/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, abril 21, 2016

"AR-DIARIO: "TIRADENTES"

    HOJE É DIA DE UM  GRANDE  HERÓI BRASILEIRO
Hoje, 21 de abril, (mais que um feriado) também, deveria ser comemorado o dia de Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier, nascido na Fazenda do Pombal, entre São José (hoje Tiradentes) e São João Del Rei em Minas Gerais, no ano de 1746, que tornou-se o mártir da Inconfidência Mineira.


O apelido de Tiradentes veio da sua profissão de dentista, mas o ofício que mais lhe promoveu foi o de soldado, como integrante do movimento da Inconfidência Mineira - que o levou à morte em praça pública, por enforcamento e esquartejamento há exatos 223 anos na data de hoje.

A Inconfidência Mineira foi um abalo causado pela busca da libertação do Brasil diante da monarquia portuguesa, ocorrendo por longos anos, no final do século XVIII.

Na cidade de Vila Rica, eram extraídos ouro e pedras preciosas. Os portugueses se apossavam dessas matérias-primas e as comercializavam pelos países europeus, fazendo fortuna à custa das riquezas de nosso país, ou seja, o Brasil era grandemente explorado por Portugal. (Nada sobrou do seu exemplo. hoje, ficou ainda pior, o Brasil esta sendo  roubado por alguns  brasileiros, travestidos de hábeis e corruptos politicos).

O reinado de Portugal no Brasil cobrava impostos caríssimos (o quinto) e a população decidiu se libertar das imposições advindas do governo português. A sociedade mineira contrabandeava ouro e diamante, além de atrasar o pagamento dos impostos.

Com o fortalecimento das ideias contra os portugueses, aconteceu a Inconfidência Mineira, tendo como principais objetivos: buscar a autonomia da província; conseguir um governo republicano com mandato de Tomás Antônio Gonzaga; e tornar São João Del Rei a capital; e libertar os escravos nascidos no Brasil; dar início à implantação da primeira universidade da região; dentre outros.

Durante o movimento, as notícias de que os inconfidentes tentariam derrubar o governo de Portugal chegaram ao imperador, que decretou a prisão de todos. Tiradentes, para defender seus amigos, assumiu toda a responsabilidade e foi condenado à morte.

O governo fez questão de mostrar em praça pública o sofrimento de Tiradentes, a fim de inibir a população de fazer manifestos que apresentassem ideologias diferentes. Em 21 de abril de 1792, Tiradentes percorreu o trajeto, chegando à cadeia pública da região, foi enforcado após a leitura de sua sentença condenatória.

>>>Ainda hoje podemos ver o museu da Inconfidência Mineira, na Praça Tiradentes, na cidade de Ouro Preto, local onde é preservada a memória desse acontecimento tão importante da história do Brasil, com o ciclo do ouro e as obras de arte de Aleijadinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */