/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, maio 11, 2016

AR-DIÁRIO: "UMA GRANDE OBRA DE ARTE"


  ESCULTURA DE QUATRO PRESIDENTES DOS EUA Uma foto rara: do "Air Force One" da presidência dos EUA voando  muito perto das esculturas de quatro presidentes norte-americanos: George Washington; Thomas Jefferson; Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln, esculpidas na pedra.
Quase quinze anos foi o tempo que demorou para conclusão deste trabalho, considerado um dos maiores monumentos da América: a Galeria de Presidentes. Perfurada e minada na rocha granítica dos Black Hills no Dakota do Sul. A ideia partiu do pintor e escultor Gutzon Borglum; consta que, no início, a ideia era de esculpir apenas uma cabeça; dificuldades na escolha e também em conseguir dinheiro suficiente para o empreendimento, foram os obstáculos iniciais. Os primeiros andaimes para a gigantesca obra foram montados em 1927, já com a escolha do primeiro busto:
OS QUATRO PRESIDENTES HOMENAGEADOS:
George Washington (1732-1799)- Uma legião de trabalhadores, supervisionados diretamente por Borglum, iniciaram a dinamitação e perfurações das rochas. Um artista, ficava em pé nos andaimes diariamente e instruía o pessoal, indicando os locais das perfurações e dinamitações que, se não houvesse, técnica e critério, poderiam s transformar o busto, uma cabeça de quase 20 metros de altura, em um amontoado de escombros.
Thomas Jefferson (1743-1826)- Em seguida,foi esculpida a cabeça do terceiro presidente dos EUA, Thomas Jefferson, um pouco por trás, do primeiro busto, seguindo a projeção natural da montanha, cujo término deu-se por volta de 1936.
Theodore Roosevelt (1858-1919)- Coube ao terceiro busto, a primazia de ser do vigésimo sexto presidente do Estados Unidos.
Abraham Lincoln (1809-1865)- Finalmente, com um ligeiro afastamento dos demais, surge a figura do décimo sexto presidente dos Estados Unidos.
>>>O pintor e escultor Gatzon Borglum, não chegou apreciar a sua obra gigantesca 
 terminada; morreu em 1941, 14 anos após  início dos trabalhos, que seu filho terminou.

segunda-feira, maio 09, 2016

AR-DIÁRIO: "TEM MEDO DE VOAR ?"...


As estatísticas mostram que o avião é um meio de transporte confiável e seguro, muitas pessoas têm medo de voar. É normal. Afinal, o ser humano não nasceu para voar e, portanto, sente-se muito mais confortável com os pés no chão. Uma das coisas que mais provocam medo ao voar é a ignorância. O sujeito entra no avião e não tem nem ideia do porquê de aquela máquina mais pesada que o ar levantar voo. Não é o caso aqui de estudar Santos Dumont ou os irmãos Wright, mas sim de conhecer algumas coisas básicas sobre o voo.
Por que o avião voa ? - O princípio básico do voo é o mesmo que faz uma bexiga cheia de ar sair voando se você estiver segurando sua boca com os dedos e soltar imediatamente: muita força para pouco peso Mas o avião é pesado? Sim,mas a potência dos motores é tão forte que o empuxo acaba tornando-o leve. Clima - Dê preferência para voar no inverno, pois é nessa estação que os aviões balançam menos. No verão, o choque de massas de ar frio com massas de ar quentes é mais frequente e forma nuvens escuras, com muita chuva ou raios. Para sua tranquilidade, saiba que os aviões têm radares meteorológicos e desviam das nuvens mais densas, aquelas que contêm granizo e podem comprometer a segurança do voo. Uma dica para os voos do verão é viajar de manhã, no máximo até as 15 horas, ou à noite, pois as tempestades são mais frequentes no final da tarde. Onde sentar? É bobagem sentar no fundão do avião porque "as chances de sobreviver a um acidente são maiores". Ora, se é para entrar na aeronave com esse sentimento, nem viaje. A parte de trás só tem desvantagens: é a que mais balança, tem o ar menos puro, está próxima dos toaletes e faz mais barulho por estar atrás ou próxima dos motores. O ideal é sentar na frente, numa das primeiras fileiras. Veja: se atrás fosse bom, a primeira classe seria.lá. Janela ou corredor ?- Prefira a janela, pois você poderá ver o que acontece do lado de fora, acompanhar as paisagens. Isso pode lhe distrair e reduzir o medo. Pior do que ver as coisas lá de cima é estar num local fechado, apertado e sem saber por que balança tanto. Além disso, as próprias nuvens servem de referência para que você não se sinta tão nas alturas. Sobre as asas? - Uma forma de curtir o voo e ter menos medo é sentar ao lado ou logo atrás das asas. Assim, você poderá "assistir" as manobras do avião quando decola, quando faz curvas, quando está se aproximando do aeroporto e.quando.pousa. Palavras cruzadas? - Livro ou revista podem não ser suficientes para quem prefere se distrair e desligar do voo. Por isso, eu sugiro palavras cruzadas, uma lição escolar ou mesmo um trabalho, pois sua mente ficará realmente ocupada e se desligará do voo. Barulhos ou ruídos ? - O avião em movimento emite diferentes sons, que podem assustar quem tem medo. Por isso, uma dica é saber o que significa cada barulho ou ruído. Logo após a decolagem, o barulho mais forte é o do recolhimento do trem de pouso. Alguns minutos de subida e o barulho modifica-se para uma rotação mais suave. Calma, o motor continua funcionando, mas com menos potência. Da mesma forma, os flaps são recolhidos para dentro das asas. Quando atinge nível de cruzeiro, é comum a rotação do motor reduzir ou aumentar. Significa que os pilotos estão fazendo o seu trabalho. Quando o avião inicia a descida, o ruído do motor se reduz bastante, ele vai praticamente em "marcha lenta", se isso existisse na aviação. Ao se aproximar do chão, um barulho forte vai surgir -- desta vez, são os flaps sendo acionados para dar hiper sustentação ao avião. Finalmente, um dos últimos ruídos bem altos é o do trem de pouso sendo baixado e travado. Esperamos que essas dicas sejam úteis para você ou para algum conhecido.

sábado, maio 07, 2016

---AR-FS----"A EXÓTICA TURQUIA"

Capadócia remete a um cenário de ficção
Das planícies lunares elevam-se formações rochosas longilíneas que se assemelham a cogumelos, conhecidas como "chaminés-de-fada" (foto). Nas encostas terrosas, casas são construídas dentro da rocha, umas depois das outras, criando a ilusão de um gigantesco formigueiro, e, sob o chão, cidades escondidas. As cavernas também abrigam igrejas --centenas delas-- cristãs, muitas das quais, guardam afrescos bizantinos. E no céu, balões pontuam o azul limpo nas primeiras horas da manhã. É mais ou menos isso a Capadócia, região bem no centro da Turquia que poderia ser o inacreditável cenário de um filme de ficção científicaA cerca de 700 km de Istambul, encontra-se a região de Göreme, Ürgüp, Nevsehir e Avanos, suas mais importantes cidades, e um dos principais destinos turísticos do país e um de seus pedaços mais ricos da história. Capital do império hitita até 1.100 a.C., a importante Província do Império Romano, com direito à menção na Bíblia, é terra de são Jorge --curiosamente, um desconhecido entre os habitantes locais, que pasmam ao saber que o santo é um dos mais venerados no Brasil. A única representação de São Jorge está na capela de Santa Catarina, uma das dezenas que compõem o Museu a Céu Aberto de Göreme, aliás, uma das principais atrações capadócias.
A cerca de 1 km de Göreme, em uma colina, espalham-se dezenas de monastérios, capelas e igrejinhas do período bizantino, todas talhadas na rocha, algumas com menos de 5 m2, outras mais extensas. A maioria traz afrescos em suas "paredes", mas boa parte das obras não passou incólume pelo Período Iconoclasta. Outro passeio obrigatório é a cidade subterrânea de Derinkoyu --uma das 35 da região.Estas cavernas subterrâneas interligadas que formam uma espécie de colmeia, onde comunidades inteiras viviam em tempo integral. Há cozinhas comunais, estábulos, quartos, igrejas --tudo sob o chão, sem uma fresta de luz.Os estudos sobre essas habitações ainda são precários. De concreto, sabe-se que eram usadas por volta do século 7, mas alguns arqueólogos creem que elas remontem a mais de 4.000 a.C., ainda da época dos hititas. Serviam, sobretudo, para períodos de guerra, quando aldeias inteiras tinham de se esconder ali para evitar o inimigo.Essa simbiose local entre homem e pedra acontece por conta do tipo de rocha dominante na região, de origem vulcânica e textura areada, muito suscetível à erosão.

quinta-feira, maio 05, 2016

AR-DIÁRIO - "LUGARES INCRÍVEIS" (1)

   A BELEZA DAS CATARATAS DE MULTNOMAH
Nosso blogue inicia a nova série "LUGARES INCRÍVEIS".  Escolhemos este lugar privilegiado para brindar nossos amigos e colaboradores.  Lugares especiais, como o de hoje, felizmente são  incontáveis nos quatro cantos de um Planeta privilegiado que é o nosso lar. "Voamos" até o Oregon nos Estados Unidos, para mostrar este tesouro. Por tudo isso, é que devemos salvar o nosso Mundo maravilhoso! 
O Estado de Oregon, com quase 255 mil quilômetros quadrados, é o nono maior estado Norte Americano em área territorial.
O Rio Columbia  e seu afluente, o Willamette, formam o maior sistema hidroviário navegável do Oregon. Já o Rio Snake forma a fronteira entre o Oregon e o Idaho. Além do Columbia, Willamette e do Snake, outros rios importantes são o Deschutes e o Hohn Day. O terreno acidentado das Montanhas propicia a formação de diversas grandes quedas d' água, muitas dos quais possuem queda livre de mais de 60 metros de altura. A catarata mais alta do Oregon são as de Multnomah (foto) que possuem uma queda livre de 161 metros, e uma segunda queda de 21 metros, totalizando 182 metros.
O estado também possui centenas de lagos. Um deles, o Lago Crater, é o mais profundo dos Estados Unidos, com seus 589 metros de profundidade. Como seu nome sugere, o lago está localizado sobre uma cratera vulcânica, no topo de um vulcão extinto

segunda-feira, maio 02, 2016

AR-DIÁRIO-"A GRANDE PERDA PARA O ESPORTE MUNDIAL"

BLOG ESPECIAL DE AYRTON SENNA:
FOTOS E ASSINATURAS DE UM GRANDE ÍDOLO MUNDIAL
Ontem 1º de maio, marcou os 22 anos da morte de Ayrton Senna, um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1. "Arquivos de um Repórter", relembra está grande perda para o desporto mundial. Senna foi um piloto de ponta  e sua audácia. não só empolgou a nossa admiração mas de outros povos do Mundo!"Correr, competir, estão no meu sangue".         Vamos reviver um pouco da vida e da carreira meteórica de Ayrton Senna da Silva. Paulistano, nasceu no dia 21 de março de 1960, na Maternidade Pró-Marte, em São Paulo. Senna pisou pela primeira vez num Kart quando tinha 4 anos. O carrinho foi montado´pelo pai, Milton da Silva, dono de uma indústria de autopeças à época. No Kart, entre os principais títulos, foi campeão paulista (1976 e 1979) e brasileiro (1978 e 1980). Nos anos 80, antes de ingressar na F-1, Senna foi campeão inglês de Fórmula Ford 1600 (1981), campeão inglês e europeu da Fórmula Ford 2000 (1982) e campeão inglês de Fórmula 3 (1983). Em 1984, Senna ingressou na Toleman, equipe pela qual estreou na F-1, no mesmo ano. Sua estreia foi no GP do Brasil - ele largou na 16a volta, mas abandonou logo na oitava volta. O primeiro ponto na categoria veio em sua corrida na F-1, no GP da África do Sul, ainda com a pequena Toleman. Senna conquistaria seu resultado mais expressivo para a equipe em sua quinta prova, no tradicional GP de Mônaco, quando terminou em segundo. O desempenho excelente na Toleman, fez com que o brasileiro fosse para a Lotus na temporada 1985. Em sua segunda prova pela a nova equipe, em Portugal, Senna alcançou a sua primeira vitória e também a sua primeira pole. Na temporada 1985, ele ganhou ainda corrida , no GP da Bélgica. Senna guia o carro da Lotus em 1987, em sua última temporada pela equipe. Em três anos, o brasileiro venceu seis corridas pela Lotus - GPs de Portugal e da Bélgica (1985), da Espanha e dos EUA (1986) e de Mônaco e dos EUA (198
Em 1988, o brasileiro foi para a McLaren, onde travaria um duelo histórico com o francês Alain Prost. Logo em sua primeira temporada pela equipe de de Ron Dennis, ganhou oito das 16 corridas e acabou campeão.
Depois de perder o título para Alain Post em 1989, Senna voltou a ganhar o campeonato em 1990. Ele ganhou seis provas e terminou com 78 pontos, sete de vantagem para para o adversário francês.
Senna comemora sua primeira vitória no GP do Brasil, em Interlagos, em 1991. Nesse ano, ele se sagrou tricampeão mundial. No total, em 1991, o brasileiro ganhou sete provas. No ano anterior, quando foi bicampeão, foram seis triunfos e uma carreira pautada de vitórias.
                
A PERDA DO NOSSO GRANDE CAMPEÃO
O brasileiro morreu ao bater neste muro de proteção da curva do Tamburello, no Circuito de Ímola, no dia 1° de maio de 1994, durante o GP de San Marino, na terceira etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1.

quarta-feira, abril 27, 2016

AR-DIÁRIO: "EXEMPLO PARA UM PAIS DE FUTILIDADES".

Por conta da Copa e de 2014, que coincidiu com o calendário  eleitoral brasileiro, o nosso governo, foi mantendo os preços da energia elétrica e dos combustíveis abaixo da realidade. Com os olhos nas eleições o governo foi sucateando empresas pelas quais sempre lutamos e nos orgulhávamos de suas existências. Entre elas: Petrobras, Vale do Rio Doce e a Eletrobras que conta com a maior usina hidrelétrica do mundo. Pois é, enquanto isso, a  Ivanpah  Solar, a Electric Generating System, já e pôs em  funcionando esta usina que já está levando eletricidade solar para clientes na Califórnia, com toda a sua capacidade. As três torres com 140m de altura produzem um total de 392 megawatts (MW) de energia solar. Isto é eletricidade o bastante para 140 mil casas, que recebem energia limpa e evitam 400.000 toneladas métricas de CO2 por ano – o equivalente à remoção de 72 mil veículos das estradas. O empreendimento tem o Google como um dos sócios. Veja nas fotos porque o Brasil vive de chapéu na manhã. Teria o Brasil condições de promover outro grande espetáculo esportivo do mundo como os Jogos Olímpicos, na grande crise que estamos vivendo!
A construção desta usina solar teve início em outubro de 2010. No pico da construção, o projeto empregou cerca de três mil trabalhadores. Os criadores também afirmam que a usina produz energia limpa e confiável para todos.

Um dos desafios do projeto foi tornar a usina viável do ponto de vista financeiro. O objetivo do projeto é fornecer energia a preços acessíveis. São mais de 173 mil painéis para captar a energia solar, todos operados por computadores.

terça-feira, abril 26, 2016

AR-TUR- "CONHEÇA O BRASIL" (5)

SÍMBOLO DOS PRIMÓRDIOS DO NOSSO  PLANETA
O MONTE RORAIMA,  segundo estudos teria sido formado a dois bilhões de anos     antes mesmo, do surgimento dos nossos Continentes.

O Monte Roraima faz parte de um terreno montanhoso com centenas de outras montanhas e montes chamados de Tepuis localizado ao Sul da Venezuela (área escalável), extremo Norte do Brasil e Oeste da Guiana constituindo a tripla fronteira. Fica na Serra de Pacaraima,o ponto mais alto da Guiana,e a décima maior formação rochosa brasileira, com 2.739,30 metros de altitude. O Roraima destaca-se por possuir características únicas.
Estima-se que tenha se erguido há mais de 2 bilhões de anos, período em que nem sequer os continentes tinham se separado e adquirido a forma que possuem atualmente. Umas das peculiaridades que mais o diferenciam de quaisquer outros montes é o fato de se parecer com uma imensa "mesa", ou seja, seu topo é plano (e possui cerca de 90 km de extensão). Além disso, escorrem do monte milhões de litros de águas formando várias cachoeiras.
Na Venezuela os índios a chamam de "mãe das águas". Sua fauna e flora muito rica, contem várias espécies endêmicas. Seu cume pode ser alcançado por expedições a pé, feita por pessoas vindas de todo o mundo, iniciadas geralmente pelo lado venezuelano, a partir da cidade de Santa Elena de Uairén. A caminhada deve ser feita com auxilio de guias experientes que podem ser contratados no início da trilha, e pode levar até 2 dias somente para alcançar o cume. Geralmente toda a expedição, com visitação a vários pontos do cume leva 7 dias, incluindo subida e descida.

segunda-feira, abril 25, 2016

O brilho das rotas

 O brilho das rotas de tráfego aéreo


Um consultor canadense desenvolveu um sistema de visualização das rotas de tráfego aéreo ao redor do globo ao redor  que recria o mapa-múndi.
Michael Markieta achou desnecessário usar recursos  para ajudar o público a identificar diferentes partes do mundo. Seus mapas iluminados mostram que as rotas aéreas traçam a silhueta dos maiores continentes, revelando que os seres humanos preferem morar perto da costa.
O consultor deu início ao projeto durante seu tempo livre e utilizou a tecnologia do Sistema de Informações Geográficas (GIS, na sigla em inglês) para criar mapas a partir dos dados obtidos.
Atualmente há 58 mil rotas aéreas cruzando os céus nos cinco continentes. Nos mapas revelados por Markieta não causa surpresa o fato de que os pontos mais brilhantes aparecem em áreas onde muitas rotas seguem o mesmo trajeto e têm como destino as maiores cidades do mundo.

sexta-feira, abril 22, 2016

AR-DIÁRIO--"O DESCOBRIMENTO DO BRASIL"

MARINHEIROS DE CABRAL, AVISTAM MONTE PASCOAL E "DESCOBREM" O BRASIL 
Em 22 de abril se comemora o Descobrimento do Brasil. Foi nessa data, no ano de 1500, que os marinheiros de uma frota de 12 caravelas portuguesas, sob o comando do capitão  Pedro Alvares Cabral, avistaram um monte, que chamaram de Pascoal, no litoral sul do atual Estado da Bahia. Isso aconteceu depois de atravessarem o oceano Atlântico durante cerca de 40 dias, sem ter certeza absoluta do que iriam encontrar aqui.Mas vale a pena observar que a ideia de um "descobrimento" só é válida sob o ponto de vista dos portugueses e dos europeus. Afinal, o território brasileiro já era habitado por seres humanos desde a Pré-história.Ao chegarem aqui, na data em questão, os portugueses foram recebidos por índios que assistiam - surpresos - a chegada daquelas canoas enormes, repletas de homens vestidos, o que devia ser espantoso para quem estava acostumado a andar nu.Foi pacífico e amistoso esse primeiro contato entre índios e portugueses, que se estendeu ao longo dos dez dias que as caravelas de Cabral permaneceram aqui. Existe um relato detalhado do episódio, feito pelo escrivão Pero Vaz e Caminha. Ele escreveu uma carta ao rei de Portugal, dom Manuel, contando tintim por tintim. Brancos e índios trocaram presentes, cantaram, dançaram e dois portugueses - em especial - conquistaram a admiração dos indígenas: um por tocar tamborim e o outro fazer malabarismos.Contudo, não são somente esses fatos que comemoramos no 22 de abril. Na verdade, a data marca a tomada de posse do nosso território pelo reino de Portugal. Com isso, o Brasil foi incluído no mundo da época, que impôs sobre os que viviam aqui a sua civilização, da qual nós, que vivemos hoje, somos herdeiros.
 A PRIMEIRA MISSA NO BRASIL
A celebração da primeira missa no Brasil foi descrita por Pêro Vaz de Caminha na carta que enviou ao rei de Portugal, D.Manuel I (1495-1521), dando conta do descobrimento do Brasil, então Terra de Vera Cruz, pela armada de Pedro Álvares Cabral que se dirigia à Índia. (A primeira missa no Brasil é um quadro de Victor Meirelles, pintado em 1.861).

quinta-feira, abril 21, 2016

"AR-DIARIO: "TIRADENTES"

    HOJE É DIA DE UM  GRANDE  HERÓI BRASILEIRO
Hoje, 21 de abril, (mais que um feriado) também, deveria ser comemorado o dia de Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier, nascido na Fazenda do Pombal, entre São José (hoje Tiradentes) e São João Del Rei em Minas Gerais, no ano de 1746, que tornou-se o mártir da Inconfidência Mineira.


O apelido de Tiradentes veio da sua profissão de dentista, mas o ofício que mais lhe promoveu foi o de soldado, como integrante do movimento da Inconfidência Mineira - que o levou à morte em praça pública, por enforcamento e esquartejamento há exatos 223 anos na data de hoje.

A Inconfidência Mineira foi um abalo causado pela busca da libertação do Brasil diante da monarquia portuguesa, ocorrendo por longos anos, no final do século XVIII.

Na cidade de Vila Rica, eram extraídos ouro e pedras preciosas. Os portugueses se apossavam dessas matérias-primas e as comercializavam pelos países europeus, fazendo fortuna à custa das riquezas de nosso país, ou seja, o Brasil era grandemente explorado por Portugal. (Nada sobrou do seu exemplo. hoje, ficou ainda pior, o Brasil esta sendo  roubado por alguns  brasileiros, travestidos de hábeis e corruptos politicos).

O reinado de Portugal no Brasil cobrava impostos caríssimos (o quinto) e a população decidiu se libertar das imposições advindas do governo português. A sociedade mineira contrabandeava ouro e diamante, além de atrasar o pagamento dos impostos.

Com o fortalecimento das ideias contra os portugueses, aconteceu a Inconfidência Mineira, tendo como principais objetivos: buscar a autonomia da província; conseguir um governo republicano com mandato de Tomás Antônio Gonzaga; e tornar São João Del Rei a capital; e libertar os escravos nascidos no Brasil; dar início à implantação da primeira universidade da região; dentre outros.

Durante o movimento, as notícias de que os inconfidentes tentariam derrubar o governo de Portugal chegaram ao imperador, que decretou a prisão de todos. Tiradentes, para defender seus amigos, assumiu toda a responsabilidade e foi condenado à morte.

O governo fez questão de mostrar em praça pública o sofrimento de Tiradentes, a fim de inibir a população de fazer manifestos que apresentassem ideologias diferentes. Em 21 de abril de 1792, Tiradentes percorreu o trajeto, chegando à cadeia pública da região, foi enforcado após a leitura de sua sentença condenatória.

>>>Ainda hoje podemos ver o museu da Inconfidência Mineira, na Praça Tiradentes, na cidade de Ouro Preto, local onde é preservada a memória desse acontecimento tão importante da história do Brasil, com o ciclo do ouro e as obras de arte de Aleijadinho.
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