/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, junho 01, 2020

AR-CONFORTO

DO ESPAÇO PARA O NOSSO CONFORTO Imagem se satélite mostra furacão sobre o oceano, um alerta à Defesa Civil.
A tecnologia usada por astronautas pode parecer tão distantes de nós. Mas não é bem assim: da medicina à culinária, muitas coisas do dia-a-dia nasceram em laboratórios espaciais. Quer um exemplo? É só pensar no macarrão instâtaneo: um pouco de água quente e...pronto.
Com muita freqüência, a Nasa - agência espacial norte-americana-, recebe crítica em relação aos enormes gastos no programa espacial. São missões que despendem, anualmente, bilhões de dolares que, na opinião dos críticos, poderiam ser empregados em outras áreas, como saúde e bem-estar social. A Nasa se defende argumentando que sua operações ampliam os limites do conhecimento do universo e que suas pesquisas colaboram para o avanço da tecnologia. Seja como for, a verdade é que o investimento espacial também contribui para que o cotidiano das pessoas se torne mais mais prático e fácil.
Informações via satélite - Transmissões de rádio, televisão e telefone são algumas das aplicações dos satélites. Um acontecimento no Japão pode ser transmitido no Brasil, em tempo real, em função desse tipo de comunicação. Já os satélites meteorológicos coletam dados para a previsão do tempo - muitas vezes ajudam a salvar vidas ao monitorar a formação de furacões (na foto grande), o que posibilita alertar a população das regiões ameaçadas. Existem tambem satélites de posicionamento. Em uma viagem de carro, por exemplo, o motorista pode acessar informações via satélite de sua posição e do melhor caminho a seguir.

Cozinha prática - Comidas desidratadas, tão comuns na vida moderna, saíram dos laboratórios de pesquisas espaciais. Essa foi a solução encontrada para diminuir o consumo de energia das naves. Com o tempo, esse tipo de alimento entrou na rotina das pessoas. Para prepará-lo, basta adicionar água quente. A refeição, teoricamente, contém as mesmas propriedades nutricionais dos alimentos cozidos.
Tecnologia na medicina - Esta foi uma das principais beneficiadas pelo avanço da tecnologia espacial. Metais utililizados em satélites foram adaptados para aparelhos odontológicos. A tecnologia das imagens feitas por satélites é usada em equipamentos de exames, como os de ressonância magnética. O sistema de telemetria - envio de sinais a distância -, utilizado para checar as condições de saúde dos astronautas nas primeiras viagens espaciais, ajuda a monitorar, dos hospital, pessoas em uma ambulância. A telemetria também auxilia cardíacos, porque os marca-passos podem ser colocados e ajustados sem a necessidade de uma cirurgia.
Outras utilidades - como a panela de teflon, material que também passou a ser aplicado em roupas de bombeiros, que enfrentam temperaturas altísimas no cobate a incêndios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */