/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, maio 11, 2016

AR-DIÁRIO: "UMA GRANDE OBRA DE ARTE"


  ESCULTURA DE QUATRO PRESIDENTES DOS EUA Uma foto rara: do "Air Force One" da presidência dos EUA voando  muito perto das esculturas de quatro presidentes norte-americanos: George Washington; Thomas Jefferson; Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln, esculpidas na pedra.
Quase quinze anos foi o tempo que demorou para conclusão deste trabalho, considerado um dos maiores monumentos da América: a Galeria de Presidentes. Perfurada e minada na rocha granítica dos Black Hills no Dakota do Sul. A ideia partiu do pintor e escultor Gutzon Borglum; consta que, no início, a ideia era de esculpir apenas uma cabeça; dificuldades na escolha e também em conseguir dinheiro suficiente para o empreendimento, foram os obstáculos iniciais. Os primeiros andaimes para a gigantesca obra foram montados em 1927, já com a escolha do primeiro busto:
OS QUATRO PRESIDENTES HOMENAGEADOS:
George Washington (1732-1799)- Uma legião de trabalhadores, supervisionados diretamente por Borglum, iniciaram a dinamitação e perfurações das rochas. Um artista, ficava em pé nos andaimes diariamente e instruía o pessoal, indicando os locais das perfurações e dinamitações que, se não houvesse, técnica e critério, poderiam s transformar o busto, uma cabeça de quase 20 metros de altura, em um amontoado de escombros.
Thomas Jefferson (1743-1826)- Em seguida,foi esculpida a cabeça do terceiro presidente dos EUA, Thomas Jefferson, um pouco por trás, do primeiro busto, seguindo a projeção natural da montanha, cujo término deu-se por volta de 1936.
Theodore Roosevelt (1858-1919)- Coube ao terceiro busto, a primazia de ser do vigésimo sexto presidente do Estados Unidos.
Abraham Lincoln (1809-1865)- Finalmente, com um ligeiro afastamento dos demais, surge a figura do décimo sexto presidente dos Estados Unidos.
>>>O pintor e escultor Gatzon Borglum, não chegou apreciar a sua obra gigantesca 
 terminada; morreu em 1941, 14 anos após  início dos trabalhos, que seu filho terminou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */