Uma nova opção para visitar o Rio:Hotel na FAVELA
Vista: O Pão de Açucar e a Baía de Guanabara são os atrativos do Hotel "The Maze" - (O Labirinto) /* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */
ESTE BLOG FOI CRIADO NO TEXAS - (EUA)EM 2006, PELO MEU FILHO ROBERTO JR., COM A PROPOSTA DE DESTACAR SÓ ASSUNTOS RELEVANTES, COMO: CIÊNCIA, HISTÓRIA,AVIAÇÃO, TURISMO, ESPORTE, ACONECIMENTOS INSÓLITOS E ATUAIS...DEI-LHE O NOME DO MEU 1º LIVRO: "ARQUIVOS DE UM REPÓRTER", QUE FOI LANÇADO EM 2004, E QUE OS CEDI GRACIOSAMENTE,À UNIVESIDADES E BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO BRASIL E DOS EUA.
Uma nova opção para visitar o Rio:
Vista: O Pão de Açucar e a Baía de Guanabara são os atrativos do Hotel "The Maze" - (O Labirinto)
São João del Rei preserva a história
O trem para Tiradentes continua um sucesso de públicoA Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) passou a administrar desde setembro de 2001 o complexo ferroviário de São João del Rei, em Minas Gerais. A concessão foi dada pelo Ministério dos Transportes ainda em caráter precário, pelo período de um ano, até que a Agência Nacional de Transportes, passou a regular efetivamente o setor. Sob nova administração, o museu foi reaberto e o trem de passageiros entre São João del Rei e Tiradentes que operava com apenas duas locomotiv
as, agora dispõem de quatro máquinas a vapor.
las foram substituídas pelas diesel-elétricas? O fato das locomotivas da Estrada de Ferro Oeste de Minas rodarem em bitolinha, impediu que elas fossem espalhadas por outras ferrovias todas em bitola métrica ou larga (1,60m). Em todo o Brasil, a tração a vapor foi substituída nas décadas de 1950 e 1960, mas ali as vaporosas trabalharam duro até o início dos anos 80. Chegaram a transportar 11 trens diários de cimento entre a fabrica de Barroso e Aureliano Mourão, em Lavras, onde a carga passava para bitola métrica e seguia até Maringá-Paraná. O destino final era a barragem da Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu. Depois disso, a maioria das locomotivas de S. João Del Rei foi aposentada, mas o trem turístico para Tiradentes nunca deixou de operar. (Na foto acima, o girador de locomotivas na cidade de Tiradentes) Veja sábado e domingo mais uma curiosidade em nosso MUNDO INSÓLITO
(Foto da fachada do Palácio do Catete - hoje, transformado no Museu da República.)
(A foto proibida, pertence ao meu arquivo deste blog)
Outra foto histórica, esta de autor desconhecido: No Aeroporto Santos Dumont (RJ), este DC-3, da extinta Cruzeiro do Sul, já está taxiando rumo à pista de decolagem. A bordo, o corpo de Getúlio Vargas, que foi trasladado para São Borja (RS), para ser sepultado. A família recusou o direito de uso de um avião oficial.
AUTOMÓVEL, A NOSSA GUERRA DIÁRIA Brasil já é o quinto país com mais mortes no trânsito
O Brasil é o quinto país do mundo com maior número de óbitos no trânsito, com 35,1 mil mortes, segundo pesquisa divulgada em junho pela Organização Mundial de Saúde (OMS), referente ao ano de 2007. O País só é superado pela Índia (105,7 mil), China (96,6 mil), Estados Unidos (42,6 mil) e Rússia (35,9 mil). A pesquisa apontou também que, no mundo, morrem cerca de 1,2 milhão de pessoas por ano em acidentes de trânsito, das quais 46% são pedestres, ciclistas ou motociclistas. “Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o pedestre, maioria dos brasileiros, possui sempre a preferência nas ruas, algo que não é colocado em prática e fica como uma conquista à espera de fiscalização mais eficaz. Já a maioria dos motoristas brasileiros, protegidos por cintos e estruturas de aço, continua com comportamento inadequado e estabelece com o pedestre uma relação semelhante à briga entre uma criança e um adulto”, comenta Eduardo José Daros, presidente da Associação Brasileira de Pedestres. Esse clima de “guerra” se concretiza em números assustadores: cerca de 400 brigas e discussões no trânsito são registradas, em média, por dia, pela Polícia Militar, apenas na cidade de São Paulo. A maioria, porém, não envolve agressões físicas. Para tentar diminuir essa incidência, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou que, a partir deste mês, os motoristas ou motociclistas que se envolverem em acidentes graves de trânsito terão a carteira nacional de habilitação (CNH) suspensa e serão obrigados a pagar R$ 183 e realizar, durante cerca de 6 meses, exames de reavaliação. Segundo Cyro Vidal, presidente da Comissão de Assuntos e Estudos sobre o Direito do Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de São Paulo, o maior problema é a falta de educação no trânsito. “Mesmo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) exigindo que o ensino de trânsito seja aplicado em todos os níveis educacionais, a educação nas ruas permanece como algo utópico que só é aplicado no Ensino Fundamental. Por sua vez, a parte das multas que deveria ser investida justamente na educação, é utilizada para fins como o pagamento de décimos terceiros”, acrescenta.>>>Veja também: Google Indica, revist@=@r e photolink
AMAZÔNIA PEDE SOCORRO E a última: "Metas de preservação não serão cumpridas"
O Brasil não cumprirá as metas estabelecidas para 2010 na Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), considerado o mais importante acordo internacional para preservação da flora e da fauna do planeta, e que foi estabelecido durante a ECO-92, no Rio de Janeiro. Em 2006, o País garantia que o desmatamento da Mata Atlântica seria zerado. No entanto, entre 2000 e 2008, a derrubada foi de 34,1 mil hectares por ano. O Brasil também se comprometeu a reduzir em 75% o desmatamento da Amazônia, mas, entre 2005 e 2008, a redução não passou dos 37%.
A ÁGUA QUE FOI À LUA
Encerrando esta série especial, que apresentou curiosidades sobre a primeira viagem do homem à lua, cujos os 40 anos dessa memorável façanha estão sendo comemorados, vamos apresentar este fato aparentemente irrelevante, mas que é muito curioso. O nosso blog é gerado na cidade de Amparo, integrante do Circuito das Águas do Estado de São Paulo. Além de Amparo, este circuito é composto pelas seguntes cidades: Monte Alegre do Sul, Serra Negra, Socorro, Lindóia e Águas de Lindóia. Pois foi desta última cidade, que a NASA adquiriu uma quantidade de água para a primeira missão tripulada ao solo lunar, realizada pela Apollo 11, conforme destaque (abaixo) do jornal "A Tribuna" de Amparo:
Como explicar acontecimentos como este ?
Reencontro: A adolescente Baya Bacari recebe o carinho do pai, Kassim Bakari, ainda no avião que a levou das Ilhas Comores, local do acidente, de volta a Paris. Ao longo do tempo, temos acompanhado acontecimentos para os quais não se encontra uma explicação plausível. Neste mesmo blog, já apresentamos algums matérias do tipo, da que estamos destacando hoje. Mesmo diante de leques de explicações, o que se se observa mesmo, é que cada opinião, acaba sempre refletindo a crença ou formação cultural de cada pessoa.. Por isso, escolhemos para hoje um assunto que temos acompanhado com interesse em função do seu inexplicável conteúdo. Estamos nos referindo ao acidente acontecido há alguns dias com um Airbus da companhia aérea Yemenia. Conheça mais detalhes da narrativa da única sobrevivente e de outras autoridades nessse tipo de assunto:

Veneza (em italiano Venezia) é uma comuna italiana da região do Vêneto, província de Veneza, com cerca de 266.181 habitantes, conhecida pelos seus canais e pela catedral de São Marcos. Estende-se por uma área de 412 km2, tendo uma densidade populacional de 646 hab/km2. A cidade se tornou uma potência comercial a partir do século X, no qual sua frota já era uma das maiores da Europa. Como cidade comercial, tinha várias feitorias e controlava várias rotas comerciais no Levante. Eram suas feitorias cidades como Negroponto e Dirraquium, assim como ilhas inteiras: Creta, Rodes, Cefalônia e Zante, por exemplo. O historiador Fernand Braudel classificou-a como a primeira capital econômica do Capitalismo. A famosa ponte Rialto, em Veneza, foi construída em 1588. O projeto, assinado por Antonio da Ponte, venceu um concurso que teve participação de célebres artistas, como Michelangelo. Até 1854, esta ponte era a única maneira de os pedestres cruzarem o grande canal. A cada ano Veneza acolhe mais turistas atraídos pela sua natureza inigualável. É também muito conhecida pelos seus passeios românticos, levando muitos casais a viverem suas luas de mel lá. Passeios de barco e visitas a todos os lugares são programas promovidos por esses casais apaixonados...Nesta Cidade nasceram os Papas: Gregório XII, Eugênio IV, Paulo I,, Alexandre VIII, Clemente XIII, Pio X.
NO BRASIL, UMA ERA DE INCERTEZAS
A CRUZADA DOS MUSEUS
O emir do Catar quer transformar seu emirado – cujo minúsculo território é abençoado com 15% das reservas mundiais de gás natural – em um oásis de modernidade no Golfo Pérsico. Entre os passos dados
em direção a esse objetivo estão o canal mundial de notícias Al Jazira e filiais de seis universidades americanas. No ano passado, ele deu um novo passo rumo ao futuro, com a inauguração do Museu de Arte Islâmica em sua capital, Doha. A construção do prédio, instalado numa ilha artificial, custou 300 milhões de dólares. Outros 2 bilhões de dólares foram gastos na aquisição de peças para compor o acervo do Museu, constituido da arte Islâmica e de outras quatro instituições. O emir sonha que seu museu venha a ser para o mundo muçulmano uma referência similar àquela que o Museu do Vaticano representa para a arte mundial. Os dois museus consagram conceitos diferentes. A abrangência da coleção do Vaticano ultrapassa os limites da fé cristã. Seu acervo inclui peças da Antiguidade clássica, livros medievais e muitas das pinturas decisivas da cultura universal. O afresco da criação do mundo pintado por Michelangelo no teto da Capela Sistina (foto
à dir.) é um exemplo.
O MAR PODE VIRAR DESERTO
A partir dos próximos meses, os mais de 7 milhões de habitantes de Israel poderão levar um susto ao receber a conta de água: a multa para quem abusar do consumo pode passar do equivalente a R$ 50 por mês. O país vive a pior seca da história e as previsões para o futuro próximo não são boas. O lago conhecido como Mar da Galileia, de 165 quilômetros quadrados e que fornece 30% da água potável do país, está cinco metros abaixo do nível normal e à beira de esgotar sua capacidade de abastecimento. O local, conhecido no mundo inteiro pelas citações bíblicas, está secando. Já apareceram “ilhas” perto das margens, que agora estão a dezenas de metros da linha natural. Os níveis de chuva no último inverno, que na região vai de janeiro a março, não chegaram à metade das quantidades normais. O aquecimento global provocou recordes de temperatura nos meses de abril e maio, o que piorou o quadro, já que parte da água armazenada em reservatórios evaporou. A situação começou a ficar grave há 3 anos. Três invernos sem chuvas suficientes para encher os rios que alimentam o Mar da Galileia agravaram a crise. No Oriente Médio, não chove no verão e a região conta apenas com 2 ou 3 meses molhados. A seca também afeta o comércio de água mineral. As duas maiores empresas do país, que retiram água das montanhas da Judeia e do Golã, já informaram que a baixa dos níveis nas fontes pode contaminar o produto devido à concentração de minerais. Centenas de plantações já foram destruídas por falta de irrigação. Para lidar com este cenário, o governo israelense tomou medidas drásticas, como a multa. A partir deste ano, a população está proibida de regar jardins de casas particulares. Quem for pego vai pagar caro. Além disso, famílias que usarem mais água do que a média de consumo residencial serão multadas em valores equivalentes a R$ 50 por mês. A população está orientada a economizar. Uma propaganda na tevê mostra artistas famosos apelando pela economia de água. Para ilustrar a seca, um efeito de computador mostra a pele deles secando. E o governo também promete fazer sua parte: a irrigação de parques públicos será reduzida ao mínimo necessário. Agentes vão distribuir aparelhos que alteram a pressão da água. O Ministério da Agricultura tem planos de construção imediata de usinas de dessalinização, que tiram o sal da água do mar para torná-la potável. Mas são projetos caros e demorados. No Oriente Médio, onde grande parte do território é desértico, a água tem grande valor. As poucas fontes de água são os rios que correm por terriotórios entre Líbano, Israel e Síria, países que estão em constantes conflitos. Segundo as previsões, a situação da água na região não vai melhorar pelo menos até 2014, o que coloca em risco tanto economias como processos de paz.>>>Veja: Dicas do Google, photolink e revist@=@r
O ESCORPIÃO GIGANTE NOS MARES
Os desenhos mostram: (1) - O maior artrópode já descoberto tinha cerca de 2,5 metros de comprimento, muito mais do que a altura média de um homem adulto; (2) - A garra gigante, pertencente a um escorpião do mar da espécie Jaekelopterus rhenaniae , foi encontrada em rochas de 390 milhões de anos em uma pedreira em Prüm, na Alemanha.Já imaginou se deparar com um escorpião de 2 metros e meio durante um inocente mergulho no fundo do mar? Essa cena digna de um filme de terror não seria impossível em épocas remotas. Uma garra gigante de 390 milhões de anos encontrada em uma pedreira em Prüm, na Alemanha, revela que esse animal existiu e é o maior artrópode de que se tem notícia. Mas o escorpião do mar em questão não era igual aos seus temidos parentes terrestres atuais. Na verdade, ele lembra mais uma lagosta superdesenvolvida. Suas principais características são o corpo longo e cônico e a presença de apêndice genital e, próximo à cabeça, de um par de nadadeiras e duas garras gigantes, que seriam usadas para capturar outros artrópodes e peixes. O fóssil recém-encontrado permite deduzir que a garra do animal tinha 46 cm de comprimento. Com base na proporção entre o corpo e as garras de outros aracnídeos, foi possível estimar que esse espécime de escorpião do mar media cerca de 2,5 metros, quase meio metro a mais do que as estimativas anteriores para o grupo. A descoberta, publicada na revista Biology Letters , mostra que os artrópodes eram muito maiores no passado do que se pensava. O animal descrito é um euripterídeo pertencente à espécie Jaekelopterus rhenaniae , que viveu entre 460 e 255 milhões de anos. Os euripterídeos são conhecidos há algum tempo como os maiores artrópodes extintos e acredita-se que sejam os ancestrais aquáticos dos escorpiões e possivelmente de todos os aracnídeos. O gigantismo em artrópodes terrestres do período Paleozóico tardio é geralmente atribuído a níveis elevados de oxigênio na atmosfera, mas, entre artrópodes aquáticos extinto
s, essa condição não foi determinante.
PERIGO NUCLEAR
O urânio pode fazer uma bagunça no corpo humano. A radiação emitida desse tipo de material se combina com as moléculas, alterando funções a torto e a direito. Órgãos e tecidos podem até parar de funcionar, dependendo da quantidade de radiação à que a pessoa foi exposta. Os rins são os mais vulneráveis. Nos casos mais leves, o mais comum é o surgimento de diferentes tipos de câncer, processo que pode demorar anos, até décadas. Nos mais graves, o sistema nervoso central e o aparelho gastrointestinal travam e a morte é questão de horas. Em Caetité, cidade de cerca de 46 mil habitantes no interior da Bahia, há pessoas bebendo urânio, segundo denúncia da organização não-governamental (ONG) Greenpeace. Análises feitas em diferentes poços e reservatórios próximos ao principal ponto de extração de urânio do País revelaram níveis de concentração bem acima dos índices máximos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da legislação brasileira do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). O levantamento, detalhado no dossiê “Ciclo do Perigo – impactos da produção de combustível nuclear no Brasil”, serviu de base para que o Ministério Público Federal cobrasse explicações da empresa estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Urânio no sertão da Bahia? Pois é. É da cidadezinha a 775 quilômetros de Salvador que sai todo o material radioativo que serve de combustível para as duas usinas nucleares encravadas na paradisíaca região de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. (na foto principal). Em caminhões, o urânio vai para o porto da capital baiana, onde é embarcado para ser processado no Canadá e, depois, na Holanda. O material volta ao Brasil pela Baixada Fluminense. Todos que estão na rota do urânio brasileiro correm risco de entrar em contato com radiação nuclear. Pois foi em Caetité que, no final de 2.008, em audiência pública realizada na cidade, os procuradores Flávia Galvão Arruti e Ramiro Rockenback pediram providências imediatas e recomendaram ao superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) na Bahia, Célio Costa Pinto, para que o órgão não liberasse o aumento da extração da mina. O Governo Federal começa a articular a retomada do Programa Nuclear Brasileiro, incluindo a criação de mais uma usina nuclear, Angra 3, e o início da extração no Ceará. 
MEXA-SE
AMAZONAS: Doenças respiratórias ligadas à queima da floresta
Na estação seca, quando se concentram as queimadas na Amazônia, a qualidade do ar de pequenas cidades da região chega a ser pior do que a verificada em grandes capitais poluídas do Brasil (foto: United States Forest Service).
O DESAFIO DE TRADUZIR A BÍBLIA
A Bíblia é o livro mais divulgado do mundo! Já foi traduzida para 2.454 idiomas, mas ainda falta traduzir a obra para cerca de 4.500 línguas.
MOSQUITO NOSSO MAIOR INIMIGO
Quase 1 milhão de pessoas morreram em 2008 por causa da malária, uma doença infecciosa causada pela picada do mosquito Anopheles, segundo o Relatório Anual da Malária divulgado, em setembro, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, sete em cada mil pessoas infectadas morrem. A Região da Amazônia Legal é a que mais sofre com a doença, e registra 99,5% dos casos. Para tentar diminuir os danos da doença, a estratégia do Programa Nacional de Controle da Malária do Ministério da Saúde prevê diagnóstico precoce, tratamento imediato e controle do mosquito. Mais de 50% das ocorrências da doença no continente americano são registradas no Brasil. A OMS irá retificar o relatório, pois o documento afirmava que, em 2006, o País registrou 1,4 milhão de casos, quando, na verdade, foram notificados 549 mil.
Mistério do Lago Vostok
O Lago Vostok é uma massa de água sub-glacial localizada na Antártida, por baixo da Estação Vostok, um centro de investigação dirigido pela Rússia. (Nesta foto de satélite, ele está dentro do oval vermelho). Este lago permaneceu desconhecido durante muito tempo, graças ao seu peculiar enquadramento geográfico e permanece como uma das últimas zonas por explorar do planeta Terra. Só em 1996 se descobriu a sua verdadeira extensão. O lago Vostok tem uma forma elíptica com 250 km de comprimento e 40 km de largura cobrindo uma área de 14 mil km². O seu fundo é irregular e divide-se em duas bacias, a mais profunda com cerca de 800 m e a outra com 200 m. Calcula-se que o lago contenha um volume de 5.400 km³ de água doce. Está totalmente protegido da atmosfera e outros contactos com o exterior por uma espessura de 4 km de gelo antártico. O tempo de residência da água no Lago Vostok é cerca de 1 milhão de anos; por comparação, no Lago Ontário (de dimensões semelhantes) este valor é de seis anos. Este facto leva a que o ambiente químico do lago seja extremamente oxidante, com concentrações de oxigénio 50 vezes superiores ao lagos normais. O gelo que se encontra na zona entre o lago e os em média 100 metros subsequentes é conhecido por gelo acreccionário que se crê ser derivado do congelamento da água do próprio lago. Esta característica faz desta zona uma potencial amostra do que se encontra por baixo e é, até à data, o único local colhido para amostragem. A espessura de gelo acreccionário aumenta de Sul para Norte, de acordo com o fluxo do gelo no sentido do Oceano Índico. A origem do lago Vostok é, segundo a opinião da maioria dos cientistas, um lago normal que foi coberto por gelo, à medida que se desenvolveram os glaciares da calota polar da Antártida. Esta submersão deve ter ocorrido a partir dos 30 milhões de anos atrás e terminou há 15 milhões de anos. É há esta quantidade de tempo que o lago e suas eventuais formas de vida se encontram isolados e um dos motivos que lhe traz interesse científico.
O caminho dos CANGACEIROS
(Em Pernambuco um roteiro turístico para quem quer seguir os passos de Lampião)
ói popular - pelos que dizem ser ele o defensor dos humildes contra os coronéis -, ora como bandido sem piedade que ganhava respeit com sangue no facão no sertão nordestino.
>>>Veja também: revist@=@r, photolink e Dicas do Google...