Com o acidente nos Alpes franceses, são seis os casos de aviões derrubados intencionalmente.
Estão fora da lista atos terroristas que mataram todos os ocupantes dos quatro
aviões no 11 de setembro 2001, nos (EUA). O
caso atual já está incluído nesta lista, depois dos dados revelados pelos gravadores da torre de controle de voo
O último caso, já está incluído nesta triste lista, depois que comprovar-se que o copiloto Andréas Lubitz, um doente mental, agiu de forma clara ao lançar o Airbus A320 da Germanwings a uma velocidade de 700 km/hora, contra os Alpes franceses. O que é estranho é que seu psicotécnico pedia seu afastamento, mas ele o escondeu. Cabia a Germanwings exigir esse documento para exclui-lo da escala. Essa tragédia provocou a morte de 150
pessoas, incluindo o próprio copiloto. Infelizmente, este não foi o único caso em que uma ação
deliberada de um tripulante, causador de um acidente que matou muitos adultos e crianças.
vamos apresentar mais cinco casos registrados pela Aviation
Safety Network, um centro de pesquisa de acidentes aéreos e problemas
de segurança na aviação civil. Desde 1976 foram registrados oficialmente
(já incluindo o da Germawings, seis casos de aviões comerciais que caíram devido à interferência do
piloto ou copiloto. A rede americana CNN listou os casos oficiais confirmados, já incluindo .
2) - Voo 470 da Moçambique Airlines (29 de novembro de 2013) Vinte e sete passageiros e seis tripulantes morreram na queda de um
avião no Parque Nacional Bwabwata, nordeste da Namíbia. O acidente
aconteceu quando o copiloto deixou a cabine para ir ao banheiro, e o
capitão alterou manualmente os comandos da aeronave para que iniciasse
uma descida rápida.
3) - Voo 990 da Egypt Air (31 de outubro de 1999) O acidente deixou 202 passageiros e quinze tripulantes mortos
ocorreu quando o capitão da aeronave deixou a cabine para ir ao
banheiro. Segundo as investigações, ao ficar sozinho, o copiloto começou
a repetir “Eu confio em Deus” e passou a mover as alavancas para o
movimento de descida. O avião caiu no oceano. .
4) - Air Botsuana (11 de outubro de 1999)
Esse desastre ocorreu em um voo não comercial. Um piloto que havia sido
impedido de voar por motivos médicos conseguiu embarcar em um avião
ATR-42 da companhia aérea e decolar do aeroporto Sir Seretse Khama, em
Gaborone, Botsuana. Ele voou em círculos com a aeronave durante quase
duas horas, período durante o qual fez diversas exigências, inclusive a
de falar com o presidente de Botsuana. Apesar das tentativas de
negociação, o piloto lançou a aeronave contra outros aviões. E ele foi a única vítima.
5) - Voo 185 da Silk Air (19 de dezembro de 1997)
A aeronave voltava de Jacarta para Singapura quando, de forma
repentina, entrou em trajetória descendente. A queda matou todas as 104
pessoas a bordo. A NTSB, agência de segurança de transporte dos Estados
Unidos, concluiu que a queda foi resultado de uma ação intencional do
piloto, já que nenhum problema mecânico foi detectado
6) - Voo 630 da Royal Air Maroc (21 de Agosto de 1994)
Com quarenta passageiros e quatro tripulantes a bordo, o voo partiu de
Agadir rumo a Casablanca. 10 minutos depois da
decolagem, no entanto, o avião se chocou contra a Cordilheira do Atlas.
Acredita-se que o comandante desligou o piloto automático e lançou a
aeronave contra as montanhas intencionalmente.
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