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terça-feira, fevereiro 03, 2009
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segunda-feira, fevereiro 02, 2009
Zonas mortas são regiões em que a quantidade de oxigênio disponível é menor do que 0,2 ml para cada litro de água, uma situação conhecida como hipóxia. A fauna e a flora marinhas morrem asfixiadas ou migram para regiões em que o nível de oxigênio não declinou.
Nas últimas décadas, a maior parte dos processos de hipóxia na região costeira foram induzidos pelo homem. O excedente de fertilizantes utilizados na agricultura chega ao mar por rios e estimula a multiplicação das algas. Com o tempo, as algas morrem e alimentam bactérias que também se multiplicam e consomem todo o oxigênio. O esgoto doméstico, lançado sem tratamento no mar, acelera esse processo.
No Brasil, existem seis zonas mortas: a Lagoa dos Patos, em Porto Alegre (RS), a Baía da Guanabara a Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio (RJ), a Bacia do Pino, em Recife (PE), a Lagoa da Conceição, em Florianópolis (SC) e a Lagoa de Imboassica, em Macaé (RJ). Alexander Turra, professor do Instituto Oceanográfico da USP, explica que, em lugares de grande extensão geográfica, como a Baía da Guanabara, a hipóxia costuma permanecer restrita ao fundo da baía, distante da abertura para o oceano. O pesquisador ficou surpreso com o número de zonas mortas no mundo.
quinta-feira, janeiro 29, 2009
quarta-feira, janeiro 28, 2009
(Rio) – Um trem, em que estavam dois ministros, autoridades e passageiros convidados, ficou na linha de tiro, nesta segunda-feira (10/09/2007), enquanto passava pela favela do Jacarezinho na zona norte do Rio. (Na foto do Latuff) o local exato onde supostos traficantes fizeram disparos contra o vagão, que fazia a viagem inaugural do novo acesso ferroviário ao Porto do Rio de Janeiro, de acordo com o governo.
Os ministros dos Portos, Pedro Brito, das Cidades, Márcio Fortes, e o secretário de Transportes, Júlio Lopes, estavam no vagão no momento do tiroteio. O governador Sérgio Cabral participou da cerimônia de inauguração, mas não fez a viagem de trem, e já havia deixado o local levando a sua "bola de cristal".
Quatro supostos traficantes atiraram contra o vagão, onde estavam autoridades, passageiros convidados e jornalistas, causando pânico no trem. Para a construção do novo trecho do acesso ferroviário, foram retirados 450 barracos que ocupavam as laterais da linha férrea e foi construído um muro de contenção para impedir a instalação de novas famílias no local. As pessoas se jogaram no chão (foto acima), para tentar se defender dos tiros.
A desobstrução da única linha férrea que leva ao porto é a primeira etapa do projeto de revitalização "Porto do Rio - Século XXI". Nos últimos 20 anos, diversas comunidades se instalaram ao longo da linha férrea por onde circulam os trens que chegam ao porto trazendo carga de São Paulo, Minas Gerais e o do interior do estado do Rio, para exportação.
segunda-feira, janeiro 26, 2009
As duas rotas mais favoráveis eram as rotas através do Panamá e através da Nicarágua, com uma rota através do istmo de Tehuantepec, no México, como terceira opção. A rota através da Nicarágua foi seriamente considerada e sobrevive até hoje.
A ferrovia do Panamá foi construída através do istmo de 1850 a 1855. A funcionalidade dessa ferrovia foi um ponto-chave no plano de construção do canal do Panamá. Antes da construção do canal do Panamá, a rota mais rápida para se viajar de barco de Nova Iorque à Califórnia era pelo Cabo Horn, no sul da América do Sul, uma rota longa e perigosa. Após o sucesso do Canal de Suez no Egipto, os franceses estavam convencidos que eles conseguiriam conectar outros oceanos com pouca dificuldade. Ferdinand de Lesseps, que dirigiu a construção do Canal de Suez, foi inicialmente chamado para dirigir a construção deste novo canal, e a construção começou, finalmente, em 1 de Janeiro de 1.880.
Os Estados Unidos usaram o canal durante a Segunda Guerra Mundial para revitalizar sua frota devastada no Pacífico. Alguns dos maiores navios que os Estados Unidos tiveram que enviar pelo canal foram porta-aviões, em particular o Essex. Eles eram tão largos que, apesar de as comportas poderem contê-los, os postes de luz que bordam o canal tiveram que ser removidos para que pudessem passar. Os mais largos navios que podem atravessar o canal são conhecidos como Panamax.O canal e a Zona do Canal em torno foram administrados pelos Estados Unidos até 1999, quando o controle foi passado ao Panamá, como previsto pelo Tratado Torrijos-Carter, assinado em 7 de setembro de 1977, no qual o presidente estado-unidense Jimmy Carter cede aos pedidos de controle dos panamenhos. O tratado previa uma passagem gradual do controle aos panamenhos, que se terminou pelo controle total do canal pelo Panamá em 31 de Dezembro de 1999. O Panamá tem, desde então, tem melhorado o Canal, quebrando recordes de tráfego, financeiros e de segurança ano após ano.
O Canal do Panamá foi declarado uma das Sete maravilhas do mundo moderno pela Sociedade estado-unidense de Engenheiros Civis.
>>> Link (à dir.): photolink e Revist@-@r
terça-feira, janeiro 20, 2009
quinta-feira, janeiro 15, 2009
TESTEMUNHAS OCULARES DA TRAGÉDIA
segunda-feira, janeiro 12, 2009
A cidade de Cartagena das Índias, localizada no norte da Colômbia, conta com muralhas grossas e pesadas, guaritas bem localizadas e canhões históricos até hoje apontados para o mar. O aparato que serviu para proteger a região durante o período colonial hoje é ponto de atração para turistas de todo o mundo. Na época em que era o principal porto de saída do ouro extraído dos países dominados pela Espanha, Cartagena precisou de muralhas para afugentar piratas. Consagrados em filmes e desenhos, os bandidos que agiam no mar do Caribe ficaram famosos. Roubavam galeões espanhóis lotados de ouro, tomavam rum e deixavam os comerciantes de cabelo em pé. Séculos passaram e o perfil da pirataria mudou bastante. Os piratas modernos utilizam lanchas, organizam ataques com rádios-comunicadores e, em vez dos arcaicos canhões, avançam com armamentos pesados. A prática nunca deixou de existir, mas a ousadia dos criminosos e o aumento recente de ataques têm deixado comerciantes de todo o mundo arrepiados de novo. As associações internacionais não param de reclamar e algumas das rotas do comércio mundial já começam a mudar. Se os antigos piratas procuravam interceptar os navios que transportavam produtos entre a América Colonial e a Europa, e concentravam os ataques no Caribe, os criminosos modernos têm agido principalmente na região conhecida como Chifre da África, na costa da Somália. É lá que, recentemente, um grupo seqüestrou um petroleiro gigante com carga avaliada em mais de US$ 100 milhões (R$ 230 milhões). O país, destroçado e dividido por uma guerra civil interminável, é utilizado como porto pelos piratas modernos. Além da ousadia, com seqüestro de embarcações cada vez maiores, o aumento do número de ataques também preocupa. Segundo a Câmara Internacional de Comércio (CIC), o mundo nunca teve tantas ações criminosas no mar. O Centro de Informações sobre Pirataria da CIC registrou 251 ações só esse ano. Depois da Somália, as regiões favoritas dos piratas modernos são Indonésia e Nigéria. Há piratas, porém, infestando mares de todo o mundo. Em encontro no final do ano de 2.008, a Organização Marítima Internacional, braço da Organização das Nações Unidas (ONU) para questões marítimas, discutiu medidas para combater a prática. No Brasil, a Marinha organizou, na primeira quinzena de novembro, um treinamento para a retomada de um navio seqüestrado com reféns a bordo. A atividade durou dois dias e aconteceu na Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro. Além dos militares, funcionários da Transpetro (subsidiária para transportes marítimos da Petrobrás) também participaram.
sábado, janeiro 10, 2009
Nenhum navio de cruzeiro já construído pode se comparar ao Freedom Ship. Imagine uma fileira de prédios de 25 andares, como aqueles que se vê nas grandes cidades, estendendo-se ao longo de 1,5 km. Agora imagine isso flutuando na água. Se você consegue imaginar, então poderá ter uma idéia do tamanho do Freedom Ship. Com 1.317 m de comprimento, 221 m de largura e 103 m de altura, o navio é mais alto que o comprimento de um campo de futebol e mais largo do que dois campos de futebol.
Qualquer embarcação em operação atualmente parecerá um anão se comparado ao Freedom Ship: seu comprimento será quatro vezes maior que qualquer navio de cruzeiro atual.
Mais informações sobre o "Freedom Ship Explorer of the Seas"
Comprimento: 1.317 m - Largura: 221 - Altura acima do nível do mar: entre 104 e 61 m - Peso: 2,4 milhões de toneladas ou seja 128.820 toneladas - Capacidade de passageiros: 50.000 residentes e 20.000 visitantes - Tripulação: entre 15.000 e 20.000 pessoas.
A construção do Freedom Ship será iniciada em breve, sobre 520 células estanques de aço, que serão unidas para formar uma base resistente. Cada célula terá 24 m de altura, entre 15 e 30 m de largura e entre 15 e 37 m de comprimento. Estas células serão montadas para formar unidades maiores com aproximadamente 91 x 122 m. Essas unidades maiores serão lançadas ao mar, onde serão unidas para formar a base do navio, com mais de 1 km de extensão. O restante do navio será construído sobre esta base. Norman Nixon, que desenvolveu a idéia de uma cidade flutuante, disse que levará cerca de três anos para acabar o navio a partir do início da construção.
Será necessária uma enorme potência dos motores para impulsionar o gigantesco navio através da água. A nave será equipada com 100 motores a diesel, que poderão gerar 3.700 hp cada um. Os construtores avaliam que o custo de cada motor será de aproximadamente US$ 1 milhão. Isso pode dar uma idéia do dinheiro envolvido no projeto, apesar de o custo total do Freedom Ship ainda não ter sido divulgado. O alto custo de construção do navio será repassado aos residentes, que pagarão até US$ 11 milhões para adquirir o espaço habitacional da cidade flutuante.
sexta-feira, janeiro 09, 2009
Visita à Nasa
Um resumo da história da Nasa, conhecida mundialmente como a Agência Aero-Espacial Americana. É uma agência do Governo dos EUA, criada em 1958, responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de espaciais.A NASA foi responsável pelo envio do homem à Lua (veja projeto Apollo) e de diversos outros programas de pesquisa no espaço. Atualmente ela trabalha em conjunto com a Agência Espacial Européia, com a agência espacial russa e com mais alguns países da Ásia e do mundo todo (inclusive o Brasil) na a criação e manutenção da Estação Espacial Internacional.
A NASA também tem desenvolvido vários programas com satélites e com sondas de pesquisa espacial que viajaram até outros planetas, sendo a próxima grande meta, uma viagem tripulada até o planeta Marte
segunda-feira, janeiro 05, 2009
Notre-Dame surgiu mais tarde; o Palácio da Justiça também, com a Santa Capela, que se vê no plano posterior. São Luís havia ordenado a construção da Santa Capela para abrigar a relíquia da coroa de Cristo, que ele tinha trazido das Cruzadas. A Santa Capela é uma pura jóia, um verdadeiro porta-jóias, com magníficos vitrôsUma visão bastante ampla para começar, mas que mostra bem a vasta operação urbanística que fez surgir, à margem esquerda do Rio Sena, todo um bairro moderno. Escritórios, apartamentos e hotéis dividem entre si esses espaços. O bairro ainda está em plena expansão; nele se encontra, em obras, o prédio mais alto da Europa.
quarta-feira, dezembro 24, 2008
quarta-feira, dezembro 17, 2008
Em Maceió esta feira é realizada em cima das linhas do trem, onde a todo instante este aviso é repetido: "Cuidado freguesia, que o trem tá vindo..." Em Maceió no estado de Alagoas, existe um ponto de encontro que já virou passeio obrigatório de alagoanos e turistas. É a tradicional "Feira do Passarinho", que merece ser inluída no rico folclore brasieleito.
Os produtos vendidos são variados, só que no auge das negociações, vendedores e clientes deixam o local às pressas para dar passagem ao trem. Muitos levam a banca com as mercadorias. Alguns produtos ficam nos próprios dormentes enquanto o trem passa.
"O trem se foi" grita Geremias, um dos vendedores". Imediatamente recomeçam as negociações em cima dos trilhos, e tudo volta a funcionar até o próximo trem apontar. A feira oferece de tudo: roupas, produtos eletrônicos, peças para bicicleta e vários serviços, como conserto de relógios e corte de cabelo.
Tem até gaiola, mas difícil mesmo, é encontrar passarinho, cuja venda é proibida pelo Ibama, por isso, a resposta anda de boca-em-boca: "Nós não temos passarinhos". A feira fica no centro de Maceió. Pra vencer a concorrência, os vendedores acabam cedendo às pechinchas.
(Dez horas da manhã). A Feira do Passarinho vai ser interrompida pela quinta vez no mesmo dia para dar passagem ao trem. A correria é a mesma nas 16 viagens diárias. Mesmo com o risco de acidente, a maioria não troca o lugar por nenhum outro. José Olino trabalha na linha do trem há 17 anos. Já teve que correr com a máquina e com o cliente pra não ser atropelado. Aí para qualquer negociação. Às vezes chegam a perder material pra deixar o trem passar.
Na feira, só uma coisa não passa: o tempo! Para Osvaldo da Raimunda, os discos de vinil estão longe de virar peças de museu. Só ele tem mais de 10 mil. “Tenho evangélico, católico, brega, reggae, samba, pagode, tudo o que se imaginar.” O trem faz um percurso de 27 quilômetros, de Maceió até Rio Largo, várias vezes ao dia e o número de acidentes é pequeno, segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos.
São, em média, dois por ano. Geralmente, envolvendo consumidores que não dão atenção ao apito do trem. Felizmente, nenhum acidente grave foi registrado até hoje, talvez por isso, as negociações vão prosseguem a todo vapor!
sábado, dezembro 13, 2008
Um biplano robusto com suas linhas imponentes contrastando com o céu azul de fundo, vai ganhando altura. Faz um looping, solta sua fumaça e saúda o público que aplaude ansioso por uma seqüência de manobras radicais, mas o Show Cat "ajeita-se" e calmamente começa a voar em linha reta. Alguns segundos de silêncio rompidos por uma exclamação geral... Uma silhueta começa a sair da cabine do avião e dirige-se para as asas. Agora sim começa o show aéreo. Prepare-se porque está no ar a Equipe Brasileira de Wingwalking. Este balé aéreo da "Brazilian Wingwalking Airshows", é formado pelo piloto Pedrinho Mello como é conhecido na aviação e Marta Lúcia Bognar (ambos na 2a. foto). Marta é a única "wingwalker" da América Latina. Em todo o mundo só existem 20 equipes de Wingwalk. Esta atividade resgata a história da aviação e é sempre uma das atrações mais aguardadas pelo público que se emociona com a harmonia e alta qualidade das manobras executada. A atividade de "WINGWALKING" surgiu nas primeiras décadas do século, de forma amadora e adquiriu com o passar dos anos o profissionalismo que valoriza a segurança de vôo, e torna-se um entretenimento cultural, que preserva e resgata a história da aviação. Pedrinho Mello; é instrutor de acrobacia aérea, mecânico de aeronaves e piloto de demonstração e show aéreo. Pertence a ACRO - (Associação Brasileira de Acrobacia Aérea ) e ABAAC ( Associação Brasileira de Aeronaves Antigas e Clássicas). Marta Lúcia Bognar, é Wingwalker desde 1992. Durante as apresentações, o piloto realiza manobras acrobáticas, que arrancam suspiros do público, enquanto a wingwalker permanece para a admiração de todos, em cima da asa do avião, resultando no maravilhoso "ballet" aéreo do casal. O equipamento é uma aeronave acrobática - modelo Showcat -, chamada com carinho de "Branco Ventania", um biplano robusto, totalmente preparado para desenvolver esta atividade e possui dispositivo de fumaça para valorizar as manobras e enriquecer o show aéreo
quarta-feira, dezembro 10, 2008
(Das agências internacionais)
O mundo todo ficou impressionado quando, com folga, o jamaicano Usain Bolt (foto), venceu a final olímpica dos 100 m rasos e cravou o recorde mundial da distância, com 9s69. Mas, segundo um estudioso norte-americano, a marca da prova mais tradicional do atletismo pode cair ainda mais, chegando a 9s48.
Bolt cruzou a linha de chegada e bateu o recorde com folga, mas o limite ainda está longe. Além da velocidade, Bolt ficou conhecido pelo carisma durante os Jogos de Pequim.
Logo depois do feito de Bolt em Pequim, o professor de biologia Mark Denny, da Universidade de Stanford, propôs-se a estimar qual o limite do ser humano. Depois de pesquisas e análises, concluiu que entre os homens é possível baixas em 21 centésimos a marca feita pelo jamaicano. "Meus resultados mostram que a velocidade tem limites. Mas não é possível saber o que conta para eles serem atingidos", afirmou Denny, que publicou seus estudos na revista Journal of Experimental Biology . Para chegar às suas conclusões o biólogo usou material datado do século 19. E não se baseou apenas em humanos. Ele estudou corridas de homens, cavalos e cachorros. O que o impressionou é que os animais atingiram um limite, enquanto os homens ainda estão em evolução para chegar a isso."Em cada caso, é possível definir um limite de velocidade absoluto. E o recorde atual (de Bolt) se aproxima do que se pode prever como um máximo", disse o professor, de 57 anos. Segundo ele, é impossível prever quais as limitações que ainda deixam o homem deste suposto limite. Mas, diz no estudo, as restrições durante as provas são tanto por fatores físicos quanto por psicológicos.Para Bolt, ficou claro que o tempo poderia ser mais próximo das marcas estudadas por Denny. Antes do fim dos 100 m rasos, o velocista chegou a bater no peito e comemorar. Segundo outro estudioso, o físico Hans Eriksen, o jamaicano poderia ter cravado 9s55 na final olímpica. Entre as mulheres, o tempo mínimo nos 100 m rasos pode chegar a 10s39, segundo a estimativa de Mark Denny. Portanto, a distância na categoria feminina de seu limite estaria mais próxima de ser atingida, já que o atual recorde mundial é de Florence Griffith-Joyner, dos Estados Unidos, com 10s49 (1988), apenas um décimo mais lenta.No entanto, Denny usou o tempo de 10s61, feito pela corredora em outra prova, já que Florence teve uma pequena ajuda do vento para atingir o tempo do recorde. O professor explicou que os tempos mais velozes para as mulheres são sempre "de 9,3% a 13,4% mais lentos do que os dos homens."
terça-feira, dezembro 09, 2008
Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar? - Frase das mais conhecidas, menos para a aposentada Josefina Terassi Brezolin, com cerca de 80 anos, que jamais contou aos seus netos a velha história de que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. A duras penas, ela descobriu que um raio pode, sim, atingir o mesmo local , e não apenas duas vezes, pois foram quatro no seu caso. Parece incrível mas ela foi atingida em nada mais nada menos do que quatro oportunidades pelos raios que caem na simpática Santa Rita do Passa Quatro (SP). A primeira vez aconteceu há mais de 37 anos num fazenda de Santa Rita. “Não gosto nem de lembrar“, afirma sua filha mais velha Jandira, que afirma que têm imagens bem vivas em sua memória. “As faíscas entravam em casa, era horrível. Minha mãe perdeu os sentidos e começou a enrolar a língua, era aquela gritaria”, relembra. “Depois encheram-na de correntes, porque diziam que elas tiravam a eletricidade”. Em seguida, dona Josefina foi levada ao hospital, onde permaneceu internada por dois dias, com dores no corpo. Ao final desse período, voltou para casa, sem seqüelas. “Todos tínhamos muito medo, éramos pequenos ainda” diz João Donizete.
Para desespero dos filhos, os raios voltariam a atingir a mãe outras três vezes, num intervalo aproximado de cinco anos. Há mais de três décadas, porém, a aposentada não sofre mais com a ameaça que vem do céu.
Outros casos também fizeram muitas vítimas, algumas das quais chegaram a perder a vida.