/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, outubro 09, 2012

ORIGEM E EVOLUÇÃO

 
A ORIGEM DOS HUMANOS  E  OS PRIMÓRDIOS DOS BÍPEDES  >>>É provável que nosso ancestral símio-humano tenha sido um caminhante articulado, como os símios de hoje. Entretanto, homídeos fósseis  6-7 milhões de anos atrás aparentemente já caminhavam sobre dois pés.
Humanos, símios, lêmures e macacos são todos mamíferos e foram inicialmente agrupados como primatas em 1758 pelo naturalista sueco Carolus Linnaeus (1707-78).
Segundo o registro fóssil, os primeiros mamíferos semelhantes aos primatas surgiram como pequenos animais insetívoros,como o Purgatorius, parecido ao Musaranho, no início do Paleoceno. No princípio do Cenozoico, um grupo de animais que escalam árvores, como esquilos  (os plesiadapiformes), evoluiu na América do Norte e na Europa. Eles foram seguidos por primatas semelhantes ao társio e ao lêmure, que se espalharam na África e na Ásia com dois grupos de primatas superiores, os macacos do Novo Mundo e os macacos do Velho Mundo.
Foi a partir do último grupo que os homídeos (espécie semelhante ao ser humano), evoluiram na África. Nestes se inclui o Proconsul, com cauda menor e semelhante ao macaco, ele podia subir em árvores e andar de quatro. No fim do Mioloceno, os símios se diversificaram e se separaram em ramos africanos, europeus e asiáticos, alguns dos quais aumentaram de tamanho. 
Foram os grandes primatas da Àfrica que, evoluindo, deram origem aos gorilas, aos chimpanzés e aos humanos. Os chimpanzés e os humanos têm um ancestral comum que, segundo o relógio molecular, viveu há cerca de 5-7 milhões de anos. 
O exame dos crânios deixa claro que o tamanho do cérebro aumenta  significativamente  entre as espécies do genero Australopithecus (a partir da esquerda) até as espécies do gênero Homo (H) Neanderthalensis e (H) Sapiens.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */