Túnel mais fundo do mundo
planejado há 150 anos é inaugurado na Turquia
Projeto vem sendo estudado há 150 anos e deve
reduzir congestionamentos em pontes no Estreito de Bósforo
Como parte do esforço para estabelecer a Turquia como uma força regional, as
autoridades apresentam o túnel como a ligação que conecta Pequim a Londres,
tornando a obra crucial não apenas para Istambul como também para a humanidade
ISTAMBUL
- A Turquia inaugurou na última semana, um túnel que era um sonho de muitos
governantes do país desde que um sultão otomano propôs uma passagem sob a água
em 1860, ligando o território europeu ao asiático em Istambul como parte de uma
aposta para transformar a cidade num centro internacional.
Com 62 metros abaixo da superfície e investimento de 5,5 bilhões de liras (US$ 2,77 bilhões), o projeto Marmary que atravessa o Estreito do Bósforo é o túnel ferroviário submerso mais profundo do mundo, permitindo a travessia de trens de carga e de passageiros, além do metrô.
A ferrovia, que foi atrasada em quatro anos à medida que as escavações encontraram artefatos de oito mil anos, vai transportar até 1,5 milhão de passageiros por dia entre a Europa e a Ásia numa viagem de apenas quatro minutos, reduzindo o congestionamento crônico no tráfego de Istambul, de acordo com estimativas do governo turco.
Com 62 metros abaixo da superfície e investimento de 5,5 bilhões de liras (US$ 2,77 bilhões), o projeto Marmary que atravessa o Estreito do Bósforo é o túnel ferroviário submerso mais profundo do mundo, permitindo a travessia de trens de carga e de passageiros, além do metrô.
A ferrovia, que foi atrasada em quatro anos à medida que as escavações encontraram artefatos de oito mil anos, vai transportar até 1,5 milhão de passageiros por dia entre a Europa e a Ásia numa viagem de apenas quatro minutos, reduzindo o congestionamento crônico no tráfego de Istambul, de acordo com estimativas do governo turco.
Investimento. A conclusão do túnel, construído
por um consórcio de empresas japonesas e turcas, liderado pela Taisei e
financiado a uma taxa de juros de 0,75% pela Agência de Cooperação
Internacional do Japão, vem sendo saudado pelo Partido da Justiça e
Desenvolvimento, do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, como o mais recente
de uma série de projetos de infraestrutura de larga escala que se tornaram a
marca da história de sucesso do governo, que está há dez anos no poder.Ao inaugurar o que chamou de "projeto do século" no 90º aniversário
da República Turca, o governo também apresentou suas credenciais para a
campanha eleitoral do próximo ano.
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