/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, abril 07, 2021

"A IMPORTÂNCIA DO CANAL DE SUEZ"

HÁ POUCOS DIAS  UM CARGUEIRO ENCALHADO, MOSTROU AO MUNDO A REAL IMPORTÄNCIA DO CANAL DE SUEZ
Situado entre o Mares: Mediterrâneo e Vermelho. o canal tem cerca de 190 km de extensão e entre 70 e 125 m de largura, e a uma profundidade que varia entre 8 a 12 metros. O Canal divide o Egito africano e a Península do Sinai. Esta notável obra de engenharia faz parte de importantes rotas do comércio mundial.
Em 1848 instituiu
-se uma sociedade internacional para construir o canal, embora a preponderância fosse claramente francesa, o engenheiro-chefe da construção era o francês, Ferdinand de Lesseps. As obras tiveram início em 1859, e em 17 de novembro de 1869 foi inaugurado por Eugenia do Montijo, mulher de Napoleão III, rei de França. Em 1956 foi nacionalizado pelo Egito, causando uma onda de protestos em nível internacional. Em junho de 1967, o canal foi ocupado por Israel gerando um conflito entre israelenses e árabes. Em novembro de 1974, o Conselho de Segurança da ONU exigiu, com os votos favoráveis dos EUA e da URSS, a retirada militar da França, Grã-Bretanha e Israel, e decidiu enviar uma força internacional de paz ao canal, da qual fez parte o Brasil, através do Coronel Fares (meu primo Fares) hoje na reserva da FAB. Com a retirada do Sinai, e das tropas dos Países citados, o canal foi reaberto e em seguida e recuperado pelo Egito. Para se ter uma ideia da importância do Canal de Suez, saiba que ele poupa à navegação entre os Oceanos: Índico e o Atlântico e encurta em 9.000 km evitando a travessia pelo Cabo da Boa Esperança, na África do Sul.
Ao contrário do canal do Panamá, o Canal de Suez é destituído de comportas ou  eclusas, isso é explicado pelo fato de não haver desníveis ou diferenças entre o nível do mar ao longo do trajeto.
Mais um dado que mostra a importância do canal. Nele ocorre o fluxo de 15% do transporte mundial, ou seja, cerca de 20 mil navios que o atravessam a cada ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */