/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, maio 09, 2016

AR-DIÁRIO: "TEM MEDO DE VOAR ?"...


As estatísticas mostram que o avião é um meio de transporte confiável e seguro, muitas pessoas têm medo de voar. É normal. Afinal, o ser humano não nasceu para voar e, portanto, sente-se muito mais confortável com os pés no chão. Uma das coisas que mais provocam medo ao voar é a ignorância. O sujeito entra no avião e não tem nem ideia do porquê de aquela máquina mais pesada que o ar levantar voo. Não é o caso aqui de estudar Santos Dumont ou os irmãos Wright, mas sim de conhecer algumas coisas básicas sobre o voo.
Por que o avião voa ? - O princípio básico do voo é o mesmo que faz uma bexiga cheia de ar sair voando se você estiver segurando sua boca com os dedos e soltar imediatamente: muita força para pouco peso Mas o avião é pesado? Sim,mas a potência dos motores é tão forte que o empuxo acaba tornando-o leve. Clima - Dê preferência para voar no inverno, pois é nessa estação que os aviões balançam menos. No verão, o choque de massas de ar frio com massas de ar quentes é mais frequente e forma nuvens escuras, com muita chuva ou raios. Para sua tranquilidade, saiba que os aviões têm radares meteorológicos e desviam das nuvens mais densas, aquelas que contêm granizo e podem comprometer a segurança do voo. Uma dica para os voos do verão é viajar de manhã, no máximo até as 15 horas, ou à noite, pois as tempestades são mais frequentes no final da tarde. Onde sentar? É bobagem sentar no fundão do avião porque "as chances de sobreviver a um acidente são maiores". Ora, se é para entrar na aeronave com esse sentimento, nem viaje. A parte de trás só tem desvantagens: é a que mais balança, tem o ar menos puro, está próxima dos toaletes e faz mais barulho por estar atrás ou próxima dos motores. O ideal é sentar na frente, numa das primeiras fileiras. Veja: se atrás fosse bom, a primeira classe seria.lá. Janela ou corredor ?- Prefira a janela, pois você poderá ver o que acontece do lado de fora, acompanhar as paisagens. Isso pode lhe distrair e reduzir o medo. Pior do que ver as coisas lá de cima é estar num local fechado, apertado e sem saber por que balança tanto. Além disso, as próprias nuvens servem de referência para que você não se sinta tão nas alturas. Sobre as asas? - Uma forma de curtir o voo e ter menos medo é sentar ao lado ou logo atrás das asas. Assim, você poderá "assistir" as manobras do avião quando decola, quando faz curvas, quando está se aproximando do aeroporto e.quando.pousa. Palavras cruzadas? - Livro ou revista podem não ser suficientes para quem prefere se distrair e desligar do voo. Por isso, eu sugiro palavras cruzadas, uma lição escolar ou mesmo um trabalho, pois sua mente ficará realmente ocupada e se desligará do voo. Barulhos ou ruídos ? - O avião em movimento emite diferentes sons, que podem assustar quem tem medo. Por isso, uma dica é saber o que significa cada barulho ou ruído. Logo após a decolagem, o barulho mais forte é o do recolhimento do trem de pouso. Alguns minutos de subida e o barulho modifica-se para uma rotação mais suave. Calma, o motor continua funcionando, mas com menos potência. Da mesma forma, os flaps são recolhidos para dentro das asas. Quando atinge nível de cruzeiro, é comum a rotação do motor reduzir ou aumentar. Significa que os pilotos estão fazendo o seu trabalho. Quando o avião inicia a descida, o ruído do motor se reduz bastante, ele vai praticamente em "marcha lenta", se isso existisse na aviação. Ao se aproximar do chão, um barulho forte vai surgir -- desta vez, são os flaps sendo acionados para dar hiper sustentação ao avião. Finalmente, um dos últimos ruídos bem altos é o do trem de pouso sendo baixado e travado. Esperamos que essas dicas sejam úteis para você ou para algum conhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */