As
estatísticas mostram que o avião é um meio de transporte confiável e
seguro, muitas pessoas têm medo de voar. É normal. Afinal, o ser humano
não nasceu para voar e, portanto, sente-se muito mais confortável com os
pés no chão. Uma das coisas que mais provocam medo ao voar é a
ignorância. O sujeito entra no avião e não tem nem ideia do porquê de
aquela máquina mais pesada que o ar levantar voo. Não é o caso aqui de
estudar Santos Dumont ou os irmãos Wright, mas sim de conhecer algumas
coisas básicas sobre o voo.
Por que o avião voa ? -
O princípio básico do voo é o mesmo que faz uma bexiga cheia de ar sair
voando se você estiver segurando sua boca com os dedos e soltar
imediatamente: muita força para pouco peso Mas o avião é pesado? Sim,mas
a potência dos motores é tão forte que o empuxo acaba tornando-o leve. Clima -
Dê preferência para voar no inverno, pois é nessa estação que os aviões
balançam menos. No verão, o choque de massas de ar frio com massas de
ar quentes é mais frequente e forma nuvens escuras, com muita chuva ou
raios. Para sua tranquilidade, saiba que os aviões têm radares
meteorológicos e desviam das nuvens mais densas, aquelas que contêm
granizo e podem comprometer a segurança do voo. Uma dica para os voos do
verão é viajar de manhã, no máximo até as 15 horas, ou à noite, pois as
tempestades são mais frequentes no final da tarde. Onde sentar? É
bobagem sentar no fundão do avião porque "as chances de sobreviver a um
acidente são maiores". Ora, se é para entrar na aeronave com esse
sentimento, nem viaje. A parte de trás só tem desvantagens: é a que mais
balança, tem o ar menos puro, está próxima dos toaletes e faz mais
barulho por estar atrás ou próxima dos motores. O ideal é sentar na
frente, numa das primeiras fileiras. Veja: se atrás fosse bom, a
primeira classe seria.lá. Janela ou corredor ?-
Prefira a janela, pois você poderá ver o que acontece do lado de fora,
acompanhar as paisagens. Isso pode lhe distrair e reduzir o medo. Pior
do que ver as coisas lá de cima é estar num local fechado, apertado e
sem saber por que balança tanto. Além disso, as próprias nuvens servem
de referência para que você não se sinta tão nas alturas. Sobre as asas? -
Uma forma de curtir o voo e ter menos medo é sentar ao lado ou logo
atrás das asas. Assim, você poderá "assistir" as manobras do avião
quando decola, quando faz curvas, quando está se aproximando do
aeroporto e.quando.pousa. Palavras cruzadas? -
Livro ou revista podem não ser suficientes para quem prefere se
distrair e desligar do voo. Por isso, eu sugiro palavras cruzadas, uma
lição escolar ou mesmo um trabalho, pois sua mente ficará realmente
ocupada e se desligará do voo. Barulhos ou ruídos ? -
O avião em movimento emite diferentes sons, que podem assustar quem tem
medo. Por isso, uma dica é saber o que significa cada barulho ou ruído.
Logo após a decolagem, o barulho mais forte é o do recolhimento do trem
de pouso. Alguns minutos de subida e o barulho modifica-se para uma
rotação mais suave. Calma, o motor continua funcionando, mas com menos
potência. Da mesma forma, os flaps são recolhidos para dentro das asas.
Quando atinge nível de cruzeiro, é comum a rotação do motor reduzir ou
aumentar. Significa que os pilotos estão fazendo o seu trabalho. Quando o
avião inicia a descida, o ruído do motor se reduz bastante, ele vai
praticamente em "marcha lenta", se isso existisse na aviação. Ao se
aproximar do chão, um barulho forte vai surgir -- desta vez, são os
flaps sendo acionados para dar hiper sustentação ao avião. Finalmente,
um dos últimos ruídos bem altos é o do trem de pouso sendo baixado e
travado. Esperamos que essas dicas sejam úteis para você ou para algum
conhecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário