/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, abril 02, 2021

AR>>>UM CAMPEÃO DO NOSSO BLOG

JALAPÃO: O IMPROVÁVEL E O IMPOSSÍVEL JUNTOS
Crédito para a Turma do Trilhas e Aventuras: http://www.trilhaseaventuras.com.br/
Fotos: (1) - Parque Nacional do Jalapão com suas dunas verdadeiras formadas por areia fina e dourada; (2) - Rodeado por bananeiras esta é uma das mais incríveis atrações do Parque: o fervedouro que recebeu este nome por que suas águas dão a impressão que estão sempre fervendo. Na verdade essa sensação é causada por centenas de minas ascendentes que não deixam o corpo afundar; (3) - Sobrevoo(4) - A Cachoeira da Velha, com duas quedas em forma de ferradura com 25 m de altura e 100 m de largura. Infelizmente, o espaço do blog não permite que apresentemos outros pontos turísticos. Para entender o Jalapão só indo lá.
Conhecer o Jalapão é conhecer o improvável e o impossível juntos. Improvável pois, andando de carro pelas estradas, observando o cerrado em volta, não se imagina que vai encontrar tanta água e tão limpa como você encontra. Também não parece provável encontrar formações rochosas como lá existe. Tampouco uma duna verdadeira, de areia tão fina e dourada que parece... ouro em pó. Impossível existir um local como o Fervedouro: você simplesmente entra num olho de mina gigantesco (aliás, dezenas de minas) e simplesmente não consegue afundar. O constante movimento ascendente da água quer jogá-lo para fora. Lá você conhece a "areia liquida". Só vendo para entender. O ideal é entrar por Ponte Alta do Tocantins (alcançada através de Brasília, Alto Paraíso e Natividade) e fazer o passeio inverso, até a Cachoeira da Formiga. Depois, a não ser que você esteja em viagem para o norte, o melhor é retornar pelo mesmo caminho. A estrada é toda em areia e pedra, sendo necessário pelo menos uma picape com tração traseira (no período das secas). O ideal é um 4x4, mesmo original. Não existe nenhuma infra-estrutura a partir de Ponte Alta, portanto, leve comida, material de Camping e combustível sobressalente. O percurso é superior a 400 km sem abastecimento e com alto consumo.

4 comentários:

  1. Ola, nem citou a fonte do conteudo desta matéria ne? ;)
    www.trilhaseaventuras.com.br
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, já tem alguma estrutura. Uma ótima pousada chamada Pousada Galhão. Tem um perfil no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=12514879081655807975

    e tem mais esses sites aqui:

    P O U S A D A G A L H Ã O
    J A L A P Ã O - T O

    Faça sua Reserva: (63) 8426-2885 / (63) 8434-6865

    Participe da nossa comunidade:
    http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=92646643

    Blog sobre o Jalapão:
    http://jalapao-tocantins.blogspot.com/

    Fotolog sobre o Jalapão:
    http://www.fotolog.com.br/jalapao

    ResponderExcluir
  3. Qual a melhor época pra visitação?

    ResponderExcluir
  4. O Jalapão é perfeito. É mágico. Natureza, animais, água, gente boa. TUDO de BOM. E....muita aventura!!! acabamos de voltar de lá. 3 carros 4x4. Fomos da Bahia por Dianópolis, Rio da Conceição, Ponte Alta, Mateiros. Em Mateiros, a Pousada Santa Helena é Perfeita!!!! nem acreditei quando cheguei lá. Estava no céu.

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */