisa com a Argentina. Até Porto Alegre viajamos em avião de carreira. Mas para chegarmos ao local da reunião, tivemos de atravessar o estado gaúcho no sentido Leste-Oeste. Para isso, houve a necessidade de ser fretar um avião juntamente com outros prefeitos de várias estâncias paulistas.
Viajamos na ida e volta no mesmo aparelho, um Navajo da empresa "Ercílio Caleffi", de prefixo PP-JYG, pilotado pelo seu proprietário, e tendo como comissária a sua esposa Marilda. A viagem em ambos os sentidos, transcorreu na mais absoluta normalidade.
Seis anos após essa viagem, a citada aeronave, seria protagonista de um dos mais raros acidentes dos quais se teve notícia. Uma tragédia que além do PP-JYG, envolveu um outro aparelho, também Navajo, prefixo PT-EEP.
Em 24 de setembro de 1981, o jornal O Estado de S.Paulo publicou esta noticia:
. "Dez mortos em dois acientes aéreos no Sul"
Dois aviões modelo “Navajo” que se dirigiam à cidade de Concórdia (SC) para a inauguração de uma filial da J.H. Santos (a idéia inicial é que ambos se chocaram no ar, mas não), caíram próximos dessa cidade , quase no mesmo horário e mataram 10 pessoas. No PT-JYG, morreram quatro pessoas, o comandante do aparelho, Hercílio Calefi, proprietário da empresa, e sua esposa Marilda (que nos conduziram até Irai), o secretário da Indústria e Comércio do Rio Grande do Sul, Antonio Carlos Berta, e o presidente da Federação das Associações Comerciais de Santa Catarina, Fábio Araújo Santos. No PT-EEP, morreram mais seis pessoas, entre as quais o industrial Félix Araújo Santos, irmão de Fábio, que morreu no outro avião. (Isto é incrível !)
(Nota: os parêntises na notícia foram colocados por nós.)
Amanhã tem mais...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Mariana diz....
ResponderExcluirEsta noticia realmente é incrivel!!
Será uma fatalidade? Ou destino?
Quem sabe?
Abraço
Tenho Acompanhado o seu Blooger,e acho as noticias muito interessante.Quanto ao acidsente referido, só posso pensar que os designios de Deus não nos cabe questionar.
ResponderExcluirUm abraço: Jose Roberto(xara)
Com o título "BLOG DO REPÓRTER" vou publicar na edição de sexta-feira (15/9) do jornal "A Notícia" - Caderno MOSAICO, a matéria abaixo
ResponderExcluir"Convidado a visitar o blog do amigo Roberto Ianeli Kirten, não me surpreendi com o seu conteúdo de alto nível.
Às vezes acontece de você conhecer bem uma pessoa, mas quando se depara com o que ela escreve - até pela complexidade da língua portuguesa - é um desastre.
O blog do repórter pode até surpreender, mas sempre pelo lado positivo, pelo bom gosto das matérias veiculadas, pelo perfec-cionismo do autor, pelo layout leve e harmonioso onde matérias e cores falam a mesma língua.
Para profissionais de comunicação, professores, estudantes mas, principalmente, para aqueles que gostam de matérias atuais e bem redigidas, indicamos, com prazer, o blog do repórter Roberto Kirsten: http://arquivosreporter.blogspot.com/
VALE A PENA.
Boa Tarde,
ResponderExcluirSolicito que entre em contato para podermos ver possibilidade de agendarmos sua visita a Torres, RS, quando iremos ter um evento aeronautico "Club de Aviação de Torres, dia 24,25,26 de outubro
André
Boa Tarde,
ResponderExcluirSolicito que entre em contato para podermos ver possibilidade de agendarmos sua visita a Torres, RS, quando iremos ter um evento aeronautico "Club de Aviação de Torres, dia 24,25,26 de outubro
André.
Meu contato: 51.3626.2503/91425868-
alcmeirelles@hotmail.com
Li a tua matéria sobre o acidente aéreo de 1981, em Concórdia/SC.
ResponderExcluirEu era criança na época, tinha 9 anos, e morava lá. Aquilo foi um alvoroço na cidade. Como era próximo do centro, lembro que muita gente foi ao local e muitos ainda devem guardar pequenas peças e objetos recolhidos no local, onde por anos foi possível observar uma grande clareira aberta no alto do morro.
Mas este não foi o único acidente aéreo registrado no município. Outros desastres aconteceram. Concórdia conta com um aeroclube e tem formado também grandes pilotos.
Valeu
Sou morador de concórdia a 6 anos,assuntos de aviação me chamam a atenção, mas eu não sabia desse acidente de concórdia com a aeronave mavao, quem me contou a história foi um morador proximo do local aconteceu a trajedia,ele me falou os detalhes e inclusive, que no terceiro dia após o fato ele foi no local do acidente pra dar ua olhada, matar a curiosidade! e ele ficou espantado cuando encontrou a perna de uma pessoa,ele foi quem avisou os bombeiros, foi orrivel! mita gente mora aqui e não sabe disso!
ResponderExcluirCaro Roberto,
ResponderExcluirHoje completam-se 31 anos do acidente no qual faleceu meu pai, Ercilio, e tantas pessoas que também fazem falta. Fiquei muito feliz de ver que mantens a memória viva através de teus registros neste blog. Que bom que tivestes contato com ele naquela viagem de 2006.
Abraço, Lorena
HOJE 06/12/2012 PRÓXIMO às 10 HORAS DA MANHÃ UMA AERONAVE CAÇA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA
ResponderExcluir(FAB), MODELO A-1 (AM-X), DA BASE AEREA DE SANTA MARIA PASSOU EM VOO RAZANTE E FAZENDO MUITO BARULHO,PASSOU EM CONCÓRDIA, VINDO EM SEGUIDA CAIR NA CIDADE VIZINHA DE ZORTEA.
O PILOTO ANDRÉ RICARDO HALMENSCHLAGER FALECEU NO LOCAL:
LINK DA NOTÍCIA: http://www.radiorural.com.br/noticias.php?nId=leitura&idcat=9&idnot=16217
Boa noite Sr. Roberto.
ResponderExcluirAtravés de uma pesquisa no Google cheguei até aqui.....Em algum lugar da minha memória ficou guardada a recordação deste acidente.....Eu com quase 5 anos e meu pai fomos neste Morro, e ali vimos pedaços de fuselagem e motor de avião, eu lembro de vi uma meia vermelha pendurada num galho, e era num lugar muito escorregadio, meu pai se apoiava em uma árvore para subir esta encosta......Nunca mais tinha lembrado disto tampouco tempo atrás.....exatos 20 anos depois deste acidente eu me encontrava Boston, há uns 300 km daquele terrível acidente 9-11 em New York...
Muito bom achar esta informação...abracos
Adoniran Mobilizem
www.nirosilva/blogspot.com